Lenha

Não, não compensa.

A biomassa mais barata continua a ser a lenha. Todos os produtos processados (pellets, briquetes, etc) têm as suas vantagens, mas são muito mais caros.

Já vi pellets a 120€ a tonelada. Quando mudar de casa vai ser uma opção para mim. Ate porque associado a aquecimento central nem a lenha nem briquetes têm grande autonomia.

Já vi pellets a 120€ a tonelada. Quando mudar de casa vai ser uma opção para mim. Ate porque associado a aquecimento central nem a lenha nem briquetes têm grande autonomia.

De boa qualidade acho muito dificil, mas sei de um tipo que compra ainda ligeiramente mais barato e das melhoes que se produzem em Portugal, só que gasta umas toneldas valentes por mês, e até tem um camião granuleiro para as transportar.

Estas sao daquelas vendidas em sacos de uma tonelada. São de uma serracao que deve ter mistura de madeiras. Nunca usei por isso não sei a qualidade efectiva.

Eventualmente ate poderei investir numa máquina de fazer pellets, pois arranjo lenha para os fazer. Ė uma excelente solução para aproveitar todo o tipo de sombras de lenha.

Estas sao daquelas vendidas em sacos de uma tonelada. São de uma serracao que deve ter mistura de madeiras. Nunca usei por isso não sei a qualidade efectiva.

Eventualmente ate poderei investir numa máquina de fazer pellets, pois arranjo lenha para os fazer. Ė uma excelente solução para aproveitar todo o tipo de sombras de lenha.

Antes de fazer as pellets terias que moer a lenha, só depois podes fazer as pellets.

O investimento nas maquinas para um uso de pellets domestico nunca te compensaria, só se fosse mesmo para vender.

A melhor maneira de aproveitar as sobras de lenha, seria.... ter uma caldeira a lenha, por isso é que recomento esta caldeira em vez das de pellets tendo o inconveniente de precisar de ser abastecida é mais versátil.

Há maquinas que trituram e prensam. Já vi algumas em segunda Mao por cerca de mil euros mas não sei se seriam grande coisa.

Comprei azinho recentemente. É normal custar a pegar só com umas acendalhas? Só consigo pegar a sério essa lenha com outro tipo de lenha queimado antes para fazer brasas...

E acontece-me outra coisa estranha com o recuperador de calor, se estiver com uma fresta aberta (a porta aberta mas encostada), o lume pega muito bem, mas dá pouco calor. Se fechar a porta, tenho muito calor, mas o lume apaga, ficam só as brasas a consumir a madeira. E se fechar a patilha de ventilação, fica calor à mesma, mas apaga ainda mais rápido.

Já me aconteceu outra situação. Fechei tudo bem, incluindo a patilha, durante meia hora (saí de casa), e quando voltei só abri a patilha. Vi o fumo subir de repente e pegou o lume com a entrada de oxigénio. Queimou bem, produzindo um calor fantástico... Não consigo perceber este recuperador. É um Deville, o modelo não sei.

eu costumo usar pinho para acender a lareira e só depois uso azinho. É bem mais facil pegar com pinho [;)]

quando falas em porta, queres dizer a porta da sala? porta do recuperador ?

Last edited:
Comprei azinho recentemente. É normal custar a pegar só com umas acendalhas? Só consigo pegar a sério essa lenha com outro tipo de lenha queimado antes para fazer brasas...

E acontece-me outra coisa estranha com o recuperador de calor, se estiver com uma fresta aberta (a porta aberta mas encostada), o lume pega muito bem, mas dá pouco calor. Se fechar a porta, tenho muito calor, mas o lume apaga, ficam só as brasas a consumir a madeira. E se fechar a patilha de ventilação, fica calor à mesma, mas apaga ainda mais rápido.

Já me aconteceu outra situação. Fechei tudo bem, incluindo a patilha, durante meia hora (saí de casa), e quando voltei só abri a patilha. Vi o fumo subir de repente e pegou o lume com a entrada de oxigénio. Queimou bem, produzindo um calor fantástico... Não consigo perceber este recuperador. É um Deville, o modelo não sei.

Por aqui usa-se acendalha e pinha. Um bom método é no dia anterior quando já só restam as brasas pores um madeiro grande num canto de modo a que tenha algum contacto com as mesmas. No dia seguinte tens um madeiro parcialmente em carvão que pega que é uma maravilha.

Quanto à ventilação do recuperador é mesmo assim. O verdadeiro artista é o que sabe dosear essa ventilação.[:D]

Pega o lume com acendalha e uma pinha que por sua vez pegarão a chama ao azinho.....

Não tens possibilidade de teres umas entradas de ar abertas para «avivar» a chama?
Percebo pouco de recuperadores de lenha mas creio que tem que entrar ar e a saída de fumo tem que ser controlada pois se demasiado aberta a chama é mais forte mas perde-se mais calor e consome-se mais lenha....

Por aqui, o azinho pega bem com acendalhas...

A tua lenha está bem seca?

Por aqui é igual.
Por cima da acendalha colocar primeiro uns pauzinhos fininhos e ou umas casquinhas e depois então uns pauzinhos mais grossos por cima. Pega que é uma maravilha.
Utilizo azinho e oliveira. Ardem os dois bastante bem, o azinho aguenta mais tempo, a oliveira faz mais chama, mas morre mais depressa também.

Como já te disseram é normal...

Entre a acendalha e o azinho coloca uns paus finos e bem secos... Os restos da grades da fruta são muito bons para isso, ou as vides...

O fenómeno que viste com a abertura da patilha é perfeitamente normal. Provavelmente foi um backdraft (explosão de fumos).

Que decepção um gaijo vem aqui na esperança de ver um tipos a dar umas cargas de lenha a outros e no fim fala-se é de...

lenha :sh)

Vê-se logo que és do FCP[:D]

Entendo-te perfeitamente..

1z1fvdk.jpg

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas! apr:)

eu costumo usar pinho para acender a lareira e só depois uso azinho. É bem mais facil pegar com pinho [;)]

quando falas em porta, queres dizer a porta da sala? porta do recuperador ?

É a porta do recuperador.

Por aqui usa-se acendalha e pinha. Um bom método é no dia anterior quando já só restam as brasas pores um madeiro grande num canto de modo a que tenha algum contacto com as mesmas. No dia seguinte tens um madeiro parcialmente em carvão que pega que é uma maravilha.

Quanto à ventilação do recuperador é mesmo assim. O verdadeiro artista é o que sabe dosear essa ventilação.[:D]

Sim, uso essa técnica até para a lenha secar um bocado, porque me parece estar um bocado húmida...

Por aqui, o azinho pega bem com acendalhas...

A tua lenha está bem seca?

Acho que não, mas se usar outro tipo de lenha para dar início ela até pega bem.

Pega o lume com acendalha e uma pinha que por sua vez pegarão a chama ao azinho.....

Não tens possibilidade de teres umas entradas de ar abertas para «avivar» a chama?
Percebo pouco de recuperadores de lenha mas creio que tem que entrar ar e a saída de fumo tem que ser controlada pois se demasiado aberta a chama é mais forte mas perde-se mais calor e consome-se mais lenha....

Acho que o problema deste recuperador é mesmo a falta de entradas de ar. Só tem uma grelha por cima e o calor sai imediatamente por cima do recuperador, num vazio de cerca de 5cm entre o recuperador e a pedra. E enquanto tenho a porta aberta, mas encostada, nota-se que a chama é mais forte porque há circulação de ar, mas o calor perde-se todo pela chaminé.

Por aqui é igual.
Por cima da acendalha colocar primeiro uns pauzinhos fininhos e ou umas casquinhas e depois então uns pauzinhos mais grossos por cima. Pega que é uma maravilha.
Utilizo azinho e oliveira. Ardem os dois bastante bem, o azinho aguenta mais tempo, a oliveira faz mais chama, mas morre mais depressa também.

Pois é isso mesmo que tenho feito. Uso outro tipo de lenha para pegar. E vou continuar a fazer isso, porque me parece ser o mais correcto de acordo com o vosso feedback! [kiss]

O meu problema agora é outro... O espaço para guardar lenha. Vivo em apartamento, tenho uma arrecadação pequena e só lugar de garagem (se fosse box só minha guardava lá), tenho também um terraço, mas depois a lenha molha-se com a chuva.

Back