Livros - O que andam a ler?

Não. Também é de Orwel?

Não sei se é verdade, mas se for, fiquei contente por ser recomendada a leitura do livro no programa de Português do 9º ano.

EDIT: Já está respondida a pergunta. Irá para a wishlist.

Se gostaste dos porcos de certeza que ainda vais gostar mais do 1984. Ou não[:D]

Mas é um dos meus livros preferidos, e uma leitura bem recente. Visionário sobretudo.

Concordo. também está no meu TOP. A novilíngua, por exemplo, tem um grande paralelismo com a linguagem financeira atual.

A novilíngua, o Big Brother (não o programa como sabes mas o que temos hoje: CCTV, bases de dados, redes sociais, googles etc), a asfixia do indivíduo que não pode dar um passo sem que mil olhos o vigiem (ou hoje que não podemos ir para lado nenhum sem o telemóvel senão alguém desconfia logo que temos algo a esconder), e sobretudo a enorme sátira aos totalitarismos em geral e ao estalinismo em particular, fazem a meu ver, de 1984 uma obra-prima essencial em qualquer biblioteca que se digne. :)

A Confissão - John Grisham

Sinopse:

A poucos dias de ser executado, só um assassino o pode salvar.

Em 1998, numa pequena cidade do Texas, Travis Boyette raptou, violou e estrangulou uma rapariga da sua escola. Enterrou o seu corpo para que nunca fosse encontrado e em seguida, assistiu com espanto à prisão e condenação de Donté Drumm, uma estrela local do futebol. O Corredor da Morte foi o seu destino.
Agora, nove anos depois, Donté está a quatro dias da sua execução e Travis, pela primeira vez na vida, decide fazer o que está certo e confessar. Mas como pode um homem culpado convencer advogados, juízes e políticos de que estão prestes a executar um homem inocente?

Um mundo aparentemente normal, duas personagens - Aomame, uma mulher independente, professora de artes marciais, e Tengo, professor de matemática - que não são o que aparentam e ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Um universo romanesco dissecado com precisão orwelliana, em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes.
Em 1Q84, Haruki Murakami constrói um universo romanesco em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes. Onde acaba o Japão e começa o admirável mundo novo em que vivemos? Uma ficção que ilumina de forma transversal a aldeia global em que vivemos.

1Q84 de Haruki Murakami

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

O Livro 1 revelou a existência do mundo de 1Q84. Algumas perguntas encontraram resposta. Outras permanecem em aberto: Quem é o Povo Pequeno? Como farão esses seres para abrir caminho até ao mundo real? Existirão mesmo?, como sugere Fuka-Eri. Chegarão Aomame e Tengos a reencontrar-se? «Há coisas neste mundo que é melhor nem saber», como diz o sinistro Ushikawa. Em todo o caso, o destino dos heróis de 1Q84 está em marcha. No céu, distinguem-se nitidamente duas luas. Não é uma ilusão. Murakami descreve aqui um universo singular, que absorve, que imita a realidade, e a faz sua. A narrativa decorre em dois mundos que se cruzam, qual deles o mais real e o mais fascinante - o de 1984 e o de 1Q84.
A perturbante história de um amor adiado, recortada num cenário marcado pelo desencanto e pela violência. Uma fábula sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Murakami retrata o mal-estar da sociedade japonesa que se esconde por debaixo de uma aparente quietude.

1Q84 de Haruki Murakami

Voltar
Superior