Liberalização da electricidade. Aumento 15.7% (P3)

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por Duro

mas quais perdas de 1%?

o que está lá escrito é que no total do aumento de preços previsto para o ano de 2007 o aumento pela compensaçao do custo mais elevado das energias renováveis é de 1,8 pontos percentuais. O resto do aumento total de uns 15% é pela compensaçao das subidas dos combustíveis fósseis usados para produçao de electricidade.

E o defice acumulado? Esqueceste-te? ;)

E já agora, independentemente das importancia de cada fonte nos aumentos, a energia renovavel continua a ser a mais cara de todas..

eu nao me esqueci de nada. e parece-me óbvio que a renovável é cara e apresenta diversas dificuldades. Esse défice com certeza que entrou nas contas , a grande diferença é que no caso das renováveis provavelmente o diferencial de custo tem vindo a reduzir-se e provavelmente estava já estimado desde o inicio uma vez que sao custos mais ou menos fixos (de investimento inicial). A grande distorçao veio nos últimos anos com os aumentos dos custos "variáveis" nos produtos energéticos baseados em combustíveis fósseis. Daí que o peso das variaçoes no crude seja muito maior do que a variaçao de custos da eólica (por exemplo) ainda que se considere uma amortizaçao do défice acumulado.

eu nao me esqueci de nada. e parece-me óbvio que a renovável é cara e apresenta diversas dificuldades. Esse défice com certeza que entrou nas contas , a grande diferença é que no caso das renováveis provavelmente o diferencial de custo tem vindo a reduzir-se e provavelmente estava já estimado desde o inicio uma vez que sao custos mais ou menos fixos (de investimento inicial). A grande distorçao veio nos últimos anos com os aumentos dos custos "variáveis" nos produtos energéticos baseados em combustíveis fósseis. Daí que o peso das variaçoes no crude seja muito maior do que a variaçao de custos da eólica (por exemplo) ainda que se considere uma amortizaçao do défice acumulado.

Mas ninguém nega isso... Até porque como sabes, o peso da energia oriunda dos combustiveis fosseis e importada é dominante.. Dai que naturalmente tenham um impacto muito maior..

Mas também ninguém pode negar, que se uma larga fatia dessa energia fosse produzida em centrais nucleares, estariamos muito menos sujeitos a estes impactos.. E o preço medio da electricidade que circula na REN seria substancialmente mais baixo.

Ora aqui está uma excelente oportunidade para relançar o debate sobre a energia nuclear...

Pensem lá bem se não seria melhor...

A ideia que a energia nuclear á a melhor opção para um país do nosso tamanho é absurda... países grandes tem centrais que foram enormes investimentos hoje e dia a dor de cabeça é o serem desmanteladas e o perigo que acarretam e onde colocar os seus residuos radioactivos. Nem pensar nisso é bom especialmente num país do tamanho que o nosso.

portugal nunca deve ter centrais nucleares mas sim apostar mas energias que temos com fartura mas pelos vistos servem para enriquecer os grandes exploradores e a ser vendida ao preço do ouro provocando lucros astronomicos.

O ideial á haver alternativas no fornecimento para acabar de certa forma com os gulosos[8]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

A ideia que a energia nuclear á a melhor opção para um país do nosso tamanho é absurda... países grandes tem centrais que foram enormes investimentos hoje e dia a dor de cabeça é o serem desmanteladas e o perigo que acarretam e onde colocar os seus residuos radioactivos. Nem pensar nisso é bom especialmente num país do tamanho que o nosso.

Então.. Paga e não bufa...

Quando é que as empresas Portuguesas metem na cabeça que não podem ter lucros tão grandes como as empresas Europeias?
Se pagam menos, tb os consumidores têm menos para gastar. E também devem limitar os lucros à dimensão dos salários do País.
Enquanto isso não mudar, o coitadinho do Zé Povo acaba sempre por pagar mais e mais.
E depois, há o tal defice nas tarifas. Mas vai-se resolver já tudo, de um momento para o outro. Já acabar com os alugueres de contadores demora mto mas mto mto tempo. O consumidor tb não tem vindo a ser lesado com isto? Toca a pedir à EDP que pague tudo de uma vez.
O povo tem que se unir e deixar de pagar as contas. Se toda a gente não pagar durante um mês, quero ver o que é que esses senhores vão fazer. Vão cortar milhões de clientes? Dúvido.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Então.. Paga e não bufa...

Até parece que é a unica solução[:I]... o prob é que a EDP não te concorrentes pagamos o que eles querem e quem não gosta paga na mesma pois não ha alternativa...

se aumentarem mto o melhor e fazerem como um electrecista que eu conheço que(eu nem sei bem...) mas ele consegue parar o contador e até já o colocou a andar para traz...[8D]:D:D

eles que não venham roubar mto mais do que já andam a fazer...[}:)]

A Finlândia, a Suécia, a Lituania, Roménia, Bulgária, Holanda, Belgica, Suiça, Eslovénia, Rep. Checa, Eslováquia, a Hungria, são países GRANDES??????

Ok.
Paguem ou roubem.
Pq os ladrões são os outros.

Este país não tem saída.

citação:Originalmente colocada por J.R.

A Finlândia, a Suécia, a Lituania, Roménia, Bulgária, Holanda, Belgica, Suiça, Eslovénia, Rep. Checa, Eslováquia, a Hungria, são países GRANDES??????

Ok.
Paguem ou roubem.

Este país não tem saída.

Pelos vistos até têm bastante saída, mas é só para alguns e cada vez mais, só para esses mesmos!!!

:(:(:(

Já agora vejam esta foto e leiam a legenda:

2006101818032_407272.gif

Coitadinho do crocodilo Foto@EPA/Matthias Schrader

Um crocodilo espreita à tona de água no Zoo de Munique. Os crocodilos são espécies bem adaptadas ao mundo aquático mas este tem um olhar triste. Será que este crocodilo também se sente culpado pelo aumento do preço da electricidade?

in: NotíciasSapo.pt

[:0]:D

Mas ninguém nega isso... Até porque como sabes, o peso da energia oriunda dos combustiveis fosseis e importada é dominante.. Dai que naturalmente tenham um impacto muito maior..

Mas também ninguém pode negar, que se uma larga fatia dessa energia fosse produzida em centrais nucleares, estariamos muito menos sujeitos a estes impactos.. E o preço medio da electricidade que circula na REN seria substancialmente mais baixo.

pois. O nuclear é uma questao à parte.

Eu acho que nuclear podia ser uma soluçao mas é bastante delicado. num país onde nem sequer a porra de uma central de co-incineraçao nos conseguimos decidir onde colocar.... imagina uma central nuclear e os seus resíduos.

mas aqui na questao da liberalizaçao o que me parece realmente grave é que serao os consumidores domésticos a suportar os custos totais da factura do "congelamento" de preços de electricidade, ou seja, vamos estar a subsidiar os lucros (e os prejuizos tb) de todas as empresas consumidoras de electricidade que beneficiaram das tarifas a preços de amigo. Nao foram só os domésticos. Isto sim é uma palhaçada...

Ok.
Paguem ou roubem.

Este país não tem saída.

Todos comigo :D ...

...NUC, NUC, NUC, QUEREMOS NUC [8D]
action-smiley-064.gif
action-smiley-035.gif
s81.gif

Já agora.. Uma central nuclear moderna, tem uma potencia entre 600 e 1200 MW.. Sendo que a maior do Mundo, ainda está em construção, na Finlandia (pais enorme, com metade da nossa população) e terá uma potencia de 1600 MW...

Ora pelas minhas contas... Uma central media, de 1000 MW (1GW) em Portugal, sempre no maximo, produziria 8760 GWh num ano..

Mal dava para cobrir os 7528 GWh que importamos o ano passado..

Agora se a isto somarmos o crescimento +/- constante de 4 a 5% ao ano no consumo de electricidade, expliquem-me porque é que uma central nuclear não se ajusta à nossa dimenção.

E mesmo para os preocupados com o ambiente e com a saude, só queria lembrar que 35000 GWh são produzidos todos os anos em centrais termicas em Portugal.. Dos quais 14300 GWh vêm da queima de carvão, a mais poluente forma de produção de electricidade.

Resumindo, podemos não morrer da infima probabilidade que uma central nuclear moderna tem de dar problemas, mas em compensação morremos de cancro ou de uma doença respiratoria qualquer.

pois. O nuclear é uma questao à parte.

Eu acho que nuclear podia ser uma soluçao mas é bastante delicado. num país onde nem sequer a porra de uma central de co-incineraçao nos conseguimos decidir onde colocar.... imagina uma central nuclear e os seus resíduos.

mas aqui na questao da liberalizaçao o que me parece realmente grave é que serao os consumidores domésticos a suportar os custos totais da factura do "congelamento" de preços de electricidade, ou seja, vamos estar a subsidiar os lucros (e os prejuizos tb) de todas as empresas consumidoras de electricidade que beneficiaram das tarifas a preços de amigo. Nao foram só os domésticos. Isto sim é uma palhaçada...

Tenho ideia que os preços para a industria já há alguns anos que não estavam congelados. E que havia uma subsidiação cruzada da industria ao consumo domestico...

E mesmo para os preocupados com o ambiente e com a saude, só queria lembrar que 35000 GWh são produzidos todos os anos em centrais termicas em Portugal.. Dos quais 14300 GWh vêm da queima de carvão, a mais poluente forma de produção de electricidade.

Resumindo, podemos não morrer da infima probabilidade que uma central nuclear moderna tem de dar problemas, mas em compensação morremos de cancro ou de uma doença respiratoria qualquer.

onde é que tens centrais em portugal a carvão?

citação:Originalmente colocada por PSerra

E tomem lá que é para aprenderem:

Electricidade: Governo responsabiliza consumidor pelo aumento

O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação declarou que «a culpa» do aumento de 15,7% da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.
Em declarações à rádio TSF, António Castro Guerra considera que em última análise a culpa deste aumento - que reconheceu ser grande - é dos consumidores.

Até este ano a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação e isso criou um défice tarifário que, na opinião de Castro Guerra, «só pode ser im****do aos consumidores».

«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», disse o secretário de Estado à TSF, considerando que este «foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice».

«Este défice tem de ser pago por quem o gerou», disse Castro Guerra à TSF.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, este défice vai ser recuperado num prazo de três a cinco anos.

Apesar de considerar que o aumento é elevado, Castro Guerra disse que «os custos são os custos e nós não podemos fugir aos custos».

Questionado sobre o facto de o aumento para as empresas ser menor, o responsável refere que «isso tem um fundamento».

«As empresas estão a competir no mercado e nós não podemos por razões de energia reduzir a competitividade das empresas e mesmo assim já é um aumento substancial», explicou.
</u>
António Castro Guerra lembrou que os aumentos são da exclusiva competência da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) mas admitiu que «no futuro o Governo pode criar mecanismos que evitem aumentos tão elevados».

Por outro lado, o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse ao Diário de Notícias que «o Governo está a analisar a situação».

Diário Digital / Lusa

18-10-2006 9:14:01

[:0]:(

Mundano,

baseio-me nisto...

nao sei se é 100% correcto.

citação:Originalmente colocada por André

Ok.
Paguem ou roubem.

Este país não tem saída.

Todos comigo :D ...

...NUC, NUC, NUC, QUEREMOS NUC [8D]
action-smiley-064.gif
action-smiley-035.gif
s81.gif

vai pró irao!

[}:)][}:)][}:)][}:)]

Voltar