citação:Originalmente colocada por mundano
citação:Originalmente colocada por Duro
mas quais perdas de 1%?
o que está lá escrito é que no total do aumento de preços previsto para o ano de 2007 o aumento pela compensaçao do custo mais elevado das energias renováveis é de 1,8 pontos percentuais. O resto do aumento total de uns 15% é pela compensaçao das subidas dos combustíveis fósseis usados para produçao de electricidade.
E o defice acumulado? Esqueceste-te?
E já agora, independentemente das importancia de cada fonte nos aumentos, a energia renovavel continua a ser a mais cara de todas..
eu nao me esqueci de nada. e parece-me óbvio que a renovável é cara e apresenta diversas dificuldades. Esse défice com certeza que entrou nas contas , a grande diferença é que no caso das renováveis provavelmente o diferencial de custo tem vindo a reduzir-se e provavelmente estava já estimado desde o inicio uma vez que sao custos mais ou menos fixos (de investimento inicial). A grande distorçao veio nos últimos anos com os aumentos dos custos "variáveis" nos produtos energéticos baseados em combustíveis fósseis. Daí que o peso das variaçoes no crude seja muito maior do que a variaçao de custos da eólica (por exemplo) ainda que se considere uma amortizaçao do défice acumulado.