Livros - O que andam a ler?

Os Filhos da Droga
1002_os_filhos_da_droga.jpg

Pois bem, este era um livro que já devia ter lido durante a minha adolescência. E não foi por falta de sugestões. Diria até que a minha mãe se fartou de me chatear para o ler, mas eu, como sou um bicho teimoso e do contra, nunca o li... Até hoje.
A história penso que toda a gente conhece minimamente, já que este livro teve um sucesso tremendo na década de 80. É a história de Christiane, uma pré-adolescente alemã de 12 anos que se mistura no mundo da droga e, consequentemente, da prostituição.

É um livro cru, pesado e brutal em todos os sentidos. Faz-nos mergulhar no mundo desta jovem, que consegue transmitir na perfeição as suas ideias, os seus pensamentos, as suas acções.
Além disso, aborda temáticas muito interessantes, que vão desde a (falta de) estrutura familiar, da mudança de ambientes e da existência de bairros - numa vertente mais conjuntural -, passam pela amizade, pela adição a diferentes tipos de drogas, em especial à heroína, com todos os efeitos que ela provoca - a depedência física, a necessidade de arranjar dinheiro para a dose diária e tudo o que isso implica (prostituição masculina e feminina juvenil), a desintoxicação e as recaídas, os tratamentos em clínicas, etc.

A história da vida de Christiane durante 2 ou 3 anos está muito bem estruturada e prende-nos do início ao fim.
Sem dúvida um livro que todos deviam ler!

Como é normal, depois de ler o livro, tive curiosidade de saber o que foi da Christiane depois de todo este caso, e é pena que continue constantemente na corda bamba.
Descobri ainda que houve um filme, que tenciono ver brevemente!

[;)]

Estás quase 20 anos atrasado em relação a mim [:D]

Mas tens razão, mesmo agora, anos depois do lançamento do livro, este continua a ser uma leitura pesada. Não sei como é que consegui, mas acho que lê-lo aos 12/13 anos me fez bem.

A capa da edição que li:

christiane_f_.JPG

Tenho-o cá em casa, na capa colocada pela MrsX e nunca o li. [:D] :sh)

97897226310441269438685.jpg

Wolf Hall
Mantel, Hilary
Inglaterra, década de 1520. Henrique VIII está no trono, mas não tem herdeiros. O cardeal Wolsey é o conselheiro do rei encarregue de obter o divórcio que o papa recusa conceder. Neste ambiente de desconfiança e necessidade aparece Thomas Cromwell, primeiro como secretário de Wolsey, e depois como seu sucessor. Cromwell é um homem muito original: filho de um ferreiro bruto, é um génio da política, um subornador, um galanteador, um arrivista, um homem com uma habilidade incrível para manipular pessoas e aproveitar ocasiões. Implacável na procura dos seus próprios interesses, Cromwell é tão ambicioso nos seus objectivos políticos como nos seus objectivos pessoais. O seu plano de reformas é implementado perante um parlamento que apenas zela pelos seus interesses e um rei que flutua entre paixões românticas e fúrias brutais. De uma das melhores escritoras contemporâneas, "Wolf Hall" explora a intersecção de psicologia individual com objectivos políticos. Com uma grande variedade de personagens e uma rica sucessão de incidentes, recua na História para nos mostrar a Inglaterra dos Tudor como uma sociedade em formação, que se molda a si própria com grande paixão, sofrimento e coragem.

Brilhante escrita.

Depois de ter lido Patria, resolvi descobrir um pouco mais sobre este autor - Robert Harris. Na biblioteca estava disponível o livro Archangel e foi esse mesmo que li.

n59755.jpg

A sinopse terá que ser em inglês pois não encontrei nenhuma disponível em português. Sinopse:

While attending a conference in Moscow, an historian named Christopher "Fluke" Kelso is met by an old man named Papu Rapava, who claims to have been present at the death of Joseph Stalin. Immediately after Stalin's death, Lavrenty Beria supposedly took measures to secure a black notebook, believed to be Stalin's secret diary. Rapava spent years in Kolyma after the authorities tried to extract the book's location from him, but he never revealed it—and still has not, though he knows that shadowy agents are still watching him in case he should go near the mysterious thing.

In: http://en.wikipedia.org/wiki/Archangel_(Robert_Harris_novel)

Nota: Não coloquei o sumário inteiro para não retirar a emoção da leitura a quem o for ler.

Comparativamente a Patria, Archangel é um livro mais maduro, denso e robusto. Está mais construído e consegue esconder melhor o enredo. É um policial muito engraçado de se ler, dando a conhecer ao leitor uma realidade passada, traços duma personalidade histórica e duma cultura em transformação.

Recomendo, sem qualquer tipo de reticências.

Olá pessoal,

Ando à procura de dois livros sobre identificação de aves. Porém, ambos os títulos se encontram esgotados nos editores e nas superfícies comerciais (fnacs, bertrands, etc.).

Alguém conhece alguma livraria que ainda os tenha à venda?

Não há por ai ninguém que queira aliviar o peso da estante!?

Os livros que procuro são os seguintes:

guiadecampo-195x370.jpg

Título: Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa
ISBN: 9789727590131

guiadeaves.JPG

Título: Guia de Aves — O Guia de Campo mais Completo das Aves de Portugal e da Europa
ISBN: 9789723708387

Se alguém souber onde posso encontrar os referidos livros, agradecia PM.

Última edição:
Ando a ler "Viver de Amar" de Otilia Pires de Lima. É uma senhora que teve uma Leucemia Mielóide Aguda e o livro descreve todo o processo de tratamentos e também alguns factos dos anos após o mesmo.

Não estou a gostar muito. Pelas descrições dos tratamentos, vê-se a aquilo é muito duro, mas parece-me que ela não escreve muito bem (além de ser um pouco convencida, na minha opinião). A forma como encadeia os acontecimentos, muitas vezes, não é nada clara e dei por mim a ter que voltar atrás em muitas situações para tentar enquadrar o que se estava a passar.

Resumindo, não me parece que tenha sido abençoada com o dom da escrita, por muito boa vontade que tenha.

Segue-se "O anjo branco" de José Rodrigues dos Santos.

Quando fui à biblioteca entregar o último livro estava em destaque O terceiro Reich de Roberto Bolaño. Não sei se por já ter ouvido falar deste livro ou pela sugestão do título acabei por trazê-lo para casa.

BOLA%C3%91O+O+terceiro+reich.jpg

Sinopse:

Udo Berger, que sempre quis ser um grande escritor, mas que tem de se conformar em ser o campeão de "jogos & estratégia de guerra em Stuttgart", decide ir ao Hotel del Mar, na Costa Brava catalã, com a sua nova namorada, Ingeborg (nome de uma das personagens de 2666). O objectivo é treinar-se para participar num novo jogo de estratégia, justamente Terceiro Reich, e preparar-se para ganhar um torneio internacional. Eles compartilham as suas férias com um outro casal alemão, Charlie e Hanna, até que o primeiro destes desaparece misteriosamente depois de se cruzar com dois sinistros personagens que também levantam suspeitas junto das autoridades locais: «O Lobo» e «O Cordeiro». Entretanto, Udo Berger é perseguido por um detective estranho e sombrio e, atormentado por essa perseguição sem sentido, acaba por entrar em delírio com a "paisagem surreal da Costa Brava". Tudo isto acontece quando entra num jogo de vida ou morte com um personagem enigmático e de rosto desfigurado, El Quemado. Uma autêntica sinfonia de literatura, política, divertimento surreal, absurdo. Gozo puro.

In: O Terceiro Reich - WOOK

Quando comecei a ler fui seduzido pela escrita simples, suave e despretensiosa de Roberto Bolaño. É como estivessemos a ouvir uma suave balada espanhola. Devo dizer que de certa forma encanta. Mas à medida que vamos lendo o encanto esvazia-se na falta de argumento, na história (que parece?) sem rumo, sem um móbil.

Última edição:
Livro
livro+J.L.P..jpg

Pois é, acabei há dias de ler um livro que se chama "Livro".[:D]
O José Luís Peixoto é um dos jovens autores portugueses que se destacam na literatura nacional, e este foi o primeiro romance que li dele.

Confesso que, tendo em conta opiniões que recolhi acerca de outros livros, talvez este seja um livro mais "normal". Relata a vida de um casal de namorados adolescente que é separado pela tia da rapariga e que seguem a sua vida da forma que não desejavam depois disso.

Os grandes pontos de interesse, acabam por ser o nome do livro (que surge de um evento bem engraçado) e a forma como se expõem algumas das ideias.

É um livro fácil de ler, leve e que serviu para eu conhecer o trabalho de um jovem escritor. Mas não é um livro que mude o mundo da literatura.

Agora ando numa de Ken Follet. Depois de "world without end" e "pillars of the earth" estou agora a ler "eye of the needle" e já comprei "o segredo de Rebecca" para quando acabar este.

Depois de ver o filme lembrei-me que tinha lá por casa o livro "Zodíaco" e foi o que li mais recentemente.

1941-2007-02-26-02:34:35_1.jpg

Apesar do filme ter sido muito interessante foi mais uma boa prova em como fica muito aquém do livro. Um livro baseado em factos reais que conta a forma como um "simples" cartoonista acaba por ser uma das peças fundamentais da investigação sobre um serial killer que intrigou todo um país. Recheado de factos, pormenores, imagens, que, em grande parte, no filme são abordados de forma superficial ou até omitidos. Apesar da quantidade de informação debitada, a escrita é fluída, simples e bastante objectiva.

Acabei de encomendar a trilogia Millenium de Steig Larsson [:cool:]

A quem estiver interessado, hoje em fnac.pt, esses e outros livros estão a 50% de desconto [:cool:] É possível adicionar vale de desconto à promoção (o que eu fiz [:D]).

Última edição:
acrbook_225a.jpg

“Eu vou procurar vingança sobre todos aqueles que traíram a minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença. Eu sou um assassino… “

Traído pelas famílias que governam Itália, um jovem embarca numa épica busca por vingança. Para acabar com a corrupção e restaurar a honra da sua família, ele terá que aprender a Arte do Assassino. Pelo caminho, Ezio terá que apelar à sabedoria de grandes mentes como Leonardo Da Vinci e Niccolo Machiavelli, sabendo que a sobrevivência está dependente da sua perícia. Para os seus aliados ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos ele será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo de Itália. Assim começa uma história épica repleta de poder, vingança e conspiração.

Só mais tarde é que fiquei a saber que o livro se baseava num jogo. Inicialmente até achei piada à história mas depressa fiquei aborrecido com tanta volta e meia-volta. quase que parece um parafuso sem fim. É demasiado adolescente.

Anexos

• 51h0wmzfe6l_ss_d523_328321t.jpg
    51h0wmzfe6l_ss_d523_328321t.jpg
    14,6KB · Visualizações: 0
Última edição:
Single & Single - John le Carré - para quem gostar de intriga e histórias distintas, que a certa altura, se interligam de um modo pouco espectável, aconselho vivamente. [;)]

Acabei de ler ontem Sangue Romano, Um mistério na Roma Antiga de Steven Saylor.

SANGUE_ROMANO_1251999104P.jpg

Sinopse

Numa Primavera anormalmente quente, no ano de 80 a.C., Gordiano o Descobridor é chamado à casa de Cícero, um jovem advogado e orador que se está a preparar para o seu primeiro caso importante. O seu cliente é um proprietário da Úmbria, Sexto Róscio, acusado de um crime imperdoável: a morte do próprio pai. Gordiano aceita a incumbência de investigar o crime - numa sociedade onde reina a traição, a falsidade, e a conspiração, onde nem os cidadãos nem os escravos dizem a verdade. Mas nem mesmo Gordiano está preparado para o espetacular desfecho deste terrível e difícil caso.

Sou um admirador confesso da história romana e quando descobri este autor resolvi saber a sua obra e comecei por ler os seus livros por ordem de publicação. O primeiro é este Sangue Romano. Confesso que tenho alguns sentimentos mistos, por um lado tinha algumas expectativas por outro não me lembro de nenhum outro livro me ter dado tantas vezes sonolência. Por esse motivo o começo da leitura foi titubeante e era difícil entrar no ritmo.

Mas insisti porque nunca achei o livro mau, parecia monótono mas não. Após alguma insistência entrei na cadência de leitura e tive facilidade em acabá-lo.

É uma obra bastante interessante. É um policial mas nos tempos da Roma antiga e essa complexidade do contexto confere-lhe uma qualidade acima da média. Num mundo actual onde nos é oferecido tantos livros, filmes e séries policiais com os últimos recursos tecnológicos a serem usados como os determinantes na batalha contra o crime surge, neste livro, Gordiano um romano astuto que fareja o crime como nenhum outro. E é deveras interessante como o autor consegue mascarar e desmascarar um crime num ambiente onde não há recurso às provas factuais da actualidade. Admito que me surpreendeu.

Não é um livro propriamente fácil, não será para o interesse de todos mas tem o seu valor e recomendo.

Voltar
Superior