Lisboa-Vila Real

citação:Originalmente colocada por XlPower

citação:Originalmente colocada por petrus

Mais prático e menos caro:

A1 até Torres Novas. A23 até à Guarda. A não me recordo o nome até Viseu (antigo IP 5) e aí A não sei das quantas até Vila Real!

PS: foi o itinerário que fiz há pouco tempo!

prático??? :(:(

Isso só deve ser uns 300 kms a mais do que a melhor solução.
Por pouco não dás a volta toda ao país. :D

Como já foi repetido, a solução óbvia, mais rápida, mais
barata e menos kms é A1 até Coimbra Norte, apanhar IP3 para Viseu
e continuar sempre até Vila Real (o IP3 passa a A24 em Viseu).

Depois existe uma outra opção que só tem a vantagem de ser mais segura e ser sempre AE, que é A1 até Albergaria (Aveiro), aí
apanhar a A25 até Viseu, e em Viseu apanhar a A24 para Vila Real.
São mais 30/40 kms, e mais uns 3 € em portagens, mas deve ser apenas mais uns 15/20 minutos de viagem. É a única solução
em que é possível ir sempre em AE de Lisboa a Vila Real.
Vindo de Aveiro pode-se sair em Viseu-Norte na A25, e ir pelo
antigo IP5 até apanhar a A24. Aí poupa-se maia dúzia de kms
e um par de minutos, mas já não se faz o trajecto todo em AE.

Ao chegar a Vila Real, o melhor é sair aonde diz Zona Industrial
pois são 9 kms até ao centro. Se se continuar em frente,
anda-se para norte, depois tem que se mudar para o IP4
para ir para a cidade. São 15 kms, e demora-se praticamente o
mesmo tempo que a solução anterior. A diferença é que não
se vai pela nacional.

Agora faz contas comigo:

Vamos os dois até Torres Novas. Tu segues até Coimbra Norte (mais mais 7 ou 8 € de portagens) e o tempo que levas nisso e na zona da cimenteira e até à zona da biblioteca do Mondego (entre camiões, mau piso, controlos de velocidade)... eu chego à Guarda com mais comodidade e segurança. Dali para a frente o que tu levas de tempo a chegar a Viseu é o mesmo que eu, só que eu não tenho que atravessar casas! Saio de uma auto-estrada e entro na outra, tu só quando as obras acabarem (pode ter já aberto e eu não saber)!

Moral da história: nem sempre o trajecto mais curto é o melhor, o mais seguro ou o mais barato![}:)]

PS - Seja como for, quanto menos gente na A23 melhor que aquilo anda a ficar muito concorrido! A malta que vem de Vila Real, Bragança e Viseu (como um colega meu de trabalho), são todos burros![8)]

Bom, de facto exagerei quando disse que eram mais 300 kms indo pela A23.
São mais cerca de 120 kms, e 1:15 a mais de viagem segundo
os cálculos do Via Michelim.
Mas como a A23 é sempre AE e com pouco trânsio
admito que a diferença possa ser menor em tempo.
Em custos, se poupam 7€ de portagem,
gastam mais ou menos o mesmo a mais em combustivel se o carro for a Diesel ou GPL. Se for a Gasolina os cutos aumentam cerca de 7€.
Isto sem contar com o desgaste dos restantes componentes do carro.
Contanto com isto, os custos serão sempre maiores.

Estão os 2 percusros aqui.

Pelo IP3:

http://www.viamichelin.co.uk/viamichelin/gbr/dyn/controller/Driving_directions#startLocid=2141x6p10cMzguNzA3MTY_cLTkuMTM1NQ__&destLocid=2141yyw10cNDEuMjk2MTY_cLTcuNzQ2MjY_&step1Locid=&step2Locid=&vh=CAR&distance=km&strVehicle=0&intItineraryType=1&devise=1.0|EUR&isAvoidFrontiers=false&isFavoriseAutoroute=false&isAvoidPeage=false&isAvoidVignette=false&isAvoidLNR=false&carTypeHidden=Citadine&caravaneHidden=false&typeCarbHidden=essence&autoConso=6.8&villeConso=6&routeConso=5.6&carbCost=1.3&dtmDeparture=28/11/2006

Pela A23

http://www.viamichelin.co.uk/viamichelin/gbr/dyn/controller/Driving_directions#startLocid=2141x6p10cMzguNzA3MTY_cLTkuMTM1NQ__&destLocid=2241yyw4500010cNDEuMjk2MTY_cLTcuNzQ2MjY_&step1Locid=2141wmm10cNDAuMjgyNTU_cLTcuNTAyMTc_&step2Locid=&vh=CAR&distance=km&strVehicle=0&intItineraryType=1&devise=1.0|EUR&isAvoidFrontiers=false&isFavoriseAutoroute=false&isAvoidPeage=false&isAvoidVignette=false&isAvoidLNR=false&carTypeHidden=Citadine&caravaneHidden=false&typeCarbHidden=essence&autoConso=6.8&villeConso=6&routeConso=5.6&carbCost=1.3&dtmDeparture=28/11/2006

Por isso perdem em distância, tempo de viagem e custos.
Sinceramente não sei porque é que vão por aí.
Antes de a IP3 não estar ligada à A24 até fazia algum sentido, pois
perdia-se algum tempo em Viseu. Mas depois disso, não me parece
mesmo nada boa opção. Mas de facto não é tão má como eu pensava
inicialmente e vai-se sempre por AE. Ou seja, ao contrário do que
eu disse, há 2 soluções para ir sempre por AE de Lisboa até
Vila Real. Uma por aí e a outra que eu tinha falado por Aveiro.

Esse percurso é transformar uma viagem de 3H45 (ou até menos) numa viagem de 5 Horas...

Para poupar 7 euros em portagens e gastar mais outro tanto no mínimo em combustível...

Mas cada um é que sabe das suas prioridades.

citação:Originalmente colocada por tulicreme

citação:Originalmente colocada por air

citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

Se fores pela IP3 as probabilidades de não voltares são elevadas...

Uma boa opção é:
Lisboa-Aveiro -->A1 paga-se
Aveiro-Porto -->A29 não se paga
Porto-Amarante -->A4 paga-se (€3.45)
Amarante-Vila Real -->IP4 não se paga

Não é bem Aveiro mas sim Estarreja. Se sair em Aveiro depois não tem ligação à A29.

Estarreja ou Albergaria?

Estarreja!!!
o final da A29 é estarreja e de estarreja a aveiro ainda é um bom bocado e com estradas um pouco lentas... de estarreja a albergaria ou angeja, que são as duas hipoteses para apanhar a A25 para viseu são estradas lentas, a não ser que se apanhe a AE de estarreja a albergaria, são cerca de €70 e bem rápido :)

Para cima fui A1 até Aveiro, A25 até Viseu e A24 até Vila Real.
Para baixo fui A24 até Viseu, IP3 até Coimbra e A1 até Lisboa

Fiz menos cerca de 35 Km na vinda.
Fiquei com a ideia que pelo IP3 é bem melhor, isto apesar do final perto da saída para Penacova ser muito mauzinho. Mas como já conhecia, lá me fui safando.
Anyway, obrigado a todos!

Para cima fui A1 até Aveiro, A25 até Viseu e A24 até Vila Real.
Para baixo fui A24 até Viseu, IP3 até Coimbra e A1 até Lisboa

Fiz menos cerca de 35 Km na vinda.
Fiquei com a ideia que pelo IP3 é bem melhor, isto apesar do final perto da saída para Penacova ser muito mauzinho. Mas como já conhecia, lá me fui safando.
Anyway, obrigado a todos!

Olá,

eu sei que já lá vão 2 anos e tal mas que acontece de mau em Penacova? Daqui a uns tempos terei de fazer esse percurso e gostaria de saber qual era o stress...

Boas.

Costumo ir a Vila Real algumas vezes por ano.
De momento, o melhor caminho que encontro, além desse que descreves na opção 1 é ir até Aveiro pela A1, apanhar a A25 até Viseu e depois a A24 até Vila Real. Poupas a passagem no Porto e a porcaria do IP4. Antes da ligação entre a A25 e a A24 estar feita seguia pelo IP3 até Viseu.

Abraço,
McDriver

A melhor opção das descritas..

Abraço

Tadeu

NADA DISSO!Eu faço coimbra mirandela 2 vezes por mes e é muito simples.apanhas a A1 ate coimbra,depois apanhas o IP3 e vais DIRECTO a Vila-Real.É sempre andar,quando chegas perto de viseu tens logo a entrada pa A24 e é directo ate la.Tens placas a assinalar,basta seguir a indicaçao "A24 VILA-REAL".Eu demoro 2h30 de coimbra a MIrandela.
PS:De coimbra a vila-real NAO se paga portagens!

eu demoro 3h30 de lisboa a mirandela, ja demorei 3 horas

Olá,

eu sei que já lá vão 2 anos e tal mas que acontece de mau em Penacova? Daqui a uns tempos terei de fazer esse percurso e gostaria de saber qual era o stress...

para mim não ha problema nenhum, e pelo que li no topico sou imortal, afinal dizem que se formos pelo ip3 ja não voltamos, agora ha sitios onde o pavimento podia ser melhor, mas ate a chover me tenho safado bem

Vocês falam como se o IP3 fosse um matadouro. Já passei lá imensas vezes e nunca tive problemas.

Não é um matadouro mas não é grande estrada. O que não faltam é cruzamentos no meio do IP, curvas perigosas, estrada sem condições etc etc. Passo 1 vez por mês em média, e ai tenho sempre muita precaução.

eu demoro 3h30 de lisboa a mirandela, ja demorei 3 horas

Lisboa-Chaves 3:45h, 450Kms, média de 120Km/h [;)]. Andei mais devagar no IP3, mesmo com bom tempo...

Isto com bom tempo e condições claro...

Em que companhia aerea?

Na AeroVip?

Existe cada um...

[:)][:)][:)]

Olha que não deve ser assim tão impossível. Tem que fazer média de 150 km/h.
Na AE, se for de noite, não é problema. O problema maior são os 80kms de IP3 entre Coimbra e Viseu e os 50 km de IP4 entre Vila Rea e Mirandela.
Mas não me parece impossível.

Eu tive o azar de escolher ir pelo IP3, saindo em Coimbra e até Viseu, numa noite de chuva a roçar os 5/6 graus de temperatura e garanto que nunca mais meto os pneus no IP3.

Ainda por cima não conhecia a estrada, não foi o que considero uma viagem agradável. Não sei como é que é possível existirem "itinerários principais" daqueles, mas se há quem diga que o IP4 ainda é pior, então nem quero imaginar.

Para quem quer fazer uma viagem descansada, sem stresses e sem zés do boné a fazer travagens de pé no fundo sempre que aparece uma curva, eu aconselho o percurso alternativo mencionado várias vezes aqui - A1 até Aveiro - A25 até Viseu e A24 até Vila Real.

São mais uns kms, mais uns euros de portagens, menos uns cabelos brancos. Com bom tempo, acredito que o IP3 não seja TÃO mau, mas com má visibilidade e chuva... vade retro.

Não é um matadouro mas não é grande estrada. O que não faltam é cruzamentos no meio do IP, curvas perigosas, estrada sem condições etc etc. Passo 1 vez por mês em média, e ai tenho sempre muita precaução.

Lisboa-Chaves 3:45h, 450Kms, média de 120Km/h [;)]. Andei mais devagar no IP3, mesmo com bom tempo...

Isto com bom tempo e condições claro...

pois mas tens a24 ate chaves ou perto de chaves eu tenho ip4

Em que companhia aerea?

Na AeroVip?

Existe cada um...

[:)][:)][:)]

amigo pagas o combustivel e as portagens e vamos ate la passear, garanto-te 3h30 senão houver transito
vila real mirandela garanto 35 minutos
lisboa coimba 1h20
coimbra viseu 50
viseu vila real 40

se o trafego o permitir pode ser que se tire alguma coisinha

e eu falo do que faço na realidade não é na playstation

eu vou várias vezes de Lisboa à Régua. Tenho ido sempre pelo ip3... Por vezes à noite e com nevoeiro ou chuva tem que se ir com muita atenção...mas vai-se bem e com velocidades razoaveis... caso as condições não sejam adversas, vai-se muito bem por lá... atenção é aos radares que por lá se vêm...

Ainda não experimentei a a25. Quando lá for acima e o tempo não estiver bom, experimento... alguem sabe os preços das portagens?

Quando vou com tempo, faço de aveiras a condeixa pela nacional... o preço da portagem dá para o gasoleo... em condeixa entro na a1, para evitar a perda de tempo em atravessar coimbra... os cerca de 0,70€ compesam :)

eu vou várias vezes de Lisboa à Régua. Tenho ido sempre pelo ip3... Por vezes à noite e com nevoeiro ou chuva tem que se ir com muita atenção...mas vai-se bem e com velocidades razoaveis... caso as condições não sejam adversas, vai-se muito bem por lá... atenção é aos radares que por lá se vêm...

Ainda não experimentei a a25. Quando lá for acima e o tempo não estiver bom, experimento... alguem sabe os preços das portagens?

Quando vou com tempo, faço de aveiras a condeixa pela nacional... o preço da portagem dá para o gasoleo... em condeixa entro na a1, para evitar a perda de tempo em atravessar coimbra... os cerca de 0,70€ compesam :)

custuma ser de dia, e quase sempre o primera, e sempre a apanhar de frente, e esta sempre naquelas saidas grandes, tipo santa comba dão e saidas desse tipo

dantes ia pela a25, mas é mais cara e faz-se mais kms

custuma ser de dia, e quase sempre o primera, e sempre a apanhar de frente, e esta sempre naquelas saidas grandes, tipo santa comba dão e saidas desse tipo

dantes ia pela a25, mas é mais cara e faz-se mais kms

em quanto fica a a25 e cerca de quantos km a mais?

Back