Líquido refrigeração

O sensor da temperatura tem que estar completamente mergulhado no líquido para funcionar convenientemente. Tendo ar não funciona em condições. Não seria o primeiro caso (nem o último) em que o motor sem líquido o ponteiro da temperatura nem sequer sobe.

Sou motorista profissional de pesados de passageiros há 15 Anos, e tomara eu notas de 50 Eur. por cada vez que tive fugas totais de liquido e a temperatura do motor subiu (100º no manómetro) e continuaria a subir se não desligasse o motor.[;)]
O último caso que tive, a braçadeira do tubo inferior do radiador partiu-se e o tubo saltou fora, podes imaginar a fuga que foi, ficou sequinho, a temp. subiu dos 90 para os 100, com as respectivas indicações de avaria no display.
No caso concreto dos Autocarros, a ventoinha não é eléctrica, é hidráulica ou por correia, mas já vi também motores com ventoinhas eléctricas sem liquido, com a temperatura a subir e ventoinha a disparar.

Sou motorista profissional de pesados de passageiros há 15 Anos, e tomara eu notas de 50 Eur. por cada vez que tive fugas totais de liquido e a temperatura do motor subiu (100º no manómetro) e continuaria a subir se não desligasse o motor.[;)]
O último caso que tive, a braçadeira do tubo inferior do radiador partiu-se e o tubo saltou fora, podes imaginar a fuga que foi, ficou sequinho, a temp. subiu dos 90 para os 100, com as respectivas indicações de avaria no display.
No caso concreto dos Autocarros, a ventoinha não é eléctrica, é hidráulica ou por correia, mas já vi também motores com ventoinhas eléctricas sem liquido, com a temperatura a subir e ventoinha a disparar.

Não duvido do que acabaste de descrever. Eu conduzo, não de forma profissional mas são muitos milhares ao ano, há mais do dobro desses 15 anos, mas nem por isso acho que as minhas experiências se sobreponham a outras...

E das muitas peripécias a que já assisti nos ligeiros - apesar de ter carta de pesados nunca os conduzi para além da altura em que tirei a carta, que fiz apenas pelo gozo de a ter - é quase garantido que, caso haja ar no circuito, a ventoinha não dispare.

Outro pormenor é o de que o sensor de temperatura que faz disparar a ventoinha não é normalmente o mesmo que faz subir o ponteiro da temperatura.

Como deves saber, a mecânica dos pesados não é exactamente igual à dos ligeiros. Ao que sei, os motores dos pesados estão normalmente mais protegidos que os vulgares ligeiros...

Não duvido do que acabaste de descrever. Eu conduzo, não de forma profissional mas são muitos milhares ao ano, há mais do dobro desses 15 anos, mas nem por isso acho que as minhas experiências se sobreponham a outras...

E das muitas peripécias a que já assisti nos ligeiros - apesar de ter carta de pesados nunca os conduzi para além da altura em que tirei a carta, que fiz apenas pelo gozo de a ter - é quase garantido que, caso haja ar no circuito, a ventoinha não dispare.

Outro pormenor é o de que o sensor de temperatura que faz disparar a ventoinha não é normalmente o mesmo que faz subir o ponteiro da temperatura.

Como deves saber, a mecânica dos pesados não é exactamente igual à dos ligeiros. Ao que sei, os motores dos pesados estão normalmente mais protegidos que os vulgares ligeiros...

Tudo bem, sem stress [:D][:D][:D]

Já agora, no caso dos ACs, a ventoinha é, nos mais recentes, acionada por óleo e funciona por inércia, ou seja mantém por mais algum tempo a rotação, se o motor está nas 1500 rpm e se baixar para as 1000 ela continua nas 1500.
Nos ligeiros é como dizes, são sensores diferentes, mas continuam a dar informações com ou sem liquido.
Cumps.

Última edição:
Boa tarde, bem o carro esteve no Mecanico da garantia que entretanto disse que afinal não trocou radiador pois o problema não era dai mas de um tubo que estaria com fuga, supostamente trocou o tubo e trocou a tampa do reservatório de líquido, hoje fui verificar o líquido a frio e estava um pouco abaixo do máximo abri a tampa devagar e o líquido subiu acima do máximo... Isto é normal?

O líquido também expande com o carro frio?

Cumps

Boa tarde, bem o carro esteve no Mecanico da garantia que entretanto disse que afinal não trocou radiador pois o problema não era dai mas de um tubo que estaria com fuga, supostamente trocou o tubo e trocou a tampa do reservatório de líquido, hoje fui verificar o líquido a frio e estava um pouco abaixo do máximo abri a tampa devagar e o líquido subiu acima do máximo... Isto é normal?

O líquido também expande com o carro frio?

Cumps

Não, não é normal e isso resulta do facto de existir fuga. Sem ver e pela descrição diria que é a junta da cabeça.

Já agora, que carro é?

Ford focus sw 2011 115 cv, mas se for junta não tem que haver água no óleo? Que outros sintomas devo ter em atenção?

Não exactamente e isso só acontece se a fuga for junto a um canal onde passe óleo, misturando-se. A junta da cabeça tem vedações para canais do líquido de refrigeração, do óleo e da compressão e a fuga pode acontecer em qualquer delas...

Mas no que é que uma fuga tem a ver com o líquido subir com o carro frio?

Se a fuga for na zona do anel de fogo (no topo das camisas), situação tão comum como uma fuga por outro lado qualquer, a compressão escapa para o circuito de refrigeração dando lugar ao acumular de pressão no circuito. Quando abres a tampa essa pressão escapa-se.

A junta desse motor é em metal e para furar é preciso muitaaaaaaaaaaaa ferrugem.

Pode ser o habitual nesse motor:
- bomba de água
- permutador furado com a protecção do escape
- etc..

A junta desse motor é em metal e para furar é preciso muitaaaaaaaaaaaa ferrugem.

- bomba de água
- etc..

Ia apostar em como a esmagadora maioria das juntas da cabeça actuais são metálicas, e não é por isso que não têm fugas...

Por outro lado a bomba de água, em princípio, não daria lugar ao acumular de pressão.

Caso a fuga fosse no permutador, haveria, em princípio, mistura com óleo.

- bomba de água
- etc..

Bem terça feira lá vou eu outra vez ao Mecanico para ver isto, ele diz que vai meter o carro a pressão para detectar algum problema, acham que basta meter a pressão para ver o que pode ser?

Pressão sistema refrigeracao focus 3 115 cv

Pressão sistema refrigeracao focus 3 115 cv

Boas, bem a minha história é a seguinte, em abril comprei uma focus com 85000km, 1 ano garantia, carro entregue com revisão feita, passado uma semana de andar com o carro notei que perdia líquido, foi entregar na oficina da garantia e uns dias depois dizem que era uma fuga num tubo, supostamente trocaram tubo e meteram tampa do depósito do líquido nova, ora agora o problema cada vez que abro a tampa do depósito mesmo estando o motor frio o líquido sobe, o que me leva a crer que há pressão no sistema ( não sou grande entendido ). Já liguei ao Mecanico e terça lá vou outra vez levar o carro para verem o que se passa, disse me que iria fazer um teste de pressão ( ?)

Gostava de saber a vossa opinião disto tendo em conta que é um carro na garantia e quero os problemas que tenha resolvidos dentro da mesma.

Obrigado

Última edição:
penso que alguma pressão no sistema é normal, qual o motivo det irares a tampa, isso não é para andar sempre a tirar e muito menos quando está quente

Só analisando, mas estando o motor quente é normal que ao abrires a tampa o liquido expanda e até sai fora do reservatório.

Penso que não seja bem assim em todos os carros que tive é normal ter alguma pressão, se abrir a tampa lentamente até sair a pressão não acho normal o liquido subir e deitar fora.
Já me aconteceu isso mas o resultado foi ter que trocar a junta.

Voltar
Superior