Lucros de Restaurantes

btteiro

New member
Boas,

Estou a fazer um trabalho para a faculdade onde preciso de ter ideia de quanto dá de lucro um restaurante em Lisboa, por tipologia. Falei com algumas pessoas, algumas da area, e as respostas sao mto dispares, uns dizem "nem dá para pagar as contas", outros 2000, outros 10000 e já tive um amigo que me disse que o tio dele tem um que rende 70 000. Isto é importante, se souberem mesmo (nao gut fillings) ajudem aí pf. Interessa lucro, nao é facturação, é lucro mesmo.
obg

Depende do restaurante , onde está localizado .
Pode fazer entre 1500 euros dia como pode fazer 4000 euros dia .
Média .

Apesar de ter alguma experiencia em restauracao, em Lisboa nao faco ideia, pelo q nao te posso ajudar. Em termos genericos os lucros, apesar das lamurias do sector, anda entre os 50 a 200%...

Não faria sentido falar em margem de lucro ? :confused: ... é que lucro de 1000 em termos relativos pode ser igual a um lucro de 100000000

Boa sorte com isso [;)]

Tenho um familiar com um restaurante na Amadora que em dias maus factura perto de 6000€ dia.

Perto de 60% é lucro da facturação, mas do lucro tem de retirar ordenados, contas correntes ( agua, luz, impostos etc ).

Ele tira perto de 80/90k por mês do restaurante.

Uns 20% são para custos ... agora é so fazer as contas.

Comes e bebes dá muito guito.

Só o que é facturado por fora é uma barbaridade.

Boas,

Estou a fazer um trabalho para a faculdade onde preciso de ter ideia de quanto dá de lucro um restaurante em Lisboa, por tipologia. Falei com algumas pessoas, algumas da area, e as respostas sao mto dispares, uns dizem "nem dá para pagar as contas", outros 2000, outros 10000 e já tive um amigo que me disse que o tio dele tem um que rende 70 000. Isto é importante, se souberem mesmo (nao gut fillings) ajudem aí pf. Interessa lucro, nao é facturação, é lucro mesmo.
obg

Se tu não percebes a diferença de conceitos de lucro líquido e margem de lucro, tens de estudar muito antes de começar o trabalho...

O lucro líquido só interessa se vier a facturação ou custos ao lado. Tens de ver qual a margem praticada em cada tipo de restaurante e juntar-lhe a facturação. Como já disseram, a margem oscila ente os 50% e os 200%. Nos extremos um refeitório pratica uns 15% e um restaurante de topo 1000%.

Se quiseres mais informações acerca de um restaurante em Lisboa com capacidade para servir cerca de 200 refeições por dia, PM e digo te tudo.

Abraço

Se tu não percebes a diferença de conceitos de lucro líquido e margem de lucro, tens de estudar muito antes de começar o trabalho...

O lucro líquido só interessa se vier acompanhado da facturação ou custos ao lado. Tens de ver qual a margem praticada em cada tipo de restaurante e juntar-lhe a facturação. Como já disseram, a margem oscila ente os 50% e os 200%. Nos extremos um refeitório pratica uns 15% e um restaurante de topo 1000%.

Sim, faz mais sentido falar em margem de lucro do que lucro absoluto. Mas só margem também nao me ajuda, pois preciso de saber o lucro absoluto, e ter uma margem de 50% pode dar 1000 ou 1000000 ao mês, da mesma forma.

O ideal é ter então a margem liquida de rentabilidade, e o lucro acompanhado - ou uma alusão à dimensão do restaurante / tipo de restaurante.

Tenho um familiar com um restaurante na Amadora que em dias maus factura perto de 6000€ dia.

Perto de 60% é lucro da facturação, mas do lucro tem de retirar ordenados, contas correntes ( agua, luz, impostos etc ).

Ele tira perto de 80/90k por mês do restaurante.

Uns 20% são para custos ... agora é so fazer as contas.

Comes e bebes dá muito guito.

Só o que é facturado por fora é uma barbaridade.

Um restaurante que factura 2M€ / ano que rende meio milhão de Euros de lucro ao ano... Não é um restaurante. É uma empresa farmaceutica ( no mínimo)!

vê lá bem esses valores![:D][;)]

Os valores estão certos ...

Do 1/2k€ tens de contar pagamentos de impostos, iva, irc's e mais não sei o quê que existe.

Um restaurante que factura 2M€ / ano que rende meio milhão de Euros de lucro ao ano... Não é um restaurante. É uma empresa farmaceutica ( no mínimo)!

vê lá bem esses valores![:D][;)]

Meu irmão é chef e durante 2 anos trabalhou num restaurante que facturava mais que isso.. cerca de 7M€ por ano.

Mas, isso é em cozinha de topo.

Ganhas bem ... mas não tens vida.

Eu vejo pelo meu familiar, 1 semana de ferias por ano, sempre no Restaurante, das 09-24 ... vida dura.

Quem aproveita é a mulher e os filhos [:D]

Os valores que estão a falar aqui, são perfeitamente normais.. Onde a minha namorada trabalha, num almoço a casa faz 7200€. O jantar acaba por ter mais gente.. ao fim de um mês o lucro será bem superior a 200%. So num almoço pagam 11 Ordenados. A casa é do dono, não é alugada..

Depois há que ver o que vendem.. Uma garrafa de lambrusco (por ex) a eles custa-lhes 2.50€ cada, e vendem-na a 10€..

Ganhas bem ... mas não tens vida.

Eu vejo pelo meu familiar, 1 semana de ferias por ano, sempre no Restaurante, das 09-24 ... vida dura.

Quem aproveita é a mulher e os filhos [:D]

Nem mais... é sempre uma correria do caraças, muito trabalho e muitas responsabilidades. Ahh e quem ganha bem são os donos.
Meu irmão trabalhou em alguns dos melhores restaurantes de Lisboa e quanto melhor o restaurante pior o salário.

Alguns usam a fama e "a oportunidade de fazer curriculo" como desculpa para pagar mal e abusar de quem lá trabalha.

Há cerca de ano e meio foi para um hotel 5* onde ganha melhor e faz horário seguido das 15h as 23h...

O do meu familiar é uma máquina de fazer dinheiro.

Tem o restaurante desde 1970 .... já lhe ofereceram 200.000 Contos ( 1 milhão de € ) e ele não o vende.

Será uma pena, mas quando ele acabar os filhos nem querem saber do local.

Os valores que estão a falar aqui, são perfeitamente normais.. Onde a minha namorada trabalha, num almoço a casa faz 7200€. O jantar acaba por ter mais gente.. ao fim de um mês o lucro será bem superior a 200%. So num almoço pagam 11 Ordenados. A casa é do dono, não é alugada..

Depois há que ver o que vendem.. Uma garrafa de lambrusco (por ex) a eles custa-lhes 2.50€ cada, e vendem-na a 10€..
7.200€ num almoço, e se virmos 15€ para almoço (que é exagerado) são 480 refeições.

Tem de ser um sítio especial.

Pq se virmos valores mais normais de restaurantes cheios ao almoço, 10€, são 720 refeições...

Acho que esse exemplos desvirtuam um pouco a ideia.

Todos sabemos que a maioria dos restaurantes não dão grande lucro. Dão para pagar um razoável ordenado ao dono e pouco mais.

É evidente q existem excepções mas no geral não são grandes negócios na medida em que exigem muita dedicação.

Um bom negócio para mim é ganhar dinheiro eqt estou a dormir [:D]. Isto é, todo o negócio q não envolve esforço do seu proprietário é um negócio perfeito. Restaurantes estão no oposto desta minha teoria muito pessoal e por esse motivo nunca me iria meter numa coisa destas.

Back