Kia Rio - Opiniões

Engraçado que grande parte das pessoas ainda pensa que tem de ir à marca fazer as revisões durante a garantia.

Porque eu sou preconceituoso e o KIA não está ao nível das outras marcas mencionadas.

Já quanto aos 7 anos de garantia, num mero utilitário... isso obriga a gastar balúrdios em manutenção preventiva durante 7 anos na marca.... acho que é melhor negócio para a marca que para o proprietário.

Não me estou a imaginar a levar um 1.1D com 7 anos a fazer uma revisão à marca (250/300€) para mudar o oleo quando podia fazer isso por 40€ numa oficina qualquer.

1° Podes fazer a revisão em oficinas credenciadas para equivalerem às revisões da marca.
2° Esses custos que falas são a cada 2 anos / 30.000 kms, o que significa que se o utilizador, como grande maioria dos PT fizer menos de 15k kms/ano, são 125/150€ ano para estar descansado durante 7 anos.
3° Aquilo que as pessoas dão grande importância, a fiabilidade, a KIA e a sua irmã Hyundai são das melhores ao lados dos japoneses.

Eu só devido ao 2° ponto a minha próxima viatura deve ser um KIA, só tenho 'pena' que o Focus se esteja a portar tão bem

Engraçado que grande parte das pessoas ainda pensa que tem de ir à marca fazer as revisões durante a garantia.

Não tem que ir, mas é aconselhável...

Vou dar-te um exemplo, que me foi dito por um diretor comercial:

Se alguém compra lá um carro e passado 1 ano queima a embraiagem, se for cliente da casa e fizer lá as revisões, eles colocam uma nova ao abrigo da garantia... Se não for cliente e fizer as revisões fora, tem que pagar.

É um carro bonito, espaçoso, fiável e com uma excelente relação preço/qualidade/espaço/equipamento/garantia.

Uma escolha segura.

1° Podes fazer a revisão em oficinas credenciadas para equivalerem às revisões da marca.
2° Esses custos que falas são a cada 2 anos / 30.000 kms, o que significa que se o utilizador, como grande maioria dos PT fizer menos de 15k kms/ano, são 125/150€ ano para estar descansado durante 7 anos.
3° Aquilo que as pessoas dão grande importância, a fiabilidade, a KIA e a sua irmã Hyundai são das melhores ao lados dos japoneses.

Eu só devido ao 2° ponto a minha próxima viatura deve ser um KIA, só tenho 'pena' que o Focus se esteja a portar tão bem

Se fosse eu, não estaria tão seguro no que concerne ao ponto 1. E mais não digo.

Podes , claro que podes. No entanto é necessário seguir à risca as condições particulares de garantia que a Lei tb permite.

Por exemplo: uma factura de revisão com pastilhas sem número de série/ traking number da pastilha inscrito na factura: invalida garantia se a marca quiser.

E tem toda a lógica senão vejamos: é necessário que quem garante o carro tenha tb a certeza que as peças substituídas fora da sua rede sejam equivalentes por um lado e substituídas por mecânicos com carteira profissional em oficinas com Alvará, por outro.

Portanto, se tens jeito para mudar óleo ou trocar peças: esquece isso tb...

Mas sim, podes fazer revisões for da marca. Desde que...

Pelo configurador oficial um Rio 1.1 crdi do nível intermédio fica por 17 mil euros (desconto de 3500 euros).

Também não é assim tão barato. Por esse preço já se conseguem outros modelos com motores diesel mais potentes e que não consomem mais. Yaris 1.4 D-4D, Clio 1.5 dCi, 208 HDi, Fiesta 1.5 TDCi, etc..

Last edited:
Também não é assim tão barato. Por esse preço já se conseguem outros modelos com motores diesel mais potentes e que não consomem mais. Yaris 1.4 D-4D, Clio 1.5 dCi, 208 HDi, Fiesta 1.5 TDCi, etc..

Nenhum desses carros, com o mesmo equipamento do Rio, está a menos de 19.000€. Portanto, mais de 2000€ de diferença entre o Rio e os restantes. Alem da garantia da Kia, de uma promoção com manutenções a preço reduzido, etc. A nível de numeros tudo bate certo, agora, o que pretendia saber era o que acham do carro.

Nenhum desses carros, com o mesmo equipamento do Rio, está a menos de 19.000€. Portanto, mais de 2000€ de diferença entre o Rio e os restantes. Alem da garantia da Kia, de uma promoção com manutenções a preço reduzido, etc. A nível de numeros tudo bate certo, agora, o que pretendia saber era o que acham do carro.

Com descontos ficam próximo do preço do Kia.

Não tem que ir, mas é aconselhável...

Vou dar-te um exemplo, que me foi dito por um diretor comercial:

Se alguém compra lá um carro e passado 1 ano queima a embraiagem, se for cliente da casa e fizer lá as revisões, eles colocam uma nova ao abrigo da garantia... Se não for cliente e fizer as revisões fora, tem que pagar.

Isso não é bem assim, quando queres activar a garantia tens que pedir autorização á marca, e depois ela autoriza a oficina a fazer a reparação e paga-lhe, para uma oficina é bom que lá vão activar a garantia.

Isso não é bem assim, quando queres activar a garantia tens que pedir autorização á marca, e depois ela autoriza a oficina a fazer a reparação e paga-lhe, para uma oficina é bom que lá vão activar a garantia.
E é isso que eles fazem, dizem por exemplo, que detetaram um defeito na embraiagem e activam a garantia.

E é mesmo assim, neste caso sei bem do que falo, pois conheço bem quem me disse isto.

Eu andei com um uns 2 dias, e achei que o motor era fraquinho( mas aqui depende muito tambem do que se está habituado e aos percursos que se faz) mas que permite fazer consumos bons, de resto tirando uns plasticos que me pareceram fracos no geral acho que o carro é muito interessante em termos de espaço estando muito proximo de um segmento C, e pareceu-me bem construído.

Aquela configuração que o roberto colocou atrás ou seja a EX com o pack, deves conseguir por esta altura por 17K ou menos, e tem basicamente todo o equipamento, acho que é um excelente negocio se conseguires viver com o facto do motor não andar grande coisa.

Back