Invasão Russa - Aviso post #35351

Quem defende o que tu defendes não entende nem vai entender nunca como o mundo funciona.

Tu defendes basicamente que a Ucrânia não negoceie a paz com a Rússia, portanto defendes que esta guerra se prolongue até à Ucrânia literalmente ficar sem homens e com a sua população masculina dizimada, o que a este ritmo não demorará mais do que 10 anos.

Basicamente a expressão "guerra até ao último ucraniano" significa isto, é não negociar e continuar a guerra até á Ucrânia ficar literalmente sem pessoas para lutar.

Será o fim do povo ucranaiano. É isto que tu defendes.

Mesmo que morram mais russos que ucranianos, quem perde mais é a Ucrânia porque a população russa é muito maior e a Rússia paga a mercenários para lutar por si.

Os ucranianos sabem muito bem o que significa cair nas mãos de Moscovo.

Já passaram pelo Holodomor, em 1932-33, uma fome provocada pelo regime soviético de Estaline que matou milhões de ucranianos. As estimativas variam, mas fala-se normalmente em cerca de 3,5 a 5 milhões de mortos só na Ucrânia.

E não foi uma simples “crise alimentar”. Houve requisições forçadas de cereais, confisco de alimentos, aldeias colocadas em listas negras, restrições à circulação para impedir camponeses esfomeados de fugir, repressão política e tentativa de esmagar a identidade nacional ucraniana.

Depois disso ainda vieram russificação, deportações, repressão, prisões, perseguição de elites culturais e políticas, e décadas de tentativa de apagar a Ucrânia como nação independente.

Portanto, talvez os ucranianos saibam melhor do que tu o que está em causa.

Para ti isto é uma conta demográfica: “a Rússia tem mais população, logo a Ucrânia deve ceder”. Para eles é sobrevivência nacional. E quando a escolha é morrer a lutar ou voltar a viver debaixo da bota russa, muitos preferem lutar.

Essa conversa da “guerra até ao último ucraniano” é propaganda russa embrulhada em falsa preocupação humanitária. Parece compaixão, mas no fundo só diz isto: “a Ucrânia devia render-se porque a Rússia é maior”.

Isso não é paz. É capitulação.

Se a Rússia quer paz, pode começar pelo mais simples: sair da Ucrânia.

Qualquer conversa com uma Wilson seria mais produtiva!! :LOL: :LOL:

Eu sinceramente não acho que esse bullying contra o Jewel faça muito sentido. Mais ainda sabendo-se quem é, que é empresário etc.

É numa pessoa integrada. Com opiniões controversas mas ninguém é obrigado a concordar com ele em tudo🤷

É mesmo em termos de contradições: diz-me o nome de um humano qualquer que não tenha entrado em contradição um dia?

Os ucranianos sabem muito bem o que significa cair nas mãos de Moscovo.

Já passaram pelo Holodomor, em 1932-33, uma fome provocada pelo regime soviético de Estaline que matou milhões de ucranianos. As estimativas variam, mas fala-se normalmente em cerca de 3,5 a 5 milhões de mortos só na Ucrânia.

E não foi uma simples “crise alimentar”. Houve requisições forçadas de cereais, confisco de alimentos, aldeias colocadas em listas negras, restrições à circulação para impedir camponeses esfomeados de fugir, repressão política e tentativa de esmagar a identidade nacional ucraniana.

Depois disso ainda vieram russificação, deportações, repressão, prisões, perseguição de elites culturais e políticas, e décadas de tentativa de apagar a Ucrânia como nação independente.

Portanto, talvez os ucranianos saibam melhor do que tu o que está em causa.

Para ti isto é uma conta demográfica: “a Rússia tem mais população, logo a Ucrânia deve ceder”. Para eles é sobrevivência nacional. E quando a escolha é morrer a lutar ou voltar a viver debaixo da bota russa, muitos preferem lutar.

Essa conversa da “guerra até ao último ucraniano” é propaganda russa embrulhada em falsa preocupação humanitária. Parece compaixão, mas no fundo só diz isto: “a Ucrânia devia render-se porque a Rússia é maior”.

Isso não é paz. É capitulação.

Se a Rússia quer paz, pode começar pelo mais simples: sair da Ucrânia.
Ninguém defende que a Ucrânia deve cair nas mãos de Moscovo.

Isso é uma conversa absurda.

O que qualquer pessoa sensata defende é o fim da guerra.

Tu preferes que o povo ucraniano acabe a ver a Rússia ficar com território da Ucrânia.

É assim tão difícil entender isto?

Tu basicamente defendes que a Ucrânia lute até ao último ucraniano porque é isso que vai acontecer

A Rússia não vai sair da Ucrânia. E agora? O que é que tu queres fazer?

Basicamente, tu vives numa utopia, já na conversa da China é a mesma coisa, tu queres obrigar a UE a deixar de fazer negócios com a China porque bla bla bla.

Tu vives noutro Mundo, uma coisa é aquilo que seria correcto, outra coisa é a realidade.

O ideal é que não houvesse invasões nem guerras mas elas existem e nós temos de lidar com isso.

A solução inteligente e sensata é a Ucrânia negociar a paz com a Rússia com a ajuda dos EUA e da UE. É isto que diz o bom senso.

Diz-me uma coisa, se alguém te quiser roubar o carro e tu tiveres duas opções, dar o carro ou morrer, tu preferes morrer ou ficar sem o teu carro?
Eu vi a sondagem que colocaste, mas nem respondi porque a aldrabice era óbvia: pegaste numa sondagem de confiança e vendeste isso como se fosse uma sondagem presidencial.

Não é. São coisas diferentes. Mas como dava jeito à tua narrativa, lá veio a “verdade dos factos” martelada à força.

Se fôssemos por sondagens de confiança, o Almirante Gouveia e Melo já tinha sido Presidente da República. Confiar mais numa figura pública não significa querer automaticamente essa pessoa como Presidente.

Aliás, há sondagens presidenciais em que Zelensky continua à frente:

Fonte: Zaluzhny, Zelenskyy, Budanov remain Ukraine's most trusted leaders – poll

Portanto, a tua “verdade dos factos” é só mais uma meia-verdade embrulhada em pose de iluminado.

E ainda tens a lata de falar em “fanatismo pró-Zelensky” enquanto repetes “judeu comediante russófono Zelensky”. Ninguém disse que ele é perfeito, insubstituível ou imune à crítica. Isso é outro boneco de palha teu.

O ponto é simples: criticar Zelensky é legítimo. Repetir “judeu” como marcador numa crítica política, depois de já te terem explicado a carga da expressão, já não é inocência. É provocação deliberada.

Mas vindo do moralista evasivo, bate certo: confunde sondagens, força conclusões, inventa fanatismos nos outros e continua sem explicar qual é a relevância política de ele ser judeu.

Muito amor à “verdade dos factos”, pouca vontade de lidar com eles.
Não é aldrabice nehuma!

Tu não sabes o que são eleições a duas voltas.

É incrível como tu acusas os outros daquilo que tu fazes.

Esses resultados que tu colocaste aqui são no caso de eleições com todos os candidatos. Os resultados que eu coloquei são no caso de eleições com dois candidatos.

Eu ainda não sei se tu andas aqui a espalhar desinformação de forma consciente ou se tu simplesmente não sabes aquilo que estás a dizer.

Eu vou colocar aqui isto as vezes que forem necessárias.

ISTO SÃO FACTOS:

O Zelensky perderia as eleições hoje na Ucrânia contra estes candidatos:

Screenshot-2026-08-29-080542.png

Screenshot-2026-08-29-080551.png

Eu sinceramente não acho que esse bullying contra o Jewel faça muito sentido. Mais ainda sabendo-se quem é, que é empresário etc.

É numa pessoa integrada. Com opiniões controversas mas ninguém é obrigado a concordar com ele em tudo🤷

É mesmo em termos de contradições: diz-me o nome de um humano qualquer que não tenha entrado em contradição um dia?
Mas qual bullying, esta gente pensa que agindo em bando têm mais razão. Quanto mais eles insultam mais demonstram que são ditadores atrás de um teclado.

Esta gente estava bem é numa ditadura. Eles gostavam é que as pessoas com opiniões menos populares fossem presas. Esta gente tem esse tipo de mentalidade, por isso é que só sabem insultar, desinformar, reportar, perseguir.

Quanto mais esta gente diz disparates mais motivação eu tenho para lhes mostrar o quão errados estão. Eu não suporto injustiças por isso quanto mais eles dizem barbaridades, mais motivação me dão.

Repara que nem sabem a diferença entre umas eleições com vários candidatos ou umas eleições com duas voltas em que a segunda volta só há dois candidatos.

Eles não sabem sequer o mais básico da política.

Em Democracia quem tem uma opinião menos popular tem tanto direito a dar a sua opinião como os adeptos de regimes ditatoriais que querem calar os outros que é aquilo que quem me anda a insultar é. Quem me insulta e não consegue respeitar a minha opinião é um ditador atrás de um teclado.

Última edição:
Bom, como disse, embora não participasse, já há mesmo muito tempo que leio este tópico, mas o nível de disparates chegou a um nível em que eu não resisti mais em manter-me na sombra.
Ora bem, eis só algumas pérolas que já li, todas elas a meter o ónus na Ucrânia e nunca na Rússia, e todas elas a legitimar a invasão:

- "A Ucrânia é russófona e foi outrora território russo": Sim, e então? Por essa ordem de ideias, daqui a nada temos a Sérvia a invadir Montenegro, Eslovénia, Bósnia, Croácia e a Macedónia para completar o ramalhete. Ou melhor, toda a Europa devia ser italiana, porque o território foi outrora o Império Romano.
O facto de um território ter pertencido anteriormente a outro estado não dá, por si só, ao estado actual um direito de o reclamar. Ponto final! Caso contrário, praticamente nenhum mapa seria estável.
Mais: Sobre esta história em particular, a Ucrânia e os demais países soviéticos não são territórios que a Rússia deixou sair; as repúblicas soviéticas tornaram-se estados independentes e soberanos quando a URSS colapsou. E a própria Rússia reconheceu as fronteiras e a soberania desses mesmos estados. Só que entretanto virou o bico ao prego. Como em tudo o resto, aliás.

- "A Ucrânia procura aproximar-se da Europa Ocidental": Sim, e então? A Ucrânia é livre, independente e soberana, e portanto pode aproximar-se e aliar-se com quem entender. Isso é um dos princípios da soberania dos estados.

- "A culpa da guerra é da expansão da NATO para leste": De certa forma o seguimento do ponto anterior, o termo "expansão" dá a impressão de que a NATO foi simplesmente avançando sobre países contra a vontade destes, o que não é verdade. Pelo contrário, foram esses países que fizeram fila e entraram na NATO de livre e espontânea vontade. Muitos desses países tinham vivido sob a esfera soviética e não queriam repetir a experiência.
Se dissessem por aqui que a dita expansão da NATO contribuiu para a percepção russa de ameaça, ainda dava de barato. Mas não! O que basicamente dizem é que a Rússia tem o direito de impedir que os seus vizinhos escolham a NATO.
E há uma valente ironia nesta questão: a mesma proximidade da NATO à Rússia que Moscovo considera uma ameaça é precisamente uma das razões pelas quais estes países querem estar dentro da aliança.
E há uma regra muito simples no Direito Internacional: A Ucrânia pode escolher a NATO, como fizeram a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Suécia e a Finlândia. A Rússia pode não gostar, mas isso não lhe dá direito de veto sobre as alianças militares de Estados soberanos. Lá está, é um princípio da soberania dos estados.
Aliás, se aceitássemos que uma grande potência como a Rússia tem direito a determinar as alianças dos países vizinhos porque considera a sua aproximação a uma aliança militar uma “ameaça”, então estaríamos a reconhecer uma espécie de direito de veto geopolítico das grandes potências sobre os países mais pequenos, o que seria particularmente problemático para os países da Europa de Leste, porque significaria que a independência de 1991 desses países seria apenas condicional, do tipo "vocês são independentes, desde que Moscovo concorde com aquilo que fazem."
E aí voltamos ao que disse acima: os países que viveram sob a esfera soviética sabem muito bem porque é que querem manter a distância dela.

- "A Ucrânia deve ceder território": Eh pá, então mas a Ucrânia já não cedeu a Crimeia em 2014? E Rússia ficou-se por aí? Não! Acham que agora seria diferente se a Ucrânia cedesse ainda mais territórios? É preciso ser-se muito anjinho para ir nessa cantiga! À primeira todos caem, à segunda só cai quem quer, e a Ucrânia decidiu não cair na mesma patranha duas vezes.
A Rússia pura e simplesmente quer o braço todo, não um dedo. Aliás, por alguma razão já chamou a Roménia, a Moldávia e os Balcãs ao barulho.
Mais: Só li por aqui imposições de cedências a fazer por parte da Ucrânia. E as cedências por parte da Rússia? Whoops...
Nenhuma dessas frases está a legitimar a invasão.

Vamos lá ver se nos entendemos.

Uma coisa é aquilo que o putin diz, outra é o que nós pensamos. Isso que está a bold é aquilo que o putin diz e aquilo que ele defende. Isso ajuda a explicar a invasão da Ucrânia, não legítima a invasão. São coisas distintas.

A Ucrânia é um país especial para a Rússia. Primeiro que tudo é o país que deu origem à Rússia. A Ucrânia e a Rússia é como Portugal e Espanha, aliás até diria que são dois países mais interligados que Portugal e Espanha. É como a Coreia do Norte e a China ou como Taiwan e a China (a comparação mais próxima é capaz de ser mesmo esta!).

O putin não decidiu invadir a Ucrânia porque um dia acordou mal disposto.

A principal motivação dos russos para esta guerra foi o golpe de Estado que aconteceu em 2014 e que derrubou um presidente democraticamente eleito, Viktor Yanukovych. Este golpe de estado teve o directo envolvimento dos EUA e da UE e isso naturalmente enfureceu a Rússia. Perante o que aconteceu em 2014 seria mais do que certo que os russos não iriam ficar sem reagir. Basicamente os EUA e a UE meteram-se num ninho de vespas que não lhes dizia respeito. Primeiro porque a Ucrânia não é nem nunca foi um país da NATO, depois porque a Ucrânia não é e nunca foi um país da UE, depois porque a Ucrânia é apenas o país do Mundo mais importante para a Rússia e de longe com mais população russa fora da Rússia.

Tu imaginas por exemplo a Rússia a envolver-se num golpe de estado no país mais próximo dos EUA para derrubar um governo próximo dos EUA? Imaginas o que é que aconteceria a seguir?

Outra questão importante é que os protestos que ajudaram a derrubar o presidente ucraniano da altura aconteceram sobretudo em Kiev, um erro muito comum é confundir-se o sentimento da população da capital de um país com o resto do país. No caso da Ucrânia que é um país profundamente dividido, esta questão ainda é mais pertinente. Kiev tem menos de 10% da população da Ucrânia, aquilo que a população de Kiev quer pode não ser a vontade do resto do país.

Em vez do golpe de estado o que deveria ter acontecido era deixarem o presidente da altura acabar o seu mandato e depois aí sim o povo ucraniano se estivesse insatisfeito de certeza que iria eleger um presidente mais próximo da UE. Porque anteriormente a Ucrânia teve presidentes próximos da UE portanto o povo da Ucrânia poderia voltar a eleger um presidente mais próximo da UE do que da Rússia.

Depois, além disto tudo, outro argumento dso russos é que a Ucrânia tem uma elevada percentagem de população russa ou russófona e que após o golpe de estado essa população começou a ser perseguida. Isto é um argumento que faz algum sentido e que levou os russos a querer proteger essa população.

É preciso entender todo o contexto e o que é a Ucrânia para se tentar entender as razões que levaram os russos a invadir a Ucrânia.

Isto não é legitimar o que quer que seja, é explicar porque é que os russos decidiram invadir a Ucrânia.

Tal como os nazis ganharam as eleições na Alemanha devido à crise profunda do país por causa das sanções económicas do pós-primeira guerra mundial. Isso não é dar razão aos nazis mas sim tentar explicar porque é que aquilo aconteceu.

Como vivemos num país onde mais de 40% da população é analfabeta funcional e tem sérias dificuldades em perceber e interpretar textos básicos é necessário repetir isto várias vezes.

O facto de eu estar a tentar explicar um acontecimento não significa que concorde com ele. São coisas distintas.

Já agora tu és o único user aqui que não concorda comigo mas com quem se pode conversar porque não insultas quem não concorda contigo. Era bom que quem anda aqui constantemente a insultar aprendesse com este user a ser civilizado.

O chato é IA contra IA. Ficam textwalls e perde a piada 🤷
Amigo, eu não uso IA nos meus textos. Quanto vou buscar algo de IA faço printscreen.

Claro que esse @WildChild tinha de utilizar IA e fazer de conta que é ele que escreve. Ele deve ter uma empresa tal como eu sou presidente da República. É com cada personagem na internet...

Bem apanhado. Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.

Esse e os clones que aqui andam só me dão mais razão. Gente sem quaquer noção daquilo que diz e que precisa de insultar e de agir em matilha para tentar ter razão.

É muito triste mas há gente assim.

Voltar
Superior