Land Rover: Defender, Discovery, Range Rover ...

Vou parecer um velho a falar.. lembro-me de quando os P38 saírem. No escritório por debaixo do apartamento onde cresci, havia um. Azul, com uns BF AT com as letras brancas para fora.. e o que eu gostava daquilo! Mais tarde foi substituído pela geração seguinte, mas nõ era tão impressionante.

Os anos passaram e é bom ver que de "cancros" que ninguém os queria - há uns anos tive um que me foi oferecido por 1500Eur - começam a conquistar terreno e a ser usados como deve ser! Boas aventuras!

Vou parecer um velho a falar.. lembro-me de quando os P38 saírem. No escritório por debaixo do apartamento onde cresci, havia um. Azul, com uns BF AT com as letras brancas para fora.. e o que eu gostava daquilo! Mais tarde foi substituído pela geração seguinte, mas nõ era tão impressionante.

Os anos passaram e é bom ver que de "cancros" que ninguém os queria - há uns anos tive um que me foi oferecido por 1500Eur - começam a conquistar terreno e a ser usados como deve ser! Boas aventuras!

Felizmente hoje em dia todos os problemas do modelo P38 conseguem ser resolvidos a troco de alguns euros. São máquinas com uma condução muito boa, excelente conforto e no TT têm um excelente chassis com cruzamentos de eixos impensáveis para tudo que não seja da liga de um wrangler ou patrol gr. Começam a ganhar o seu espaço. Mesmo de série fazem umas coisas giras

image.png

Last edited:
Parece que vou finalmente juntar-me a este cantinho do fórum

IMG-20260407-WA0012.jpg

Veio cá para casa um P38 2.5 DSE. Ainda mal experimentei o carro, mas da condução inicial... uau!
Não parece a idade nem tamanho e peso que tem, a condução é muito mais suave do que o pouco que tinha experimentado noutros TT. Apenas ao estacionar me apercebi realmente que é do tamanho de um autocarro (nota: o meu dia a dia faz-se num Zoe há alguns anos [:D]).
Feliz ou infelizmente está com molas, pelo que não posso opinar sobre a (imagino eu) fantástica suspensão pneumática. O conforto a bordo é fantástico. Impressionante o nível do interior para um carro que saiu em 1994 (sendo este de 1998): computador de bordo, cruise control, AC auto. O interior não está perfeito. Muitos plásticos danificados, problemas no HEVAC, enfim tudo o que é habitual nos p38. Mas a estética interior é um mimo, estofos e forras em pele castanha, madeirinhas nos frisos, como eu gosto, tecto de abrir a funcionar e que não parece meter água.
Vamos lá ver. Já gravei o numero do mecânico no telemóvel [:)]Não vai ser carro com utilização muito frequente, aos poucos vou tentar ir compondo o que justificar.

Obrigado! Já cá está em casa há alguns dias, mas só ontem tive tempo de tratar do seguro pelo que ainda não saiu da garagem. A primeira avaria não previamente identificada que encontrei com ele parado: ele mija a água dos mija mija [:D] Que é como quem diz vai gradualmente perdendo a água pela local onde o tubo que segue para os vidros entra no vaso. Parece resolução fácil, sobretudo porque não é necessário levantar o carro com preguiças para conseguir chegar à parte de baixo

E porquê um P38?
Não estava nas opções iniciais. Comecei por procurar discoverys 300tdi por gosto pessoal, passei pelos Pajero Sport, Terrano II, até algumas pick up... Mas tudo muito caro, não conseguia encontrar justificação para gastar a estupidez de dinheiro que estão a pedir por unidades em estado mediano/fraco.

Depois um dia vi o anúncio deste P38, as fotos do interior compraram-me. Ao ver percebi que da parte mecânica, motor e caixa, parece bem melhor que a maioria do que vi. O valor era justo, resolvi avançar. Foi o único P38 que vi (e que conduzi até hoje).

Boas drift. Parabéns pela compra. de facto arranjas P38 a preços normais, mesmo investindo 2 ou 3K€ ainda fica abaixo de muito jipe que anda aí. Depois a condução deste jipe nada tem a ver com os restantes tratores. Muito mais refinada. A travagem óptima e super equilibrada com a EAS. De que zona do país és ? O meu P38 tem andado bem, vai fazer em breve 2 anos e quase 15.000 kms andados, mantém a pneumática e tenho investido basicamente no que não se vê. Os plásticos são maus, mas nada que nos deixe encostados na estrada. Depois este jipe em TT é brutal com cruzamento de eixos dignos de registo. Não sei se o teu terá mas o meu tem controlo de tração às 4 rodas e faz toda a diferença. Acompanha o https://www.youtube.com/@EspiritoTT para veres informação e passeios com o P38

TerranoII, embora não comenteando aqui frequentemente, acompanho este canto do fórum há muitos anos, pelo que conhecia já esse teu canal. E, confesso, foi uma das coisas que me deu confiança para avançar.

Agora já com alguns km feitos, a impressão é bastante positiva. Motor e caixa parecem-me bastante saudáveis e bem mantidos. Ainda não tive oportunidade de o colocar fora de estrada, para avaliar essas competências. As molas e amortecedores que tem montados são ambos terrafirma.

Agora aos poucos vou corrigindo os restantes defeitos. O material que vou vendo não me parece excessivamente caro. Provavelmente a começar pelo hevac, fará falta no verão.
Confesso que já tinha saudades de ter um motor onde sujar as mãos. No Zoe não dá para me aventurar. [:D]

Penso que este não terá o controlo às 4 rodas, apenas às traseiras. Apenas em 1999 começaram a sair as unidades com controlo às 4, parece-me.
Sou da zona de Cascais [;)]

Last edited:
Tens o Carlos Pratas da CPerformance na zona oeste que é guru nos P38...dizem...podes ver no face. O motor tem poucas baixas mas depois das 1700rpms até sobe bem e estica um bocado ao contrário dos japoneses que são mais redondos em baixas e quase não têm altas. TT é muito porreiro, tens de experimentar. Parece que já tens uns pneus maiores que os de série. serão uns 265/75r16 ?

Last edited:
Tens o Carlos Pratas da CPerformance na zona oeste que é guru nos P38...dizem...podes ver no face. O motor tem poucas baixas mas depois das 1700rpms até sobe bem e estica um bocado ao contrário dos japoneses que são mais redondos em baixas e quase não têm altas. TT é muito porreiro, tens de experimentar. Parece que já tens uns pneus maiores que os de série. serão uns 265/75r16 ?

Sim, acertaste, mas são para sair. Não estão homologados, não vou arriscar. Até porque não preciso de tanto para o tipo de terreno onde lhe pretendo dar uso. Recomendas algum na medida homologadas (235/70 r16)?

Sim, acertaste, mas são para sair. Não estão homologados, não vou arriscar. Até porque não preciso de tanto para o tipo de terreno onde lhe pretendo dar uso. Recomendas algum na medida homologadas (235/70 r16)?

Não existe grande opção de série. Podes conseguir junto da marca a homologação de uns 255/65r16 que é a medida que tenho no meu e vinha de série.
Na prática ganhas mais área de contacto com o solo sem prejudicar qualquer prestação do jipe. Para teres ideia essa medida 235/75r15 ou 235/70r16 é a mesma medida que um Nissan TerranoII equipa sendo uma viatura mais leve e pequena. Se bem que a escola japonesa e inglesa sempre foram opostas. Pneus mais largos e baixos nos japoneses, pneus mais estreitos e altos nos ingleses.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	147.9 KB ID:	14700842​Esses 265/75r16 assentam muito bem se pensares mais no TT e menos num uso quotidiano.

Mas achas que estes que estão montados são homologáveis facilmente? sendo uma medida que não existiu no modelo. Tens noção do custo desse processo?
A utilização de dia-a-dia deste carro será escassa, apenas para desenrascar quando um dos outros dois estiver inoperacional por algum motivo.

Mas achas que estes que estão montados são homologáveis facilmente? sendo uma medida que não existiu no modelo. Tens noção do custo desse processo?
A utilização de dia-a-dia deste carro será escassa, apenas para desenrascar quando um dos outros dois estiver inoperacional por algum motivo.
Deste que não saiam dos limites da carroçaria, nao rocem, e a altura máxima dos para-choques ao pavimento (55 cm) seja respeitada, dá para homologar.

O processo de homologação envolve uma visita a uma empresa de homologaçao e outra ao IMT.

consegues homologar isso sem stress. Podes tratar com a prova impar. deve-te custar no final uns 300 €, entre a inspeção técnica que eles fazem e emissão de novo dua e deslocações

Back