Juntas de Cabeça !! Moscas ???

Excalibur

Banido
Gostaria de formular aqui esta pergunta.

Alguém sabe o que representa em termos de medida

Uma Mosca
Duas Moscas
Três Moscas

É normal nas casa de peças perguntarem " A junta é de quantas moscas ?"

Mas uma mosca tem de representar uma medida (espessura eventualmente) Y

Representa quanto ?

Um Micron ?
Uma Décima ?
Um Milimetro ?
Etc, etc,

É tudo muito engraçado dizer que a junta tem duas moscas, mas isto em termos de medida representa o quê ?

Fica a pergunta.
[;)]

desconhço esse termo e essa medida... mas pesquisei no google e ele tambem nao dá nada, mas existe no BOXE uma categoria chamada peso-mosca...... será relacionado? duvido muito mas...

Last edited:
Normalmente, qd mudas uma junta tens de rectificar a cabeça. Isto significa ir ao torneiro e desbastar ligeiramente a cabeça para a aplainar.

Este processo não pode ser feito indefinidamente. Normalmente tens na cabeça umas marcas ("moscas") com diferentes profundidades. A primeira rectificação "come" a primeira mosca, a segunda rectificação "come" a segunda mosca, etc...

Provavelmente as juntas têm espessuras ligeiramente diferentes conforme o número de rectificações que a cabeça levou.

Que estranho, tb nunca ouvi falar dessa

No meu GR antigo, tive q mudar a junta de cabeça por precaução pq ia fazer uma longa expedição, a mim do perguntaram qual é o tamanho (espessura) quer q era A, B ou C, agora moscas? lol

desconhço esse termo e essa medida... mas pesquisei no google e ele tambem nao dá nada, mas existe no BOXE uma categoria chamada peso-mosca...... será relacionado? duvido muito mas...

No meu GR antigo, tive q mudar a junta de cabeça por precaução pq ia fazer uma longa expedição, a mim do perguntaram qual é o tamanho (espessura) quer q era A, B ou C, agora moscas? lol

Mas esta designação meus caros, é o que vos pedem se solicitarem uma junta de cabeça numa casa de peças.

[;)]

Por isso é que acho que tem de haver uma medida padrão em Milimetros ou em Microns que equivalha a esta deformação linguistica em Portugal.

Normalmente, qd mudas uma junta tens de rectificar a cabeça. Isto significa ir ao torneiro e desbastar ligeiramente a cabeça para a aplainar.

Sim normalmente é isto que fazem, mas pode ser errado, se uma cabeça estiver em condições e dentro dos desvios permitidos em termos de empenos, não é necessário rectificar.

Normalmente os torneiros ou casa da especialidade fazem-no porque têm menos trabalho a conferir os valores, assim rectificam e já está.

O que significa que uma cabeça cada vez que é rectificada desnecessáriamente, caminha para a sua inutilização, porque vai chegar a um ponto em que não tem mais hipoteses de rectificar.

Este processo não pode ser feito indefinidamente. Normalmente tens na cabeça umas marcas ("moscas") com diferentes profundidades. A primeira rectificação "come" a primeira mosca, a segunda rectificação "come" a segunda mosca, etc...

Provavelmente as juntas têm espessuras ligeiramente diferentes conforme o número de rectificações que a cabeça levou.

As juntas efectivamente têm as moscas para compensar o que é retirado na rectificação do torneiro.

Mas se não for necessário rectificar usa-se uma junta STD (standart ou padrão)

Eu só quero mesmo saber quanto representa uma Mosca em Termos de espessura.

Excalibur, vê aqui:

http://www.azauto.pt/gca/index.php?id=256

Pelo que percebo, cada fabricante indica a espessura da junta com umas marcas (moscas). De facto, quanto mais rectificada for a cabeça mais grossa tem que ser a junta para compensar. Não há um padrão "x moscas = y milímetros", depende do fabricante/marca (o que está no site é mero exemplo).

ClioII

Tem de haver uma medida base a que equivale a tal "mosca" não pode ser cada cor seu paladar, uma "mosca" tem de equivaler a uma Medida Y.

Eu já tinha visto essa da AZauto, mas por ser ambigua é que pedi informações por aqui.

[;)]

Tem de haver uma medida base a que equivale a tal "mosca" não pode ser cada cor seu paladar, uma "mosca" tem de equivaler a uma Medida Y.

"Tem de"... porquê? Não "tem de" haver uma unidade uniforme.

Imagina:

Motor ABC da marca XYZ:
1 mosca = 1.30mm
2 moscas = 1.36mm

Motor DEF da mesma marca XYZ:
1 mosca = 1.33 mm
2 moscas = 1.39 mm

Percebes o que quero dizer? Para cada motor o fabricante é que define quanto é que é "1 mosca" ou "2 moscas". [;)]

"Tem de"... porquê? Não "tem de" haver uma unidade uniforme.

Imagina:

Motor ABC da marca XYZ:
1 mosca = 1.30mm
2 moscas = 1.36mm

Motor DEF da mesma marca XYZ:
1 mosca = 1.33 mm
2 moscas = 1.39 mm

Percebes o que quero dizer? Para cada motor o fabricante é que define quanto é que é "1 mosca" ou "2 moscas". [;)]

Hummm ...

Tenho de investigar isto muito bem acho estranho a medida das "moscas " poder variar de marca para marca.

É um contrasenso por exemplo rectificar um motor e retirar 0,03 mm e chegar á conclusão que na marca XYZ:

1 mosca = 1.30mm

e na marca XYZ:

1 mosca = 1.33 mm

Acho estranho.

Hummm ...

Tenho de investigar isto muito bem acho estranho a medida das "moscas " poder variar de marca para marca.

É um contrasenso por exemplo rectificar um motor e retirar 0,03 mm e chegar á conclusão que na marca XYZ:

1 mosca = 1.30mm

e na marca XYZ:

1 mosca = 1.33 mm

Acho estranho.

Também nunca tinha ouvido falar disso.
O mais parecido com mosca são os mesh. [:D] Mas não tem nada a ver.

Pelo que entendo as rectificações é que têm que ser standarizadas em função da mosca! [;)]

Nos bronzes costuma-se utilizar a expressão STD para standard, ou seja sem rectificação, ou então depois 0,1 (acho eu) para uma rectificação de 0,1 mm (aqui não tenho a certeza :confused: ) e depois sucessivamente... Até já não haver material [:D]

Gostaria de formular aqui esta pergunta.

Alguém sabe o que representa em termos de medida

Uma Mosca
Duas Moscas
Três Moscas

É normal nas casa de peças perguntarem " A junta é de quantas moscas ?"

Mas uma mosca tem de representar uma medida (espessura eventualmente) Y

Representa quanto ?

Um Micron ?
Uma Décima ?
Um Milimetro ?
Etc, etc,

É tudo muito engraçado dizer que a junta tem duas moscas, mas isto em termos de medida representa o quê ?

Fica a pergunta.
[;)]

Representa que quanto mais moscas, mas grossa é a junta nada mais. Em termos práticos, é o mecânico que tem de avaliar a junta, de maneira que os êmbolos não batam na cabeça.
Isto é claro após uma reparação pois nas descarbonizações a junta é igual.

Falso, quando se muda uma junta não tem de se rectificar a cabeça!

Moscas são entalhes, furos ou saliências na junta, também as letras ou números são validos.

Attachments

• JUNTA.jpg
    JUNTA.jpg
    35.5 KB · Views: 0
Representa que quanto mais moscas, mas grossa é a junta nada mais. Em termos práticos, é o mecânico que tem de avaliar a junta, de maneira que os êmbolos não batam na cabeça.
Isto é claro após uma reparação pois nas descarbonizações a junta é igual.

Sim e quanto mais grossa for a junta significa que a cabeça foi "rectificada" e foi retirado material.

Ou seja a vida util da cabeça e as possibilidades de voltar a reutilizar esgotam-se.

Falso, quando se muda uma junta não tem de se rectificar a cabeça!

Correcto.

Mas o que está em causa é a medida que a mosca representa !

[;)]

Sim e quanto mais grossa for a junta significa que a cabeça foi "rectificada" e foi retirado material.

Ou seja a vida util da cabeça e as possibilidades de voltar a reutilizar esgotam-se.

Correcto.

Mas o que está em causa é a medida que a mosca representa !

[;)]

Caro Excalibur
Durante a vida normal de um motor e estamos a falar de motores de carritos, rara é a cabeça que é rectificada. A acontecer uma rectificação e dependendo do que se lhe retira, ainda tem material para se poder fazer outra no mínimo. Isto sempre a ter em conta o que disse "dependendo do que se lhe retira"
Mal dos motores ou dos proprietários se se tivesse que fazer rectificações de cabeça amiúdo.

Sobre a espessura da junta... não quer dizer que a cabeça tenha sido rectificada, uma simples mudança de êmbolos pode originar um aumento da espessura da mesma para evitar que estes batam na cabeça, é o que na gíria se diz "os êmbolos batem"

Também nunca tinha ouvido falar disso.
O mais parecido com mosca são os mesh. [:D] Mas não tem nada a ver.

Pelo que entendo as rectificações é que têm que ser standarizadas em função da mosca! [;)]

Nos bronzes costuma-se utilizar a expressão STD para standard, ou seja sem rectificação, ou então depois 0,1 (acho eu) para uma rectificação de 0,1 mm (aqui não tenho a certeza :confused: ) e depois sucessivamente... Até já não haver material [:D]

Rectificações mais usuais são as 0,25 e 0,50 (mm).

Quando se tira a cabeça como é que se sabe se a junta nova a colocar deve ter a medida standard ou se tem que ter mais espessura devido a anteriores rectificações?

Quando se tira a cabeça como é que se sabe se a junta nova a colocar deve ter a medida standard ou se tem que ter mais espessura devido a anteriores rectificações?
Medindo-a e comparando às especificações originais.
Normalmente quando se rectifica, adiciona-se sempre o que se tira da cabeça à junta.

Back