Livros - O que andam a ler?

O filme? Sem ler o livro? [:D] É capaz de ser aborrecido ver um filme dos anos 60, a preto e branco sem o background do livro. Mas força. :)

O que eu vi era a cores e de 1990 e não gostei muito, devia ter ido para esse dos sixties. É a mania de querer sempre ver o mais moderno, às vezes sai furado.

Hoje emprestaram-me "O Bom Inverno" do João Tordo. Alguém já leu alguma coisa dele?

image

Sinopse
O balão negro onde Don Metzger partiu foi encontrado na ilha de Ponza, no fundo de uma falésia, perto do final do Verão. O corpo tinha apodrecido e sido parcialmente dilacerado pelas gaivotas. A polícia italiana considerou que a morte fora causada por um «acidente», e não foi feita qualquer autópsia. Alipio e Susanna Rizzo foram interrogados, mas afirmaram ter passado o verão na casa de família, na Lombardia, depois de Don Metzger ter prescindido dos seus serviços. Surgem notícias dispersas sobre os desaparecimentos de John McGill, Roger e Stella Dormant e Vincenzo Gentile. Não surgiu qualquer notícia sobre o desaparecimento de Olivia Fontana ou Nina Pascal. Nenhum destes desaparecimentos foi ainda relacionado com a morte de Don Metzger. A polícia continua a investigar.

Nos últimos tempos tenho lido apenas documentação técnica para o trabalho e para a faculdade (a um ritmo de ~1000 páginas por mês, para cada lado). Pouco tempo e vontade sobra para o resto :/

Para recomendar algo fora do vulgar, experimentem Machado de Assis...
Há algumas compilações de contos e crónicas espetaculares mas que não são fáceis de encontrar por cá.
Penso que toda a obra dele encontra-se disponível na net :)

Eu terminei um tratado sobre a revolução russa e primeira guerra mundial [:D], "A Queda dos Gigantes" de Ken Follett, e gostei bastante! Venha o seguinte! Previsto para o final do ano.

Iniciei "A Um Deus Desconhecido" de John Steinbeck.

Eu terminei um tratado sobre a revolução russa e primeira guerra mundial [:D], "A Queda dos Gigantes" de Ken Follett, e gostei bastante! Venha o seguinte! Previsto para o final do ano.

Iniciei "A Um Deus Desconhecido" de John Steinbeck.

Muito bom, esse "Queda dos Gigantes". A parte histórica também é muito interessante, para quem gosta da história das Guerras Mundiais, que é o meu caso.

Acabei de ler O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

Sinopse:

Sinopse

"«É a obra mais polémica de José Saramago e aquela que, indirectamente, o levou a sair de Portugal e a refugiar-se na ilha espanhola de Lanzarote. Ficou para a história o desentendimento com o então subsecretário de estado da Cultura Sousa Lara, que considerou o livro ofensivo para a tradição católica portuguesa e o retirou da lista do Prémio Europeu de Literatura. Com um José destroçado por ter fugido e deixado as crianças de Belém nas mãos dos assassinos de Herodes; com uma Maria dobrada e descrita, logo no início do livro, em pleno acto de conhecer homem; com um Jesus temeroso, um Judas generoso, uma Madalena voluptuosa, um Deus vingativo e um Diabo simpático, não era de esperar outra reacção das almas mais sensíveis e mais devotas do catolicismo português. E verdadeiramente viperinas são as várias páginas onde o escritor português se entretém a descrever minuciosamente os nomes e a forma como morreram os mártires dos primeiros séculos do cristianismo. Assim se escreveram os heréticos Evangelhos segundo Saramago, para irritação de muitos e prazer de alguns. Como convém.» (Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)"

O+Evangelho+Segundo+Jesus+Cristo.jpg

Demorei muito tempo a lê-lo mas finalmente acabei de o ler e não dou o tempo por perdido. É um livro complicado, como parece ser apanágio das obras de JS, mas depois de entrar na cadência a leitura torna-se muito mais fluída. Apenas critico a gestão da narração da história comparativamento ao tempo, penso que o livro acaba por acabar, passe o pleonasmo, demasiado depressa, é abrupto.

A escrita de JS é absolutamente ímpar, à sua própria maneira, o homem é um génio, não só na forma - que me fez por tantas vezes parar a leitura e insultá-lo mentalmente - como também no conteúdo trazendo à baila assuntos, dúvidas e expressões que não lembrariam a ninguém.

É um bom livro mas que não é para todos.

Acabei de ler O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

Sinopse:

O+Evangelho+Segundo+Jesus+Cristo.jpg

Demorei muito tempo a lê-lo mas finalmente acabei de o ler e não dou o tempo por perdido. É um livro complicado, como parece ser apanágio das obras de JS, mas depois de entrar na cadência a leitura torna-se muito mais fluída. Apenas critico a gestão da narração da história comparativamento ao tempo, penso que o livro acaba por acabar, passe o pleonasmo, demasiado depressa, é abrupto.

A escrita de JS é absolutamente ímpar, à sua própria maneira, o homem é um génio, não só na forma - que me fez por tantas vezes parar a leitura e insultá-lo mentalmente - como também no conteúdo trazendo à baila assuntos, dúvidas e expressões que não lembrariam a ninguém.

É um bom livro mas que não é para todos.

a seguir a esse diria para leres o Caim, se achaste o fim desse abrupto, o Caim é ainda mais [:D]

Saramago é realmente outro nível

Também li "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" o mês passado. Apesar de ser uma leitura extensa penso que demorei umas duas semanas a lê-lo. Obviamente que é Saramago do início ao fim e adorei aquela última frase dita por Jesus.

Também já li o "Caim", que também achei mais leve e com mais humor ao longo de toda a história, dava por mim a rir com algumas situações! Quem diria que o sisudo do Saramago nos consegue fazer rir... [:D]

Depois da escrita larintiforme, sarcástica e complexa de José Saramago queria ler algo mais suave. Com as boas critícas do Bruno e Raista sobre A sombra do vento de Carlos Ruiz Záfon resolvi experimentar.

Sinopse:

Sinopse

Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

sombra_do_vento.jpg

Comecei a gostar do livro logo nos primeiros páragrafos e foi um sentimento que apenas foi crescendo. É uma história de uma história numa escrita suave, fluída e encantadora que quase que nos envolve num abraço enternecedor. Gostei muito de o ler.

PS: O jogo do anjo já está ali à espera.

Comecei a gostar do livro logo nos primeiros páragrafos e foi um sentimento que apenas foi crescendo. É uma história de uma história numa escrita suave, fluída e encantadora que quase que nos envolve num abraço enternecedor. Gostei muito de o ler.

PS: O jogo do anjo já está ali à espera.

Resumiste em duas linhas o que eu provavelmente precisaria de um testamento para descrever. É isso mesmo "A Sombra do Vento".

"O Jogo do Anjo" também vais gostar de certeza, mesmo que não tanto.

E já é a terceira vez que nos últimos tempos tento fazer aqui um resumo das minhas leituras deste ano e a página ou dá erro, ou volta para a página anterior, eh pá desisto![8b][8b][8b]

Voltar
Superior