Isolamento de telhados

Falei há pouco com um engenheiro, diz-me q realmente existe legislação sobre isso há muito tempo, mas q só é viável se existir um estudo térmico no projecto da casa. Como o livro de obras desapareceu (pq terá sido ...), não sei onde possa ver da existência de tal estudo. Talvez tenha sido metido na câmara juntamente com a restante papelada.

E perfeitamente normal ter uma parede dupla com apenas caixa de ar e sem isolamento termico, o que nao e normal e a caixa de ar e nao ser ventilada e provavelmente nem tera pendente para o escoamento de possiveis infiltraçoes. As telhas so ficam sem respirar se forem mal colocadas ,um ripado e contra-ripado e o suficiente para estas ventilarem o suficiente. Quanto as rachas na parede e mto provavel que tenhas assentamentos diferenciais em alguma sapata que provoca as rachas nas paredes.

E perfeitamente normal ter uma parede dupla com apenas caixa de ar e sem isolamento termico, o que nao e normal e a caixa de ar e nao ser ventilada e provavelmente nem tera pendente para o escoamento de possiveis infiltraçoes. As telhas so ficam sem respirar se forem mal colocadas ,um ripado e contra-ripado e o suficiente para estas ventilarem o suficiente. Quanto as rachas na parede e mto provavel que tenhas assentamentos diferenciais em alguma sapata que provoca as rachas nas paredes.

É normal...mas não quer dizer que seja o correcto...eu acho um desperdicio se fazer e gastar tanto em tijolos como em mão de obra uma parede dupla e não colocar isolamento pelo menos wallmate(placas azuis) que até sao baratas....e dá um bom isolamento a nivel termico(quente e frio) a ventilação é facil rectivicar basta furar a parede e colocar respiradores em sitios especificos.

No telhado é a mesma história é um desperdicio se fazer ripado e telhas em cima da laje...com isolamento fica melhor.

Já agora sobre essas paredes duplas sem isolamento... já ouvi uma solução para isso que consistia em fazer-se uns furos na parede e injectar "isolamento" que preenchia a zona da caixa de ar...mas pouco sei de este sistema de isolamento injectado.

Falei há pouco com um engenheiro, diz-me q realmente existe legislação sobre isso há muito tempo, mas q só é viável se existir um estudo térmico no projecto da casa. Como o livro de obras desapareceu (pq terá sido ...), não sei onde possa ver da existência de tal estudo. Talvez tenha sido metido na câmara juntamente com a restante papelada.

Deve ter sido entregue na camara...mas aviso ja que esse calculo é uma treta só serve a nivel burocratico e na pratica nem se liga isso...
A grande maioria dos calculos termicos sao literalmente inventados para baterem certo...[:D] cheguei a fazer varios [:cool:] depois na construção nem olham para ele

É normal...mas não quer dizer que seja o correcto...eu acho um desperdicio se fazer e gastar tanto em tijolos como em mão de obra uma parede dupla e não colocar isolamento pelo menos wallmate(placas azuis) que até sao baratas....e dá um bom isolamento a nivel termico(quente e frio) a ventilação é facil rectivicar basta furar a parede e colocar respiradores em sitios especificos.

No telhado é a mesma história é um desperdicio se fazer ripado e telhas em cima da laje...com isolamento fica melhor.

Já agora sobre essas paredes duplas sem isolamento... já ouvi uma solução para isso que consistia em fazer-se uns furos na parede e injectar "isolamento" que preenchia a zona da caixa de ar...mas pouco sei de este sistema de isolamento injectado.

Também dei isso, é uma espuma que depois solidifica, não sei é se é realmente eficaz! [:D]

Também dei isso, é uma espuma que depois solidifica, não sei é se é realmente eficaz! [:D]

eficaz é de certeza...penso que seja do estilo daquela espuma que se poe nas ombreiras das portas para preencher espaços vazios... a espuma entra em liquido e depois cresce e solidifica fica poliestireno...

Eu não sei é o preço disso injectado...[:blush:]

eficaz é de certeza...penso que seja do estilo daquela espuma que se poe nas ombreiras das portas para preencher espaços vazios... a espuma entra em liquido e depois cresce e solidifica fica poliestireno...

Eu não sei é o preço disso injectado...[:blush:]

Já me informei disso, é poliestireno líquido, basicamente, q solidifica. É um bom sistema e acredito q acabe por ser eficaz (mais q caixas de ar vazias sem ventilação, pelo menos) mas teria de esburacar as paredes todas e ao solidificar pode dar origens a ... rachadelas. E dessas já tenho a minha conta [:)]

O telhado não vai levar isolamento, já tive mais algumas altercações durante a tarde com o engenheiro e só não soltei os cães pq podiam engasgar-se ao morde-lo. Parece anedota, mas em dois dias desde q as obras começaram já consegui chatear-me mais q durante um ano inteiro.

O sub-empreiteiro falou-me da impermeabilização das telhas com um líquido tipo silicone (o mesmo q tem estado a ser aplicado nos tijolinhos), q dá bons resultados durante alguns anos e q costuma ser bastante aplicado no nosso país (logicamente, fica-lhes bem mais barato q impermeabilizar correctamente). Será boa solução ?

Tens o exemplo da ilha da madeira com uma temperatura bastante constante o ano inteiro e que o calculo nao necessita da colocaçao de isolante termico de qualquer tipo, a caixa de ar e suficiente para atenuar o efeito do calor ou frio. No nosso pais existe o mito de que o poliestireno expandido (wallmate) com o passar dos anos vaporiza e desaparece pk quando a casa esta em construçao vem as placas na zona da ombreira das portas mas kdo por alguma razao abriam um pouco da paredes nao havia la nada no meio.

Voltar
Superior