Bahhh é com cada petardo neste tópico,m que eu vou tentar passar ao lado, mas vamos lá ver isto:
O corolla pesa uns bons quilos a menos do que o Golf, o 1.9 Tdi de 105 não é nenhum "canhão", e o D-4D (Só por ser toyota á partida) não é logo a bater no ceguinho!
Até eu que sempre tive carros a diesel que se mexem bem, fiquei bastante impressionado com o seu andamento, não sendo um avião, achei que podia passar despercebido como um diesel 2.0 mais calminho (da mesma forma como o 1.6 Hdi).
Agora em relação se era reprogramado ou não, não me parece visto que o Golf sempre manteve a liderança e o Corolla estava a beneficiar do cone do mesmo logo:
Cone+diferença de peso+motor despachado="Performances parecidas"
Por fim, é fácil de saber se era um 2.0 camuflado para quem tem olho observador, mas no meio de brincadeiras, verdade seja dita era complicado de ver, pois o primeiro sitio é na panela de escape (ponteira mais pequena no 1.4).
Depois,se era de restyling (modelo na altura da introdução do 1.4 D-4D), se se venderam em Portugal + de 20 2.0 é muito...Logo acho altamente improvável, dado que eu até agora não vi um único 2.0 de restyling, nem sequer conheço a existência de um!(verdade seja dita, comprar um 2.0 quando o 1.4 é bom e quase 10000€ mais barato e com o mesmo equipamento...)