KeyserSoze
Active member
Os Filhos da Droga
![]()
Pois bem, este era um livro que já devia ter lido durante a minha adolescência. E não foi por falta de sugestões. Diria até que a minha mãe se fartou de me chatear para o ler, mas eu, como sou um bicho teimoso e do contra, nunca o li... Até hoje.
A história penso que toda a gente conhece minimamente, já que este livro teve um sucesso tremendo na década de 80. É a história de Christiane, uma pré-adolescente alemã de 12 anos que se mistura no mundo da droga e, consequentemente, da prostituição.
É um livro cru, pesado e brutal em todos os sentidos. Faz-nos mergulhar no mundo desta jovem, que consegue transmitir na perfeição as suas ideias, os seus pensamentos, as suas acções.
Além disso, aborda temáticas muito interessantes, que vão desde a (falta de) estrutura familiar, da mudança de ambientes e da existência de bairros - numa vertente mais conjuntural -, passam pela amizade, pela adição a diferentes tipos de drogas, em especial à heroína, com todos os efeitos que ela provoca - a depedência física, a necessidade de arranjar dinheiro para a dose diária e tudo o que isso implica (prostituição masculina e feminina juvenil), a desintoxicação e as recaídas, os tratamentos em clínicas, etc.
A história da vida de Christiane durante 2 ou 3 anos está muito bem estruturada e prende-nos do início ao fim.
Sem dúvida um livro que todos deviam ler!
Como é normal, depois de ler o livro, tive curiosidade de saber o que foi da Christiane depois de todo este caso, e é pena que continue constantemente na corda bamba.
Descobri ainda que houve um filme, que tenciono ver brevemente!
[]
Estás quase 20 anos atrasado em relação a mim []
Mas tens razão, mesmo agora, anos depois do lançamento do livro, este continua a ser uma leitura pesada. Não sei como é que consegui, mas acho que lê-lo aos 12/13 anos me fez bem.
A capa da edição que li:
![]()
Tenho-o cá em casa, na capa colocada pela MrsX e nunca o li. [