Livros - O que andam a ler?

Acabei ontem a "Lolita" de Valdimir Nabokov. Livro muito bom, o tema é complicado mas Nabokov conta-nos a história de tal maneira que acaba por se ter simpatia e até alguma pena do protagonista principal. Tem algumas partes chatas mas no geral lê-se bem, é muito cinematográfico e as personagens são fortes. O final é muito Boris Vian, aliás "Lolita" é um livro bastante heterogéneo na escrita, os estilos e ritmos da escrita variam muito ao longo do livro. Gostei e compreendi a importância do mesmo, principalmente à época em que foi escrito.

Continuando:

fee980a4-a598-4e9f-bcb8-4ee6563fe48a_zps83e2757e.jpg

Para finalizar:

6ac74645-d32d-494b-8c75-c542d11a5bd5_zpsbd9aaa3f.jpg

Isto é viciante![:D]

Eu vi o filme e fiquei curioso. Os dois primeiros são mesmo viciantes. Vou iniciar o terceiro mais logo, vamos ver se mantenho a mesma opinião.:)

È, realmente, dado os dois primeiros, esperava mais deste último. Não que seja mau, longe disso, mas não correspondeu totalmente ás expectativas que tinha.

Próximo:

db0be7de-3a4a-468f-b5b2-917d48c99b7f_zps002c8a4c.jpg

Acabei ontem de ler "A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos.

Devo dizer que este livro me surpreendeu bastante pela positiva, não que não tenha o autor em boa conta mas porque o li de forma compulsiva (quase 600 páginas em apenas 8 dias, há muito que não lia assim) e JRS consegue aqui uma óptima história à volta de Einstein e a sua pesquisa pela prova da existência de Deus, mesmo que não o Deus da bíblia ou pelo menos da forma que o livro sagrado nos apresenta a entidade divina. À semelhança de "Codex 632", JRS mistura o trabalho de pesquisa baseado em dados reais com a ficção e como não podia deixar de ser acrescenta-lhe uma pitada de lamechice familiar completamente deslocada e sem qualquer interesse para a história. É pena porque o leitor sente-se defraudado em determinadas partes pois parece que começou a ler um livro completamente diferente e mais direccionado para um público pouco dado à queima de neurónios, isto num livro que até obriga a queimar alguns se quisermos seguir o raciocínio dos personagens em relação aos problemas e soluções que o estudo da Física tem proporcionado ao ser humano.

Mas o balanço final é bastante positivo e acabo assim por me render à evidência que, após quatro livros de JRS, dois dos quais muito bons ("A Fórmula de Deus" e "A Filha do Capitão") é um autor para continuar a acompanhar, na esperança que alguns dos seus defeitos se vão esvanecendo na sua evolução como escritor.

Não li os mais recentes mas, para mim, os livros que mais gostei de JRS são os da série não-Noronha. Rais, quando puderes lê também o A sombra do vento. Acho que vais gostar. E A ilha das trevas também é interessante - excelente do ponto de vista histórico e da história da resistência dum povo

Acerca de JRS, é complicado esperar que os "defeitos" de um livro, estejam ultrapassados no próximo, pois, se num avança, no outro recua. È um autor que acho imprevisível no que á qualidade diz respeito. O último que li dele foi " A mão do diabo", sendo que cheguei ao fim bastante agradado, coisa que já não acontecia com os livros dele há algum tempo.
Não digo que o homem seja mau, mas ainda tem bastantes arestas por limar. Eu pelo menos já desisti de ler um e no seguinte esperar que tenha melhorado.

Do JRS, comecei pela "Filha do Capitão", e acho que foi esse o meu "problema", porque depois li "A Vida num Sopro" e achei-o pouco mais que razoável, ficando sem paciência para ler as aventuras do Noronha, que são a base dos seus livros. Se calhar qualquer dia dou oportunidade aos restantes, talvez o Codex.
É por isto que a internet é tão interessante![:D]

Eu vou começar a ler "Equador", do Miguel Sousa Tavares.

Última edição:
Que confusão vai para aí rapaziada, "A Sombra do Vento" é do Carlos Ruiz Zafon, não é do JRS.[:D] E é um óptimo livro, conforme escrevi aqui na altura em que o li. "A Ilha das Trevas" também já li, aliás tenho levado os livros do JRS em sequência cronológica, pelo que o próximo (que ainda não tenho) será "O Sétimo Selo".

Bruno, acho que não te vou dar novidade nenhuma se te disser que "Equador" para mim é obra-prima.[;)]

Acerca de JRS, é complicado esperar que os "defeitos" de um livro, estejam ultrapassados no próximo, pois, se num avança, no outro recua. È um autor que acho imprevisível no que á qualidade diz respeito. O último que li dele foi " A mão do diabo", sendo que cheguei ao fim bastante agradado, coisa que já não acontecia com os livros dele há algum tempo.
Não digo que o homem seja mau, mas ainda tem bastantes arestas por limar. Eu pelo menos já desisti de ler um e no seguinte esperar que tenha melhorado.

Com essa é que já me desanimaste. Tenho uma relação esquisita com os livros dele, sinto-me bem quando os estou a ler e no entanto conforme vou lendo vou reconhecendo características que fazem dele apenas um escritor mediano. E o pior é que sei que tem capacidade e inteligência para muito mais.

Mas também levo (por opção) com muita literatura "complicada", pelo que quando leio um livro do JRS é de certa forma um descanso para os neurónios, leio-o sempre que me apetece algo mais leve para desenjoar e penso que cumpre bem essa função. Ou seja, quando quero puxar pela cabeça leio Dostoievski ou Lobo Antunes, quando quero descansar a mioleira leio Rodrigues dos Santos ou Follett, simples.[;)]

Com essa é que já me desanimaste. Tenho uma relação esquisita com os livros dele, sinto-me bem quando os estou a ler e no entanto conforme vou lendo vou reconhecendo características que fazem dele apenas um escritor mediano. E o pior é que sei que tem capacidade e inteligência para muito mais.

Mas também levo (por opção) com muita literatura "complicada", pelo que quando leio um livro do JRS é de certa forma um descanso para os neurónios, leio-o sempre que me apetece algo mais leve para desenjoar e penso que cumpre bem essa função. Ou seja, quando quero puxar pela cabeça leio Dostoievski ou Lobo Antunes, quando quero descansar a mioleira leio Rodrigues dos Santos ou Follett, simples.[;)]

Na minha opinião, JRS, é precisamente isto.[;)] Serve precisamente para desanuviar a mente, pois não exige grande esforço ou concentração, dada a forma como escreve; Follett, por outro lado, embora também não seja complicado, requer um pouco mais de atenção que JRS, na minha opinião.[;)]

Neste momento ando a ler "O Mercador de Livros Malditos" de Marcello Simoni.

Este ano ando a ler muito pouco. Em três meses este é apenas o oitavo livro que leio! [s)]

Voltar
Superior