Junta da Cabeça Queimada e agora?

Uns motores necessitam de parafusos novos, outros não.

Agora, o que acontece é que regra geral metem-se sempre parafusos novos porque deitar um trabalho por terra e repetir tudo novamente por causa de um ou dois parafusos não dá, sobretudo para quem dá garantia do trabalho efectuado.

Ainda a semana passada troquei a junta do meu carro e ficou excelente. O teu motor como não levou muito aquecimento a cabeça não está muito empenada pelo que isso vai ao torneiro só para acertar pequenas imperfeições e ainda te limpa as válvulas e coloca novos vedantes [;)]. Resumindo, o teu mecânico parece estar a resolver da melhor forma.

Uma junta pode estragar de várias maneiras, não implica forçosamente que misture óleo e água. Se ele coloca a água fora do vaso de expansão e tem as tubagens com muita pressão, o diagnóstico deverá estar correcto.

Podes avançar sem qualquer medo, ficas com o motor impecável.

Cumprimentos.

Com que base ?

Se não há empenos, dificilmente se justifica por os mudar, a não ser que sejam mal manuseados.

Pá... isso são tostões no meio daquela reparação toda e toda a gente fica mais tranquila! Novo é melhor que velho...

Eu não quis falar nisso para não aumentar a entropia... esses parafusos até são baratos, não são como os dos Rover com algum meio metro de comprimento... esses sim! Há que medir a ver se dilataram para além do tolerável.

(E essa fdp de construção que falha nesses motores... não são juntas nem aquecimentos nem mais mer... ok, chega de OT!)

Uns motores necessitam de parafusos novos, outros não.

Agora, o que acontece é que regra geral metem-se sempre parafusos novos porque deitar um trabalho por terra e repetir tudo novamente por causa de um ou dois parafusos não dá, sobretudo para quem dá garantia do trabalho efectuado.

Ainda a semana passada troquei a junta do meu carro e ficou excelente. O teu motor como não levou muito aquecimento a cabeça não está muito empenada pelo que isso vai ao torneiro só para acertar pequenas imperfeições e ainda te limpa as válvulas e coloca novos vedantes [;)]. Resumindo, o teu mecânico parece estar a resolver da melhor forma.

Uma junta pode estragar de várias maneiras, não implica forçosamente que misture óleo e água. Se ele coloca a água fora do vaso de expansão e tem as tubagens com muita pressão, o diagnóstico deverá estar correcto.

Podes avançar sem qualquer medo, ficas com o motor impecável.

Cumprimentos.

É esse "The day after" que me preocupa e de pensar que nada será como dantes....
Por isso os vossos testemunhos são neste momento importantes para ter algum feedback...

Não há problema absolutamente nenhum...troca-se a junta, faz-se a tal rectificação e tem carro para mais uns milhares de Km's...
Já ouvi falar também que se pode por uma junta mais reforçada ou reforçar melhor essa zona (just in case).

Eu não quis falar nisso para não aumentar a entropia... esses parafusos até são baratos, não são como os dos Rover com algum meio metro de comprimento... esses sim! Há que medir a ver se dilataram para além do tolerável.

Esse é um daqueles exemplos que TEM mesmo de os levar novos, tal como no 1.4 D da PSA. [;)]

Obrigado pessoal pelos vossos testemunhos, darei notícias quando tiver novamente a carrinha!

Com que base ?

Se não há empenos, dificilmente se justifica por os mudar, a não ser que sejam mal manuseados.

Esse é um daqueles exemplos que TEM mesmo de os levar novos, tal como no 1.4 D da PSA.

Curiosa afirmação,sempre que se desmonta uma cabeça é necessário mudar os parafusos, salvo se o bloco e cabeça são em ferro. De outra forma alumínio/alumínio, Ferro/alumínio existem dilatações que comprometem a elasticidade dos "velhos", levando a um aperto não adequado e futuros problemas.
Por isso é que para alem kg de aperto se aperta em ângulo e de forma faseada.

Curiosa afirmação,sempre que se desmonta uma cabeça é necessário mudar os parafusos, salvo se o bloco e cabeça são em ferro. De outra forma alumínio/alumínio, Ferro/alumínio existem dilatações que comprometem a elasticidade dos "velhos", levando a um aperto não adequado e futuros problemas.
Por isso é que para alem kg de aperto se aperta em ângulo e de forma faseada.

completamente de acordo[;)] tambem tem de se ter atencao na forca de aperto e ha uma ordem para apertar os parafusos

Bem pessoal, a carrinha está de volta e parece que quer durar outros 300 000 kms(eheheheh).
Confirmou-se a junta da cabeça queimada, sendo que o motor foi testado para aquilatar de possíveis danos e tal não se confirmou.
Parece-me bem, mas ainda só andei (com este calor) 80 kms e disseram-me que por volta dos 1 000 kms tenho de lá voltar para o aperto final!
A carrinha levou:
Junta nova
cabeça rectificada + parafusos novos
Termostato
Bomba de agua
Foi feita a mudança da correia de distribuição mais uma peça (esqueci o nome)
Oleo 10-40
filtros
Liquido proprio para o deposito do radiador
Mão de obra

Ficou tudo com iva já incluido em 1 050€

Agradeço a todos pela vossa participação

Isso era antigamente em blocos e cabeça em ferro, devido ás dilatações.
O mecânico deve ser velhote, para ainda usar essa pratica.

Boa Noite a todos, aproveito este tópico já aberto para colocar as minhas dúvidas.

O meu carro é um Renault Clio 1.9 D , ano 2000

Tem perdido água de forma constante desde 2005, quando adquiri em segunda mão. De duas em duas semanas era encher porque o vazo de expansão ficava perto de vazio.

Ultimamente tem sido necessário encher de dois em dois dias no máximo, e a água tende a ficar castanha, mas como vaza e encho de seguida não escurece mais, o vazo fica é todo sujo no interior, castanho.

O carro não tem problemas de aquecimento, mesmo com o vazo de expansão praticamente vazio e só água no circuito.

A cor do óleo na vareta não apresenta uniformidades, é de cor preta, normal tendo em conta que já atingiu 11.000 km com esta muda de óleo, não apresenta bolhas nem gotas água (a haver está misturada no óleo e este continua preto, se bem que a consistência é menos espessa) o nível de óleo ao fim de 11.000 km baixou um bocado, na figura abaixo que não é do meu carro os zeros indicam cheio e traços vazio, o meu carro tem só um traço. portanto o nível baixou, mas não creio que seja muito ao fim de 11.000km para um carro a gasóleo. Foi-me dito que todos os diesel bebem óleo, por pouco que seja.
Renault_Clio_197_200_Instrument_Panel_Oil_Level_large.jpg

Noto um corrimento que vem desde parte central do motor até à parte do bujão, onde pinga para o chão, nunca foi muito grave, apenas tinha de limpar antes de ir à inspecção. Mas o carro sempre aguentou bem 10.000 km entre mudanças de óleo, pelo que esta sujidade levava tempo a acumular, devia soltar uma gota de vez em quando. A diferença ultimamente é que noto manchas no chão quando antes não chegava a pingar, uma vez que o óleo não baixa tanto de nível, parece-me que seja parte da água perdida.

Estou em vias de ir deixar o carro à oficina, mas antes, como não consigo ter uma ideia exacta do que se pode tratar, queria ter uma ideia do que custam algum tipo de reparações tendo em conta que tenho um clio e não um mercedes. Pesquisei neste fórum e fiz uma lista de coisas que podem ter de ser reparadas, precisava que os mais entendidos dessem a sua opinião, especialmente donos de carros semelhantes que tenham pago reparações iguais.

Substituição de Junta de cabeça = Vi no fórum custos entre 200 a 1000 euros
Junta da tampa das válvulas = ?
Rectificação da cabeça = 30€ ?
Alinhamento da cabeça = ?
Trocar parafusos = ?
Preço de uma junta reforçada= ?

Se o problema for só uma fuga de água do circuito, suponho que será custo mais baixo por não se ter de abrir o motor, eram estas coisas acima que precisava de uma luzes, para saber se o mecânico ao fazer o diagnóstico e orçamento está correcto e quais as minhas opções.

Obrigado a quem puder ajudar.

lusonico, vai ser difícil fazer um prognóstico sem ver o jogo... quero dizer, sem ver o que se passa! Não há juntas reforçadas, há boas, más e médias (e há bons trabalhos, maus e sofríveis).

Quanto ao resto... pode ser desde fugas (até por relas) até tudo corroído (mas, ainda assim, com fuga, porque se o líquido desaparece... é por algum sítio, nem que seja pela tampa do vaso de expansão... mas isso não explica a cor de corrosão).

Alguma rela marota? [;)]

Agora começa a usar um bom anticongelante!

O mecânico falou em relas, mas ainda estou na dúvida sobre o que são... Têm aspecto de válvulas? Anilhas? O anticongelante ajuda a isolar? Pensei que era só um aditivo para evitar corrosão...

Enfim, a bomba de gasóleo estava a verter, algo que eu já tinha visto mas não conseguia identificar, foi só mecânico jogar a mão debaixo dela e veio com a mão molhada de gasóleo...

A junta de cabeça não estava queimada mas antes "podre" pelo que me disse e mostrou o senhor.

Disse que o circuito de Água em si não tinha fugas, apenas que passava compressão do motor para a água, pelo que o excesso fazia a água sair pela tampa do reservatório da àgua. Nunca vi isso, a água a sair pela tampa...

O Arranjo total foi este:

Reparação de bomba de Inj 387,45
1 Reparação cabeça .......... 30,00
1 Junta de cabeça ............ 49,52
1 Jogo de Pernes (?) .......... 27,09
1 jogo juntas Descarb......... 37,29
1 Correia Distribuição ......... 46,95
1 Correia alternador ........... 27,40
1 Filtro óleo ....................... 5,73
4 Litros de óleo ................. 34,24
1 Filtro de ar ...................... 6,50
2 Kits rolamentos traseiros .. 97,81
Mão de Obra ................... 140,00
Total ............................. 896,13

Já fui buscar o carro mas de 2 em duas semanas a semanas tenho de meter água, será uma rela? Se usar daqueles selantes que se deitam nos circuitos da água ajudará?

Se for relas, fica barato. A mão-de-obra é que é o mais caro, principalmente se estiver num local perto do inacessível.

Back