Fechei o ano com estes quatro:
"O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë
Clássico da literatura inglesa publicado em 1847 e único romance de Emily Brontë, que conta a história do amor impossível entre Heathcliff e Catherine. Curiosamente de amor o livro tem pouco, só se for amor doentio. A maldade ganha aos pontos ao amor, de tal forma que se consegue terminar o livro a detestar alguns dos personagens, são vilões apaixonados que retratam, se calhar de forma demasiado autêntica, a complexidade da natureza humana.
"A Hora do Lobo" de Jjang Rong
Livro baseado na experiência vivida pelo autor nos anos em que viveu com os nómadas da Mongólia Interior, nos confins da China. É um livro que nos mergulha nas estepes geladas e cobertas de neve, na luta pela sobrevivência de um povo que já não existe e nos delicados equilíbrios da Natureza que o Homem ali tratou de destruir. É um livro sobre lobos mas não só. É um livro sobre a dependência Homem/Lobo e como ambos, sendo inimigos, dependem um do outro para a sobreviverem, como a História veio a comprovar. Imperdivel.
"Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco
Provavelmente a mais bela história de amor do mundo, não posso dizer muito mais do que isto, tenho tendência a ser parco em palavras quando as coisas me tocam fundo.
Obra-prima absoluta.
"O Ladrão de Arte" de Noah Charney
Interessante policial que aborda também a História de Arte e nos dá umas luzes sobre a mesma. Tem umas descrições interessantes, um enredo que agarra qb, deve ser encarado como uma leitura ligeira e porque não, didáctica.
E assim, cumpri o meu propósito de ler cinquenta livros num ano.apr
Bom ano de 2010 e boas leituras[kiss]