Kia Rio - Opiniões

MerryBerry

New member
Olá a todos. Venho aqui pedir-vos feedback acerca do Kia Rio. Estou a ver o mercado e pareceu-me a melhor opção em termos de equipamento pelo preço.

Seria a versão a diesel 1.1 EX. Bem sei que vem aí a próxima geração mas isso não tem qualquer relevância, além do mais a KIA está com uma campanha de desconto butal.

No fundo, o que eu gostava era de ter feedback acerca do bicho. :)

Obrigada

Boas, tenho um à cerca de 4 meses. Exatamente na versão 1.1 CRDI EX. Vinha de um Opel Corsa B, primeiro carro, por isso o salto foi grande.
Nestes 4 meses fiz 15kkm, 90% AE. O carro é comfortável qb e silencioso em ritmos de autoestrada. Sendo um tri-cilindrico tem um barulho áspero, principalmente a frio e a baixas rotações. Eu noto o típico barulho três cilindros apenas no para arranca. Ainda sobre o motor, anda bem mais do que os 75cv sugerem, no entanto bebe como motor grande. As minhas médias são de 6-6.2l/100km em AE (120-140km/h) e 5.2-5.5 em nacional.

Quanto ao interior e equipamento, acho que vem bem equipado para o preço, então se falas que agora estão com uma boa campanha de desconto o value-for-money deve ser ainda melhor. A qualidade do interior é fraca/média. Tens os plasticos das portas por exemplo, super duros. Mas se optares pela versão EX já tráz o volante e manete das velocidades em pele, o que dá uma maior qualidade perceptível. Quanto a barulhos, até agora o meu tinha um no pilar A do lado esquerdo que desapareceu com a rodagem, fora isso nada mais a apontar.

No geral estou super satisfeito com a compra :)

Se me lembrar de mais alguma coisa relevante eu posto aqui. Estas a vontade para fazer perguntas.

Aproveito e deixo uma foto do bixo [;)]

Attachments

• 20161029_130835.jpg
    20161029_130835.jpg
    102.4 KB · Views: 0
O teu tem navegação, A/C automático e sensores? Como é o conforto dos bancos?

Estava à espera de consumos menores, confesso.

Obrigada pela ajuda.

Os bancos apesar de não terem ajuste lombar considero confortaveis. Outra coisa que não têm é a típica rodinha para ajustar o ângulo das costas. Em vez disso tem uma manivela, logo por aí limita um bocado a escolha do "ângulo perfeito".
Para referência faço tiradas de +/- 1h ao volante, 2 vezes por dia e não tenho razão de queixa. Foi facíl encontrar uma boa posição de condução.

No forum Kia aqui ao lado à malta a fazer entre os 4.5 e os 5 l/100km, deduzo com pouca AE. A minha condução não é nada calma e por isso os meus consumos serão sempre para cima do que poderás esperar. Acredito bem que se fizeres uma condução mais calma e maioritariamente nacionais que fiques pelos 5l/100km, até porque eu já o fiz. Só não consigo é ter paciência para isso [:D]

Last edited:
O meu também AC auto e navegação, assim com câmera traseira. É o EX + pack confort, que lhe adiciona os sensores, cruise control e painel de instrumentos "desportivo".

O teu tem navegação, A/C automático e sensores? Como é o conforto dos bancos?

Estava à espera de consumos menores, confesso.

Obrigada pela ajuda.

A KIA não é forte nos consumos, regra geral são superiores à concorrência em motores equivalentes.

É complicado arranjar um carro melhor pelo mesmo preço.

Não sei por quanto ficará nesta fase, já que em fim de vida costumam fazer boas promoções, mas é geralmente uma boa relação qualidade/preço.

Do breve contacto que tive com o carro... gostei bastante.

As minhas médias são de 6-6.2l/100km em AE (120-140km/h) e 5.2-5.5 em nacional.

A mim não me parecem consumos exagerados para a velocidade em questão, parece-me antes, consumos reais. Acho difícil (não impossível) um carro fazer consumos de menos de 5l em condução normal e despreocupada, na generalidade dos carros....

Atenção que disse "difícil" não impossivel

A mim não me parecem consumos exagerados para a velocidade em questão, parece-me antes, consumos reais. Acho difícil (não impossível) um carro fazer consumos de menos de 5l em condução normal e despreocupada, na generalidade dos carros....

Atenção que disse "difícil" não impossivel

Sim eu também não disse que eram exagerados. Apenas me parecem ficar a par do que muitos reportam aqui com motores 1.5/1.6 na mesma gama de velocidades.

Sim eu também não disse que eram exagerados. Apenas me parecem ficar a par do que muitos reportam aqui com motores 1.5/1.6 na mesma gama de velocidades.

Sim, tens razão.
Mas temos que ver que o consumo não baixa na proporção da cilindrada, pois se assim fosse; um carro 2.0 de cilindrada que gaste 6/7l, um 1.0 tinha que gastar metade... 3/3,5l...

Esses consumos são semelhantes a um motor a gasolina de 0.9cc ou 1.0cc da concorrência. O Rio é uma boa opção mas vai ver também outras marcas, agora há vários modelos em fim de vida com grandes descontos, Seat Ibiza, Peugeot 208, Ford Fiesta, etc.. Boa compra.

Só equacionava este KIA se fosse muito mais barato que um clio, ou fiesta, ou polo, ou etc etc. Se custasse menos 5000€ ponderava, caso contrário não.

Só equacionava este KIA se fosse muito mais barato que um clio, ou fiesta, ou polo, ou etc etc. Se custasse menos 5000€ ponderava, caso contrário não.

Isto porque? Só os 7 anos de garantia são uma grande vantagem e eu partilho da ideia que também é o utilitário mais bonito.

Exprimentei o Rio esta semana que passou mas em versão gasolina. Entre 8 segmentos B que exprimentei ficou entre os meus 3 preferidos.

Isto porque? Só os 7 anos de garantia são uma grande vantagem e eu partilho da ideia que também é o utilitário mais bonito.

Porque eu sou preconceituoso e o KIA não está ao nível das outras marcas mencionadas.

Já quanto aos 7 anos de garantia, num mero utilitário... isso obriga a gastar balúrdios em manutenção preventiva durante 7 anos na marca.... acho que é melhor negócio para a marca que para o proprietário.

Não me estou a imaginar a levar um 1.1D com 7 anos a fazer uma revisão à marca (250/300€) para mudar o oleo quando podia fazer isso por 40€ numa oficina qualquer.

Porque eu sou preconceituoso e o KIA não está ao nível das outras marcas mencionadas.

Já quanto aos 7 anos de garantia, num mero utilitário... isso obriga a gastar balúrdios em manutenção preventiva durante 7 anos na marca.... acho que é melhor negócio para a marca que para o proprietário.

Não me estou a imaginar a levar um 1.1D com 7 anos a fazer uma revisão à marca (250/300€) para mudar o oleo quando podia fazer isso por 40€ numa oficina qualquer.

Globalmente pode não estar mas em muito aspetos está sim perfeitamente ao nível da concorrência.

Não querendo entrar em picardias... mudar óleo e filtros por 40 euros!? Tens que me dizer onde... Por 150 euros acredito, agora 40...

Back