Ola, quem souber falar frances bem,nao tem problemas no Luxembourg, aqui se fala Frances,Alemao,e Luxembourgues que e a lingua nativa.
Claro que com Ingles tambem se safa,vida muito cara,ganha-se bem (salario minimo e de 1.974€) mas atencao que uma grande parte deste dinheiro vai para a renda de casa...
Em relacao a educacao,5 estrelas do melhor, quanto mais nova a crianca melhor aprende, minha neta e meu neto vieram para aqui Luxembourg em Junho de 2013 e ja se desenrascam a falar Frances e um pouco de Alemao sem problemas, os professores aqui sao muito atenciosos...Boas pessoal, o que me sabem dizer destes dois países em relação a escolas e saúde?
Como é viver por la?rendas muito caras?vida mais cara ate que ponto?
De certeza que deve haver por aqui pessoal a morar la.
Francês como língua basta para desenrascar?
Em relacao a educacao,5 estrelas do melhor, quanto mais nova a crianca melhor aprende, minha neta e meu neto vieram para aqui Luxembourg em Junho de 2013 e ja se desenrascam a falar Frances e um pouco de Alemao sem problemas, os professores aqui sao muito atenciosos...
quanto a saude, diferencia da agua para o vinho de Portugal....uma pessoa adoece,ou vai a um medico particular ou hospital, e e atendido na hora....claro que tem de pagar a conta,e pode nao ser barata!!! se ultrapassar os 100€ no dia seguinte vai a seguranca social e depois de descontarem a participacao reembolsam o resto imediatamente exemplo... dentista 120€ de consulta = 90€ reembolso..custo total 30€.
Habitacao aqui e muito cara exemplo... um quarto custa em media 500€ ou mais depende, um apartamento com 2 quartos media de 1.200€ e so alugam depois de a pessoa ter o CDI que um contrato de trabalho a tempo inteiro + uma caucao de 3 meses!!!
Para um casal que trabalhem os 2 e recebam o ordenado minimo,podem fazer uma vida bonita aqui.
quanto a saude, diferencia da agua para o vinho de Portugal....uma pessoa adoece,ou vai a um medico particular ou hospital, e e atendido na hora....claro que tem de pagar a conta,e pode nao ser barata!!! se ultrapassar os 100€ no dia seguinte vai a seguranca social e depois de descontarem a participacao reembolsam o resto imediatamente exemplo... dentista 120€ de consulta = 90€ reembolso..custo total 30€.
Ola a diferencia e muito simples e refere-se aos custos em si....aqui a seguranca social comparticipa quase tudo a 90%....em Portugal infezmente a comparticipacao e (0 zero) a 90% ou mais...e os servicos medicos aqui sao 5 estrelas em todas as areas...
Informatica,engenharia,comunicacoes,area da saude,consultores bancarios,prestadores de servicos privados...e mais algumas.Companheiro ECMNPT (e outros que saibam responder, claro) falas em qualificações... sabes quais as em que o Luxemburgo terá mais falta? Ou onde a colocação será mais fácil?
A Suica e um caso a parte...ainda aqui a dias foi feito um referendo para o salario minimo passar para os 3.000€ e foi rejeitado pela populacao.Ok. Então não é obrigatório um seguro de saúde e ninguém tem necessidade de fazer um, certo? Como já disseram aqui, na Suíça o sistema também funciona bem, mas cada cidadão tem de pagar um seguro de saúde.
Por acaso era uma zona da Europa onde gostava de vir a trabalhar, Luxemburgo, Suiça, Bélgica... ou até mesmo Alemanha.
Mais pela experiência de vida do que por necessidade.
E já agora, são países muito bonitos.
Talves por sermos assim com uma postura forte, e ao mesmo tempo fragil por outro lado,todos nos (ou quase todos) Portugueses estamos numa situacao menos boa.Não sei se seria assim tão fácil (com referendos), já os romanos diziam que éramos um povo "que não se governa nem se deixa governar".