Junta da Cabeça Queimada e agora?

Jol

New member
Boas,
Tenho um Civic Aerodeck 1.5i de 1999 com 291 000 kms (todos feitos por mim) e 95% feitos em auto-estrada.
As revisões foram feitas na Honda e inclusivamente fui ao Honda Day (2012) fazer check up, nada apontar.

Na semana passada, vinha de Lisboa pela A1, apanhei um acidente, e o consequente pára-arranca, passados 1/2 minutos reparo no ponteiro da temperatura quase no máximo (não chegou ao vermelho). Bom faço o que tem de ser feito nestas situações e assim que consigo meter as outras mudanças (3,4 e 5) o ponteiro volta ao normal. Não acendeu luz nenhuma nem notei diferença no motor (barulhos, ou outros).
Se não fosse eu ver o ponteiro como o vi , nem daria por nada.
Levo logo o carro ao mecânico , que depois de o experimentar aponta para a junta da cabeça queimada, sendo que, mais ao certo, só mesmo quando abrir o motor, mas que não notou nada de barulhos anormais.
No entanto, disse que possivelmente, para além da junta , o mais certo era uma rectificação(?), alinhamento(?) da cabeça.

A minha pergunta é, se o arranjo se basear nisto que vos informei, a carrinha ainda poderá durar mais alguns anos?
Ou esta reparação condena o carro irremediavelmente?

Aguardo as vossas considerações.

João

Porque não haveria de durar mais uns anos? Há poucos factores que contribuem para a condenação de um carro.. A maioria das vezes, as pessoas vendem o carro após 200 ou 300 euros de orçamento para arranjar..

Boas! A mim aconteceu isso e o motor ficou melhor que novo! Força nessa reparação!

Uma reparação só condena irremediavelmente se fôr mal feita.
Reparando o motor deve durar tanto quanto o conjunto permitir, não é nada que limite ou faça falir a fiabilidade.

Se a junta estiver queimada esse é o procedimento normal, para a reparação... mas...

Era bom que o mecanico dissesse com certeza se a junta queimou ou não sem ter de desmontar a cabeça.
Notas alguma perda de liquido de refrigeração, decrescimo de nivel no radiador, ou uma tonalidade diferente no liquido de refrigeração, notas o nivel do oleo a aumentar, se não notares nada disso provavelmente a junta está boa.

Convem tambem verificar os termostatos tanto o que regula o caudal do liquido de refrigeração, como o que activa a ventoinha.

A ventoinha disparou?
Se disparou cumpre a sua função, se não disparou, o deves ter um problema no sensor (termostato) da ventoinha.

Procura segunda opinião a outra oficina ou mecanico e explica como se comportou o carro durante esse pára arranca.

Uma reparação só condena irremediavelmente se fôr mal feita.
Reparando o motor deve durar tanto quanto o conjunto permitir, não é nada que limite ou faça falir a fiabilidade.

Se a junta estiver queimada esse é o procedimento normal, para a reparação... mas...

Era bom que o mecanico dissesse com certeza se a junta queimou ou não sem ter de desmontar a cabeça.
Notas alguma perda de liquido de refrigeração, decrescimo de nivel no radiador, ou uma tonalidade diferente no liquido de refrigeração, notas o nivel do oleo a aumentar, se não notares nada disso provavelmente a junta está boa.

Convem tambem verificar os termostatos tanto o que regula o caudal do liquido de refrigeração, como o que activa a ventoinha.

A ventoinha disparou?
Se disparou cumpre a sua função, se não disparou, o deves ter um problema no sensor (termostato) da ventoinha.

Procura segunda opinião a outra oficina ou mecanico e explica como se comportou o carro durante esse pára arranca.

Apareceu água perto do depósito, e as tubagens inchavam com a pressão. Tanto o termostato como a ventoinha e o radiador funcionam normalmente.
No entanto, devido aos muitos kms, vai levar um termostato novo, bomba de água nova, correia de distribuição e mais umas coisas ligadas ao circuito.
No que diz respeito ao comportamento no pára arranca , tirando o ponteiro da temperatura que subiu até ao máximo, sem chegar ao vermelho, eu não daria por nada...

Como é que estavam os tubos que ligam ao radiador???
Consumiu refrigerante ou o nível deste manteve-se????

As informações que dá são muito poucas.....
A ter de mudar a junta é de bom tom retificar a cabeça......

O meu pai teve um Astra 1.4i de 93 que teve um problema na bomba de água (muito frequente nos opel da altura), também teve de mudar a junta.....nuca mais foi carro, gastava bastante óleo e o motor nunca mais foi o mesmo........mas penso que aqui o problema foi ter sido de verão e ter fetio cerca de 15 km SEM água.....nestas condições qualquer motor sofreria bastante!

Tive um 205 XAD que mudou a junta aos 30.000km, o sistema, por alguma razão, teve uma fuga e o meu pai andou nele sem água.....Vendi-o com 270.00km não gastava óleo nem o nível do refrigereante diminuía

Como é que estavam os tubos que ligam ao radiador???
Consumiu refrigerante ou o nível deste manteve-se????

As informações que dá são muito poucas.....
A ter de mudar a junta é de bom tom retificar a cabeça......

O meu pai teve um Astra 1.4i de 93 que teve um problema na bomba de água (muito frequente nos opel da altura), também teve de mudar a junta.....nuca mais foi carro, gastava bastante óleo e o motor nunca mais foi o mesmo........mas penso que aqui o problema foi ter sido de verão e ter fetio cerca de 15 km SEM água.....nestas condições qualquer motor sofreria bastante!

Tive um 205 XAD que mudou a junta aos 30.000km, o sistema, por alguma razão, teve uma fuga e o meu pai andou nele sem água.....Vendi-o com 270.00km não gastava óleo nem o nível do refrigereante diminuía

Nenhum tubo estava roto,(se é isso que quer saber) e nunca ficou sem refrigerante no depósito , até pelo contrário, devido ao aquecimento da água o depósito estava quase cheio.

Alguma vez viste o ponteiro a chegar aí?

Parece-me normal que a temperatura suba parado e diminua em andamento. Não vejo aí nada de errado, mas de qualquer forma esclareces pouco o comportamento do tal ponteiro, ventoinha, etc etc. E depois o mecânico diz logo que é disso... Eu certificava-me primeiro. Sem qualquer sintoma além da temperatura ter subido em pára arranca eu não mexia.

Então mas levaste o carro ao mecânico porque a temperatura subiu no trânsito ? Porque foi a primeira vez ?

E por coincidência o mecânico disse logo que tinha a junta queimada... Se o nível do líquido de refrigeração está no mesmo sítio e não notas nada diferente no comportamento da carrinha, deves estar a ser comido.

Se calhar até tens o termostato a abrir um pouco tarde ou com alguma falha.

Então mas levaste o carro ao mecânico porque a temperatura subiu no trânsito ? Porque foi a primeira vez ?

E por coincidência o mecânico disse logo que tinha a junta queimada... Se o nível do líquido de refrigeração está no mesmo sítio e não notas nada diferente no comportamento da carrinha, deves estar a ser comido.

Se calhar até tens o termostato a abrir um pouco tarde ou com alguma falha.

O mecânico disse que era a junta depois de fazer os testes respectivamente, não disse na altura em que deixei lá o carro , disse-o passado dois dias...

Que testes?

BEF1FAN, não estava lá pessoalmente para ver; o que ele disse foi que ligou o carro até o motor aquecer, viu que deitava água pelo reservatório, que as tubagens inchavam com a pressão, a ventoinha disparava e mesmo assim o ponteiro não abaixava, foi mais ou menos isto, pode estar-me a escapar qualquer coisa....

Last edited:
pelo que falas nao penso que seja a junta queimada,com a junta queimada teria que haver mistura de agua com oleo ou vice versa..a agua iria passar para o oleo pelo que o nivel baixaria e o oleo ganhava uma cor tipo caramelo,,iria sair vapor de agua pelo escape tipo o vapor que nos dias de inverno,tambem pode haver passagem de oleo para a agua,,mas ai a agua ficaria mais escura facilmente notarias no vaso de expancao,caso nao tenhas nenhum desses sintomas nao acredito que seja a junta queimada..termostato avariado,tubagem entupida serao os meus palpites ja que a ventoinha funciona

Não tenhas qq receio quanto à troca da junta. O motor fica, pelo menos, igual ao que era antes (se tudo for bem feito!). Trata-se apenas de uma simples junta! Não é o Santo Graal!

Normalmente nem é preciso mexer na cabeça, salvo se tiver havido graves e prolongados sobreaquecimentos. Claro que o mecânico verificará se houve empenos e, se houve, tb não é nada do outro mundo! Volta até a ficar melhor pq sempre se retira o carvão acumulado!

Tão importante como isso é rever cuidadosamente todo esse sistema de arrefecimento (como já referiste) e utilizar por fim um anticongelante jeitoso (não daqueles para -10 ou -15ºC...)

Uma boa reparação, ou seja, bem feita, dura bastante. Pelo menos o suficiente para se gozar do veículo uns bons anos.

Agora, a nível de intervenção, isso deverá ter em conta os estragos e o motor em si.

Há reparações que bastam apenas mudar a junta, outros já requerem parafusos de aperto novos, outros mudar a cabeça porque já não dá para aproveitar, etc etc.

Há no entanto uma coisa que se deve sempre fazer: facear o material. Ao fazê-lo, está-se a colocar uniformemente a face do material e a eliminar imperfeições. Para além de permitir limpar os restos da junta velha.

Poderá também optar-se por uma junta reforçada.

O investimento é algo avultado mas compensa, a não ser que o carro valha menos de 500 €. [;)]

Back