Irá A1 Sportback canibalizar as vendas do novo A3 ?

TerranoII

Well-known member
Acham que, pelo menos em Portugal, muitos dos clientes do A3 irão preferir o A1 Sportabck pela sua versatilidade ao A3 3 portas e mesmo ao futuro A3 Sportback ?
Pelos menos na conjetura económica actual ...
Ou serão os clientes dos hatchbacks (Golf, Focus, 308, Astra, Megane, etc) a ir para o A1 pela marca que é ?

Last edited:
A meu ver o Audi A1 quer seja 3p ou Sportback é sempre um mau negócio.. É um carro demaseado caro para aquilo que é!
Pela mesma ordem de preços há CARROS bem maiores, e melhores até a nível de motor!
A comprar.. entre o A1 e o A3, ia sempre para o A3 por ser um carro de outro seguemento, e os preços não devem ser muito diferente!

A meu ver o Audi A1 quer seja 3p ou Sportback é sempre um mau negócio.. É um carro demaseado caro para aquilo que é!
Pela mesma ordem de preços há CARROS bem maiores, e melhores até a nível de motor!
A comprar.. entre o A1 e o A3, ia sempre para o A3 por ser um carro de outro seguemento, e os preços não devem ser muito diferente!

Olha que ainda deve haver uma diferença de preço consideravel.
Uns 5.000€

Concordo em parte com o resto que dizes.

Aquele pessoal que se endivida até à próxima era glaciar para ter aquilo que entende como "carro da moda" certamente há-de optar por um A1, não tendo hipótese de ir para o segmento acima. E acredito que o A1 também venda bem por mérito próprio. Mas sim, suspeito que vai haver alguma canibalização.

Acham que, pelo menos em Portugal, muitos dos clientes do A3 irão preferir o A1 Sportabck pela sua versatilidade ao A3 3 portas e mesmo ao futuro A3 Sportback ?
Ou serão os clientes dos hatchbacks (Golf, Focus, 308, Astra, Megane, etc) a ir para o A1 pela marca que é ?

Escreve-se "conjuntura".

Não se vão canibalizar nada.

Apenas havia pessoas que antes não compravam o A1 pelo facto de não haver de 5p, problema que deixa de se verificar.

Se alguém deixa de comprar um Golf para comprar um A1, é porque não faz ideia do que quer.

Escreve-se "conjuntura".

Apenas havia pessoas que antes não compravam o A1 pelo facto de não haver de 5p, problema que deixa de se verificar.

Se alguém deixa de comprar um Golf para comprar um A1, é porque não faz ideia do que quer.

Mal escrito não está, está é mal empregue na frase que eu inseri.
Ambas as palavras existem e como tal neste contexto deveria ser utilizada a "conjuntura" e não "conjetura" como muito bem disseste.[;)]

Mal escrito não está, está é mal empregue na frase que eu inseri.
Ambas as palavras existem e como tal neste contexto deveria ser utilizada a "conjuntura" e não "conjetura" como muito bem disseste.[;)]

Olha, não fazia ideia. Obrigado, já me ensinaste qualquer coisa hoje. [;)]

Escreve-se "conjuntura".

Não é bem assim [:D]

Em relação ao Sportback, eu voltava a comprar novamente de 3 Portas. O de 5 portas é para a malta que quer mesmo um segmento B de 5 portas e não quer nem o Polo nem o Ibiza.
Não tenho a mínima dúvida que (está) vai vender muito. Em Portugal a lista de espera para o SB já vai nos 3 meses [:D] Há coisa que ainda não percebi, é que a Audi é a única marca que tem diversas carroçarias diferentes por modelo e o melhor é que os vende a todos! De certeza que não deve ser apenas pelo símbolo...

O facto de termos o mais pequeno dos Audis com uma vertente "pseudo familiar" é capaz de chamar muita gente pelo facto de poder ter um "Audi.":sh)

O facto de termos o mais pequeno dos Audis com uma vertente "pseudo familiar" é capaz de chamar muita gente pelo facto de poder ter um "Audi.":sh)

Acho que a quantidade de pessoas que se deixam levar por essa "mais-valia" de ter um "Audi" não são em número suficiente para afectar as vendas de segmentos superiores.

O A1 tem uma qualidade para a Audi que é automaticamente excluir-se mal toca nos preços do veículo seguinte da gama.

É uma das vantagens de se comprar a proposta Audi para aquele tamanho e não propriamente o A1 em si mesmo, dada a sua pouca individualidade (contrariamente ao que acontecia com o A2).

Claro que existirão sempre as escolhas entre um A1 com alguns extras e um motor maior e um A3 mais básico, mas o trigo estará sempre muito separado do joio, na minha opinião.

O Mito canibalizou as vendas do Giulietta?

É que a isto acresce um "pormenor":

- o A3 é uma referência com uma aceitação enorme...há mais de uma década, tanto que até lhes permitiu esticar a vida do modelo à exaustão!

O Mito canibalizou as vendas do Giulietta?

É que a isto acresce um "pormenor":

- o A3 é uma referência com uma aceitação enorme...há mais de uma década, tanto que até lhes permitiu esticar a vida do modelo à exaustão!

Isso nunca iremos saber, visto que o Giulietta saiu depois do MiTo. [:p]

Não é bem assim [:D]

Em relação ao Sportback, eu voltava a comprar novamente de 3 Portas. O de 5 portas é para a malta que quer mesmo um segmento B de 5 portas e não quer nem o Polo nem o Ibiza.
Não tenho a mínima dúvida que (está) vai vender muito. Em Portugal a lista de espera para o SB já vai nos 3 meses [:D] Há coisa que ainda não percebi, é que a Audi é a única marca que tem diversas carroçarias diferentes por modelo e o melhor é que os vende a todos! De certeza que não deve ser apenas pelo símbolo...

Só por curiosidade:
Tens acesso aos nºs das vendas? Eu acho que esse tempo de espera se deverá mais à falta de encomendas porque convenhamos que não compensa a uma marca mandar vir apenas um carro para um comprador. Terá de esperar mais para que haja mais encomendas e mandar logo um "Pacote" de A1's[;)]

Para mim é. Basta pensarmos que estamos a comparar segmentos diferentes, com tudo o que isso implica.

No caso do Golf VS A1, espaço à parte o que é que isso implica? Não te esqueças que tenho os dois em casa, com o mesmo motor portanto cuidado com a resposta.
No meu caso implicou mais atenção ao detalhe por parte do pequeno, melhores materiais overall e equipamento que não estava disponível no Golf...

Só por curiosidade:
Tens acesso aos nºs das vendas? Eu acho que esse tempo de espera se deverá mais à falta de encomendas porque convenhamos que não compensa a uma marca mandar vir apenas um carro para um comprador. Terá de esperar mais para que haja mais encomendas e mandar logo um "Pacote" de A1's[;)]

Na realidade praticamente todos os Audis são diferentes e são custom builts, quando não são escolhidos a dedo, são escolhidos pelo stand o que resulta no mesmo. No segmento premium são todos montados tipo Lego, é pouco usual teres pack's de equipamento ou batch's de carros iguais. Quando quis mudar a suspensão do meu para uma mais macia foi um bico do car*alh* porque não conseguia acertar com referências pois são todos diferentes! No entanto, devido a opções de acabamento os níveis base (advance) têm um tempo de espera muito maior porque a fábrica está optimizada para produzir o Sport e todos os vendedores te vão convencer a comprar o Sport porque a diferença de equipamento é muita e a diferença de preço é pouca.

Não tenho acesso ao número de vendas em bruto, mas a nível nacional os stands é raro terem algum de serviço e quando têm são despachados no prazo máximo de 1 mês (a não ser que o vendedor seja uma besta como já apanhei um [:D]).
Encomendas de custom builds têm sido bastantes. O parque de recepção da SIVA na Azambuja está cheio deles para entrega, todos eles vendidos.
Na alemanhã e UK idem, e eles lá têm versões mais porreiras que as nossas com os black editions.
Aliás, eu para ter novos farois fiquei 1 semana à espera que a fabrica produzisse mais 1 lote extra porque os que estavam a ser produzidos já estavam todos destinados. Na revista da Audi magazine já estão a ponderar aumentar a produção para outras fábricas além da de Bruxelas, especialmente após o nº imenso de encomendas do sportback e do 2.0TDI. O cabrio já anda em testes para entrar ao serviço em 2013/2014... Os 300 e tal da versão especial quattro já estão todos vendidos... Qual é o truque ou magia deles? Não faço ideia, mas que vendem todos os carros de fio a pavio, seja de que modelo for eles vendem! E já está em estudo o mini suv baseado no A1!

Se isto não é aceitação, não sei o que seja. É um head turner, então em Espanha parecia que tinham visto um fantasma [:D] Não me lembro de ver este rodopio em torno do Ibiza (e deste ainda houve um boom considerável, muito por culpa do 1.9TDI) e muito menos do Polo.

No meu entender se eles disponibilizassem os cartões de GPS (puxar brasa à minha sardinha [:p]) a bom preço e a caixa DSG na versão de 105 e 140cv teriam ainda MAIS clientes.

Last edited:
Respondendo ao título...É o mesmo que perguntar se o polo vai canibalizar as vendas do golf...são uma oferta diferente para um publico alvo diferente...e no caso do A1 vs A3...são bem diferentes...

No caso do Golf VS A1, espaço à parte o que é que isso implica? Não te esqueças que tenho os dois em casa, com o mesmo motor portanto cuidado com a resposta.
No meu caso implicou mais atenção ao detalhe por parte do pequeno, melhores materiais overall e equipamento que não estava disponível no Golf...

Para além do espaço, acho que é consensual que um Golf é muito mais carro do que um A1. É o espaço, é a robustez do produto, é o value for money. Não se comparam. É a mesma coisa que comparares um Golf a uma Passat.

Nem um Aston Martin Cygnet é tão bom como um Golf, por muito caro que seja. Acho que isto é óbvio.

Cuidado com a resposta?! [:D] Porquê?

Eu sei que tu dás muita importância a pintelhices (e não há mal nenhum nisso) como os ruídos parasitas, qualidade dos matérias etc. Mas tens que ter noção que não é isso que faz um carro. Um A1 será sempre um segmento B, enquanto que um Golf é um segmento C. A única coisa que poderá haver em comum é o preço [;)]

PS: Eu nem gosto do VW Golf. E na minha casa, o parque automóvel começa numa Honda Cbf e acaba no A4, passando por um Smart FourTwo.

PS2: Achei piada a palavras cara como "custom bilts" [:D]

Back