Entrevista a Joe Satriani sobre o caso.
Tradução google translator:
Joe Satriani fala sobre ação judicial Coldplay
Uma entrevista exclusiva MusicRadar
Joe Bosso, domingo 7 de dezembro 2008, 9:58 pm UTC
Joe Satriani
Joe Satriani fala-se exclusivamente para processar cerca de MusicRadar Coldplay
Conforme relatado anteriormente sobre MusicRadar, Joe Satriani está processando Coldplay, alegando a banda britânica do Grammy-nomeado canção Viva La Vida usa uma de suas melodias.
Em tribunal documentos arquivados em 4 de Dezembro de 2008, Satriani jurídico da equipe alega Viva La Vida, a faixa título do álbum atual do Coldplay, cópias "iniciais substancial porções" de sua canção Se eu pudesse voar.
Satriani a canção foi incluída em 2004 o seu álbum Há Love In Space?
Falando exclusivamente para MusicRadar no dia 6 de dezembro, Joe Satriani lembra exatamente a emoção que ele sentia quando ele ouviu primeiro Coldplay's Viva La Vida.
"O segundo ouvi dizer, eu sabia ..."
"Me senti como um punhal correu bem ao meu coração. Trata-doesse tanto", diz Satriani. "O segundo ouvi dizer isso, eu sabia que era [meu] Se eu pudesse voar."
Da forma que aconteceu, Satriani não foi o único que reparou a semelhança entre Se eu pudesse voar e Viva La Vida.
"Quase imediatamente, os minutos de sua canção saiu, a minha caixa de e-mail inundado com pessoas indo, 'Você já ouviu esta música pela Coldplay? Eles te estragou off homem." Quer dizer, eu não poderia te dizer quantos e-mails que recebi.
"Todos notaram as semelhanças entre as canções. É muito óbvio." Joe Satriani
"Todos notaram as semelhanças entre as canções. É muito óbvio. É tão simples como isso - quando você ouve uma canção para você e dizer, 'Uau, isso é um verdadeiro rip-off'".
O que torna a situação especialmente doloroso para Satriani é que se eu pudesse voar não é só alguma canção. É uma composição que ele tinha sido mais palpitante por bem mais de 10 anos antes que ele gravou.
"Eu comecei a escrever sobre ela Flying In A Blue Dream turnê de volta em 1990. Mas por causa da maneira que eu escrevo, às vezes canções demorar um pouco, como um presente fez. Em 2003, comecei demoing-lo a sério. Joguei-o no violão em uma demo para que eu pudesse cantar a melodia, então eu demoed elétrica sobre ela para obter o som. E o desempenho acabou por ser tão espontânea, tão justo e tão emotiva, que ele seja liquidado keeper um. "
Joe Satriani está processando Coldplay, alegando Viva La Vida de utilizar a sua melodia Se eu pudesse voar
Satriani se sente "muito magoada"
Se eu pudesse voar uma vez que saiu em 2004, Satriani tem sido gratificado pela reação é recebida de seus fãs, muitos dos quais têm-lhe o nome de uma de suas músicas mais cativantes.
"Essa foi a intenção tudo bem", diz ele. "Foi uma carta de amor a minha esposa, Rubina - uma maneira simples, direta expressão do sentimento.
"Isso é o que dói mesmo sobre essa coisa toda. Que eu passei tanto tempo a escrever a canção, pensando nisso, amando-o, ele enfermagem, e então ela finalmente gravação e em pé em estádios de todo o mundo jogando - e, em seguida, alguém vem e reproduz exatamente a mesma canção, chamando-lhe a sua própria. "
"Coldplay, não quero falar sobre isso. Só queria que toda essa coisa de ir embora." Joe Satriani
Desde que foi anunciada em 4 de Dezembro de 2008 que está processando Satriani Coldplay por alegado plágio, que procuram um júri julgamento e "todos e quaisquer lucros" ligado a Viva La Vida, a vida dele está virada de cabeça para baixo.
"Essa foi a coisa mais estranho que já estiveram envolvidos nos", diz ele. "A mídia atenção foi bizarra e surrealista. Eu realmente não posso explicar como eu senti, ao longo dos últimos dia ou dois."
"Eu fiz tudo que podia para evitar um processo judicial"
Satriani salienta que são governadas por suas motivações artísticas e uma pureza superior senso de certo e errado.
"Everybody's assume que estou tentando ir atrás desses caras no Coldplay, como se eu estou fazendo isso com intenção criminosa", diz ele "Essa é a última coisa que a minha mente. Estou apenas a fazer o que eu preciso de fazer como um artista , Para proteger o que é meu, para proteger esses sentimentos eu expresse em canção.
"Eu fiz tudo que podia para evitar um processo judicial com esta situação. Coldplay Mas não quero falar sobre isso. Só queria que toda essa coisa de ir embora. Talvez eles calculei este pequeno guitarrista cara vai deixá-los sozinhos após uma ao mesmo tempo, não sei.
"Mas estamos falando de uma peça de arte que eu criei, e isso é algo que eu sinto é importante. Acho que todos deveriam se sentir assim."
E agora, a equipe de Satriani vai pedir um júri a decidir.