Loja Amazon sem funcionários

O ser servido ou não não interessa para o cliente, cada vez há mais pessoas a recorrerem a lojas fisicas pela assistência pós-venda, devoluções e garantias, querem trocar um produto chinês que fica logo descontinuado passado meio ano não é nada bom para o cliente que compra . Não existe trabalho repetitivo desde que haja uma redução de horas de trabalho e polivalência de cargos e funções internas a solução não pode passar pelo despedimento porque sim não há solução possivel e com isto tudo recorrer-se ao "self-service" do país à lei do "desenrascanço" do cliente que vai fazer tudo o que um funcionário sempre fez numa vida, desrespeitando assim o cliente e até alguns idosos com deficiência psico-motora e sem net. Se não houver funcionário algum numa loja é péssimo indicador por exemplo no caso de incêndios ou sismos por não haver ninguém para socorrer .

Last edited:
E eu respondo, para a loja funcionar 24/7 precisa de muito menos pessoas no caso da que não tem pessoas a atender clientes.

Isso será verdade a partir de um certo número de lojas. Para uma loja não.

Ou seja, neste caso em concreto, tens mais gente a trabalhar para manter a loja sem funcionários, do que terias com funcionários.

É claro que isto vai mudar, mas vai dar tempo para as pessoas se adaptarem (não é amanhã que todos os empregados de loja vão ser substituídos).

Evolução!

Já sei que vão dizer "ah e tal, e se amanhã vier uma máquina fazer o teu trabalho". Eh pá, que venha!

Last edited:
O ser servido ou não não interessa para o cliente, cada vez há mais pessoas a recorrerem a lojas fisicas pela assistência pós-venda e garantias, querem trocar um produto chinês que fica logo descontinuado passado meio ano não é nada bom para o cliente que compra . Não existe trabalho repetitivo desde que haja uma redução de horas de trabalho e polivalência de cargos e funções internas a solução não pode passar pelo despedimento porque sim não há solução possivel e com isto tudo recorrer-se ao self-service desrespeitando o cliente e até alguns com deficiência psico-motora

Também acho que a parte de ser servido ou nao é acessório para esta discussao.

O pós-venda e assistencia é igual para todos, seja para lojas online seja para lojas físicas. Há até lojas online com um muito melhor servico de assistencia pós venda do que lojas físicas.

O trabalho é repetitivo na sua génese, se tens um gasolineiro ou um portageiro, as suas funcoes nao vao variar muito dali. A reducao de horas de trabalho faz aumentar os custos do trabalho e dá ainda mais força á substituicao por um processo self-service ou automatizado.

Last edited:
Não se trata apenas de emprego, vai mais além, trata-se de sociedade, do ser humano e a sua forma de estar no mundo.
Claro que falar disto com alguém que afirmou no 1º post que o seu comodismo e tempo se sobrepõe ao outro, não será fácil discutir estes temas.
A Amazon go é apenas um exemplo.

Já discutir com alguém que não percebe e distorce tudo, isso sim é difícil...

Pronto, referi egoísmo agora tenho que levar com tiradas deste calibre, porque tu não soubeste interpretar.
Mais uma vez, usas estratégias baixas - distorcer algo, insistir até ao limite, para ignorar e rebaixares o resto da minha argumentação.

Exemplo para tu tentares perceber onde coloquei o "egoísmo"
Tu queres começar a parar nas portagens porque achas que estás a fazer um favor à sociedade ao não usar a via verde, Eu não, pois:

1. Acho que isso não faz treta nenhuma
2. Como acho que não faz treta nenhuma, tenho mais que fazer com o meu precioso tempo - logo sou egoísta e faço o que mais me convém. (e que terrível comodismo isto é)

Já agora o comodismo (algo ser cómodo) não é necessariamente mau se com isso não vierem consequências negativas claras para a sociedade.
É mau eu querer que a minha vida seja cómoda usando as potencialidades que o desenvolvimento tecnológico me traz, tudo porque existem velhos do restelo que acham que é gravíssimo, sem o fundamentar concretamente.

A sociedade está a fazer com que trabalhos monótonos e repetitivos que requerem muito pouco do intelecto acabem. Oh meu Deus, o que será de nós...
E com isso traz vantagens de eficiência de tempo e é cómodo ! Argh !!! É o fim !

cada vez há mais pessoas a recorrerem a lojas fisicas
Deves ter acordado numa realidade paralela [:)]

worldwide-retail-e-commerce-sales.jpg

5852cd4eca7f0cc2178b547e-700

Pronto, referi egoísmo agora tenho que levar com tiradas deste calibre, porque tu não soubeste interpretar.
Mais uma vez, usas estratégias baixas - distorcer algo, insistir até ao limite, para ignorar e rebaixares o resto da minha argumentação.

Tu queres começar a parar nas portagens porque achas que estás a fazer um favor à sociedade ao não usar a via verde, Eu não, pois:

2. Como acho que não faz treta nenhuma, tenho mais que fazer com o meu precioso tempo - logo sou egoísta e faço o que mais me convém. (e que terrível comodismo isto é)

Já agora o comodismo (algo ser cómodo) não é necessariamente mau se com isso não vierem consequências negativas claras para a sociedade.
É mau eu querer que a minha vida seja cómoda usando as potencialidades que o desenvolvimento tecnológico me traz, tudo porque existem velhos do restelo que acham que é gravíssimo, sem o fundamentar concretamente.

A sociedade está a fazer com que trabalhos monótonos e repetitivos que requerem muito pouco do intelecto acabem. Oh meu Deus, o que será de nós...
E com isso traz vantagens de eficiência de tempo e é cómodo ! Argh !!! É o fim !

Ao usar a via verde estás a ser mais amigo do ambiente.

Deves ter acordado numa realidade paralela [:)]

worldwide-retail-e-commerce-sales.jpg

5852cd4eca7f0cc2178b547e-700

Não digo que haja pessoas interessadas nestas lojas online e estas estatisticas virtuais não me dizem nada, mas que haja respeito pelas outras fisicas e não obrigar a fechar porque é a evolução sabendo que há ainda clientes a gostar mais das fisicas

Last edited:
As caixas self-service nos supermercados apareceram não para substituir as caixas convencionais mas para facilitar a vida a quem tem apenas meia dúzia de artigos para pagar.

Quem tem um carrinho cheio de compras por norma não vai a uma caixa self-service. Nem sequer está adaptado para isso.

Isso é a chamada "desculpa esfarrapada". As caixas auto vieram substituir as caixas "expresso", para uma duzia de artigos.

O sonho do sylva é uma loja na qual ele pudesse ir comprar vídeos para depois vir cá postar.

Quanto ao tópico: não sejam velhos do Restelo! Acho muito boa essa ideia da Amazon e mal posso esperar para que se generalize. Entrar na loja, pegar no que preciso e ir embora, sem filas nem complicações, nem necessidade de andar com dinheiro, é algo de um filme de ficção científica, no bom sentido!

Ao usar a via verde estás a ser mais amigo do ambiente.

Eu sei, mas segundo o que parece, estás a colocar em causa os valores da sociedade, ao desumanizar o acto de pagar uma portagem [:D]

Não digo que haja pessoas interessadas nestas lojas online mas que haja respeito pelas outras fisicas e não obrigar a fechar porque é a evolução sabendo que há ainda clientes a gostar mais das fisicas

Mas quem é que desrespeitou as lojas físicas?
Quem obrigou a fechar?

E quem te meteu essas ideias na cabeça?

Enquanto houver clientes para lojas físicas com pessoas a atender, essas lojas não fecham nem mudam, É simples, é assim que funciona. Quem compra manda.

Não é por haver agora tecnologia para substituir caixas de supermercado, que de hoje para amanhã acabam as pessoas a atender em lojas físicas.
Há público para tudo, usem o que gostem, e deixem co-existir sem criticar as opções de outros e sem vir com conversas de valores e companhia.

Não digo que haja pessoas interessadas nestas lojas online e estas estatisticas virtuais não me dizem nada, mas que haja respeito pelas outras fisicas e não obrigar a fechar porque é a evolução sabendo que há ainda clientes a gostar mais das fisicas

Vais ter lojas físicas enquanto forem rentáveis.

O sonho do sylva é uma loja na qual ele pudesse ir comprar vídeos para depois vir cá postar.

Quanto ao tópico: não sejam velhos do Restelo! Acho muito boa essa ideia da Amazon e mal posso esperar para que se generalize. Entrar na loja, pegar no que preciso e ir embora, sem filas nem complicações, nem necessidade de andar com dinheiro, é algo de um filme de ficção científica, no bom sentido!

Comprei muita coisa na antiga Valentim de Carvalho, Bimotor e na Virgin megastore por exemplo e faliram todas

Continuo a comprar em formato vinil e cd

Last edited:
Comprei muita coisa na antiga Valentim de Carvalho, Bimotor e na Virgin megastore por exemplo e faliram todas

E nunca se teve tão fácil acesso a música como agora, já viste ?!

Deverias então tirar algumas conclusões...

Porreiro, não usem.

Eu cá uso o que me for mais conveniente, sou egoísta com o recurso mais precioso que tenho - Tempo

Gostava de ler esta mesma frase dita por ti desempregado, se extinguissem o teu posto de trabalho, com o intuito de também poupar tempo a alguém.

Partes de um pressuposto completamente errado, na minha opinião, que a tua ação isolada não muda nada. E com essa premissa justificasse o teu egoísmo dizendo que não muda nada.
Pois não podia estar mais errado, e infelizmente essa é cada vez mais a forma de estar das pessoas, primeiro eu, depois eu e depois eu.
Mas, a nossa ação isolada conta, mais do que podes imaginar.

Gostava de ler esta mesma frase dita por ti desempregado, se extinguissem o teu posto de trabalho, com o intuito de também poupar tempo a alguém.

Falso moralismo. Isso sim é egoísmo verdadeiro, suportar uma ideia de travar a evolução e melhoria da qualidade de serviço de milhares porque "podia-me calhar a mim"

Meu caro, se o que faço fosse feito de forma mais rápida, barata e eficaz por uma máquina como... sei lá... milhares de funções desde a revolução industrial..
Diria exactamente o mesmo, sem dúvida, se estou a fazer algo que ficou obsoleto e fico desempregado tenho duas opções:

1. Fico a queixar-me e revoltado porque estas mudanças são más para mim.
2. Sigo a minha vida e procuro algo novo.

Esta é a razão pela qual muitas pessoas e especialmente empresas vão abaixo, acomodam-se, não aceitam a mudança e não se actualizam. Preferem canalizar energias para o "isto agora é uma vergonha" etc

Já agora.
Não usas multibanco?
Não usas máquinas automáticas de venda de bebidas, bilhetes transporte, parqueamento?
Não comes legumes cultivados com máquinas automatizadas?

Partes de um pressuposto completamente errado, na minha opinião, que a tua ação isolada não muda nada. E com essa premissa justificasse o teu egoísmo dizendo que não muda nada.
Pois não podia estar mais errado, e infelizmente essa é cada vez mais a forma de estar das pessoas, primeiro eu, depois eu e depois eu.
Mas, a nossa ação isolada conta, mais do que podes imaginar.

Ainda não gastaste a tecla do egoísmo? Apre !

Mas eu quero usar a via verde porque é mais eficaz, rápido, amigo do ambiente, seguro e porque é algo que está disponível para usar, e onde (espante-se trabalha/trabalhou mita gente)
Tu não queres porquê?
Porque não és egoísta e pensas na família do portageiro é isso?

Meu caro, se os portageiros/ etc tiverem que acabar/reduzir, que acabem ou se reduza o seu número, chama-se evolução. Custa, sim, mas sempre foi assim e sempre será.
Existem leis laborais, indemnizações , subsídios etc, está previsto na nossa sociedade que assim seja.

É irracional tentar travar a evolução e achar que devemos manter isto, por causa de supostos valores? que ainda não percebi quais... é pela conversa de circunstância com o desgraçado que faz um trabalho monótono e repetitivo? Tem dó

Agora pergunto, tens o mesmo cuidado quando compras vestuário / comida, em que sejam produtos nacionais?

Tenho mais que fazer que me preocupar com isso, as maquinas vêm para nos substituir, mas o zé povinho não reparou ainda.

No jumbo existem aquelas quick, ao inicio as empregadas todas empolgadas com a tecnologia mas o certo é que depois boa parte foi para o olho da rua. [:D]

E no pingo doce tambem ja la meteram umas caixas express, pelos menos no de palmela.

já tinha visto esta loja da Amazon e já conhecia um conceito semelhante de uma empresa francesa que também através de um chip que vinha introduzido no artigo desde a fabrica até a loja e o cliente levar e passar á caixa e automaticamente logo debitado o montante, se ter de perder tempo a fazer passagem dos artigos pelo scanner...

como é evidente isto é o futuro não vale apena andar aqui, não vou porque quero mordomias de ter um empregado para me fazer as contas e ensacar os produtos, para as empresas quanto menos mão de obra melhor mais lucro , logo se podem ter uma maquina a controlar tudo 24\7 , vão abdicar da mão humana ou pelo menos reduzi-la ao mínimo...

eu a coisa que mais detesto quando vou as compras é estar empanado em filas, assim havendo hipótese de desaparecer de lá mais rápido é essa a opção que tomo, caixas self-service é do melhor, por isso quando vier para cá uma coisa como a Amazon eu lá batido, e depressa a concorrência vai ter de se adaptar e fazer igual, embora já ande a acontecer gradualmente aos poucos pelo que sei dentro das cadeias de supermercado...

eu bombas de combustível com empregado para abastecer isso há muitos anos que é uma miragem pode onde ando é tudo self service, e se tiver pagamento directo na própria bomba ainda melhor, portagens foi a mesma coisa os portageiros com a massificação da Via verde e sistemas de moedeiro electrónicos acabaram com eles...

tudo tem o seu tempo e as coisas não vão parar de evoluir só porque há sempre os do contra, simplesmente são empregos que tem estas funções com os dias contados há muito que se sabe isso, a tecnologia veio facilitar muita coisa e acabar com muitos postos de trabalho que deixaram de haver necessidade de existir e vai continuar a acontecer com o passar dos anos...

como é natural ao extinguir estes postos de trabalho surgiram outros, tem vindo a ser assim nas ultimas 3 décadas e ninguém morreu, simplesmente temos que nos adaptar novos tempos novas tendencias...

Back