Laguna III, 1º lugar no TOP 3 do índice de satisfação, na Alemanha...

É verdade que podiam ser mais parciais, mas escolhi uma foto do Laguna II fase I ou que raio é, achei mais justo visto o E46 ir até 2004, esta que tens aqui também não é parcial.

O meu post ia mais no sentido da qualidade e fiabilidade do Laguna II.
Escolheste uma foto do laguna II fase I sim, mas que nem cruise control tem, nem volante em pele, aparentemente só tem AC automatico enquanto o BM está recheado. Agora falta dizer quanto custa o tal Laguna e o tal BMW, visto que o preço final pode chegar quase ao dobro da versão despida.

Se não gostam do carro não comam.

Agora andarem a comparar fases anteriores com BMW's e afins para ver se uns centímetros a mais da pilinha de um dá mais vantagem face ao outro, é um lavar contínuo de roupa suja.

E é preciso ter coragem para pôr BMW's e46 todos equipadinhos, em que o preço final quando comprado como novo só falta "o couro e o cabelo".

O Laguna novo leva uma sova no comparativo com a concorrência SEGUNDO a autohoje....

Claro. Mas se fosse um Peugeot a ser sovado, o carro estava mal avaliado [:D]

E já agora, eu não costumo fiar em comparativos feitos em cima do joelho.
Vá-se lá saber porque é que a Fiat começou a não disponibilizar carros para ensaios de à uns tempos para cá.

Aliás ainda outro dia mostrei ao Romão as rebarbas nos plásticos da Laguna II dele, pena não ter levado a máquina [:p]

Isto porque ele antes tinha cortado os dedos nas rebarbas do Clio. [:)]

Mas há quem acredite que os materiais da Renault são bons, não posso fazer nada contra a falta de exigência [:D]

Bom, sem querer estar a atacar ou a descredibilizar a opinião seja de quem for, acho que estamos a entrar em alguns extremos e a dizer algumas coisas um pouco "de cabeça quente".

Em relação ás comparações com o Série 3 anterior, para começar acho que as fotos não demonstram nada, a questão estética é sempre algo muito pessoal que tem a ver com o gosto de cada um, a questão do equipamento também é relativa. Portanto não é por aí. Muito menos se pode dizer que um carro é melhor ou pior por ter Cassetes ou CD’s.

Bonito não significa qualidade, assim como feio também não significa falta dela.

Agora o que eu acho que é incontornável, e aqui, vão-me desculpar, mas ainda nesta semana estive a apreciar um Laguna II pós Restyling e um Serie 3 - há diferenças.

São coisas diferentes, o Série 3 (mesmo o antigo) tem realmente uma qualidade superior, alias, neste momento acho que é sem sombra de dúvida o melhor do segmento, quer em qualidade dos materiais, quer no campo da montagem – o carro é mesmo muito bom. Já o antigo o era, e isso comprova-se experimentando um com 4 ou 5 anos de uso.

Que a percepção à primeira vista não demonstre tantas diferenças, acredito, mas quando pomos as mãos lá, apalpamos os materiais, analisamos as folgas, alinhamentos, apreciamos a robustez da montagem, etc. as diferenças vêm ao de cima – não tenham dúvidas.

Se calhar o Serie 3 até tem o motor menos bem isolado ou transmite mais vibrações ao interior – não digo que não, mas que a qualidade geral dos materiais usados é superior a quase todo o seu segmento -> é. Superior até mesmo ao Audi A4.

O Laguna II que estive a ver esta semana deu-me uma óptima sensação de qualidade quando abri a porta, mas a fragilidade dos materiais, dos encaixes etc. – sente-se. O facto do fundo do tablier junto ao vidro já ser noutro material, o que significa que tem que haver ali encaixes, ou a zona do painel de instrumentos que abana, demonstre que há demasiados encaixes e peças soltas. No BMW é quase tudo feito numa peça única, toda no mesmo material, suave ao toque, tudo muito forte e robusto - seja no Serie 3 anterior, ou no actual.

Em termos gerais acho que o Laguna tem pontos positivos e negativos assim como um BMW, um Mercedes, um Ford, etc.

O novo Laguna parece-me estar bastante interessante, gosto do design interior, e acredito que tenha evoluído bastante face ao anterior, mas também não acredito que supere o Serie 3 ou o A4, a ver vamos. Acredito que ultrapasse o novo Classe C, esse sim uma desilusão para mim.

O novo eixo traseiro parece estar excelente, e em termos de conforto acredito que o carro esteja fabuloso, acho que tem muitos argumentos para que seja feliz. Mas as pessoas são todas diferentes, e as exigências num carro variam de pessoa para pessoa e isso é inquestionável.

Agora, parem com as fotos e com as comparações, eu conheço os vários modelos deste segmento, já estive nos vários modelos, estou habituado a lidar com estas coisas, e sei que há diferenças, não falem do que desconhecem, ou conhecem mal.

Escolheste uma foto do laguna II fase I sim, mas que nem cruise control tem, nem volante em pele, aparentemente só tem AC automatico enquanto o BM está recheado. Agora falta dizer quanto custa o tal Laguna e o tal BMW, visto que o preço final pode chegar quase ao dobro da versão despida.

Isso não há dúvida que a relação preço/equipamento é melhor, mas diga-se em abono da verdade que é a única vantagem do Laguna II. Agora fora de brincadeiras, se o Laguna II não fosse um produto mau, até era o primeiro a recomendar, tal como acho que o C5 e o 407 é uma boa compra, para quem quer um carro confortável, estética francesa, equipamento e especialmente good bang for the buck.

Agora Laguna II é de fugir. Espero mesmo para bem da Renault que o Laguna III elimine a péssima fama que o anterior ganhou ou então vai ser muito complicado a Renault vender carros neste segmento outra vez.

Ainda nestas férias fui ter com um amigo meu que já não via á algum tempo e apareceu de Laguna II, conversa puxa conversa, epá tenho-o á 1 mês, alta business comprei-o por 11.000€ ( 1.9 dCi Luxe Privilege de 2002), mas já levou um turbo desde que o tem á um mês. Fomos jantar o fecho central já fazia o funky noise.
Fomos até casa dele, não fechou o carro, deixou o comando dentro do carro, passado um bocado fomos para sair, tinha-se trancado sozinha com o comando lá dentro. Ehehe e ele só tinha 1 cartão chave.

Enfim daqueles episódios habituais de Laguna II. O que vale é que a comprou barata e não há-de perder muito dinheiro, a não ser que fique muito tempo com ela.

São coisas diferentes, o Série 3 (mesmo o antigo) tem realmente uma qualidade superior, alias, neste momento acho que é sem sombra de dúvida o melhor do segmento, quer em qualidade dos materiais, quer no campo da montagem – o carro é mesmo muito bom. Já o antigo o era, e isso comprova-se experimentando um com 4 ou 5 anos de uso.

Aqui o Tubular refere um teste importante, uma coisa é experimentar um carro no stand em novo, outra é ver como é que os carros ficam após 4 anos de uso, que no meu caso é como os vejo, quando acabam os contratos de AOV. Vejam Laguna's II com 4 anos de uso e vejam E46's e A4's ( O A4 o único problema é a péssima ideia de pintar plásticos que depois com as unhas estraga tudo) com os mesmos 4 anos de uso e veja-se as diferenças...

O novo Laguna parece-me estar bastante interessante, gosto do design interior, e acredito que tenha evoluído bastante face ao anterior, mas também não acredito que supere o Serie 3 ou o A4, a ver vamos. Acredito que ultrapasse o novo Classe C, esse sim uma desilusão para mim.
Já na anterior geração foi a mesma coisa, quando saiu vinha com materiais muito modestos para o que era norma na Mercedes, com o restyling em 2004 ficou excelente.

Muito sumariamente eu penso o seguinte:

1. Não duvido da superior qualidade do BMW em relação ao Renault. A Renault nunca foi exemplo de qualidade de construção

2. Pelos vistos na nossa praça jornalística um veículo que tem a melhor pontuação em 20 items, perde um comparativo para outro veículo porque este último é mais barato e trava melhor. Suponho que um Tata Indica com ABS fosse o melhor carro do segmento...nem o BMW o derrotaria num comparativo.

3. É mais que admissível um Laguna II 1.6 de 30000€ vir com CD como opção na altura. Não brinquem comigo nem me atirem areia para os olhos. Acho inadmissível um BMW 330D da altura custar para cima de 50 0u 60000€ e propor o rádio CD como opção. Este facto ridiculariza a imagem do BMW, não do Laguna como tentaram fazer parecer.

4. Prefiro um Vectra GTS recheado do que um Série 3 "despido". Tem plásticos piores? Sim, mas eu tou-me a cag** para isso. E como eu há muitos a pensar assim...a história do vizinho não precisar de CD e como tal acha bem um BMW vir com K7, não pega! Nem está em causa o gosto da pessoa. Está sim a relação preço/equipamento que é miserável na BMW.

5. O Laguna III tem muita qualidade. Não ao nível dum BMW até porque o BMW está num segmento médio-alto por assim dizer ao passo que o laguna estará ao nível dum segmento médio-menos alto. Até no segmento dos pequenos familiares, comparar um Mégane a um S1 ou A3 é uma heresia. Grande diferença entre eles principalmente ao nível da qualidade.

6. O laguna é um carro muito bem nascido. INFINITAMENTE melhor que o Laguna II segundo a crítica especializada. O problema é que o Mondeo é mais barato e trava melhor...logo é o melhor do segmento..............

7. Mas alguém duvida que a versão 1,5 DCi do Laguna vai vender que nem água no Sahara??????????????????

8. cancros na Renault? Existem. Na BMW? Também...mas como é um BMW, aceitam-se os problemas ou tentam-se camuflar...a sorte é que na memória andará sempre o 318 TDS e o 20D...e a quem se esquecer, cá estarei para relembrar

9. Não sou vendedor da Renault e todos aqui sabem que a BMW é uma (senão a...) das minhas marcas favoritas, mas cego não sou e critico QUALQUER MARCA SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE! E muitos sabem que eu critico a Renault quando sinto que tenho razão.

Última edição:
12, 13 e 14 Fim de Semana portas abertas na Renault 'à custa' do Laguna.

Off Topic: o Twingo so chega la para Dezembro?!?!?

Confirmam??!!!?!?

Última edição:

1. Não duvido da superior qualidade do BMW em relação ao Renault. A Renault nunca foi exemplo de qualidade de construção

2. Pelos vistos na nossa praça jornalística um veículo que tem a melhor pontuação em 20 items, perde um comparativo para outro veículo porque este último é mais barato e trava melhor. Suponho que um Tata Indica com ABS fosse o melhor carro do segmento...nem o BMW o derrotaria num comparativo.

3. É mais que admissível um Laguna II 1.6 de 30000€ vir com CD como opção na altura. Não brinquem comigo nem me atirem areia para os olhos. Acho inadmissível um BMW 330D da altura custar para cima de 50 0u 60000€ e propor o rádio CD como opção. Este facto ridiculariza a imagem do BMW, não do Laguna como tentaram fazer parecer.

4. Prefiro um Vectra GTS recheado do que um Série 3 "despido". Tem plásticos piores? Sim, mas eu tou-me a cag** para isso. E como eu há muitos a pensar assim...a história do vizinho não precisar de CD e como tal acha bem um BMW vir com K7, não pega! Nem está em causa o gosto da pessoa. Está sim a relação preço/equipamento que é miserável na BMW.

5. O Laguna III tem muita qualidade. Não ao nível dum BMW até porque o BMW está num segmento médio-alto por assim dizer ao passo que o laguna estará ao nível dum segmento médio-menos alto. Até no segmento dos pequenos familiares, comparar um Mégane a um S1 ou A3 é uma heresia. Grande diferença entre eles principalmente ao nível da qualidade.

6. O laguna é um carro muito bem nascido. INFINITAMENTE melhor que o Laguna II segundo a crítica especializada. O problema é que o Mondeo é mais barato e trava melhor...logo é o melhor do segmento..............

7. Mas alguém duvida que a versão 1,5 DCi do Laguna vai vender que nem água no Sahara??????????????????

8. cancros na Renault? Existem. Na BMW? Também...mas como é um BMW, aceitam-se os problemas ou tentam-se camuflar...a sorte é que na memória andará sempre o 318 TDS e o 20D...e a quem se esquecer, cá estarei para relembrar

9. Não sou vendedor da Renault e todos aqui sabem que a BMW é uma (senão a...) das minhas marcas favoritas, mas cego não sou e critico QUALQUER MARCA SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE! E muitos sabem que eu critico a Renault quando sinto que tenho razão.

Concordo com o que dizes, totalmente!

Só na questão do equipamento é que acho que não é o que faz de uma marca melhor ou pior, uma pessoa é que tem que o julgar e ver aquilo que aprecia mais.

Lá está, o que falaste do preferir um Vectra GTS recheado a um Serie 3 despido, isso foi o que se passou cá em casa, precisamente hoje o meu pai fez um test drive a um 320 d Coupé, e eu fiz o mesmo teste à dias, e continuo a achar que apesar do BMW ter uma montagem e plásticos melhores, a escolha do GTS bem recheado foi a melhor que podíamos ter feito.

Ainda à pouco disse a um colega que tinha andado no serie 3, que este era um excelente automóvel, mas tinha ficado a gostar ainda mais do Vectra.

E no Laguna vai acontecer o mesmo, ainda mais com o 1.5 DCI, não tenho dúvidas que vai vender imenso! E como o preço médio será mais baixo que os Premium, a qualidade não muito distante, e o equipamento bastante mais barato, tudo isto vai deixar muitos a arranhar na cabeça.

Cancros há em todas as marcas, e ninguém pode atirar isso à cara de ninguém, porque todas têm os seus modelos negros.

Eu que não ligo nada ao status do emblema, e procuro sempre um produto que justifique os Euros que dou por ele, acho que o Laguna, se tivesse um design mais ao meu gosto, poderia ser um dos meus modelos de eleição.

Lá está, aquilo que custou o GTS dava bem para um Serie 3, e ainda dava para o Pack Conforto, mas acho que aquilo que ganhei noutros extras e noutros intems compensou bem, e cada vez mais me convenço disso.

De qualquer forma, também não tenho qualquer dúvida de que daqui a 5 anos, um serie 3 provavelmente está num estado imaculado, com a mesma solidez de novo, a mesma resistência, insonorização etc. e se calhar o Vectra já está a acusar o peso dos anos, também não duvido disso, mas também não me esqueço que o Vectra GTS sem extras custava 35 mil Euros, e o Serie 3 custava 43 mil...

Concordo com o que dizes, totalmente!

Só na questão do equipamento é que acho que não é o que faz de uma marca melhor ou pior, uma pessoa é que tem que o julgar e ver aquilo que aprecia mais.

Lá está, o que falaste do preferir um Vectra GTS recheado a um Serie 3 despido, isso foi o que se passou cá em casa, precisamente hoje o meu pai fez um test drive a um 320 d Coupé, e eu fiz o mesmo teste à dias, e continuo a achar que apesar do BMW ter uma montagem e plásticos melhores, a escolha do GTS bem recheado foi a melhor que podíamos ter feito.

Ainda à pouco disse a um colega que tinha andado no serie 3, que este era um excelente automóvel, mas tinha ficado a gostar ainda mais do Vectra.

E no Laguna vai acontecer o mesmo, ainda mais com o 1.5 DCI, não tenho dúvidas que vai vender imenso! E como o preço médio será mais baixo que os Premium, a qualidade não muito distante, e o equipamento bastante mais barato, tudo isto vai deixar muitos a arranhar na cabeça.

Cancros há em todas as marcas, e ninguém pode atirar isso à cara de ninguém, porque todas têm os seus modelos negros.

Eu que não ligo nada ao status do emblema, e procuro sempre um produto que justifique os Euros que dou por ele, acho que o Laguna, se tivesse um design mais ao meu gosto, poderia ser um dos meus modelos de eleição.

Lá está, aquilo que custou o GTS dava bem para um Serie 3, e ainda dava para o Pack Conforto, mas acho que aquilo que ganhei noutros extras e noutros intems compensou bem, e cada vez mais me convenço disso.

De qualquer forma, também não tenho qualquer dúvida de que daqui a 5 anos, um serie 3 provavelmente está num estado imaculado, com a mesma solidez de novo, a mesma resistência, insonorização etc. e se calhar o Vectra já está a acusar o peso dos anos, também não duvido disso, mas também não me esqueço que o Vectra GTS sem extras custava 35 mil Euros, e o Serie 3 custava 43 mil...

Óbviamente que não e é isso que eu tenho tentado dizer!

Dá má imagem a um 330D trazer K7? Sim. Sem dúvida.
- Olha um Clio III 1.2!! Compraste?
- Sim. Leitor de CD e MP3. Mas.......péra aí...o teu BMW traz leitor de cassetes??? Custou quanto mesmo?? 55000€?? O meu custou 16000€.....

Ou:

- Olhó Zé!!!! Belo BMW!!! Vamos dar uma volta pá!!! Eu vou buscar uns Cd's ali ao Clio e vamos a ouvir uma música porreira!!
- Errrrrrrrr.......tens cassetes em vez de CD's?

Isso faz dele um mau carro? Claro que não! Nem em sonhos!! Ainda por cima um BMW!!![;)]

Última edição:
De facto a BMW prolongou o uso de k7 nos rádios de serie durante muito tempo, felizmente que já há uns bons anos que isso foi corrigido.
Para os potenciais compradores não se assustem, desde o Mini ao Serie 7, todos eles trazem leitor de CD de serie... agora mas porque raio não trazem porta para o iPod de serie, hein?? É que até os Puntos já trazem isso :p

Cumprimentos

Se não gostam do carro não comam.

Agora andarem a comparar fases anteriores com BMW's e afins para ver se uns centímetros a mais da pilinha de um dá mais vantagem face ao outro, é um lavar contínuo de roupa suja.

E é preciso ter coragem para pôr BMW's e46 todos equipadinhos, em que o preço final quando comprado como novo só falta "o couro e o cabelo".

Claro. Mas se fosse um Peugeot a ser sovado, o carro estava mal avaliado [:D]

E já agora, eu não costumo fiar em comparativos feitos em cima do joelho.
Vá-se lá saber porque é que a Fiat começou a não disponibilizar carros para ensaios de à uns tempos para cá.
Eu não disse que estava bem ou mal avaliado. Por isso é que coloquei em letras grandes e bold que era segundo a revista. Se lês habitualmente os meus posts, eu dou muito pouca credibilidade á imprensa...

No comparativo da auto hoje, o mondeo é melhor do que o laguna em vários items, pelo pouco que vi. Conta-se a condução, o comportamento, a qualidade (neste item da qualidade interior o laguna levou um 6)... não me recordo de mais.
E apesar do passat levar o extremo da pontuação no preço do mondeo (e aqui vão 8 pontos em 10), ficou em segundo lugar.
Claro que as pontuações não dizem muito, mas pelo que li na diagonal, o laguna pode ser muito bem nascido, mas é relativamente ao laguna II, porque relativamente à concorrência ainda precisa de comer muita broa.

Quanto à discussão dos equipamentos, já vi aqui conversas que parecem de miúdos. Tal qual como nos telemóveis ou pda's: "O meu tem e o teu não tem", "O meu faz e o teu não faz".
Para muitas pessoas, o equipamento pode não ser o mais importante. Há quem não queira muitas paneleirices (ou não, depende do ponto de vista) no carro, mas prefira a qualidade, a ausência de barulhos parasitas, a fabilidade ou a sensação de condução. Para outras, o equipamento é tudo. É como chegar ao carro, encaixar o GPS no suporte e depois andar 10km e voltar a tirá-lo. Ou ter tudo o possível no carro a ser puxado por um 1.2.
Eu gosto de equipamento e acabamos por andar com ele sempre que andamos de carro, mas não o sacrifico em prol de outras coisas que considero mais importantes e que referi.

Concordo em absoluto.

No comparativo da auto hoje, o mondeo é melhor do que o laguna em vários items, pelo pouco que vi. Conta-se a condução, o comportamento, a qualidade (neste item da qualidade interior o laguna levou um 6)... não me recordo de mais.
E apesar do passat levar o extremo da pontuação no preço do mondeo (e aqui vão 8 pontos em 10), ficou em segundo lugar.
Claro que as pontuações não dizem muito, mas pelo que li na diagonal, o laguna pode ser muito bem nascido, mas é relativamente ao laguna II, porque relativamente à concorrência ainda precisa de comer muita broa.

Quanto à discussão dos equipamentos, já vi aqui conversas que parecem de miúdos. Tal qual como nos telemóveis ou pda's: "O meu tem e o teu não tem", "O meu faz e o teu não faz".
Para muitas pessoas, o equipamento pode não ser o mais importante. Há quem não queira muitas paneleirices (ou não, depende do ponto de vista) no carro, mas prefira a qualidade, a ausência de barulhos parasitas, a fabilidade ou a sensação de condução. Para outras, o equipamento é tudo. É como chegar ao carro, encaixar o GPS no suporte e depois andar 10km e voltar a tirá-lo. Ou ter tudo o possível no carro a ser puxado por um 1.2.
Eu gosto de equipamento e acabamos por andar com ele sempre que andamos de carro, mas não o sacrifico em prol de outras coisas que considero mais importantes e que referi.

São gostos obviamente!

Eu prefiro mil vezes sentir-me bem dentro dum carro com um belo sistema de som, conforto a potes, Ac Auto ou tecto panorâmico...sou um gajo pacato a conduzir e como tal, prezo muito o equipamento! Felizmente pude ter mais do que um 1.2 cheio de equipamento...[;)]

A qualidade dos plásticos do meu carro é fraquinha? Sim.
Deu problemas electrónicos? Sim. 2 problemas não muito graves mas que chatearam profundamente e manifestei o meu desagrado na altura.
A direcção do meu carro é uma bost*? Sim. Até a do Corsa é melhor!
A montagem dos plásticos é fraca? Sim. Alguns ruídos parasitas.

Por outro lado:

Ac Auto? Sim. Soberbo!!
Tecto panorâmico? Sim. Magnífico
Jante 17 Nervasport? Sim. Das jantes mais bonitas que a Renault alguma vez desenhou.
Porta luvas refrigerado? Sim...água frequinha em pleno Alentejo...sabe a mel!!

http://img210.imageshack.us/img210/7849/untitledsm0.jpg

Última edição:
Voltar
Superior