Pelo que entendi tens um telhado qu foi construido em 1996 e tem problemas de infiltrações...
Não há nenhuma lei "real" que obrigue a ter isolamento, pode ter em projecto e ser obrigatório num calculo térmico, mas depois na pratica tudo pode enventualmente ser feito consoante o empreeiteiro e de acordo um caderno de encargos que tambem por vezes pode ser "aldrabado" a nivel de produto final.
Esta é a realidade.
Agoro o telhado , primeiro é feito de que material a laje e de que tipo é?
Se for uma laje de betão para funcionar a nivel termico, era levantar as telhas todas , alizar o betao , dar isolamento , e colocar "roofmate" poliestireno (nao faz mal á saude nem esta em contacto com a parte habitacional) depois disso é colocar as telhas
Sem parte termica é só isolar com tela todos as cumeeiras , ricão e larós do telhado assim como todas as chaminés e pontos propicios a infiltrações.
No entanto o calor no verão no sotão pode não vir todo do telhado mas tambem das paredes, especialmente se estão não forem duplas com isolameto.
É telhado inclinado com laje maciça de betão. As telhas assentam sobre umas ripas moldadas no próprio betão e de altura muito pequena. Impermeabilizar parece viável, mas se quiser mandar meter o poliestireno a altura parece-me insuficiente.
O calor entra ... por todo o lado. tenho paredes duplas sem isolamento, caixas de ar sem ventilação, tijolo decorativo não impermeabilizado, etc e tal. Gosto de dizer q esta casa tem tantos defeitos q não acertámos nem com uma pessoa q trabalhasse bem. Desde as alvenarias, carpintarias, caixilharias, está tudo mal feito.
Tenho humidades em todos os cantos, chegou ao cúmulo de chover pela laje para dentro da sala e para o quarto da minha mãe, tenho rachadelas pelas quais quase se consegue ver para o exterior da casa... é uma anedota, mas há dias em q não sei se ria ou se chore [

]
Entretanto este caso já passou por tribunal com decisão favorável e as obras começaram hoje, e esta dúvida acerca do telhado surgiu quando há uns dias se andou a ver os pontos de entrada de água, q o empreiteiro teimava q eram telhas partidas q entretanto tínhamos substituído. Entretanto foi quando um amigo de família me informou q os telhados deviam ser impermeabilizados em construção, por lei. Pelos vistos a coisa não é bem assim.
Enfim. Só vos digo q se forem construir uma casa, tenham muito cuidado com os construtores q contratam.
Obrigado pelo esclarecimento, Nephilim [

]