Lenha

Pode ser com caldeira a gasóleo?
Se sim, num ano, uma moradia de 7 assoalhadas gastou cerca de 2 Euros por dia para aquecimento e/ou águas quentes sanitárias.

Caldeira a gasóleo a gastar 2 euros por dia:confused: Só se a temperatura exterior for de 20 graus e a interior de 21.

Aqui na minha zona nunca gasta menos de 500€ mês nos meses de nov. a março. ( por baixo, e não pode estar ligada 24h)

Eu se continuasse com gasóleo no mínimo 2.500 litros nos cinco meses, e se se se o mês de abril já for quentinho, que não é em muitos anos.

MAs se me arranjares uma com esse consumo compro já sem pedir desconto.

A dias visitei um amigo que instalou uma espécie de forno a lenha que aquece um depósito de água que por sua vez anda no circuito do aquecimento, o resultado é muito bom mesmo, e o custo bastante mais reduzido que o gás natural ou o gasóleo agrícola. E os custos de manutenção creio serem mais reduzidos. Pena não dar para montar em qualquer apartamento.

sortudo que a compram. Sabado lá tem de ir Zé o lenhador (nomeadamente eu) cortar ás fatias umas árvores caídas.
não tem o glamour que se vê nos filmes.
Não te esqueças de, previamente «afiar os dentes» da corrente da motossera. [;)]

Se considerares que é média anual e a caldeira está desligada 3/4 do ano, não é assim tão absurdo (embora ainda assim seja bastante baixo para uma casa de sete assoalhadas).

Está sempre ligada, pois também aquece um termoacomulador de 200 litros para água quente sanitária.

De qualquer forma, creio que me enganei nas contas....:sh)

Os 500 litros abastecidos são metade do consumo ( a olhómetro) anual. Refeitas as contas e com uma regra 3 chegámos a valores aproximados de 3.33 Euros...por dia.
O gasóleo é Mazoote e estava a 1.2 Euros o litro.

A caldeira é Roca Laia....não sei se 50 se 80 :confused:

Last edited:
A dias visitei um amigo que instalou uma espécie de forno a lenha que aquece um depósito de água que por sua vez anda no circuito do aquecimento, o resultado é muito bom mesmo, e o custo bastante mais reduzido que o gás natural ou o gasóleo agrícola. E os custos de manutenção creio serem mais reduzidos. Pena não dar para montar em qualquer apartamento.
Já não se utiliza gasóleo agricola no aquecimento....que bom seria.[;)]

Está sempre ligada, pois também aquece um termoacomulador de 200 litros para água quente sanitária.

Os 500 litros abastecidos são metade do consumo ( a olhómetro) anual. Refeitas as contas e com uma regra 3 chegámos a valores aproximados de 3.33 Euros...por dia.

Puxa, quando tinha a caldeira a gasóleo a funcionar, estava a gastar quase 2 depósitos, apenas para o aquecimento central, durante os meses de inverno! (outubro/novembro) a abril. Foi isso que me fez investir no recuperador a água.

Tenho caldeira a gasóleo... Ainda me lembro de quando aquilo era barato (aí há 30/40 anos!), mas agora já não é. Tenho de começar a pensar noutra solução tecnologicamente mais avançada, como as que vejo em casa de alguns amigos, até sondas que vão buscar o calor na terra a não sei quantos metros de profundidade eles têm...

Tenho uns amigos muito atualizados e eu com a arcaica caldeira a gasóleo! [:D]

Tenho caldeira a gasóleo... Ainda me lembro de quando aquilo era barato (aí há 30/40 anos!), mas agora já não é. Tenho de começar a pensar noutra solução tecnologicamente mais avançada, como as que vejo em casa de alguns amigos, até sondas que vão buscar o calor na terra a não sei quantos metros de profundidade eles têm...

Tenho uns amigos muito atualizados e eu com a arcaica caldeira a gasóleo! [:D]

O problema mesmo é «deitar ao lixo» o investimento feito.

Puxa, quando tinha a caldeira a gasóleo a funcionar, estava a gastar quase 2 depósitos, apenas para o aquecimento central, durante os meses de inverno! (outubro/novembro) a abril. Foi isso que me fez investir no recuperador a água.
Provavelmente a programação da caldeira também ditará as suas «leis».
A temperatura máxima que «peço» à minha é cerca de 65-70 graus. O termoacomulador está a cerca de 62-63 graus e em casa a temperatura económica são 16 graus ( 23 ás 6) e a temperatura de conforto ( 6 ás 7 e 16-23 horas á semana e 10-23 ao FS) são 18.5 graus ( na realidade a caldeira só pára quando a temperatura ambiente atinge os 19 graus e volta a arrancar aos 18 graus).
Como mero exemplo, hoje pela 6 e 30 a temperatura no quarto eram 18.8 graus e a caldeira não tinha arrancado.

Um bom isolamento da casa também ajuda...concerteza.

Last edited:
O GHP (Geotermico) penso que seja dos mais economicos ... mas os custos de implementação são caros .

Este ano ninguém na minha família tem de se preocupar com lenha.

Mandei abaixo 4 sobreiros enormes, cortei no local e depois foi só entregar. [:cool:]

Espero que não te tenhas esquecido de pedir autorização para o abate ao estado paizinho...

Provavelmente a programação da caldeira também ditará as suas «leis».
A temperatura máxima que «peço» à minha é cerca de 65-70 graus. O termoacomulador está a cerca de 62-63 graus e em casa a temperatura económica são 16 graus ( 23 ás 6) e a temperatura de conforto ( 6 ás 7 e 16-23 horas á semana e 10-23 ao FS) são 18.5 graus ( na realidade a caldeira só pára quando a temperatura ambiente atinge os 19 graus e volta a arrancar aos 18 graus).
Como mero exemplo, hoje pela 6 e 30 a temperatura no quarto eram 18.8 graus e a caldeira não tinha arrancado.

Um bom isolamento da casa também ajuda...concerteza.

O bom isolamento, e a localização. Moro em Paços de Ferreira, e a casa fica num alto, bastante exposta aos ventos. Era +/- assim que também tinha a minha regulada.

Havia também algo na minha instalação que não estava da melhor maneira. O quarto do meu filho tinha uma dificuldade terrível para aquecer. Tanto que tinha o comando nesse quarto, e tinha que fechar um pouco as torneiras dos restantes radiadores, e mesmo assim esse quarto por vezes nem aos 18º chegava. O técnico que instalou a caldeira atribuiu ao facto do quarto estar virado a norte e ter várias perdas de calor, e eu engoli a explicação. Mesmo que ao por a mão no radiador não sentir o calor que sentia nos outros. Certo é que ao instalar o recuperador a água, nunca mais tive esse problema.

Espero que não te tenhas esquecido de pedir autorização para o abate ao estado paizinho...

True-story.png

A autorização só não é necessária se for para construir campos de golfe e o número de sobreiros for superior a 500..

Não deves é ter temperatuars exteriores negativas...ainda esta semana o carro logo após sair da garagem marcou -3,5.

Um colega meu tem também um Roca não sei que modelo, mas sei que é uma alta com termoacumulador incluído, e gasta mais ou menos 500L mês, e não está sempre ligada, mas isso também pode ser errado.

Aqui o gasóleo de aquecimento também é mais caro, mas mesmo a 1,20 são sempre 600€ mês, mas se dividirmos o consumo de 5 meses por um ano dá 8€/dia o que já é um valor simpático mas irreal.

bem ... vocês devem de ter uns casarões brutais!

No máximo dos máximos €800,00 de gás natural servem para aquecer a casa e tomar banho o ano inteiro.

bem ... vocês devem de ter uns casarões brutais!

No máximo dos máximos €800,00 de gás natural servem para aquecer a casa e tomar banho o ano inteiro.

Casarões brutais:confused: Eu nem tive dinheiro para fazer paredes interiores[:D]

Só os quartos e WCs é que são fechados, o resto é tudo amplo mais ou menos xxx m2, e depois são muitos m3 para aquecer, mas verdade seja dita, no verão com 40 graus ou mais não há calor.

Eu estou sempre a partir a cabeça aos meus pais para trocar a caldeira a gasóleo por uma de Pelletes. O que eles gastam de gasóleo pagaria uma de pelletes topo de gama com combustível incluído em 3 anos, isto considerando que o gasóleo não suba mais.

Eu estou sempre a partir a cabeça aos meus pais para trocar a caldeira a gasóleo por uma de Pelletes. O que eles gastam de gasóleo pagaria uma de pelletes topo de gama com combustível incluído em 3 anos, isto considerando que o gasóleo não suba mais.

Não é bem assim, uma boa caldeira, para uma vivenda média, custa sempre 4k a 5k de euros, mas que é um investimento recomendável é.

MAs a comprar, convém comprar uma para vários tipos de biomassa.

Back