Land Rover: Defender, Discovery, Range Rover ...

não ponho m causa a mais valia das ajudas eletrónicas, mas continuo a achar que um Jipe deve ter LSD no eixo traseiro, isto deveria ser obrigatório, e um diff lock á frente, ou algo como o G ( 3 diff locks ).

a eletrónica nem sempre ajuda ou funciona da melhor maneira e por vezes acaba até por atrapalhar.

para a maioria das situações até funciona bem e é uma mais valia, mas a mecânica pura ainda é a melhor.

o traseiro com bloqueio até pode ser opção, mas o LSD deveria ser de série.

mesmo em tt leve um LSD faz muita diferença.

o central também pode ser de escorregamento limitado, mas é raro encontrar isso.

Um controlo de tração como o Defender tem é superior a qualquer LSD. Nisso está bem equipado.
Aliás, no geral, deve ser das marcas que tem o melhor software de controlo de tração do mercado, em todos os modelos AWD.

Terrano,

não ponho em causa o controle de tração dos Land Rover, mas eu confio mais num Diff Lock.

na maioria das situações é melhor ter o bloqueio que a ajuda eletrónica.

diff lock 100% sim, lsd ajuda mas não serve de muito quando tens rodas no ar. O controlo e tração lida melhor com essas situações que um simples lsd

diff lock 100% sim, lsd ajuda mas não serve de muito quando tens rodas no ar. O controlo e tração lida melhor com essas situações que um simples lsd

da experiência que tive com jipes cm lsd é que na areia solta são muito bons e mesmo em cruzamento de eixos funcionam relativamente bem.

obviamente que havendo grandes desníveis o controle de tração ( se for bom ) ajuda também e possa ser melhor em alguns momentos.

eu continuo a preferir o LSD ou diff lock em detrimento dos ETS, Terrain Response ou outros.

esses sistemas são muito bons é a trepar zonas com muitas pedras ou quando temos muita areia solta e por vezes o pé não consegue controlar ou dosear a potência de cada eixo.

existe um video russo a testar os vários sistemas e consegues ver que muitos falham.

a ver se encontro isso.

Eu conheço esse video mas gostava de lá ver um jipe normal tipo terranoII com LSD a fazer a mesma coisa...dificilmente fazia sem ser com inercia
O LSD é bom no sentido de teres as rodas no chão, quando estão no ar não é 20% de binário numa roda que faz mover o jipe.
O setup de software da LandRover e da Mercedes no 4matic é muito bom mesmo sem bloqueios.
Prefiro o 4ETS+ do ML do que o Lsd do Terrano, tanto é que optei por eliminar o Lsd do terrano e colocar um bloqueio de diferencial ARB a 100%.

Para mim em eficiência:
Open » LSD » ETS/ELSD/TC/ELSD » FullLocker

Os habituais LSD da velha guarda (de embraiagem) pouco fazem quando uma das rodas do seu eixo está completamente levantada do chão. A transferência de binário para a roda com tracção é pequena, e diminui quando aplicas mais acelerador.

Os LSD de nova geração, os ELSD, são nada mais, nada menos, diferenciais que fazem transferência de binário com recurso a eletronica, sendo que a maioria faz utilização dos sistemas de travão. Logo com recurso a eletrónica que é aquilo que parecem não gostar.

E por fim os bloqueios 100%, indiscutível a sua eficiência.
Por alguma razão tirei o LSD e coloquei um.

para TT mais intenso os diff lock são a melhor solução, sem dúvida.

para passeios off road os lsd ou ajudas eletrónicas servem.

na falta dos D/L o lsd aaba por ser uma grande ajuda, mas convém recordar que os lsd não fazem milagres e que os discos internos também se desgastam e quando aquecem muito deixam de trabalhar e passa a ser um diferencial normal.

no entanto na areia da praia e terrenos escorregadios os lsd são uma grande ajuda, perdem um pouco quando existe um cruzamento de eixos muito grande e as rodas ficam no ar.

Eu conheço esse video mas gostava de lá ver um jipe normal tipo terranoII com LSD a fazer a mesma coisa...dificilmente fazia sem ser com inercia
O LSD é bom no sentido de teres as rodas no chão, quando estão no ar não é 20% de binário numa roda que faz mover o jipe.
O setup de software da LandRover e da Mercedes no 4matic é muito bom mesmo sem bloqueios.
Prefiro o 4ETS+ do ML do que o Lsd do Terrano, tanto é que optei por eliminar o Lsd do terrano e colocar um bloqueio de diferencial ARB a 100%.

fiz alguns kms num ML 430 na praia e ao fim de alguns kms o sistema deixou de funcionar ( aquecimento dos travões ).

para andar na praia prefiro lsd em detrimento das ajudas eletrónicas.

fiz alguns kms num ML 430 na praia e ao fim de alguns kms o sistema deixou de funcionar ( aquecimento dos travões ).
para andar na praia prefiro lsd em detrimento das ajudas eletrónicas.

A fiabilidade ou durabilidade dos sistemas eletrónicos está sempre associada a componentes que se podem desgastar.
Embraiagens multidiscos, pastilhas de travão, entre outros sofrem obviamente com uso intenso.
Contudo as situações onde são solicitadas essas ajudas raramente se prolongam por muito tempo e as marcas baseiam-se nisso.
Contudo não é normal isso acontecer.
Com o ML 270 CDI é um prazer andar em areia, o binário do motor, o controlo da caixa, aliado ao 4ETS+ são musts que poucos jipes se podem gabar.
Agora os aquecimentos ou falhas também se devem ao conhecimento que o condutor tem da viatura e o que exige dela.
Das vezes, e já foram algumas, que andei com o ML em areia nunca tive qualquer problema.
Tanto o ML 270 CDI como o ML 430 têm o mesmo binário, contudo o ML430 precisa do dobro das rotações para atingir esse binário, sendo menos doseável logo é mais trabalhoso para o sistema 4ETS.
Por vezes as pessoas também não conhecem bem as viaturas e o seu funcionamento e andar em areia tem o seu quê, se andarem sempre a fundo a esgravatar o sistema vai entender isso como trabalho adicional e vai atuar os travões, se andarem fora de estrada com o ESP ligado idem... a maioria não tem conhecimento mas conforme as condições que são criadas assim as viaturas vão responder e nem sempre o condutor usa as configurações corretas e o resultado são falhas nos sistemas. Depois kit de unhas também faz falta. Podes ter um grande V8 cheio de energia debaixo do capot mas de pouco serve a potência sem controlo...já dizia um anúncio da Pirelli.
Por exemplo o w163 MY02 tem um controlo de descida e diria que 99% dos proprietários não sabem disso nem tão pouco o sabem ativar. Estas features entre outras resultou no upgrade de 4ETS para 4ETS+ (PLUS)
Sobre a falha e aquecimento dos sistemas, isso é bem visível em muitos ensaios de SUVs que existem pela net fora onde tentam subir inclinações com viaturas que não têm caixas redutoras e o resultado são as caixas automáticas que aquecem e param obrigando o condutor a refrear os ânimos. Mas aí não há hipótese pois é um sistema simples que não consegue replicar a caixa redutora. No W163 todos têm caixa redutoras, nas gerações seguintes já não é assim.
Não me recordo de ler ou ver algo específico de falhas no controlo de tração em veículos com redutoras. Um veículo com redutoras e controlo de tração é muito bom fora de estrada.
Os Land Rovers são peritos nisso desde o P38, a Mercedes com o 4Matic idem, aliás inclusive com o 4Matic+ aplicado a viaturas desportivas, os G com bloqueios e controlo de tração são um must, os wranglers idem...
Existem muitos bons exemplos, inclusive o Patrol Y62 também está muito bom nisso, comparativamente a um LC200 com as transmissões tradicionais... como tal por ter um controlo de tração não tem de ser menos fiável...seja como for mesmo que falhe e tenha redutoras pode prosseguir.

Pressão de estrada e a patroa ao volante

Aqui um Cayenne S V8 a fazer a 2 CATS

jI9ESgn.jpg

N40aFWd.jpg

Para mim em eficiência:
Open » LSD » ETS/ELSD/TC/ELSD » FullLocker

Os habituais LSD da velha guarda (de embraiagem) pouco fazem quando uma das rodas do seu eixo está completamente levantada do chão. A transferência de binário para a roda com tracção é pequena, e diminui quando aplicas mais acelerador.

Os LSD de nova geração, os ELSD, são nada mais, nada menos, diferenciais que fazem transferência de binário com recurso a eletronica, sendo que a maioria faz utilização dos sistemas de travão. Logo com recurso a eletrónica que é aquilo que parecem não gostar.

E por fim os bloqueios 100%, indiscutível a sua eficiência.
Por alguma razão tirei o LSD e coloquei um.

Mesmo assim e sem conhecimento de causa no obstáculo que aparece ao minuto 2:00 apostaria tudo num sistema de controlo de tração com redutoras e 1 bloqueio, como o do discovery3 do que num simples sistema de bloqueios de diferencial a 100% Os lsd aqui nem dá para aquecer.
Sempre que exista grip para o pneu, o TCS em conjunto com redutoras é no meu entendimento mais efetivo que qualquer outro sistema. Tenho dúvidas que os 3 diferenciais bloqueados a100% dessem o controlo que se vê no vídeo.
Acredito que este disco do vídeo tenha também bloqueio traseiro.
Como tal jipes que possam ter os 2 mundos .... TOP TOP ... Wrangler e G estão lá.

O bloqueio central é de série e o traseiro opcional.
Parece-me bem

Eu acho que deveria ter já de série o bloqueio central e o traseiro. E o dianteiro opcional. Isto era o mínimo de esperar num Defender que supostamente deveria ser um todo-o-terreno à prova de bala e um ícone deste género de veículos. É que assim fica a milhas de um Rubicon ou de um G.

E em termos de electrónica parece um pouco fraco para o carro que deseja ser. É um sistema um pouco brusco como o do Jimny e não suave como o de um Land Cruiser recente.

Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço. [:)]

Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço. [:)]

Esta malta não confia Mike. O GV é um avião, como tal só precisa de uma rampa de lançamento mais longa apr:)

Mas o Disco 3...[br:)]

edit: esquece lá o que disse antes do LSD.

Last edited:

em meados dos anos 90 tive um Kia Sportage 2.0 com caixa manual, lsd e motor a gasolina.

praia, dunas e alguns montes era tranquilo.

sem o lsd nos mesmos locais passava mal.

só depois de 2005 comecei a usar os HDJ100 e ai sim comecei a ter Jipes melhores.

de qualquer forma com o Sportage e depois o Sorento V6 passei por locais que ainda hoje olho para eles com respeito.

o mal do balanço é que por vezes acabamos por ter de ir mais depressa do que o necessário ( com os tais Diff Locks raramente é necessário ir tão depressa ).

Terrano,

fazer 20~30 kms de terra solta ( parias e dunas ) não é para qualquer ML e nesses locais o ETS sobreaquecia ( talvez por usar muito os travões ) e deixava de funcionar.

podia ser daquela unidade em particular, mas fiquei com a impressão de que ao fim de alguns kms não tinha como aguentar.

já o meu Sportage fazia tudo com uma facilidade notável.

o melhor que tive para fazer kms nas dunas foi o HDJ 100, apenas LSD traseiro + central lock e nada o parava.

nunca me deixou mal e mesmo quando enterrava ... conseguia safar sem recurso a reboques ou puxões.

Terrano,

fazer 20~30 kms de terra solta ( parias e dunas ) não é para qualquer ML e nesses locais o ETS sobreaquecia ( talvez por usar muito os travões ) e deixava de funcionar.

podia ser daquela unidade em particular, mas fiquei com a impressão de que ao fim de alguns kms não tinha como aguentar.

já o meu Sportage fazia tudo com uma facilidade notável.

o melhor que tive para fazer kms nas dunas foi o HDJ 100, apenas LSD traseiro + central lock e nada o parava.

nunca me deixou mal e mesmo quando enterrava ... conseguia safar sem recurso a reboques ou puxões.

Falta um pormenor.
Esse ML 430 é da primeira geração até 97 e não tem os mesmos travões que têm as versões seguintes e muito menos o modelo que o substituiu que é o ML 500.
Isso foi algo que sofreu upgrade no restyling.
No meu caso o ML270 CDI equipa os mesmos travões que o ML500 com maxilas da Brembo na dianteira e discos ventilados de 341 mm, a título de exemplo são os mesmo Classe S W220 e do Mercedes SL R230.

O melhor que tive a fazer dunas foi o Rei do Deserto. O incontestável HDJ80.
Os HDJ100 não se safam mal mas os 80 não dão hipótese.
Perspectiva da traseira
SOwpN0F.jpg

Mar de Dunas a percorrer à frente...
JDNxpzM.jpg

Back