Laguna III, 1º lugar no TOP 3 do índice de satisfação, na Alemanha...

Para mim não é nada evidente. Tal como para a maioria dos clientes que preferem outros modelos menos equipados do segmento do Laguna.
Os que preferem modelos menos equipados do que o Laguna, das duas uma, ou têm menos dinheiro para dar por um carro, ou compram "apenas pelo logotipo".

Os que compram pelas qualidades mecânicas, pela resistência dos materiais, pela QUALIDADE dos equipamentos.
Isso, hoje em dia, é uma ilusão! Tens, talvez, mais carros antigos a circular ainda pelas nopssas estradas de classes baixas e marcas francesas do que tens carros alemães...

Vê a quantidade de R5, R4, de AX, de ZX, de 106.. e por aí fora...

O meu primeiro carro, um R Super 5 TL, a última vez que o vi, já lá vão uns anos, tinha já ultrapassado os 700.000 kms, embora já estivesse todo podre de chapa! [:cool:]

Isso, hoje em dia, é uma ilusão! Tens, talvez, mais carros antigos a circular ainda pelas nopssas estradas de classes baixas e marcas francesas do que tens carros alemães...

Vê a quantidade de R5, R4, de AX, de ZX, de 106.. e por aí fora...

O meu primeiro carro, um R Super 5 TL, a última vez que o vi, já lá vão uns anos, tinha já ultrapassado os 700.000 kms, embora já estivesse todo podre de chapa! [:cool:]

Os franceses antigos sem dúvida que tinham qualidade, mas essencialmente mecânica!

Sinceramente penso que só um partidário de uma marca francesa é que não reconhece a mais valia qualitativa de um produto alemão/japonês em relação aos produtos franceses. Aqui até ponho um bocado de parte a Peugeot que no 407 subiu a fasquia.

Agora aonde na terra existe alguém que considere que um Laguna tenha melhor qualidade geral que um Bmw Serie 3?
Ou um C5 com melhor qualidade geral que um Classe C?

Enfim acho que quanto muito poderá questionar-se a relação qualidade-preço se é ou não mais vantajosa até porque os franceses vêm mais bem equipados, agora dizer-se que um Bmw só se compra pelo símbolo...

Os que compram pelas qualidades mecânicas, pela resistência dos materiais, pela QUALIDADE dos equipamentos.

Pois, os problemas que o Laguna II deu aqui em casa foram dos principais senão o principal motivo que levou a escolher uma marca mais cara e menos equipada na hora de trocar...

Se o Laguna II tivesse cumprido melhor no aspecto qualidade / fiabilidade (visto que no resto até cumpriu) se calhar ainda andava aqui em casa e se calhar o Laguna III teria sido uma opção... mas assim gato escaldado... de água fria tem medo.

Cumprimentos

Por essa descrição deves estar a falar de alguma marca japonesa. Não estão "cada ano que passa mais próximas do topo no índice de satisfação dos consumidores". Estas já estão no topo destes estudos e nos de fiabilidade.

Os franceses antigos sem dúvida que tinham qualidade, mas essencialmente mecânica!
Sem dúvida.

Sinceramente penso que só um partidário de uma marca francesa é que não reconhece a mais valia qualitativa de um produto alemão/japonês em relação aos produtos franceses. Aqui até ponho um bocado de parte a Peugeot que no 407 subiu a fasquia.
Isso já foi mais evidente do que, ainda é, hoje!

Agora aonde na terra existe alguém que considere que um Laguna tenha melhor qualidade geral que um Bmw Serie 3?
Ou um C5 com melhor qualidade geral que um Classe C?
Depende da geração. Um Laguna II ombreia, parece-me, com um série 3 da geração anterior, em qualidade, quer em problemas quer em qualidade como produto, embora ganhe em equipamento, claramente!...

Enfim acho que quanto muito poderá questionar-se a relação qualidade-preço se é ou não mais vantajosa até porque os franceses vêm mais bem equipados, agora dizer-se que um Bmw só se compra pelo símbolo...
Não só, mas também, o que é diferente! [;)]

Por essa descrição deves estar a falar de alguma marca japonesa. Não estão "cada ano que passa mais próximas do topo no índice de satisfação dos consumidores". Estas já estão no topo destes estudos e nos de fiabilidade.
Já lá vai tempo que os japoneses davam cartas em fabilidade... Hoje em dia, com as alianças, a situação é diferente.

Por exemplo, apesar de eu gostar da Renault penso que este última fez a Nissan perder parte da qualidade e fiabilidade que tinha.

Sem dúvida.

Isso já foi mais evidente do que, ainda é, hoje!

Depende da geração. Um Laguna II ombreia, parece-me, com um série 3 da geração anterior, em qualidade, quer em problemas quer em qualidade como produto, embora ganhe em equipamento, claramente!...

Não só, mas também, o que é diferente! [;)]

O Laguna II foi um dos carros mais problemáticos de gestão de manuntenção que alguma vez tive! Tinha na altura cerca de 4 dezenas de unidades de Lagunas II, e os problemas eram sempre recorrentes, crónicos e a Renault pouco ou nada ajuda para eliminar a má fama. Mais, muitos dos problemas nem chegavam ao meu conhecimento visto que em garantia nem sabiamos quando entravam na oficina.

Mas isto claro que todos nós pensamos que o que conta é a nossa experiência e os outros querem é denegrir um determinada marca ou modelo.

Veja-se o Parkers Online que até tem umas reviews bastante equilibradas:

Reliability

Electrics may leave you stranded if they fail - and although the Laguna's interior doesn't have the durability or quality finish of rivals, this was improved in 2005. There have been reports of onboard engine electronics failures, corroded brake discs, fuel leaks, unexplained acceleration surges and erratic losses of power, keyless entry card errors, faulty tyre pressure sensors, air conditioning faults and defective trip computers. Reliability is not this cars strong point although dealers seem well rehearsed in being able to resolve any issues that arise.

http://www.parkers.co.uk/cars/reviews/Review.aspx?model=702&page=3

Aqui adiciono:
Fechos centrais irem para o galheiro
Volantes que passam de cinzentos escuro a cinzento esbranquiçado
Suportes cortinas laterais que partem com enorme facilidade
Motor 1.9 dCi
Embraiagens a colar em cima
e é o que me lembro agora.

Depois a qualidade dos materiais... o parkers online já diz alguma coisa, mais um:

Em último lugar neste domínio surge a Laguna Break, a carrinha onde a evolução face à sua antecessora foi menor, comparativamente às suas adversárias. Os acabamentos até nem são nada maus, mas o problema é que tanto a qualidade dos plásticos como a montagem desilude. A propósito deste último aspecto, refira-se que os diversos módulos que compõem o tablier são potenciais geradores de ruídos parasitas, o que tanto na Passat como na Mondeo não acontece, devido à sua composição.

http://automotor.xl.pt/aut/0401/a03-01-00.shtml

Daqui não retira nada da boa experiência que possa ter tido com o seu Laguna (penso que é um satisfeito proprietário de um LAguna II), tal como eu tive conhecimento de alguns, olhando para o histórico, que não apresentavam anormalidades.
A verdade é que na amostra que tive enquanto técnico de manuntenção de cerca de 40 Lagunas II é que a maior parte ocorriam algumas das falhas já descritas.

Em relação ao Serie 3, a amostra com que trabalhei era algo menor, mas nunca tive problemas de maior, nem com turbos, a minha experiência foi de modelos de 2002-2004.

O parkers online também não parece saber nada sobre problemas de fiabilidade:

Reliability

Excellent reliability in the main. Occasional niggles - serious problems are rare - but unlikely to be anything that won't be quickly sorted by the dealer.

http://www.parkers.co.uk/cars/reviews/Review.aspx?model=96&page=3

A nível de acabamentos, construção e qualidade nos interiores acho irrepreensivel, quanto muito será criticável alguma falta de sofisticação a nível de design que é mais uma questão de gosto.

Já que tou a ser mesmo chato e nunca mais me calo, lol recordo aqui um interior de um E46 bem equipado...[br:)]

Pict1942.jpg

E um Laguna...

interior.jpg

Já lá vai tempo que os japoneses davam cartas em fabilidade... Hoje em dia, com as alianças, a situação é diferente.

Por exemplo, apesar de eu gostar da Renault penso que este última fez a Nissan perder parte da qualidade e fiabilidade que tinha.

Vai informar-te de como funciona a aliança e não digas asneiras [:D]

Deve ser tão mau que a BMW cada ano que passa está mais próxima do topo no índice de satisfação dos consumidores.

Já a Renault...

Que conveniente[:)] .....falamos de alhos (motores específicos numa época específica) e para limpares a tua pele aplicas a teoria da marca...ainda por cima uma teoria mais que esgotada e que não me afecta minimamente pois até concordo...é ÓBVIO que um Renault não é um BMW...

Ou seja, como para ti é incómodo admitir que a BMW teve cancros...refugias-te na marca como um todo.....[:p]

Mas em relação ao que te disse (não fujas à questão, sim? Tás com medo dum grilo ou quê?), qual era o mais fiável? 318 TDs ou o Laguna I DT.....??[:p]

A BMW é melhor que a Renault?? Ora bolas...é claro que é!! Não tenho a mínima dúvida![;)]

O Laguna II foi um dos carros mais problemáticos de gestão de manuntenção que alguma vez tive! Tinha na altura cerca de 4 dezenas de unidades de Lagunas II, e os problemas eram sempre recorrentes, crónicos e a Renault pouco ou nada ajuda para eliminar a má fama. Mais, muitos dos problemas nem chegavam ao meu conhecimento visto que em garantia nem sabiamos quando entravam na oficina.

Mas isto claro que todos nós pensamos que o que conta é a nossa experiência e os outros querem é denegrir um determinada marca ou modelo.

Aqui adiciono:
Motor 1.9 dCi

Depois a qualidade dos materiais... o parkers online já diz alguma coisa, mais um:

Daqui não retira nada da boa experiência que possa ter tido com o seu Laguna (penso que é um satisfeito proprietário de um LAguna II), tal como eu tive conhecimento de alguns, olhando para o histórico, que não apresentavam anormalidades.
A verdade é que na amostra que tive enquanto técnico de manuntenção de cerca de 40 Lagunas II é que a maior parte ocorriam algumas das falhas já descritas.

Em relação ao Serie 3, a amostra com que trabalhei era algo menor, mas nunca tive problemas de maior, nem com turbos, a minha experiência foi de modelos de 2002-2004.

A nível de acabamentos, construção e qualidade nos interiores acho irrepreensivel, quanto muito será criticável alguma falta de sofisticação a nível de design que é mais uma questão de gosto.

Já que tou a ser mesmo chato e nunca mais me calo, lol recordo aqui um interior de um E46 bem equipado...[br:)]

Pict1942.jpg

E um Laguna...

interior.jpg

Gosto mais do interior do laguna!![:D]

Uma imagem de um Série 3 todo equipado e de um Laguna despido. Mais do mesmo. A maioria dos Lagunas não é assim. E a maioria dos Série 3 nem leitor de CD tem quanto mais esse equipamento da foto.

05-int.jpg

41197_5.jpg

Aqui adiciono:
Motor 1.9 dCi

Pict1942.jpg

E um Laguna...

interior.jpg

Uau.......muito imparcias estas imagens.....[:D]

Uma imagem de um Série 3 todo equipado e de um Laguna despido. Mais do mesmo. A maioria dos Lagunas não é assim. E a maioria dos Série 3 nem leitor de CD tem quanto mais esse equipamento da foto.

05-int.jpg

41197_5.jpg

Um Laguna despido??? [8b] A versão do Laguna que vês na imagem deve até ser dos mais equipados... a começar pelo GPS e por aquele botanzinho na consola central ao pé da cx.

Voltar
Superior