Loucuras na AE

Ai sim??? Então experimenta o seguinte: circula na faixa mais a esquerda tendo as outras livres; passa pela BT e depois contas aqui no fórum o que eles te disseram...
Não te ensinaram que a circulação deve ser feita SEMPRE pela faixa mais a direita exceptuando os casos de ultrapassagem e de mudança de direcção. (já te interrogaste o porque do nome "faixa de ultrapassagem" que usualmente se utiliza para nos referirmos a faixa da esquerda?)

Ando na A5 todos os dias e lá é ficção. É perfeitamente normal e habitual haver dezenas de carros a circular na faixa do meio, a velocidade baixa e sem ninguem na faixa à direita. As vezes é necessário travar sem qualquer necessidade e ficar atrás deles enquanto se espera que a faixa dos racers à esquerda fique livre.

A parte divertida é quando isto acontece mesmo ao lado dos paineis a dizer "ATENÇÃO - CIRCULE PELA DIREITA".

Não vale a pena reclamar porque há condutores que simplesmente não conseguem aprender os conceitos mais simples, quanto mais estas noções esotéricas de "ter que ir à direita com tanto espaço"

Tou a ver q isto por estes lados ainda continua bem acesso.

Se formos entrar em velocidades é mto linear, eu posso ir a 200 e ir propriamente em segurança como ir a 120 numa AE e já ir a por em perigoso mta gente.

É preciso é saber avaliar as estradas e o carro, pra velocidade q se quer circular ou se deseja circular.

É neste último ponto q as pessoas pecam, fazem mtas das x´s as estradas normais, num TD ou numa competição. Só q esquecem-se q se baterem ñ estão a jogar pc ou ps, são vidas q estão em risco.
Enquanto as pessoas ñ se aperceberem da ***** q fazem, nc irá haver civismo a conduzir.
Errar todos erramos, mas aprender com erros, e o q pcos conseguem fazer.

Pois, mas ele disse que foi para a do meio para ultrapassar o camião e depois foi para a da direita no fim da ultrapassagem. Se assim foi, se o outro gajo, saiu da estrada (dos traços que a limitam) para o passar pela direita, é um otário. Se realmente ele ia na do meio e o outro gajo o passou pela direita, o comportamento dos dois é censuravel porque por um lado, não se pode ultrapassar pela direita, e por outro deve-se andar o mais a direita possivel.

Mas atenção, se for um carro na faixa do meio e nós formos na faixa da direita, se a nossa velocidade for superior à do carro da faixa do meio e o passar-mos não é considerado ultrapassagem, só o é se fores na faixa do meio atrás de outro, mudares para a faixa da direita, passares e tornares à faixa do meio. Muito gente confunde a passagem pela direita com a ultrapassagem pela direita! São coisas diferentes.

Como eu aprendi se vou na faixa do meio e uma viatura sai da direita para ir para a do meio para ultrapassar outro se a da esquerda está livre, então uso a da esquerda, é para isso que ela lá está....

O pessoal dora regressar sempre a discussões antigas e batidas... façam copy/paste dos outros tópicos, ou metam aqui um link, sei lá...

E não. Eu tb pensava essa da passagem pela direita n ser considerada ultrapassagem, mas estava errado.

Bem... Se fosse colocar aqui todos os casos que presencio todos os dias, teriamos aqui sem dificuldade, uma caderneta repleta de cromos!

Em dois dias seguidos, duas situações de verdadeira loucura na AE.

Tal como ontem, A2 em hora de ponta, só mudou o sentido.

18072008gk1.jpg

O ilustre do C5 que vai a morder os calcanhares do C-Max, não se limitou a ultrapassar pela direita... Quando reparei naquela manobra, cheguei a pensar que estaria a ver mal o que veio a seguir. O artista foi mesmo pela berma, levantado pó, pedras e deixando todos os que circulavam ali naquela altura incrédulose assustando outros poucos!!! [8b] [8b]

Ok, já tinha visto coisas do genero... de madrugada, nos vulgares picanços. Mas assim, em plena luz do dia, e um C5?? :confused: A julgar pela pinta do fulano... na volta era gamado.

E isto tudo para chegar ao nó de Almada com um espectacular avanço de... 3 carros. Yeap, a seguir não tinha mais buracos por onde se meter, e teve mesmo que gramar ali com os 110kms/h.

Se não me engano, na África do Sul podem-se tirar fotos a um carro que está a infringir (linha contínua, por exemplo) e entregá-las à polícia. Verificam a veracidade e pagam um prémio. Existem caçadores de multas, escondidos em zonas estranhas à espera de sacar a foto. Claro que a população em geral não gosta deles... Talvez as coisas melhorassem, se implantassem cá esse sistema...

No código está bem explicito o que é uma ultrapassagem e o GNR que me mandou parar uma vez por ter passado pela direita bem queria pegar a dizer que era ultrapassagem mas contra factos não há argumentos e ele lá teve de ir à vida dele com a língua no saco.

Queres ir a 120, vai na faixa do meio, ou na direita! Ngm te proibe... qd apanhares alguem que va a 80, ultrapassa pela esquerda e volta pra direita!
...e se quiseres ir a 200 fazes o mesmo.
...there's always a bigger fish!

A velocidade a que circulamos, não determina a via que temos que usar. Essa é sempre a da direita, independemente da velocidade.

Não tenho nada contra quem quiser circular a 200 ou mais, desde que baixem a velocidade sempre que tiverem que passar por carros que circulem a velocidades 'normais', para baixar o diferencial de velocidade que é sempre potencialmente muito perigoso.

Michael

Bem, hoje aconteceu-me uma situação identica.
IP6 em direcção a Peniche, ja quase a chegar a peniche num sitio onde o ip6 passa a duas faixas de cada lado vem um laguna a entrar no ip e vinha um xara atras de mim, mas a uma distancia bastante grande e eu ja a algum tempo que vinha a controlar o andamento do gajo que vinha mais ou menos como eu 90/100, eu faço pisca para pasar para a esquerda para deixar entrar o outro mas logo a frente ia uma carrinha + devagar e como a distancia era pouca continuei na esquerda.
quando tou a passar o laguna olho pro espelho e ja tenho o xara colado a mim.
inda tava a tirar os olhos do espelho e ja tava o xara a pasar pela direita e eu quase ao lado da carrinha.
tive que travar pro gajo nao bater nem em mim nem na carrinha porque ali umas tangentes do raio.

Desculpem o testamento

Back