Loucuras na AE

Então explica-me, por obséquio, a utilidade da terceira via da AE...

Neste caso concreto, serve para ultrapassar os carros que forem na segunda via que por sua vez serve para ultrapassar os carros que forem na primeira (sendo a primeira neste exemplo, a que fica mais à direita)

Acontece que a Kangoo não mudou de via para fazer a ultrapassagem porque não tinha essa necessidade. ...a necessida foi-lhe imposta pela manobra do allskin e é isso que está errado.

É diferente e é importante distinguir estas duas situações:

1 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula na mesma via mais à frente a uma velocidade mais baixa obrigando-nos a travar ou ultrapassar.
2 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula noutra via a uma velocidade mais baixa e muda para aquela em que circulamos obrigando-nos a travar ou ultrapassar.

O exemplo 1 é normal, com excepção se tivermos uma via à direita desocupada, situação em que deixa o veículo que circula mais lento em posição irregular (CIRCULAR À DIREITA)
O exemplo 2 é irregular. O veículo mais lento não tem prioridade para executar a referida manobra, como tal terá que esperar.

Penso que se pode depreender que o sujeito do Kangoo devia ir chateado com a vida e resolveu armar confusão, quando lhe bastava facilitar e passar para a via da esquerda e seguir o seu caminho.
De qualquer forma, é importante perceber que a sua atitude não lhe tira razão.

Michael

Eu quando vejo alguém com o pisca ligado e até vou na faixa do meio para o ultrapassar, se tenho a faixa mais à esquerda livre desvio-me para lá e depois retomo progressivamente à faixa mais à direita possível.

Não custa nada facilitar, e até me chateia bastante ir na faixa da direita a cumprir o código e assim que tento ultrapassar alguém à minha frente o "empata" da faixa do meio ou acelera suavemente para chatear ou deixa-se estar no mesmo local quando tem uma faixa livre ao lado.

Existe pessoal que se chateia demasiado quando está com o volante nas mãos, parece que descarregam as frustrações na estrada...

Neste caso concreto, serve para ultrapassar os carros que forem na segunda via que por sua vez serve para ultrapassar os carros que forem na primeira (sendo a primeira neste exemplo, a que fica mais à direita)

Acontece que a Kangoo não mudou de via para fazer a ultrapassagem porque não tinha essa necessidade. ...a necessida foi-lhe imposta pela manobra do allskin e é isso que está errado.

É diferente e é importante distinguir estas duas situações:

1 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula na mesma via mais à frente a uma velocidade mais baixa obrigando-nos a travar ou ultrapassar.
2 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula noutra via a uma velocidade mais baixa e muda para aquela em que circulamos obrigando-nos a travar ou ultrapassar.

O exemplo 1 é normal, com excepção se tivermos uma via à direita desocupada, situação em que deixa o veículo que circula mais lento em posição irregular (CIRCULAR À DIREITA)
O exemplo 2 é irregular. O veículo mais lento não tem prioridade para executar a referida manobra, como tal terá que esperar.

Penso que se pode depreender que o sujeito do Kangoo devia ir chateado com a vida e resolveu armar confusão, quando lhe bastava facilitar e passar para a via da esquerda e seguir o seu caminho.
De qualquer forma, é importante perceber que a sua atitude não lhe tira razão.

Michael

Cada vez penso mais q eras tu o condutor da kangoo [:)][:)]

Agora diz.me lá estando a faixa da esquerda livre, qual é a lógica de ultrapassar pela direita? e fazer aquele alarido todo? Quantas e quantas vezes, n tive de me desviar pra faixa da direita, pq alguem se mete à frente... e n é por isso q o ligo o azeiteiro mode....

Cada vez penso mais q eras tu o condutor da kangoo [:)][:)]

Não era, mas poderia ser (sem o alarido todo).

Agora diz.me lá estando a faixa da esquerda livre, qual é a lógica de ultrapassar pela direita? e fazer aquele alarido todo? Quantas e quantas vezes, n tive de me desviar pra faixa da direita, pq alguem se mete à frente... e n é por isso q o ligo o azeiteiro mode....

A lógica do kangoo foi demonstrar ao allskin que se ele kangoo, teve tempo de desviar para a direita, ultrapassá-lo e seguir o seu caminho, então mais tempo ainda teria o allskin que circulava mais lentamente, de se manter na direita, deixar passar o "kangoo acelerado" e mudar depois para a via central.

Claro que podemos assumir má vontade do kangoo, mas como já disse, isso não lhe tira razão.

Uma coisa é entrarmos à frente de alguém porque estamos sem espaço para prosseguir na via onde circulamos. ...Neste caso, esse alguém embora mantenha a prioridade, até pode achar bem facilitar a coisa travando ou mudando também de via. São atitudes perfeitamente correctas e louváveis.
Outra, é entrarmos para a frente de alguém, tendo ainda espaço para o deixar passar primeiro. Neste segundo caso, há quem fique chateado e com razão.

Até podemos discordar de um ponto ou outro no código da estrada, agora mesmo discordando, não devemos conduzir assumindo diferentes variações no comportamento, ou seja, conduzir por instinto. ...porque há instintos diferentes, percepções diferentes ...e isso leva a chapa amolgada.

Michael

Last edited:
A lógica do kangoo foi demonstrar ao allskin que se ele kangoo, teve tempo de desviar para a direita, ultrapassá-lo e seguir o seu caminho, então mais tempo ainda teria o allskin que circulava mais lentamente, de se manter na direita, deixar passar o "kangoo acelerado" e mudar depois para a via central.

Falha num aspecto - pensar que a outra pessoa é burra. E provavelmente até se apercebeu durante a ultrapassagem que estava a levar com a gravilha toda do camião, mas nessa altura já estava demasiado compenetrado na lição que estava a dar para voltar atrás...

Uma coisa é entrarmos à frente de alguém porque estamos sem espaço para prosseguir na via onde circulamos. ...Neste caso, esse alguém embora mantenha a prioridade, até pode achar bem facilitar a coisa travando ou mudando também de via. São atitudes perfeitamente correctas e louváveis.
Outra, é entrarmos para a frente de alguém, tendo ainda espaço para o deixar passar primeiro. Neste segundo caso, há quem fique chateado e com razão.

Até podemos discordar de um ponto ou outro no código da estrada, agora mesmo discordando, não devemos conduzir assumindo diferentes variações no comportamento, ou seja, conduzir por instinto. ...porque há instintos diferentes, percepções diferentes ...e isso leva a chapa amolgada.

Michael
Mik... enquanto continuarem a usar a expressão do "abrandar ou travar" ou "travar e mudar de faixa" como se fossem expressões de serviço correntes, ou falar em "brusquidão" da parte do user, não estamos a ser verdadeiros. Pelo relato dele, é perfeitamente compreensível que havia ali tempo mais que suficiente para a percepção da manobra e para a passagem para a terceira faixa pelo kangoo.

Fizeste uma distinção entre os dois casos:
"1 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula na mesma via mais à frente a uma velocidade mais baixa obrigando-nos a travar ou ultrapassar.
2 - Circular numa via e deparar com um veículo que circula noutra via a uma velocidade mais baixa e muda para aquela em que circulamos obrigando-nos a travar ou ultrapassar."

A diferença da primeira para a segunda, parece-me, é o momento em que o veículo da frente entra para a faixa. Na primeira ele já lá está, na segunda entra para cima do outro veículo.
Tirando a parte do entrar para cima do outro veículo, que n aconteceu, apesar de mais uma vez aparecer aqui a expressão de serviço "travar ou ultrapassar", com que antecedência é que o veículo da frente deverá ter entrado para a faixa? 1 minuto? 500 metros? antes de o vermos?
É irrelevante - se n entrou para cima dele, é um carro na via, ultrapassa-se se for caso disso.

Obrigado pelas várias opiniões, já aprendi inclusive umas coisas.

Aceito que possa ter tido alguma culpa em não ter deixado a faixa do meio completamente livre mas torna-se complicado, ainda por cima é a descer, mais complicado se torna de ver quem vem atrás.

Claro que podemos assumir má vontade do kangoo, mas como já disse, isso não lhe tira razão.

Michael

Lições destas tb eu as costumo dar, mas é quando a faixa da direita vai mais que livre, e eu posso meter lá e manter-me durante 1 belo bocado, ñ é qdo ligo o mode azeiteiro e passo pra direita a mandar vir como se o q eu tivesse a fazer ñ fosse outra contra-ordenação, pra quase me ir espetando no carro da frente e voltar pro do meio.... Se o gajo da kangoo fez tinha razão, ñ foi ao fazer isto q ficou tudo certo, 2 coisas erradas, ñ fazem 1 certa....

É só isto q quero demonstrar, ele até podia ter ultrapassado pela direita, isto se conseguisse-se manter nessa faixa a sua velocidade normal, sem ter de quase se enfaixar na traseira de 1 coitado, q ia a fazer a sua vida normal, e por causa de 1 pseudo-lição ainda ficava sem dentadura... por levar 1 panadão por trás...(AE ñ são pistas de carrinhos de choque, onde tudo bate, e andamos lá a cortir, e saimos só com umas nodoas negras e 1 ou 2€ a menos pelas fichas lol), se realmente houvesse acidente, 1 carro qdo descompensa por trás, por 1 panadao é incontrolável.

A AE até podia ter 10 vias, não é relevante.
Antes de trocarmos de via, temos que ter em consideração os veículos que lá circulam.
Ninguém tem prioridade sobre ninguém ao trocar de via.
(...)

Tenho uma para ti!

3 Faixa na AE
1 veiculo na faixa da esquerda outro na direita, ambos querem mudar para a faixa do meio!
Qual tem prioridade ?

Dado que para mim a faixa da esquerda anda sempre mais rápido e quanto a mim é para isso que ela serve, entra primeiro o da esquerda e a seguir o da direita, até porque se assim for, quase que até podem entrar os dois ao mesmo tempo dado que o da esquerda leva mais velocidade.

Mas é uma questão engraçada.. :)

Eu entrei na AE pela faixa da direita (obvio lol) mas como estava um camião de gravilha à minha frente, vim para a faixa do meio onde se encontrava a circular lá bem atrás o individuo.

Lá que ele ia bem rápido ia, eu ia a cerca de 110km/h, ele devia ir nos seus 140-150km/h, so que ainda não percebeu que para andar a essas velocidades usa-se a faixa da esquerda..

:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

Qual é o artigo do CE que diz isso????? :sh)

Tu por acaso não tens uma Kangoo? [:cool:]

Que eu me lembre... ainda não vi nenhuma AE, nem mesmo na Alemanha, que tivesse a velocidade minima de 140kms/h, estipulada para a via mais à esquerda, com as mais à direita limitadas a 120.

Penso que não há mais nada a acrescentar aqui.
Fiz apenas questão de mostrar porque motivo o Kangoo tinha razão.
Os nossos "problemas" (neste caso, a gravilha do camião) podem passar a ser de terceiros por sua opção, nunca deverão ser forçados por nós.

Acho que ficou explicada a atitude do Kangoo, embora como será evidente para todos, terá sido "pior a emenda que o soneto".

Michael

Michael

Não estava lá para ver, mas secalhar apenas demonstrou que nem devia estar a conduzir na via publica.

Umas das (poucas) coisas que ensinam nas escolas de condução, é que para evitar tangentes, e mesmo contactos sobretudo com veiculos mais compridos, não devemos retornar à via mais à direita, enquanto o veiculo que estamos a ultrapassar não surja no retrovisor interior.

Não estava lá para ver, mas secalhar apenas demonstrou que nem devia estar a conduzir na via publica.

Umas das (poucas) coisas que ensinam nas escolas de condução, é que para evitar tangentes, e mesmo contactos sobretudo com veiculos mais compridos, não devemos retornar à via mais à direita, enquanto o veiculo que estamos a ultrapassar não surja no retrovisor interior.

Artigo 38.º
Realização da manobra

1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de
que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo
sentido ou em sentido contrário.
2 O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias
à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de
ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.
Ministério da Administração Interna
3 O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer
sem perigo.
4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
120 a 600 euros.

Artigo 42.º
Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas

Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de
uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado
ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

Tenho uma para ti!

3 Faixa na AE
1 veiculo na faixa da esquerda outro na direita, ambos querem mudar para a faixa do meio!
Qual tem prioridade ?

Nâo faço ideia.
A lógica diz-me que será o da esquerda.
O da esquerda terá concluído uma ultrapassagem e precisa 'encostar' para libertar a via. ...o da direita quererá iniciar uma ultrapassagem sem qualquer outra necessidade que justifique o abandono da via onde circula.

Michael

Nâo faço ideia.
A lógica diz-me que será o da esquerda.
O da esquerda terá concluído uma ultrapassagem e precisa 'encostar' para libertar a via. ...o da direita quererá iniciar uma ultrapassagem sem qualquer outra necessidade que justifique o abandono da via onde circula.

Michael

Artigo 38.º
Realização da manobra

1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

Logo quem circula na esquerda terá prioridade, já que o condutor da direita estará em infracção do artigo 38º ponto 1 e 2 alínea c)

Tenho uma para ti!

3 Faixa na AE
Qual tem prioridade ?

Já ia batendo assim... eu era o da esquerda... se tinha prioridade ou não, não sei, mas tinha acabado de ultrapassar um camião que ia no meio (???)

Artigo 38.º
Realização da manobra
1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de
que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo
sentido ou em sentido contrário.
Ministério da Administração Interna
3 O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer
sem perigo.
4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
120 a 600 euros.

É por isso é que há aulas teóricas e aulas práticas, para que se aprenda para além da teoria, tb a aplicá-la na prática.

Back