Livros - O que andam a ler?

attachment.php

Sinopse disse:
Uma história centrada nos “reinos” de Luanda e de Benguela, numa Angola dos séculos XVI e XVII, quando Portugal era governado pelos Filipes de Espanha e o tráfego de escravos era o que mais enriquecia governadores, traficantes, clero e todos os que em Portugal vendiam “as peças” ( os negros) – incluindo o rei e o seu representante em Lisboa. Ao mesmo tempo procuravam-se as míticas minas de prata que nunca apareceram e alcançaram-se as famosas minas de cobre de Benguela. Uma história centrada em Manuel Cerveira Pereira, filipino convicto, primeiro capitão de um exército que acompanhou o governador para Luanda, de seguida governador por morte do outro, mais tarde o primeiro governador do “reino” de Benguela. Homem mau e odiado pela maior parte da população, protegido pelos jesuítas e pelo Rei.
É também a história de Carlos Rocha, neto provável de Diogo Cão, negro não escravo mas sempre acossado por um pai bêbado que o podia trocar por uns copos de vinho…
Com as loucuras de um e aventuras do outro, se contam factos e lendas : sobre o reino do Kongo onde havia portugueses há mais de 100 anos e onde Mbanza-Kongo era cidade mais populosa que Lisboa ou Paris ( cerca de 100 mil habitantes); sobre os mistérios em volta das várias viagens que Diogo Cão terá feito às costa de Angola e a probabilidade de ter descoberto algo que o atraiu à foz do rio Kubal, perto de Beguela ( as minas de cobre?) ; sobre os “jagas”, guerreiros lendários temidos por negros e brancos…
É um livro e modo de escrita novo p/ mim e à qual não estou habituado.
A prosa + parece estar escrita em verso... Frases curtas, em q parece q o autor está a falar connosco. Estou apenas no inicio, vamos lá a ver c/ vai correr - ainda n tenho uma opinião mt formada.

Edd
:)
9789722047777.jpg

Estou a ler o livro "Anatomia dos Mártires" de João Tordo.

Até agora estou a gostar. Aliás, aconselho este autor, que é da geração do J.L. Peixoto e do Gonçalo M. Tavares.

Este ano li cerca de 15 livros, o que se enquadra nas médias dos anos anteriores.

Os testemunhos da Plum e do Raista, sem desprimor pelos restantes, dão para fazer uma shortlist das obras a ler nos tempos mais próximos.[:D]

Eu este ano acho que me fiquei pela dúzia de livros,. No final da semana vou tentar colocar aqui a lista do que li.

Os testemunhos da Plum e do Raista, sem desprimor pelos restantes, dão para fazer uma shortlist das obras a ler nos tempos mais próximos.[:D]

Eu este ano acho que me fiquei pela dúzia de livros,. No final da semana vou tentar colocar aqui a lista do que li.

Eu acho que não consigo fazer a lista de todos os que li por uma simples razão: não sei qual estava a ler nesta altura do ano passado!!!

Isto com o Ipad não dá para controlar... [:p]

Eu acho que não consigo fazer a lista de todos os que li por uma simples razão: não sei qual estava a ler nesta altura do ano passado!!!

Isto com o Ipad não dá para controlar... [:p]

Olha que ando a pensar comprar engenhoca dessas - um tablet qualquer - e um dos motivos mais fortes é mesmo a leitura. É preciso algum programa especifico ou arranjas os livros em PDF e segue para bingo?

E claro que dá para controlar, cria uma folha de Excel [:p]

Balanço de Natal:

A Sul, o Sombreiro - Pepetela
A morte melancólica do rapaz ostra & outras estórias - Tim Burton
Histórias extraordinárias - Arthur ****n Doyle
O remorso de Baltazar Serapião - Valter Hugo Mãe
O executor - Lars Kepler

Vem também um Kindle a caminho... A primeira aquisição prevista para este suporte é o "Life" do Keith Richards

Andei aqui a fazer a lista do que comprei em 2011 mas ainda não li. Ou se preferirem, a minha lista aproximada de leituras para 2012:

ADIGA, ARAVIND – O Tigre Branco
BLIXEN, KAREN – África Minha
BRAGANÇA, NUNO – Obra Completa 1969-1985
BRONTË, CHARLOTTE – Jane Eyre
CONRAD, JOSEPH – Nostromo
DICKENS, CHARLES – Oliver Twist
DINIS, JÚLIO – Os Fidalgos da Casa Mourisca
DOS PASSOS, JOHN – Paralelo 42
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – Demónios
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – Cadernos do Subterrâneo
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – O Idiota
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – Os Irmãos Karamázov
DUMAS, ALEXANDRE – Os Três Mosqueteiros
ECO, UMBERTO – O Nome da Rosa
FOLLETT, KEN – A Place Called Freedom
FOLLETT, KEN – The Third Twin
HELLER, JOSEPH – Catch 22
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Comissão das Lágrimas
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – O Meu Nome É Legião
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Tratado das Paixões da Alma
MANN, THOMAS – Doutor Fausto
MAUGHAM, SOMERSET – Catalina
MCCARTHY, CORMAC – A Estrada
MELVILLE, HERMAN – Moby Dick
MILLER, HENRY – Trópico de Cancer
MILLER, HENRY – Trópico de Capricórnio
NEMÉSIO, VITORINO – Mau Tempo no Canal
PAMUK, ORHAN – A Vida Nova
PASTERNAK, BORIS – O Doutor Jivago
QUEIRÓS, EÇA DE – A Ilustre Casa de Ramires
QUEIRÓS, EÇA DE – O Primo Basílio
RODRIGUES DOS SANTOS, JOSÉ – A Fórmula de Deus
RUSHDIE, SALMAN – Os Versículos Satânicos
SARAMAGO, JOSÉ – A Caverna
SARAMAGO, JOSÉ – Clarabóia
SOUSA TAVARES, MIGUEL – Rio das Flores
STEINBECK, JOHN – A Leste do Paraíso
TOLSTOI, LEV – Anna Karenina
TOLSTOI, LEV – Ressurreição
VERNE, JULIO – Da Terra à Lua
WILDE, OSCAR – The Complete Illustrated Works
WILLIAMS, TENNESSEE – Um Eléctrico Chamado Desejo e Outras Peças
WOOLF, VIRGINIA – Os Anos

Aceitam-se bitaites e opiniões daquilo que conhecerem :)

attachment.php

É um livro e modo de escrita novo p/ mim e à qual não estou habituado.
A prosa + parece estar escrita em verso... Frases curtas, em q parece q o autor está a falar connosco. Estou apenas no inicio, vamos lá a ver c/ vai correr - ainda n tenho uma opinião mt formada.

Edd
:)

Comecei a ler este livro no início da semana. Sou fã de Pepetela, tenho uma data de livros dele, mas este está a custar a entrar em velocidade de cruzeiro, ainda não descobri porquê.

Olha que ando a pensar comprar engenhoca dessas - um tablet qualquer - e um dos motivos mais fortes é mesmo a leitura. É preciso algum programa especifico ou arranjas os livros em PDF e segue para bingo?

E claro que dá para controlar, cria uma folha de Excel [:p]

Se é só para ler, o kindle (o outro e-reader) são bastante melhores que qualquer tablet.

O Ipad, com o ibooks, não é mau, mas é mais cansativo, para além de ter de carregar a bateria a cada 2 dias. É mais versatil nos formatos lidos e tens varias aplicações de livros para compras online e para leitura.

Já o kindle dura-te 1 mês, mesmo a leres 2h por dia (a minha média) e não é cansativo. Tem o defeito de ter de converter os e-books que não são comprados directamente na amazon.

Sei que li, em 2010, 6 livros de tom clancy, 2 de ken follet, toda a colecção do Cussler (Dirk Pitt), 3 livros do Orson Scott Card (colecção Ender), Bill Bryson (A short story os nearly everything), Steven GOuld (Jumper 1,2 e 3), e estava a ler Anne Rice, mas não sei em qual dos 6 que li é que estava quando passamos de 2010 para 2011....

Só leitura levezinha, que eu estou constantemente a ser interrompido nas noites de serviço... [:p]

Eu acabei há dias de ler "Enquanto Salazar Dormia...", de Domingos Amaral, e gostei!

É uma história de espionagem durante a II Guerra Mundial, passada em Portugal (essencialmente Lisboa). Dá-nos uma vertente bem curiosa do papel que o Portugal "neutro" teve, sendo que Lisboa se tornou numa das capitais europeias mais atractivas para as gentes ricas das mais diversas nacionalidades.
Entre as histórias de acção, aparecem as mais variadas aventuras com mulheres do personagem principal.

Um livro bem escrito e com uma boa cadência.

Comecei a ler este livro no início da semana. Sou fã de Pepetela, tenho uma data de livros dele, mas este está a custar a entrar em velocidade de cruzeiro, ainda não descobri porquê.
Vou na pág. 50 (vou começar o capítulo 5) e tb me está a custar "entrar"... Ainda n percebi quem está a narrar os acontecimentos nem se a sua descrição é «presencial» (alguém q de facto presenciou os factos q estão a ser narrados) ou p conhecimento.
Não estou a conseguir relacionar as personagens nem a decorar algumas. N está msm fácil mas, n vou desistir já!!

Edd :)

"Um pouco do que vivi" - do General Garcia dos Santos.

São as memorias politicas vividas pelo General que na altura do 25/A (era Major) foi o responsavel pela segurança das transmissões do Movimento, e que depois da revolução exerceu diversos cargos de relevo militares e civis, sendo testemunha dos jogos politicos travados nos corredores do poder.

Vou na pág. 50 (vou começar o capítulo 5) e tb me está a custar "entrar"... Ainda n percebi quem está a narrar os acontecimentos nem se a sua descrição é «presencial» (alguém q de facto presenciou os factos q estão a ser narrados) ou p conhecimento.
Não estou a conseguir relacionar as personagens nem a decorar algumas. N está msm fácil mas, n vou desistir já!!

Eu já vou na 120 e as coisas começam a entrar nos eixos. Quanto ao(s) narrador(es), são vários. Às vezes é um narrador externo, às vezes são as próprias personagens a relatar o que se passa.

Sim, pode considerar-se vários narradores. Outra coisa q n me habituo mt bem é o facto de o livro estar em PT (AO) com uma mistura de PT-BR mas, deve ser o português q se usa p aqueles lados. [;)]
Temos q nos habituar...

O quem e chateou foi ver no início do livro "Escrito ao abrigo do acordo ortográfico de 1990".

E eu: "Porreiro. É português normal"... E depois aparecem-me os "aspetos" e os "atos" e outros que tal..[8b]

Aos "desconseguir" e aos "masé" já me tinha habituado de outros livros, e até achava piada...agora ao A.O... phonix.

Voltar
Superior