E tu a insistires em descontextualizar o tópico do assunto principal....
A história do Jiu-Jitsu Brasileiro ou quantos combates se realizaram em Portugal...muito interessante... mas para o assunto em questão é IRRELEVANTE!
Até podias ter debitado mais links e como o Judo teve origem no Jiu-Jitsu etc e tal mas para quê?? É irrelevante para o assunto em questão.
Como disse e reafirmo, o Jiu-Jitsu e outros desportos igualmente agressivos que de repente proliferam em tudo o que são academias "de vão de escada" não trazem absolutamente nenhuma mais valia à formação desportiva e intelectual de uma criança de 6 anos do que o Judo. Pelo contrário, as contra-partidas e os riscos são muito superiores! Escolas e mestres de Judo com provas dadas para o ensino de Judo a crianças de 6 anos e com um ambiente espectacular e com boas tradições é o que não falta no nosso país. De resto o Judo não é uma arte marcial "normal". É a única que não é violenta mas que dá ferramentas mais que suficientes para criar auto-estima e "corpo" a um puto para se poder desenrascar e defender perante outros miúdos mais "reguilas".
Em vez de andares a debitar links da wikipedia, que tal sugerires academias e mestres de Jiu-Jitsu Brasileiro indicados para crianças de 6 anos em Portugal??? É que para Judo é fácil encontrar boas de confiança e de provas dadas... (muito fácil mesmo)... De Jiu-Jitsu Brasileiro para putos de 6 anos? não conheço.... e para quê o risco? Para uma criança de 6 anos não traz qualquer mais valia.
De resto trata-me por tu.
Não era pra ti que eu deixei o link sobre BJJ, e sim para os que quiserem conhecer.
Eu também pratiquei judo antes de conhecer o BJJ, que pratiquei na Academia Barra Gracie em Benfica, portanto, recomendo a todos:
FPJJB > Federao Portuguesa de Jiu Jitsu Brasileiro | Lisboa E o Judo ajuda muito quem deseja praticar BJJ, pois da-te uma boa noção de base, principalmente em pé, etc, mas é um desporto, e não uma arte marcial. Aí depende do que os pais querem. Se a intenção é praticar um desporto, recomendo a natação, que desenvolve o corpo todo, e ainda beneficia a criança com o "saber nadar".
O BJJ, para crianças é óptimo, meu filho fez entre os 4 aos 7 anos, e tornou-se uma criança muito mais contida, sem agressividade latente comum a algumas crianças na idade, e melhorou muito em termos de respeito, e agora que sei que há uma aqui na Margem Sul, vou ainda este mês procurar mais informações e vamos voltar a praticar.
O bom do BJJ é que não ensina-te a atacar, não incita a agressividade, a trocar socos ou pontapés, que é o que os miúdos mais gostam de fazer na época escolar, e, como que, com pouco tempo de prática, já ganha-se muita confiança, ajuda a diminuir a agressividade, uma vez que a criança perde o medo instintivo, que muitas vezes traduz-se em agressividade. Isso não sou apenas eu quem falo, e sim psicólogos.
[]'s