isso é diferente. eu tive um chaço à venda desde maio a julho. faltava o agosto e ia pagar IUC e IPO. consegui vendê-lo a faltar 1 mês e tinha ofertas todos os dias, mas valores abaixo e alguns queriam-no praticamente dado. o raio da lata enquanto eu o tinha à venda começou a dar uns sintomas e acabei por gastar 100€ nele para o arranjar, pois de estar parado "sofreu". tinha-o vendido uma semana antes e o problema não era meu nem sequer ia saber de nada. depois o que veio a seguir vendi-o em 3 dias, com IPO e IUC pagos há uns 2 meses. numa 3ª "vendi-o" e o comprador veio no sábado buscá-lo. tecnicamente uns 5 diazitos, vá. quando o comprei foi precisamente no mês em que acabava a inspeção. combinei com o vendedor pagar a inspeção e se estivesse tudo ok ficava com o carro. até o inspetor fez uma inspeção mais minuciosa, pois eu disse-lhe que era para comprar o carro. ele pagava o IUC. entretanto atrasei-me e ele pagou a inspeção e eu fiquei com IUC, mais caro 20€, depois de lhe ter telefonado a dizer que faltavam dias para acabar o IUC e ele lá me deu a volta dizendo que tinha pago a inspeção...
agora metê-lo à venda 1 mês antes ou no próprio mês, vejo N casos assim. sempre pessoal que quer despachar a correr. mais valia terem metido com 2 meses de antecedência. esses negócios para mim mostram ou indicam que o vendedor pode ter sido desmazelado na manutenção, já que não quer gastar mais 30€ de inspeção. dá pelo menos aquela sensação de insegurança para quem procura veículo, mesmo que nalgumas vezes seja só psicológico.
tecnicamente, o pessoal todo quer comprar carros usados o mais baratos possível e sem terem problemas. se dão problemas, somos uns *******, se vendemos com tudo arranjado, não querem dar mais. no meu caso, para quem vende, é arranjar o mínimo possível e ter o carro bonitinho e apresentável, com tudo legal. para quem compra, por outro lado, é tentar fazer o melhor compromisso entre ter o carro funcional e peças que possam ter sido mudadas recentemente. mas há sempre algo para arranjar, claro. agora com IPO a a acabar e IUC dos atuais para pagar, ninguém quer, seja vendedor ou comprador.