Livros - O que andam a ler?

E agora que estamos a chegar ao fim do ano, qual foi o melhor livro que leram em 2012?

Eu destaco, sem qualquer dúvida, "O Físico", de Noah Gordon.

O físico é um excelente livro, sobre os primórdios da medicina. Já li há uns bons anos.

Agora acabei de ler "A Gabriela" do Jorge Amado e num registo completamente diferente estou a ler o "The Primal Blueprint" do Mark Sisson.

Um dos livros notáveis que li este ano foi o "O Indestrutivel" da Laura Hillenbrand

Livros lidos no ultimo ano:

(---)
Mais estes

The Myth of the Rational Market: A History of Risk, Reward, and Delusion on Wall Street

The financial crisis of 2008 and subsequent Great Recession demolished many cherished beliefs—most significantly, the theory that financial markets always get things right. Justin Fox's The Myth of the Rational Market explains where that idea came from, and where it went wrong. As much an intellectual whodunit as a cultural history of the perils and possibilities of risk, it also brings to life the people and ideas that forged modern finance and investing—from the formative days of Wall Street through the Great Depression and into the financial calamities of today. It's a tale featuring professors who made and lost fortunes, battled fiercely over ideas, beat the house at blackjack, wrote bestselling books, and played major roles on the world stage. It's also a story of free-market capitalism's war with itself.

Economics as Ideology; Keynes, Laski, Hayek, and the Creation of Contemporary Politics

Economics as Ideology: Keynes, Laski, Hayek and the Creation of Contemporary Politics explores the lives and thought of three powerful theorists who shaped the foundations of the center, left, and right of the political spectrum in the 20th century. Noted scholar Kenneth R. Hoover examines how each thinker developed their ideas, looks at why and how their views evolved into ideologies, and draws connections between these ideologies and our contemporary political situation. Similar in age, colleagues in academic life, and participants in the century's defining political events, the story of Keynes, Laski, and Hayek is also the story of how we in the west came to define politics as the choice between government and the market, between regulation and freedom, and between the classes and the masses.

Recomendo os dois, são excelentes livros.

A saga Murakami continua.
Depois de ter lido o "Sputnik, meu amor", "Em busca do carneiro selvagem" e "Dança, dança, dança",
tenho agora em casa o "Kafka à beira mar" para as férias de Natal.
Para o ano começo com o "Crónica do pássaro de corda" e depois os 3 "1Q84".
Seguidamente quero ler "A sul da fronteira, a oeste do sol", "After Dark - Os passageiros da noite", e finalmente "Norwegian Wood".
Deixo para o final os 2 livros de contos "A rapariga que inventou um sonho" e "O elefante evapora-se"!

Nem se nota que estou viciado [:cool:] A culpa é vossa!!!!

Acabei Oito lanças contra Solimão de Tim Willocks.

Sinopse:

Maio de 1565. Solimão, o Magnífico, Imperador dos Otomanos, iniciara uma jihad contra os Cavaleiros de São João Baptista. A maior armada que o mundo jamais vira, aproxima-se da fortaleza dos Cavaleiros Cristãos, na ilha de Malta. Os turcos chamam aos Cavaleiros "Os Cães do Inferno". Os Cavaleiros referem-se a si mesmos como "A Religião". Na Sicília, uma condessa francesa, Carla La Penautier, pretende viajar com destino a Malta, em busca do filho que teve com um feroz monge inquisidor e que lhe fora retirado à nascença doze anos antes. O único homem que reúne a experiência e arrojo necessários para a ajudar é um mercenário satírico, típico de Rabelais, um Saxão robusto e aventureiro que dá pelo nome de Mattias Tannhauser. Ele concorda em acompanhar a dama até Malta onde, no mais cruel e espectacular cerco da história militar, têm que encontrar o rapaz e arrancá-lo das teias da Guerra Santa.
Um enredo entusiasmante, um brio literário que faz lembrar Umberto Eco e um desfecho surpreendente tornam esta fabulosa obra num dos melhores romances históricos do ano.

In: Oito Lanças Contra Solimão, Tim Willocks - WOOK

00000190218.JPG

É um romance histórico muito bem construído, bem escrito, com intriga desafiadora e com um sentimento de redenção no final. Tem tudo para ser adaptado ao cinema ou televisão. Muito bom livro.

Vou deixar a lista de livros lidos em 2012, por ordem cronológia de leitura:

- O evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago;
- A sombra do vento, Carlos Ruiz Záfon;
- O jogo do anjo, Carlos Ruiz Záfon;
- Apocalipse Nau, Rui Zink;
- O sopro do mal, Donato Carisi;
- O perdão; John Grisham;
- Sputnik, meu amor; Haruki Murakami;
- Jovens lobos, Simon Scarrow;
- A espada de Átila; Michael Curtis Ford;
- Kafka à beira mar, Haruki Murakami;
- Deuses e legiões, Michael Curtis Ford;
- Oito lanças contra Solimão, Tim Willocks.

Destaco positivamente o último, os de Záfon e claro, o de José Saramago. Cometo a heresia literária de não destacar Haruki Murakami mas por enquanto não me caiu no goto.

Grande livro! Influências do 1Q84? :)

Eu vou começar hoje "A Metamorfose", do Kafka.

Já estava para o ler há "catempos", desde que li o "Triunfo dos Porcos" e me fascinei com a inteligência do Orwell, acho que é mesmo essa palavra que o define melhor, inteligente. Claro que o facto de ter acabado há pouco tempo o "1Q84" foi o empurrão decisivo, e digo-te, estou fascinado, vou a meio mas já percebi que é um livro que vai muito além de uma sátira aos totalitarismos, existe ali uma profunda descida aos confins da natureza humana, é um livro bestial.

"A Metamorfose" já a li duas vezes e apreciei mais da segunda. É outro livro em que é preciso ler para lá do que está escrito e penso que é aí que reside o segredo do sucesso desse livro do Kafka, pois a história em si sendo fantástica não entusiasma por aí além. Mas é um livro que faz pensar, como eu gosto.:)

Bem... parece que me cabe a mim colocar o 1º post de 2013 neste tópico.

Li hoje um livro que me foi oferecido por uma amiga. É um tipo de literatura que não estou muito habituado mas que gostei.

O livro chama-se "A voz do silêncio" de Helena P. Blavatsky.

Sinopse:

A Voz do Silêncio é uma verdadeira inspiração divina. Uma obra-prima que inspirou Lev Tolstói, James Joyce, Aldous Huxley, Carl Jung, Albert Einstein, Gandhi, entre muitos outros.
O texto traça em linguagem poética e elevada, um panorama do caminho que leva à iluminação fazendo diversas recomendações práticas aos aspirantes que o desejam seguir. Ensina-nos a ouvir tudo o que temos nosso interior como o verdadeiro guia para a vida.

Uma obra-prima da literatura espiritual que ilumina e inspira os buscadores da verdade até aos dias de hoje. Um dos livros espirituais mais lidos de sempre.

Depois de ter lido A Máfia de Eric Fratinni, segue-se "Os Papas" de John Julius Norwich.

Entretanto comprei "O esplendor de Portugal" de António Lobo Antuntes...

Voltar
Superior