Junta de cabeça que queimou

Ton

New member
Aconteceu-me ontem. Circulava a velocidade normal, o aviso de temperatura excessiva acendeu, desliguei de imediato, e parei na faixa lateral da autoestrada. O carro foi carregado no reboque e ficaram manchas de água e óleo no pavimento.

O motor é um 1.1 a gasolina (Citroen C3), com 75.000 Km.

Fiquei espantado (e incomodado).

Aconteceu-me ontem. Circulava a velocidade normal, o aviso de temperatura excessiva acendeu, desliguei de imediato, e parei na faixa lateral da autoestrada. O carro foi carregado no reboque e ficaram manchas de água e óleo no pavimento.

O motor é um 1.1 a gasolina (Citroen C3), com 75.000 Km.

Fiquei espantado (e incomodado).

são coisas que acontecem

Nunca percebi a mania de alguns fabricantes em não meter um manómetro da temperatura num carro. Para mim é um instrumento essencial durante a condução, e em muitos casos poderia evitar danos de maior em caso de sobreaquecimentos, já que o condutor ao ver o ponteiro um pouco acima do que deve, suspeita logo e toma a devidas precauções se for preciso imobilizar o carro. No caso das luzes avisadoras isso não acontece e ainda para mais a maioria delas já só acende a uma temperatura muitíssimo elevada, e já com danos causados no sistema de refrigeração.

Pois, por acaso os TU volta e meia queimam juntas. Tal como os FIRE da Fiat (e os K da Rover, mas nesses o espectro de motores afectados ainda é maior).

Lado positivo: nestes TU não é assim tão caro de arranjar quanto isso e não é muito difícil para um mecânico normal.

Junta queimada não verte para fora (pelo menos nunca vi). Se está no chão penso que deverá de ter uma fuga de água e consequentemente queimou a junta, passando o óleo para o circuito...

Termostato cola fechado... O motor sobraquece e a junta queima... O aumento de pressao nos tubos pode levar à rotura de um ou à saída da água pela tampa do reservatório

é por tal motivo que sempre compro carros que tenham manometros com ponteiro da temperatura , tive um saxo 1.5D que não tinha, o primeiro que fiz foi instalar um , fica feio ....mas fico descansado.

é por tal motivo que sempre compro carros que tenham manometros com ponteiro da temperatura , tive um saxo 1.5D que não tinha, o primeiro que fiz foi instalar um , fica feio ....mas fico descansado.

Eu tambei pensava assim até gripar um motor (rotura de um tubo) sem que o ponteiro do Clio II 1.9D se tenha mexido do meio para cima. [8b]

De qualquer forma continuo a preferir com ponteiro mas passei a desvalorizar um pouco o que lá está mostrado

Eu tambei pensava assim até gripar um motor (rotura de um tubo) sem que o ponteiro do Clio II 1.9D se tenha mexido do meio para cima. [8b]

De qualquer forma continuo a preferir com ponteiro mas passei a desvalorizar um pouco o que lá está mostrado

Exactamente. O tempo que demora até que a informação seja dada...já a junta/motor estão torrados, por vezes. Mas continua a ser melhor que nada e em alguns casos é bem útil. [;)]

Adaptei um manómetro ao 106 e dispara sempre nos 92 e regressa aos 88.

Realmente não faz muito sentido alguns carros não terem manómetros de temperatura, e só sabermos se há algum problema se a dita luz acusar sobreaquecimento.

Voltar
Superior