Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
É um livro e modo de escrita novo p/ mim e à qual não estou habituado.Sinopse disse:Uma história centrada nos “reinos” de Luanda e de Benguela, numa Angola dos séculos XVI e XVII, quando Portugal era governado pelos Filipes de Espanha e o tráfego de escravos era o que mais enriquecia governadores, traficantes, clero e todos os que em Portugal vendiam “as peças” ( os negros) – incluindo o rei e o seu representante em Lisboa. Ao mesmo tempo procuravam-se as míticas minas de prata que nunca apareceram e alcançaram-se as famosas minas de cobre de Benguela. Uma história centrada em Manuel Cerveira Pereira, filipino convicto, primeiro capitão de um exército que acompanhou o governador para Luanda, de seguida governador por morte do outro, mais tarde o primeiro governador do “reino” de Benguela. Homem mau e odiado pela maior parte da população, protegido pelos jesuítas e pelo Rei.
É também a história de Carlos Rocha, neto provável de Diogo Cão, negro não escravo mas sempre acossado por um pai bêbado que o podia trocar por uns copos de vinho…
Com as loucuras de um e aventuras do outro, se contam factos e lendas : sobre o reino do Kongo onde havia portugueses há mais de 100 anos e onde Mbanza-Kongo era cidade mais populosa que Lisboa ou Paris ( cerca de 100 mil habitantes); sobre os mistérios em volta das várias viagens que Diogo Cão terá feito às costa de Angola e a probabilidade de ter descoberto algo que o atraiu à foz do rio Kubal, perto de Beguela ( as minas de cobre?) ; sobre os “jagas”, guerreiros lendários temidos por negros e brancos…

Os testemunhos da Plum e do Raista, sem desprimor pelos restantes, dão para fazer uma shortlist das obras a ler nos tempos mais próximos.[]
Eu este ano acho que me fiquei pela dúzia de livros,. No final da semana vou tentar colocar aqui a lista do que li.
Eu acho que não consigo fazer a lista de todos os que li por uma simples razão: não sei qual estava a ler nesta altura do ano passado!!!
Isto com o Ipad não dá para controlar... []
![]()
É um livro e modo de escrita novo p/ mim e à qual não estou habituado.
A prosa + parece estar escrita em verso... Frases curtas, em q parece q o autor está a falar connosco. Estou apenas no inicio, vamos lá a ver c/ vai correr - ainda n tenho uma opinião mt formada.
Edd![]()
E que tal?
Olha que ando a pensar comprar engenhoca dessas - um tablet qualquer - e um dos motivos mais fortes é mesmo a leitura. É preciso algum programa especifico ou arranjas os livros em PDF e segue para bingo?
E claro que dá para controlar, cria uma folha de Excel []
Vou na pág. 50 (vou começar o capítulo 5) e tb me está a custar "entrar"... Ainda n percebi quem está a narrar os acontecimentos nem se a sua descrição é «presencial» (alguém q de facto presenciou os factos q estão a ser narrados) ou p conhecimento.Comecei a ler este livro no início da semana. Sou fã de Pepetela, tenho uma data de livros dele, mas este está a custar a entrar em velocidade de cruzeiro, ainda não descobri porquê.
Vou na pág. 50 (vou começar o capítulo 5) e tb me está a custar "entrar"... Ainda n percebi quem está a narrar os acontecimentos nem se a sua descrição é «presencial» (alguém q de facto presenciou os factos q estão a ser narrados) ou p conhecimento.
Não estou a conseguir relacionar as personagens nem a decorar algumas. N está msm fácil mas, n vou desistir já!!
Edd![]()