Lista de C.O leves

Obrigado LuisMiguel.

Mas parece que não há informação sobre as multas para excesso de velocidade. Será que se mantém os 30km/h fora das localidades e os 20km/h dentro das localidades como margem entre leve e grave?

Dou exemplos:

-> Fora da localidade, limite 50, circulo a 79m/h, a infracção é leve (grave de 80 a 109km/h e muito grave a partir de 110km/h)
-> Fora da localidade, limite 70, circulo a 99km/h, a infracção é leve (grave de 100 a 129km/h e muito grave a partir de 130km/h)
-> Fora da localidade, limite 90, circulo a 119m/h, a infracção é leve (grave de 120 a 149km/h e muito grave a partir de 150km/h)
-> Fora da localidade, limite 120, circulo a 149m/h, a infracção é leve (grave de 120 a 149km/h e muito grave a partir de 150km/h)

-> Dentro da localidade, limite 30, circulo a 49m/h, a infracção é leve (grave de 50 a 69km/h e muito grave a partir de 70km/h)
-> Dentro da localidade, limite 50, circulo a 69m/h, a infracção é leve (grave de 70 a 89km/h e muito grave a partir de 90km/h)

Isto ainda é assim? Ou mudou algo nos últimos anos?

Obrigado.

-

Sim, são patamares de 20km/h e 30km/h para dentro e fora das localidades respetivamente, para ligeiros e motociclos. Para pesados e ciclomotores, serão patamares de 10km/h e 20km/h para DL e FL.

Obrigado pela confirmação.

Já agora, a margem que eles dão (tipo margem de erro do radar) é um número fixo em km/h (tipo 6km/h) ou é variável em função da % da velocidade registada?

Acho que na minha única grave ia a 87km/h mas depois fazem o acerto para 81km/h. Não sei se é sempre 6km/h ou se é por percentagem.

E quando é radar não fixo na estrada, tem sempre que estar um carro ou o sinal rectangular azul de radar uns metros antes, certo? Não pode estar só o radar escondido?

-

Obrigado pela confirmação.

Já agora, a margem que eles dão (tipo margem de erro do radar) é um número fixo em km/h (tipo 6km/h) ou é variável em função da % da velocidade registada?

Acho que na minha única grave ia a 87km/h mas depois fazem o acerto para 81km/h. Não sei se é sempre 6km/h ou se é por percentagem.

E quando é radar não fixo na estrada, tem sempre que estar um carro ou o sinal rectangular azul de radar uns metros antes, certo? Não pode estar só o radar escondido?

-

Depende do modelo de radar e da velocidade. A velocidades menores, a margem de erro máximo admissível será menor. Mas diferentes radares terão margens de erros diferentes. Isso é algo que as autoridades têm que ver no manual de utilização do radar.

tens neste decreto a tabela com os valores EMA para os vários tipos de radar e velocidades.
julgo ser algo em torno destes valores que as autoridades tomam por bitola quando fazem o tal desconto que nos aparece nos autos.
https://dre.pt/application/conteudo/628557
É possível.

Por sinal, já alguma viram ao vivo a bíblia que por ex a GNR usa para quando quer consultar a lei do Codigo da Estrada ao detalhe ?

Osga-se eu vi uma vez, parece as antigas listas das páginas amarelas [:D]

É possível.

Por sinal, já alguma viram ao vivo a bíblia que por ex a GNR usa para quando quer consultar a lei do Codigo da Estrada ao detalhe ?

Osga-se eu vi uma vez, parece as antigas listas das páginas amarelas [:D]

Vi uma vez numa OS. Enquanto eu esperava por soprar o balão (era uma noite muito concorrida[:D]), havia lá uma gaja que estava a levar uma multa de 500€ e eles tinham lá a "bíblia" aberta.

yup, aquilo tem tudo explicado ao pormenor, desde procedimentos, codigos, oficios, exemplos de jurisprudências, portarias, anexos, comunicados da dgv/ansr e o diabo a quatro. e mesmo assim estão sempre a sair novas actualizações que não aparecem nos manuais até nova edição.

foi num desses manuais que fiquei a saber coisas como por exemplo, despesas inerentes a exames de contra prova de alcool positivos e remoção da viatura serão suportados pelo infrator.

não muito diferente é por exemplo o manual do CE usado pela maioria da malta que tira o curso de instrutor de condução, normalmente é o da almedina que também é um calhamaço cheio de info.

Exacto. E por acaso alguem conhece uma, imagino eu, biblia que a brigada fiscal da GNR utilize ?
Imagino que acerca das guias, carcas, etc etc haja muito para saber.

Back