Isenção de IVA e IA?

GTFine

New member
Não sei ao certo se me saberão responder a esta questão, mas é o seguinte:
Eu sei que as pessoas que tenham um grau de incapacidade superior a 60 ou 65%, na compra de carro novo, nao pagam iva, nem IA até aos 6500€.
Agora a minha questão é...essa incapacidade só tem em conta se for uma incapacidade a nivel dos membros (deficiencia motora) ou se tambem conta se for uma incapicidade a nivel orgânico?
É que eu a nivel motor só nao mexo o braço e mao esquerda (devido ao AVC que sofri, como alguns sabem), mas a nivel orgânico tenho o tal problema de coração desde os 3 anos de idade, idade a que fui operado e terei que ser reoperado...e com tudo junto já deve passar dos tais 60/65% de incapacidade que se tem que ter pa ter beneficios da isençao de IVA e IA....agora se só se contar a incapacidade a nivel motor parA aquando a compra de um carro novo, tou lixado[|)]

Obrigado.

Bom dia

Vou te responder por aqui ;)

Tu para estares insento do pagamento desses impostos tens de ter um comprovativo medico a declarar grau de incapacidade motora...não serve outra...senão pessoas com doenças tambem tinham acesso a isso. Há uns anos sei que era assim, agora só mesmo motora....

citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

Bom dia

Tu para estares insento do pagamento desses impostos tens de ter um comprovativo medico a declarar grau de incapacidade motora...não serve outra...senão pessoas com doenças tambem tinham acesso a isso. Há uns anos sei que era assim, agora só mesmo motora....

ok! ah boa![8]

Agora tou mm lixado! só se arranjar alguma cunha é que estarei safo! porque a minha incapacidade (a de nao mexer a mão esquerda e mexer mal o braço) quase de certeza que nao atinje os 65% de incapacidadeque sao necessários pa ter beneficios na compra de carro novo....

Já nao basta um gajo tar assim e agora se quiser comprar carro novo, ter que pagar tudo sem qualquer beneficio/insenção:([8]

Obrigado na mesma pela resposta;)

Vê o lado bom da coisa. Era bem pior se tivesses 65% de incapacidade...
De qualquer forma infor-ma te melhor junto da dgv por ex.

citação:Originalmente colocada por GTFine

Bom dia

ok! ah boa![8]

Agora tou mm lixado! só se arranjar alguma cunha é que estarei safo! porque a minha incapacidade (a de nao mexer a mão esquerda e mexer mal o braço) quase de certeza que nao atinje os 65% de incapacidadeque sao necessários pa ter beneficios na compra de carro novo....

Já nao basta um gajo tar assim e agora se quiser comprar carro novo, ter que pagar tudo sem qualquer beneficio/insenção:([8]

Mas olha que a insenção não é 65%....é mais, não te sei precisar a percentagem, mas acho que é 80 ou 81 %.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Ya claro, mas tipo, já que um gajo tem a infelicidade de estar assim, que ao menos tivesse alguns beneficios..
Só isso...

Bom dia

ok! ah boa![8]

Mas olha que a insenção não é 65%....é mais, não te sei precisar a percentagem, mas acho que é 80 ou 81 %.

No centro de mobilidade onde fui (pa ver que adaptações precisaria numa viatura, disseram-me que era 65%)

quer dizer, qualquer dia é preciso um gajo estar morto pa ter isenções ou alguns beneficios....[8][8]

Bom dia,

de facto deves ver isso como positivo, não ter uma incapacidade maior, pois estarias ainda mais limitado.

para teres beneficio fiscal tens d ter de facto 60% de incapacidade motora, para saber isso deves pedir ao delegado de saude da tua zona de residencia uma "junta médica" para ser avaliada a tua incapacidade fisica. para saberes informação detalhada de documentos a obter é na alfandega da tua zona e não na DGV.

nao acredito...alguem que gostava de ser mais incapacitado!:D

nao seja, por isso! eu pego nas minhas botas biqueira de aço, poes-te ai no chao a jeito e eu dou-te uns biqueiros no pescoço! passas os 65% em menos de nada:D

um vizinho do meu tio tb tinha inveja, por o meu tio ter um lugar reservado a porta do predio!

foi preciso mostrar-lhe o motivo para o gajo deixar de riscar o carro.

citação:Originalmente colocada por SevenTrixx

Bom dia,

de facto deves ver isso como positivo, não ter uma incapacidade maior, pois estarias ainda mais limitado.

para teres beneficio fiscal tens d ter de facto 60% de incapacidade motora, para saber isso deves pedir ao delegado de saude da tua zona de residencia uma "junta médica" para ser avaliada a tua incapacidade fisica. para saberes informação detalhada de documentos a obter é na alfandega da tua zona e não na DGV.

Eu vou ao delegado de saúde no fim deste mes pa obter a tal junta médica. Só pensei é que já que tenho a infelicidade de estar assim, que pudesse ter algum beneficio fiscal... mas pelos vistos nao vai chegar aos 60%..

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

nao seja, por isso! eu pego nas minhas botas biqueira de aço, poes-te ai no chao a jeito e eu dou-te uns biqueiros no pescoço! passas os 65% em menos de nada:D

um vizinho do meu tio tb tinha inveja, por o meu tio ter um lugar reservado a porta do predio!

Não é que gostava de ser mais incapacitado!![8][8][8]
Apenas quis saber se por ter esta incapacidade, pa além da organica, se tinha alguns beneficios fiscais na compra de carro novo! Podes guardar as tuas botas![8][8)]

Se tivesses na minha situação talvez me compreendesses[xx(]

Já agora isso também me chamou à atenção.

Infelizmente a minha mãe possui 80% de incapacidade, tem uma declaração de incapacidade passada pela junta médica.

Nesse caso já há algum benefício na compra de carro novo?

citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

Já agora isso também me chamou à atenção.

Infelizmente a minha mãe possui 80% de incapacidade, tem uma declaração de incapacidade passada pela junta médica.

Nesse caso já há algum benefício na compra de carro novo?

Pois...pelos vistos só se esses 80% forem de incapacidade motora...
Lá está, isso era tambem mais ou menos o que eu queria saber, pois devido ao meu problema do coração tenho á volta de 70% de incapacidade, mas como a nivel motor tenho pouca e ainda bem, pelos vistos nao tenho beneficios na compra de carro novo....

Apenas quis saber se por ter esta incapacidade, pa além da organica, se tinha alguns beneficios fiscais na compra de carro novo! Podes guardar as tuas botas![8][8)]
quando as pessoas consideram cunhas e ambicionam que lhes deem um nivel de incapacidade maior do que realmente teem, a unica coisa verdadeiramente compeensivel é a cadeia.

por isso, se queres ser considerado mais incapacitado do que realmente és, trata-se do assunto e arranja-se quem te ponha com o nivel de incapacidade que tanto ambicionas.

citação:Se tivesses na minha situação talvez me compreendesses[xx(]
pessoalmente nao, felizmente, mas se quiseres conhecer amigos e familiares com nivel de incapacidade que ambicionas, eu apresento-tos de boa vontade.
talvez ambiciones a dor e sofrimento tambem.

quando as pessoas consideram cunhas e ambicionam que lhes deem um nivel de incapacidade maior do que realmente teem, a unica coisa verdadeiramente compeensivel é a cadeia.

por isso, se queres ser considerado mais incapacitado do que realmente és, trata-se do assunto e arranja-se quem te ponha com o nivel de incapacidade que tanto ambicionas.

citação:Se tivesses na minha situação talvez me compreendesses[xx(]
pessoalmente nao, felizmente, mas se quiseres conhecer amigos e familiares com nivel de incapacidade que ambicionas, eu apresento-tos de boa vontade.
talvez ambiciones a dor e sofrimento tambem.

Pois a única coisa que tu não percebes é que eu não sou rico e não posso chegar a um stand e comprar o carro que quero com as adaptações que preciso!
A questão aqui não é o eu querer aproveitar-me da minha situação de incapacidade, é mesmo o voltar a guiar! E já que não sou rico, queria saber se com os tais benefícios poderia voltar a fazê-lo..ah e outra coisa, esta cena aconteceu-me e por isso, vais-me censurar de tentar ter alguns benefícios com isto?!

se a tua tentativa de obter os beneficios for recorrendo a cunhas e aldrabices, podes ter a CERTEZA que serei o 1º a opor-me.
sim sim, sei que sou fora da moda...

tiveste azar? todos temos! ha é que saber minorar as suas consequencias de forma inteligente.
recorrer a cunhas demonstra claramente que a incapacidade nao é motora, é mental.

Moderem-se lá, é escusado que um topico informativo chegue ao fim da primeira pagina e se torne apenas um jogo de palavras e ofensas...

O GT Fine passou e esta a passar por um mau bocado, se por um lado não acho que ele esteja a expressar-se da melhor maneira, tambem acho que estão a ser demasiado duros e uma pessoa que , com a idade dele passa pelo que passou, é natural que o proprio desgosto, a revolta, a tristeza e a raiva...não tenha aceite a situação...

Vamos todos ter calma que é suposto estarmos aqui e tentar-mo-nos ajudar uns aos outros...e tentarmos ser um pouco mais compreensivos com a situação.

Tanto quanto li, não me parece que o nosso colega forunista GTFine esteja a insinuar que quer que lhe avaliem a incapacidade num grau diferente do real. A ideia com que fiquei é que ele queria saber em que circunstâncias poderia usufruir duma isenção na qualidade de deficiente motor/"orgânico" (desconhecia este último termo para uma deficiência). Mas como já vem sendo habitual, continuamos a ser brindados com estas "pérolas" de comentários...

enfim, como ja ha a habitual confusao, so pra esclarecer:

citação:Agora tou mm lixado! só se arranjar alguma cunha é que estarei safo!
Autor? GTFine, neste post, resposta ao peugeot sales.

Back