JD POWERS 2009 Germany

Foi só pra explicar o meu ponto de vista...

De qualquer maneira conheço um 156 que andou perto disso, antes de ter sido despachado. [;)]
O meu 147 teve uma avaria em 7 anos, do alternador, e nunca vai ser despachado [;)]

De qualquer maneira, esse ponto de vista não bate certo com a variação da posição da Alfa Romeo em relação a estudos de satisfação anteriores onde essa teoria também se poderia aplicar, e no entanto, falha redondamente.

A explicação real provavelmente nem estará ligada directamente com os automóveis mas sim com alterações nas directivas para assistência/concessionários etc, de acordo com uma acção promovida ainda pelo Luca de Meo, que supostamente começou há 2 ou 3 anos no UK e depois se iria alargar à restante europa.

Os "dealerships" sempre foram o calcanhar de aquiles para um cliente Alfa Romeo da era mais recente, e esse é um defeito que até eu tenho a apontar, embora com o carro em si não pudesse estar mais satisfeito.

O meu 147 teve uma avaria em 7 anos, do alternador, e nunca vai ser despachado [;)]

De qualquer maneira, esse ponto de vista não bate certo com a variação da posição da Alfa Romeo em relação a estudos de satisfação anteriores onde essa teoria também se poderia aplicar, e no entanto, falha redondamente.

A explicação real provavelmente nem estará ligada directamente com os automóveis mas sim com alterações nas directivas para assistência/concessionários etc, de acordo com uma acção promovida ainda pelo Luca de Meo, que supostamente começou há 2 ou 3 anos no UK e depois se iria alargar à restante europa.

Os "dealerships" sempre foram o calcanhar de aquiles para um cliente Alfa Romeo da era mais recente, e esse é um defeito que até eu tenho a apontar, embora com o carro em si não pudesse estar mais satisfeito.

Eu não me lembro de todos os estudos que aqui li, lembro-me que a Alfa vinha sempre do meio pra baixo e às vezes perto demais do fim. Se a satisfação mudou, óptimo sinal para quem possui um Alfa, ou estão mais fiáveis (espera-se que sim) ou então o facto da rede estar a ser melhorada no que toca ao atendimento faz com que as avarias pelo menos sejam sejam resolvidas de forma mais fácil e com menos inconveniente para o dono. Qualquer uma das duas é uma boa notícia, e já era mais que altura dos "bonitinhos" serem também bons! [;)]
Duvido que cheguem a um japonês (nem os alemães o fazem) mas se igualarem estes é uma excelente notícia.

Pessoalmente não comprava um Alfa com o meu dinheiro, acho que há melhores produtos, mais fiáveis e com melhores argumentos. Mas isto já cabe a cada um decidir! [:cool:]

Como já foi dito, isto trata-se de satisfação, que é um factor importante mas simultâneamente vago.

Eu troquei um carro Japonês por um Alemão, e assumi que tinha feito (à partida) um downgrade de fiabilidade (que ainda não consegui confirmar), mas um upgrade de satisfação.

O Alfa 159 (por exemplo) é um carro muito bonito, com um interior apelativo, e não vejo motivo para alguém que o compre ficar insatisfeito.

Mesmo o nível de expectativa em termos de fiabilidade é diferente de quem compra um toyota, por exemplo, que espera que o japuna "jamais" falhe. Se tem um problema, é um grande desgosto.

O que interpreto deste estudo, é que as marcas que estão mais próximas do topo estão a fazer um melhor trabalho em ir de encontro ao que os clientes pretendem.

Obviamente que não é um estudo de fiabilidade!

Alfa Romeo, Mercedes e BMW no topo de fiabilidade? Seria muito estranho!

O que este tipo de estudo parece relatar é a relação entre a expectativa prévia e a experiência concreta dos compradores, conjugada com a qualidade do trabalho do atendimento dos concessionários no pós-venda.

Por isso a Alfa aparece em alta: por um lado, a qualidade e fiabilidade surpreende o cliente, que se calhar até pensava que ia ser pior servido e, por outro lado, o esforço na melhoria do atendimento pós-venda começa a dar frutos.

E é também por isso que me admira o facto da BMW estar lá em cima. Ou os compradores da BMW estão cada vez menos exigentes, ou então os BMW´s vendidos na Alemanha são bem melhor dos que os que são vendidos cá. :confused:

Já agora e estudos de fiabilidade de 2009 ainda não há?

Era sempre um exercício "giro" comparar o índice de satisfação com o da fiabilidade!

Quando se olha para a distribuição por categorias, as marcas com mais modelos presentes são de longe a Toyota e a Mercedes, sendo que, estranhamente, não aparece nenhum Alfa...:confused:

Quando se olha para a distribuição por categorias, as marcas com mais modelos presentes são de longe a Toyota e a Mercedes, sendo que, estranhamente, não aparece nenhum Alfa...:confused:

Deve ser um fenómeno tipo Golf. Não se destaca dos outros em nenhum item (neste caso, modelo) em particular, vale é pela homogeneidade!

Viva ao disparar em todas as direcções...

O Golf não se destaca em nada...mas a concorrência destaca-se em quê?:confused:
A concorrência destaca-se por ficar constantemente atrás dele...

Dentro dos generalistas só me parece haver um carro tão bom como o Golf. E esse carro é o Focus.
(diz-se que o novo mégane saltou para o topo. esperemos pelo novo carro da marca alem....americana)

"uma das razões pelas quais o pessoal que tem carros italianos gosta tanto de os ter, é que como estão sempre a avariar, dá para fazer concentrações da marca todas as semanas sem ter que reservar hotel etc.."

Citação de José das Bóinas

NOTA: José tem um carro alemão marca XYZ que durante os três primeiros meses depois da compra com 0 kms ia constantemente à garagem porque a cada 100 kms desalinhava a direcção.. eventualemente, após chorar e ameaçar que iria denunciar o caso à tv não governamental, substituiram-lhe os pneus que já estavam deformados, direcção e tapetes besuntados com tanta lágrima, pelo que conseguiu andar um mês sem ir à garagem até que começaram os problemas com a cabeça do motor partida mafs etc etc..

Já agora e estudos de fiabilidade de 2009 ainda não há?

Era sempre um exercício "giro" comparar o índice de satisfação com o da fiabilidade!
O que existe não um "estudo" de fiabilidade, mas uma estatística, foram contabilizadas as avarias, existem dois tópicos aqui no fórum:

vencedores por categoria do estatística da ADAC

Zusammenfassend die zuverlässigsten Autos der einzelnen Klassen:
Kleinstwagen – Audi A2
Untere Mittelklasse – Audi A3
Mittelklasse – Mercedes C-Klasse
Obere Mittelklasse – Audi A6
Sportwagen/Cabrios – BMW 3er Cabrio/Coupe
Geländewagen – BMW X3
Kleine Vans – Citroen Xsara/C4 Piccasso
Große Vans – VW Sharan

http://forum.autohoje.com/forum-geral/70339-pannenstatistik-2008-adac.html

dekra:

http://forum.autohoje.com/forum-ger...avarias-os-melhores-de-2008-15-12-2008-a.html

O que existe não um "estudo" de fiabilidade, mas uma estatística, foram contabilizadas as avarias, existem dois tópicos aqui no fórum:

vencedores por categoria do estatística da ADAC

Zusammenfassend die zuverlässigsten Autos der einzelnen Klassen:
Kleinstwagen – Audi A2
Untere Mittelklasse – Audi A3
Mittelklasse – Mercedes C-Klasse
Obere Mittelklasse – Audi A6
Sportwagen/Cabrios – BMW 3er Cabrio/Coupe
Geländewagen – BMW X3
Kleine Vans – Citroen Xsara/C4 Piccasso
Große Vans – VW Sharan

http://forum.autohoje.com/forum-geral/70339-pannenstatistik-2008-adac.html

dekra:

http://forum.autohoje.com/forum-ger...avarias-os-melhores-de-2008-15-12-2008-a.html

Obrigado, mas esses também já tinha visto. [;)]

O que eu eu queria mesmo era ver um de 2009 de preferência da JD POWERS (para comparar com o da satisfação), sei que já saiu um de 2009 da JD Powers sobre fiabilidade mas era referente ao mercado Norte Americano, logo haviam algumas marcas europeias que não apareciam.

Cumpts

É impressão minha ou o desvio padrão é cada vez menor ano após ano?

Tendo em conta que estamos no mercado alemão e os seus carros serem 'desenhados/projectados' na sua filosofia algo não esta a correr tão bem, num estudo destes era para estarem no topo e sem dar hipoteses...

Afinal somos mais ferranhos pelas marcas deles que eles proprios!

Última edição:
Voltar
Superior