Led´s

Não apostes... [:)]

Primeiro, porque simplesmente é azeiteirisse! E a BMW só foi azeiteira uma vez e corrigiu (faixas azuis no 2002 turbo)

Além disso, nunca disse que LEDs são azeiteirisse, muito longe disso... Agora pôr "fitinhas" de LEDs a fazer efeitos dentro do farol... enfim...

Segundo, porque um BMW tem 2 farois redondos á frente, é assim e pronto. E porque já tem uma cena "hi-tec" mais fixe que os LED's, mas não tão vistosa á primeira vista: fibra óptica.

Ora, mais atrás um bocadinho, temos:

Desculpem-me os possuidores de Audis e fãs da marca.

Mas os LED's frontais dos Audi são uma grande azeiteirisse... desculpem-me, mas é demasiado decorativo para a iluminação de um carro...

É como por uma jarra com flores em cima do tablier... decididamente, não faz parte...

[...]

Sim, é possível usar LED's discretamente, ficar bonito, poupa energia e dá muita luz... agora fazer dos farois, uma árvore de Natal... enfim...
José Trocas-te?... :sh)

Que não gostes, é uma coisa. Estás no teu direito e já toda a gente sabe que para ti BMW é que é bom.

Mas não percebo qual é o teu problema e o das pessoas que não gostam.

Não gostam, não compram! É preciso adoptar o discurso do "bota abaixo" e chamar-lhes exibicionistas ou azeiteiros?

Os angel-eyes da BMW são menos azeiteiros só porque são quatro circunferências em vez de uma linha a direito ou estilizada? Porquê? Só porque tu gostas mais?

Os LED 's são o futuro e ainda bem que vieram para ficar. Porque, mais do que o "exibicionismo" que muita gente acha que são, vêm definitivamente contribuir para a segurança rodoviária! Essa é que é a parte mais importante.

Depois, se as marcas lhes querem dar um toque de originalidade, acho bem que o façam. Sempre evitam que as ópticas fiquem iguais às das outras marcas! Ficar bem ou ficar mal, fica sujeito ao gosto pessoal de cada um.

Agora, ficar encandeado com LED 's, como já li por aqui??? Por amor de Deus...

Queixem-se mas é do pessoal que, com condições de visibilidade miseráveis e/ou chuva, anda de mínimos ligados, isto se os ligar sequer... ou então do pessoal que anda com os faróis a apontar para as nuvens... ou ainda daquele pessoal que circula com as ópticas traseiras partidas, que quando travam, isso sim, encandeia e de que maneira [8b]

Última edição:
Não faltam carros com led´s nos faróis traseiros: alguns exemplos dos que me recordo neste momento;

Todos os BMW actuais, excepto os E90 e E91(vão ter agora nos LCI);
Se não me engano, quase todos os Mercedes actuais;
Novo Renault Laguna sedan;
Maserati Granturismo;
Audi A6......
Há tantos!!![;)]

Penso que os E90 e E91 tem Led's na mesma, a maneira como nos fazem "chegar" a luz é que é um pouco diferente. Já explicaram isso noutro tópico qualquer [;)]

Já agora, mais alguns modelos para juntar a essa colecção:

VW Passat;
Mitsubisi Grandis;
MB Classe E...

Não noto nada os carros com LED's a encandearem e acho que em alguns modelos fica bastante engraçado as luzes diurnas por LED.
Mas acho que são bem mais importantes atrás que á frente, dado que se torna positivo em termos de segurança. O impacto que causa ao acenderem (nomeadamente, em luzes de travagem) chama mais a atenção de um condutor distraído, bem como o tempo que o LED leva a obter a sua intensidade máxima quando "energizado" é inferior ao filamento da lâmpada a ficar incandescente.

Penso que os E90 e E91 tem Led's na mesma, a maneira como nos fazem "chegar" a luz é que é um pouco diferente. Já explicaram isso noutro tópico qualquer [;)]

VW Passat;
Mitsubisi Grandis;
MB Classe E...
E dos primeiros a ter, o Mazda 3

Será este? Citroën C4 Picasso

car_photo_220125_7.jpg

hummmm...., é bem capaz de ser esse. Pareceu-me ser um citroen. Se o mencionas é porque também reparaste algo... [;)]

Vamos lá a ver. Não sou extremista. Acho que a tecnologia led deveria ser aplicada. Mas Já o podia ser à mais tempo. É mais ecológica porque dura muito muito mais e porque consome menos.
A questão da luz fria, não gosto nem em leds nem em xénon, mas isso é um gosto pessoal. Já há led's de temperatura de côr mais quente.

Apenas se deveria ter mais atenção à intensidade da luz. É só nisso que teimo. Led's venham eles... Aliás preparem-se pois vão começar a aparecer kits de aplicação universais como luz diurna.
Por isso quem for extremista só tem duas opções. Ou se habitua ou vai andar sempre chateado... Não vale a pena.

Abraços e conduzam em segurança.

p.s. - não tem nada a ver mas nos parques subterrâneos, acendam os médios...

VW Passat;
Mitsubisi Grandis;
MB Classe E...

Parece -me que, e referindo me aos farolins traseiros, os E90/91 actuais, não trazem! Só vêm com led´s os E92 e E93! As diferenças na intensidade da luz parece indicar isso! No entanto posso estar enganado![;)]

Não acho....

É só a mim que os led's encandeiam de forma brutal?

A sério, as poucas vezes que me cruzei com carros equipados com led's só não me despistei porque foi em AE, se fosse numa estrada com curvas de certeza absoluta que com o efeito que aquelas luzes tiveram em mim tinha ido parar fora de estrada.

Cá para mim, andas a cruzar-te com um azeiteiro que foi ao Manel GT montar os Xenon!
[:D]

Michael

Bla bla bla...é uma grande azeiteirisse mas já vi mais Xungas com "Angel Eyes" do que com LED's...

O que é que isso me interessa? Eu não diria isso, mas mesmo assim, não sei o que queres dizer com isso...

Xungas usam => azeiteirisse

Eu acho que é mais Xungas usam <= azeiteirisse

Gosto muito dessa palavra. Azeiteirisse. [:)]

hi-tec ?? Presumo que queiras dizer hi-tech..

E além disso a "fibra-óptica" são um conjunto de led's.. lol

E olha que o restyling dos E90/91 já trazem led's frontais estilo Audi.

Por isso também já são árvores de natal..

Alta Tecnologia...

Fibra óptica não é um conjunto de LEDs

bilde

WTF? Tem alguma coisa a ver com os do Audi???

Que não gostes, é uma coisa. Estás no teu direito e já toda a gente sabe que para ti BMW é que é bom.

Mas não percebo qual é o teu problema e o das pessoas que não gostam.

Não gostam, não compram! É preciso adoptar o discurso do "bota abaixo" e chamar-lhes exibicionistas ou azeiteiros?

Os angel-eyes da BMW são menos azeiteiros só porque são quatro circunferências em vez de uma linha a direito ou estilizada? Porquê? Só porque tu gostas mais?

Os LED 's são o futuro e ainda bem que vieram para ficar. Porque, mais do que o "exibicionismo" que muita gente acha que são, vêm definitivamente contribuir para a segurança rodoviária! Essa é que é a parte mais importante.

Nunca disse que não gostava de LEDs, o que não faltam são bons exemplos do uso dos díodos em termos estéticos...

Agora andar a usá-los para traçar linhas todas espalhafatosas... :S

Ah, e o factor segurança, não salva o caso... já que os minimos não são importantes... são apensas luzes de presença e os LEDs não contribuem nada para isso... os mínimos não servem para iluminar... servem é para se auto-iluminarem... e devem ser bastante mais fracos que os médios, o único uso que me lembro dos minimos, quando estive a estudar para a carta, foi para, quando estacionar o carro á noite, fora de um lugar designado para parqueamento, para dar presença do carro...

Outra coisa, os "angel eyes" da BMW surgiram porque a BMW acha que devemos ter todos dois faróis redondos na frente do carro... como "sempre" foi

Quando apareceu o Xenon, precisavamos de mínimos (halogénio), médios (xenon) e máximos (halogénio), ou em bi-xenon, uma luz de máximos para os "flashes"

A solução foi circular os faróis com um circulo de fibra óptica despida. Que por acaso, também fica bonito porque evidencia a silhueta característica da frente da marca...

Última edição:
O que é que isso me interessa? Eu não diria isso, mas mesmo assim, não sei o que queres dizer com isso...

Xungas usam => azeiteirisse

Eu acho que é mais Xungas usam <= azeiteirisse

Alta Tecnologia...

Fibra óptica não é um conjunto de LEDs

bilde

WTF? Tem alguma coisa a ver com os do Audi???

Nunca disse que não gostava de LEDs, o que não faltam são bons exemplos do uso dos díodos em termos estéticos...

Agora andar a usá-los para traçar linhas todas espalhafatosas... :S

Ah, e o factor segurança, não salva o caso... já que os minimos não são importantes... são apensas luzes de presença e os LEDs não contribuem nada para isso... os mínimos não servem para iluminar... servem é para se auto-iluminarem... e devem ser bastante mais fracos que os médios, o único uso que me lembro dos minimos, quando estive a estudar para a carta, foi para, quando estacionar o carro á noite, fora de um lugar designado para parqueamento, para dar presença do carro...

Outra coisa, os "angel eyes" da BMW surgiram porque a BMW acha que devemos ter todos dois faróis redondos na frente do carro... como "sempre" foi

Quando apareceu o Xenon, precisavamos de mínimos (halogénio), médios (xenon) e máximos (halogénio), ou em bi-xenon, uma luz de máximos para os "flashes"

A solução foi circular os faróis com um circulo de fibra óptica despida. Que por acaso, também fica bonito porque evidencia a silhueta característica da frente da marca...

Desculpa lá que te diga, mas estás completamente errado.
Os mínimos não servem para ver, servem para se ser visto. Está comprovado que mesmo de dia um carro de mínimos é muito mais visível que um sem qualquer luz, por isso, mais luz é mais segurança.

Depois, os Led são menos fortes que os médios, claro, mas são muito mais fortes que os mínimos. Se pensares, um só led é mais forte que um mínimo (5w) e os carros têm muitos Led's à frente (O Delta sei que tem 10 em cada óptica, o que não andará muito longe dos restantes). Sendo que estão sempre ligados, os carros são mais vistos numa perspectiva de segurança e isso vai contribuir, estou convencido, para uma redução dos acidentes.

E já agora, as luzes para quando se deixa o carro num sítio escuro não são mínimos, são luzes de posição. Diferem dos mínimos porque em alguns carros se podem acender apenas de um lado, porque não acendem as luzes de matrícula e porque regra geral, têm uma comutação diferente que permite gastar menos energia para não atacar tanto a bateria.

Cumps

Não acho....

É só a mim que os led's encandeiam de forma brutal?

A sério, as poucas vezes que me cruzei com carros equipados com led's só não me despistei porque foi em AE, se fosse numa estrada com curvas de certeza absoluta que com o efeito que aquelas luzes tiveram em mim tinha ido parar fora de estrada.
Se calhar é melhor ires a um oftalmologista:confused::confused::confused:

No BMW Série 1 apesar de ser a mesma lâmpada que serve para os médios e para as luzes de dia, a intensidade da luz é bastante menor no caso de estarem ligados os médios!

Um carro sem interruptor para ligar os mínimos é uma aberração e não sei como pode ser autorizado a circular à luz do código da estrada! Não que seja grave, mas simplesmente vai contra o CE.

Desculpa lá que te diga, mas estás completamente errado.
Os mínimos não servem para ver, servem para se ser visto. Está comprovado que mesmo de dia um carro de mínimos é muito mais visível que um sem qualquer luz, por isso, mais luz é mais segurança.

Depois, os Led são menos fortes que os médios, claro, mas são muito mais fortes que os mínimos. Se pensares, um só led é mais forte que um mínimo (5w) e os carros têm muitos Led's à frente (O Delta sei que tem 10 em cada óptica, o que não andará muito longe dos restantes). Sendo que estão sempre ligados, os carros são mais vistos numa perspectiva de segurança e isso vai contribuir, estou convencido, para uma redução dos acidentes.

E já agora, as luzes para quando se deixa o carro num sítio escuro não são mínimos, são luzes de posição. Diferem dos mínimos porque em alguns carros se podem acender apenas de um lado, porque não acendem as luzes de matrícula e porque regra geral, têm uma comutação diferente que permite gastar menos energia para não atacar tanto a bateria.

Cumps

Eu estou completamente errado???

Primeiro, desde quando é que eu disse que os minimos são para iluminar o caminho?

Segundo, os LED, pelo menos, por agora, ainda só têm uso como mínimos, porque ainda não dá para direccionar muito bem os LEDs.

Terceiro, a potência luminosa, não se pode medir em Watts, porque seja em lampadas incandescentes, halogenio, LED ou Xenon, a relação potência consumida(W)/incandescência (candels) é diferente para cada tecnologia e tende a ser exponencial e depois, atingir uma região de saturação.

Quarto, não podes comparar um LED a um farol de halogénio, simplesmente diferente, é como comparar batatas com cebolas...

Quinto, entre dois carros, se um é mais visto que o outro por ter algo vistoso, então esquece, isso não é segurança, ou um tem uma iluminação deficiente (que não tem) ou o outro pensa que é o rei do asfalto e o dono pensa que ele é que precisa ser visto, além disso, em circulação... médios para cima...

Sexto, onde é que estão as tais luzes de posição? [:)] [:)] [:)]

Há... e os botões para os assentos de passageiros ejectáveis... [:D]

Eu estou completamente errado???

Primeiro, desde quando é que eu disse que os minimos são para iluminar o caminho?

Segundo, os LED, pelo menos, por agora, ainda só têm uso como mínimos, porque ainda não dá para direccionar muito bem os LEDs.

Terceiro, a potência luminosa, não se pode medir em Watts, porque seja em lampadas incandescentes, halogenio, LED ou Xenon, a relação potência consumida(W)/incandescência (candels) é diferente para cada tecnologia e tende a ser exponencial e depois, atingir uma região de saturação.

Quarto, não podes comparar um LED a um farol de halogénio, simplesmente diferente, é como comparar batatas com cebolas...

Quinto, entre dois carros, se um é mais visto que o outro por ter algo vistoso, então esquece, isso não é segurança, ou um tem uma iluminação deficiente (que não tem) ou o outro pensa que é o rei do asfalto e o dono pensa que ele é que precisa ser visto, além disso, em circulação... médios para cima...

Há... e os botões para os assentos de passageiros ejectáveis... [:D]

Sim, estás....

1º - tu não disseste que os mínimos eram para iluminar, mas sim para se auto-iluminarem (o que quer que isto seja). Repito, os mínimos servem para TU seres visto quando os usas.

2º - Mentira... Dá uma vista de olhos nos opcionais do Audi R8. Custam uma fortuna, mas são full LED headlights. Que a tecnologia não esteja madura e estabilizada e produzida em quantidades que permitam a massificação admito, mas que existe, existe.

3º - Eu não estva a medir nada, apenas mencionei que uma lampada de mínimos normal tem 5w para comparar em números "vulgares"... não mencionei nada dos Led.

4º - Não comparei... comparei a capacidade de iluminação de um Led com a de um mínimo "normal".

5º - Aqui é que acho que estás com mais dificuldades... não é mais visto porque é mais vistoso, é mais visto porque um objecto iluminado à distância é mais visível que um objecto não iluminado à mesma distância. Esquece lá os azeiteiros...

6º - As luzes de posição existem na mesma, só são usadas de outra forma, por exemplo com parte dos mesmos LED ou com os piscas, ou de qq outra forma.

7º - Não, mas já há câmeras que lêm a estrada e te aconselham o que fazer, ou carros que estacionam sozinhos, ou sistemas que te guiam o carro sozinhos abrandando e acelerando conforme o tráfico. Os assentos ejectáveis é uma questão de tempo [:)]

Com a quantidade de explosivos que hoje em dia um banco de um carro já tem, não anda muito longe de se poder ejectar...

Cumps

Led?? Tecnologia nova???
A minha Yahama R6 de 2002 já usa disso na luz traseira e nos stops!!!

Leds existem desde sempre (ok, desde que há a junção PN da electrónica)... O problema é mesmo o seu pouco rendimento luminoso face ao aquecimento...
Um dos problemas é mesmo o aquecimento!! Para as luzes da frente é preciso muita iluminação, e logo a aquecimento vai ser demasiado... Para as luzes de trás é 5* !!

O LED já é uma tecnologia antiga, digamos que o grande entrave era o custo.

Actualmente com o avanço nos plásticos semi-condutores permitiu que os custos de produção descessem para valores que dentro da industria automóvel já se consideram aceitáveis, bem como que o rácio luz emitida<->aquecimento melhora-se.

No entanto ainda é muito mais barato produzir uma óptica com lampada de halogénio que um óptica com LEDs.

Já agora mais um exemplo:

307 cc

796px-Peugeot_307_CC_blue_h.jpg

[;)]

Experimenta um fiat punto de 1995, no canhão andas uma posição para trás segurando uma patilha no mesmo et voilá luzes de parque, para parar o carro em sitios pouco iluminados apenas com os minimos á frente e luzes de presença atrás[;)]... julgo que é a esse tipo de luzes que ele se refere

Desde 2001 que a BMW teve no E39 faróis traseiros com LEDs...
Só que são usados de maneira totalmente diferente... o LED é usado para iluminar um pedaço de acrílico que deste modo forma um tubo de luz uniforme.

(duvido que seja fibra óptica por causa da sua grossura... não sei se existe f.o. assim tão grossa.)

5SeriesRearlamp_100x75px.jpg

E este esquema é hoje em dia utilizado, que eu saiba, no 1, 3 e 5 (nos modelos com Xénon apenas, julgo eu).

BMW5series3.jpg

Quem reparar nos modelos da BMW com matrícula posterior a meados de Março deste ano também pode ver que as luzes de matrícula também utilizam LEDs, tal como já o Lexus IS faz à alguns anos.

Voltar
Superior