Isolamento de telhados

Edge

Consultor
Gostava que se pronunciasse quem me souber responder a isto: o isolamento de telhados (com tela asfáltica, poliestireno ou outros) de casas unifamiliares é obrigatório desde que altura ?

Obrigado [;)]

Last edited:
Gostava que se pronunciasse quem me souber responder a isto: o isolamento de telhados (com tela asfáltica, poliestireno ou outros) de casas unifamiliares é obrigatório desde que altura ?

Obrigado [;)]

hum, eu estudei algumas coisas relacionadas com isso mas agora não estou a ver a questão da obrigação nesse aspecto que falas.
Geralmente o telhado tem de ter isolamento para evitar infiltrações, o que existe é um certo tempo de garantia por parte de quêm constrói a habitação, penso que antes andava nos 5 anos e agora passou para 10 anos, mas não sei ao certo, não estou por dentro das leis.

e porque diabo é que deveria ser obrigatório tal revestimento numa casa unipessoal?!

E então e se eu quiser só a telha, sem mais nada?!

e porque diabo é que deveria ser obrigatório tal revestimento numa casa unipessoal?!

Zen, experimenta lá construir uma casa sem telas de isolamento e depois conta-me o que aconteceu quando choveu... [:D]

Arriscas-te. Se uma telha parte, podes vir a ter infiltrações.

O meu telhado não foi isolado e por causa disso tenho infiltrações (não por telhas partidas, simplesmente por maus remates q não escoam bem as águas) e o empreiteiro diz q não era obrigatório isolar o telhado. A casa é de 1996, eu gostaria de saber se nessa altura já era obrigatório por lei os telhados isolados.

Isto, para não falar do calor q me entra pelo telhado no verão. O último piso torna-se insuportavelmente quente.

Zen, experimenta lá construir uma casa sem telas de isolamento e depois conta-me o que aconteceu quando choveu... [:D]

Eu prefiro substituir as telhas partidas (inspecção rotineira de Verão) a viver sob asfalto e outras porcariazitas que passados uns anos se revelam, afinal, cancerígenas...

Era só o que faltava OBRIGAR ao uso de tais substâncias em construção de casa própria.

Eu tive o mesmo problema e meti poliuterano projectado na placa do sotão (que não tem uso). Penso que não há qq Lei que obrigue a qq tipo de isolamento.
Quanto às infiltrações pode resolver ou não. A água até pelas paredes pode causar infiltrações no tecto, mesmo com o poliuterano projectado. Mas vale a pena até porque a temperatura da casa sobe em média 2 graus, logo poupas no aquecimento ......

Penso que não há qq Lei que obrigue a qq tipo de isolamento.

Falaram-me q havia, daí a minha dúvida. Já procurei na legislação de construção, mas até agora não encontrei nada q me ajudasse em termos de isolamentos/impermeabilizações.

Falaram-me q havia, daí a minha dúvida. Já procurei na legislação de construção, mas até agora não encontrei nada q me ajudasse em termos de isolamentos/impermeabilizações.

Pelo que entendi tens um telhado qu foi construido em 1996 e tem problemas de infiltrações...

Não há nenhuma lei "real" que obrigue a ter isolamento, pode ter em projecto e ser obrigatório num calculo térmico, mas depois na pratica tudo pode enventualmente ser feito consoante o empreeiteiro e de acordo um caderno de encargos que tambem por vezes pode ser "aldrabado" a nivel de produto final.

Esta é a realidade.

Agoro o telhado , primeiro é feito de que material a laje e de que tipo é?

Se for uma laje de betão para funcionar a nivel termico, era levantar as telhas todas , alizar o betao , dar isolamento , e colocar "roofmate" poliestireno (nao faz mal á saude nem esta em contacto com a parte habitacional) depois disso é colocar as telhas

Sem parte termica é só isolar com tela todos as cumeeiras , ricão e larós do telhado assim como todas as chaminés e pontos propicios a infiltrações.

No entanto o calor no verão no sotão pode não vir todo do telhado mas tambem das paredes, especialmente se estão não forem duplas com isolameto.

Pelo que entendi tens um telhado qu foi construido em 1996 e tem problemas de infiltrações...

Não há nenhuma lei "real" que obrigue a ter isolamento, pode ter em projecto e ser obrigatório num calculo térmico, mas depois na pratica tudo pode enventualmente ser feito consoante o empreeiteiro e de acordo um caderno de encargos que tambem por vezes pode ser "aldrabado" a nivel de produto final.

Esta é a realidade.

Se for uma laje de betão para funcionar a nivel termico, era levantar as telhas todas , alizar o betao , dar isolamento , e colocar "roofmate" poliestireno (nao faz mal á saude nem esta em contacto com a parte habitacional) depois disso é colocar as telhas

Sem parte termica é só isolar com tela todos as cumeeiras , ricão e larós do telhado assim como todas as chaminés e pontos propicios a infiltrações.

No entanto o calor no verão no sotão pode não vir todo do telhado mas tambem das paredes, especialmente se estão não forem duplas com isolameto.

Nephilim, uma dúvida: no regeu para além das medidas obrigatórias também não vem as "camadas" obrigatórias no isolamento? já não me lembro nada disso... :sh)[:D]

Nephilim, uma dúvida: no regeu para além das medidas obrigatórias também não vem as "camadas" obrigatórias no isolamento? já não me lembro nada disso... :sh)[:D]

isso é relativo...diz que tem que estar feito de modo a tar isolado das humidades...n diz que isolamento é que leva concretamente.

E depois na pratica há empreiteiros que cortam nos materiais..[:blush:]

No entanto humidade num telhado pode até serem em poucas zonas e ser facil a reparação.

Esta é a realidade.

É telhado inclinado com laje maciça de betão. As telhas assentam sobre umas ripas moldadas no próprio betão e de altura muito pequena. Impermeabilizar parece viável, mas se quiser mandar meter o poliestireno a altura parece-me insuficiente.

O calor entra ... por todo o lado. tenho paredes duplas sem isolamento, caixas de ar sem ventilação, tijolo decorativo não impermeabilizado, etc e tal. Gosto de dizer q esta casa tem tantos defeitos q não acertámos nem com uma pessoa q trabalhasse bem. Desde as alvenarias, carpintarias, caixilharias, está tudo mal feito.

Tenho humidades em todos os cantos, chegou ao cúmulo de chover pela laje para dentro da sala e para o quarto da minha mãe, tenho rachadelas pelas quais quase se consegue ver para o exterior da casa... é uma anedota, mas há dias em q não sei se ria ou se chore [:D]

Entretanto este caso já passou por tribunal com decisão favorável e as obras começaram hoje, e esta dúvida acerca do telhado surgiu quando há uns dias se andou a ver os pontos de entrada de água, q o empreiteiro teimava q eram telhas partidas q entretanto tínhamos substituído. Entretanto foi quando um amigo de família me informou q os telhados deviam ser impermeabilizados em construção, por lei. Pelos vistos a coisa não é bem assim.

Enfim. Só vos digo q se forem construir uma casa, tenham muito cuidado com os construtores q contratam.

Obrigado pelo esclarecimento, Nephilim [;)]

Last edited:
ha betao que ja tem um produto qq que serve de isolamento de agua , depois podes optar por telha hidrofugada , para isolar do calor tes o roofmate penso que é o que mais se usa , a tela de alcatrao nao aconcelho porque se fica mal posta ou se por qualque outro motivo deixa infiltrar agua e uma chatice começa a descolar tudo

É telhado inclinado com laje maciça de betão. As telhas assentam sobre umas ripas moldadas no próprio betão e de altura muito pequena. Impermeabilizar parece viável, mas se quiser mandar meter o poliestireno a altura parece-me insuficiente.

O calor entra ... por todo o lado. tenho paredes duplas sem isolamento, caixas de ar sem ventilação, tijolo decorativo não impermeabilizado, etc e tal. Gosto de dizer q esta casa tem tantos defeitos q não acertámos nem com uma pessoa q trabalhasse bem. Desde as alvenarias, carpintarias, caixilharias, está tudo mal feito.

Tenho humidades em todos os cantos, chegou ao cúmulo de chover pela laje para dentro da sala e para o quarto da minha mãe, tenho rachadelas pelas quais quase se consegue ver para o exterior da casa... é uma anedota

Mas é o mesmo construtor que vai arranjar isso?

Sobre a casa acho estranho paredes duplas sem isolamento...

Quanto ao telhado deve ser uma lage de betão fizeram as reguas com o betao e telha por cima...dessa forma normalmente dá prob de futuro, mtas vezes as telhas nem respiram e acabam por estalar, mas o metodo correcto era esse reguado desaparecer ser isolado e levar roofmate e de novo telha, em material fica barato pk as telhas a maioria deve estar boas...mão de obra é que é pior ainda dá algum trabalho.

É normal nas lajes uma pequena infiltração e chuver na casa toda.

Quando as rachas nas paredes é relativo podem ser graves ou nao, se a casa não tiver algum problema estrutural grave o resto pode ser tudo reparavel, chato foi a ser feito nao ter ficado logo bom á 1ª.

desde q cumpra o regulamento (RCCTE)

...meus amigos, queiram me desculpar mas de facto (embora não em todos vós) existe uma certa ignorância nas vossas teorias. Tenham também em consideração que o barato pode sair caro. Mais tarde dou noticias.

Mas é o mesmo construtor que vai arranjar isso?

Sobre a casa acho estranho paredes duplas sem isolamento...

É um outro empreiteiro subcontratado, mas pago pelo empreiteiro q me construiu a casa. Ainda agora de manhã as coisas já azedaram por causa dos materiais para impermeabilização dos referidos tijolinhos.

Quanto às paredes duplas sem isolamento, também eu estranhei. Ainda por cima só descobri isso há coisa de 2 anos quando mandei instalar aparelhos de ar condicionado pela casa e ao furar as paredes para passar a tubagem é q se descobriu q estas não tinham isolamento.

Os construtores são ainda bem piores que os vendedores de carros de stand da beira da estrada....acreditem! raça fdp...

Back