Lenha

Pode ser com caldeira a gasóleo?
Se sim, num ano, uma moradia de 7 assoalhadas gastou cerca de 2 Euros por dia para aquecimento e/ou águas quentes sanitárias.

Caro Sansoni:

Não, moro num apartamento e a instalação de uma caldeira a gasóleo está, por conseguinte, fora de questão.
Ando a equacionar o balanço entre electricidade, gás natural, lenha, pellets ou uma mistura de várias.

Obviamente, obrigado pela achega. :)

Caro Sansoni:

Não, moro num apartamento e a instalação de uma caldeira a gasóleo está, por conseguinte, fora de questão.
Ando a equacionar o balanço entre electricidade, gás natural, lenha, pellets ou uma mistura de várias.

Obviamente, obrigado pela achega. :)

Sendo assim, pelo que tenho lido por aqui, a solução será AC....com sistema Inverter.
Para além de quente...também faz frio. [;)]
Boa sorte para a escolha.

Sendo assim, pelo que tenho lido por aqui, a solução será AC....com sistema Inverter.
Para além de quente...também faz frio. [;)]
Boa sorte para a escolha.

Poderá ser hipótese, embora se ponha o problema de eu viver num prédio em propriedade horizontal e as unidades exteriores ficarem à vista. Ou seja, é uma solução que pode levar "nega" do condomínio.

Poderá ser hipótese, embora se ponha o problema de eu viver num prédio em propriedade horizontal e as unidades exteriores ficarem à vista. Ou seja, é uma solução que pode levar "nega" do condomínio.
Pois, mas....

Lareira sem recuperador a água, dificilmente aquecerá todo o aparatamento....

Pois, mas....

Lareira sem recuperador a água, dificilmente aquecerá todo o aparatamento....

Está tudo em aberto. Eu tenho lareira mas sem recuperador. Tenho aquecimento central com caldeira a gás natural.

Uma coisa é certa: quero colocar algum tipo de recuperador na lareira da sala. Estou a equacionar entre lenha e pellets.

Depois falta saber, em função dos custos iniciais e custos de operação, se
- Compro um recuperador simples que aquece a sala e algumas divisões limítrofes e o resto aqueço com gás/electricidade;
- Compro um recuperador com ligação às tubagens do aquecimento central, o que me implica andar a levantar o chão para passar tubos (€€€€);

Por isso é que estou a tentar fazer, neste tópico, uma estimativa dos custos da lenha. :)

Está tudo em aberto. Eu tenho lareira mas sem recuperador. Tenho aquecimento central com caldeira a gás natural.

Uma coisa é certa: quero colocar algum tipo de recuperador na lareira da sala. Estou a equacionar entre lenha e pellets.

- Compro um recuperador simples que aquece a sala e algumas divisões limítrofes e o resto aqueço com gás/electricidade;
- Compro um recuperador com ligação às tubagens do aquecimento central, o que me implica andar a levantar o chão para passar tubos (€€€€);

Por isso é que estou a tentar fazer, neste tópico, uma estimativa dos custos da lenha. :)

Atenção, podes ligar o recuperador ao aquecimento central, sem trocar os tubos todos. [;)] Só tens de passar tubos até a um ramal.

A lareira está muito distante da caldeira a gás. Será muito inestético fazer a ligação pelo exterior das pareds, de um recuperador de calor a água, na saída/entrada da caldeira, ficando com a possibilidade de ter os dois sistemas de aquecimento ( gás/lenha ou peletes)?

A lareira está muito distante da caldeira a gás. Será muito inestético fazer a ligação de um recuperador de calor a água, na saída/entrada da caldeira, ficando com a possibilidade de ter os dois sistemas de aquecimento ( gás/lenha ou peletes)?

Com tubos por fora da parede? Sim, ficaria pavoroso. Ainda são uns metros valentes.

Não gosto de lareiras em apartamentos, prefiro ar condicionado. Faz-me confusão andar a passear lenha por dentro do prédio.

Na moradia é porreiro, chaga lá um camião, descarrega umas toneladas de lenha na garagem e depois é só atravessar o jardim para a ir buscar numa cesta, o que até é divertido, dá um ar campestre à coisa. [:D]

Pois olha que uma lareira com recuperador, sem estar ligada a qualquer sistema de água, aquece uma vivenda inteira.

Dependerá também da localização e do próprio ordenamento interior, não? Conforme está +/- no centro da vivenda ou então encostada a uma esquina da casa, deve fazer toda a diferença. Eu não estou a ver a minha lareira, no sítio onde está (sala junto à fachada frontal), a aquecer o quarto das traseiras no andar superior...

Pavoroso?
Olha que os técnicos sabem disfarçar bem os tubos de cobre...que até podem ser «escondidos por uma calha, normalmnte junto ao chão.

As paredes são muito "recortadas", entre entalhes das próprias paredes, janelas, porta da varanda, etc. Mas sem dúvida que seria mais barato que levantar e reassentar o chão. Mas, como digo, tudo está em aberto. Claro que o que eu mais gostava era de ter um recuperador a pellets ligado ao aquecimento central, o que é bastante onoreso quer no equipamento inicial quer no custo de instalação. Falta saber se este custo inicial não dá para cobrir o custo do gás por 50 anos nas divisões onde o calor de uma lareira simples não chega. [:D]

Dependerá também da localização e do próprio ordenamento interior, não? Conforme está +/- no centro da vivenda ou então encostada a uma esquina da casa, deve fazer toda a diferença. Eu não estou a ver a minha lareira, no sítio onde está (sala junto à fachada frontal), a aquecer o quarto das traseiras no andar superior...

Obviamente que ajuda, sim, e tem uma saída de ar na sala, outra no corredor por trás da lareira e duas nos quartos que ficam no piso de cima. Mas é uma vivenda de 7 assoalhadas.

No caso que eu conheço, não aquece e é um apartamento com 2 quartos. Eventualmente estará mal dimensionada.
Não será a lareira que está mal dimensionada mas sim o recuperador que não será o mais adequado. Digo isto porque o caso que conheço tinha um recuperador excelente... que era excelente há 15 anos... enorme, consumia muita lenha e muito do calor acabava desperdiçado. Substituiu-se agora por outro, gastaram-se uns cobres, abriu-se uma saída extra para a sala (só tinha uma) abriu-se a saída para o corredor (não tinha), o consumo de lenha desceu pa xuxu e a casa mantém-se numa temperatura agradável.

As paredes são muito "recortadas", entre entalhes das próprias paredes, janelas, porta da varanda, etc. Mas sem dúvida que seria mais barato que levantar e reassentar o chão. Mas, como digo, tudo está em aberto. Claro que o que eu mais gostava era de ter um recuperador a pellets ligado ao aquecimento central, o que é bastante onoreso quer no equipamento inicial quer no custo de instalação. Falta saber se este custo inicial não dá para cobrir o custo do gás por 50 anos nas divisões onde o calor de uma lareira simples não chega. [:D]

Não tens tecto falso? Em minha casa tenho recuperador e andei a cuscar qual a melhor forma de o fazer render. À parte a substituição do próprio recuperador uma das soluções seria passar tubagens para o ar quente pelo tecto falso... o problema é que também não tenho tecto falso. :sh)[:D]

Não tens tecto falso? Em minha casa tenho recuperador e andei a cuscar qual a melhor forma de o fazer render. À parte a substituição do próprio recuperador uma das soluções seria passar tubagens para o ar quente pelo tecto falso... o problema é que também não tenho tecto falso. :sh)[:D]

Não, não tenho tecto falso. A menos que incluísse a construção de tecto falso por toda a casa. E ainda tinha o problema do andar superior... [:D]

Voltar
Superior