Luxemburgo/suica

Como Portugues fico triste a ver as noticias na tv, sobre o que se passa em Portugal...e um roubo descarado a toda a gente, e ninguem faz nada!!!
Combati em Angola, por um ideal que nao era meu...vi colegas a morrer ao meu lado...o que ganhamos (Portugueses) com isso? 25 de abril !!! com cravos? muito lindo....mostra o povo que somos.
Estamos a pagar tudo,e nao vai ficar por aqui infelizmente....tenho orgulho de ser Portugues,mas tenho vergonha de ter pessoas (governantes) como todos os que estao actualmente a comandar as nossa vidas.
Durao Barrosso disse a plenos pulmoes ontem na tv que da a Portugal 26 mil milhoes de euros (e uma pipa de massa) digam onde vai ser investido esse dinheiro.
Se fosse bem aplicado em ajudar realmente quem precisa-se..

Companheiro tens uma história de vida de coragem e força.

A reforma é também um bom aliciante para sair.

O meu avô hoje quase com 90 anos passou uma velhice desafogada e só precisou de estar 18 anos na França. Teve uma reforma de fazer inveja a muito boa gente que vergou a mola uma vida por cá... E ganha mais que boa parte dos portugueses que trabalham.

Companheiro tens uma história de vida de coragem e força.

A reforma é também um bom aliciante para sair.

O meu avô hoje quase com 90 anos passou uma velhice desafogada e só precisou de estar 18 anos na França. Teve uma reforma de fazer inveja a muito boa gente que vergou a mola uma vida por cá... E ganha mais que boa parte dos portugueses que trabalham.
Fico contente por ti....e pelo teu avo,que dure mais uns anos com a graca de DEUS, quem me dera a mim ter 18 anos de trabalho aqui!!! voces ja viram a quantidade de pessoas que emigram actualmente para o estrangeiro,devido a nao terem futuro em portugal!!! eu digo aos mais jovens para irem para paises onde sabem reconhecer o valor das pessoas. o Canada esta a pedir pessoas Portuguesas...a Australia tambem...os Portugueses sao admirados em todo o mundo devido a humildade e saber fazer,ao seu pacifismo, e forca interior..ja viram a quantidade de jovens enfermeiros que fora para a Inglaterra! recuamos aos anos 60...emigracao e a palavra de ordem. e ainda bem porque assim os que saiem, iram ser recompensados pelos servicos prestados.

Last edited:
Faz as malas e vem para cá, mas trás uns 10 000 mil euros até teres tudo orientado aqui, podes começar por habitar num quarto de um café e vais procurando trabalho nos sectores que te adaptas melhor, basta falares francês e já te safas bem.
Estou cá á dez anos e sou empresário e estou bem na vida, mas foram 10 anos de muita luta até chegar aqui, se eu consegui tu também o podes conseguir, tudo depende da tua força de vontade e um pouco de sorte.
Regra número 1 , nunca confies aqui em nenhum português nunca, vai por ti e pelas tuas ambições que tens.

Faz as malas e vem para cá, mas trás uns 10 000 mil euros até teres tudo orientado aqui, podes começar por habitar num quarto de um café e vais procurando trabalho nos sectores que te adaptas melhor, basta falares francês e já te safas bem.
Estou cá á dez anos e sou empresário e estou bem na vida, mas foram 10 anos de muita luta até chegar aqui, se eu consegui tu também o podes conseguir, tudo depende da tua força de vontade e um pouco de sorte.
Regra número 1 , nunca confies aqui em nenhum português nunca, vai por ti e pelas tuas ambições que tens.
Os 10.000€ podem assustar muita gente,mas infelizmente e verdade sim...ate uma pessoa estabilizar se gasta muito dinheiro..nem tanto claro!!!
mas concordo plenamente com o que aqui foi dito neste texto.

Por acaso era uma zona da Europa onde gostava de vir a trabalhar, Luxemburgo, Suiça, Bélgica... ou até mesmo Alemanha.

Mais pela experiência de vida do que por necessidade.

E já agora, são países muito bonitos.

Já pagava uma batelada de impostos em Portugal, na Bélgica é que nao me apanham. [:D]

Luxemburgo e Bélgica nao sao propriamente conhecidos por serem países bonitos, mas há gostos para tudo. [:)]

Luxemburgo e Bélgica nao sao propriamente conhecidos por serem países bonitos, mas há gostos para tudo. [:)]

A Bélgica nem tanto mas referia-me ao Luxemburgo, zona da Alsácia, Lorena, Suiça... gosto muito da natureza por aí, o tipo de florestas e as aldeias e vilas mais medievais. A zona dos lagos Suiços é maravilhosa.

Mas lá está, é como dizes, são gostos.

Obernai-Als%C3%A1cia-Fran%C3%A7a.jpg

A zona que fala francês na Suiça é de facto muito curta, basta ir ao Google maps e ver a zona:

Geneve; Lausanne; Neuchatel; Montreaux; Martigny ... é esse "lado"

Last edited:
Como emigrante (mas no Reino Unido) e ao ler este tipo de tópicos, cada vez percebo mais que a melhor qualificação que se pode ter é saber o máximo de línguas, tive a sorte de ter uma grande educação no que diz respeito ao Inglês, e hoje posso dizer que sou fluente em duas línguas (não me peçam é para escrever bem em Português, não tenho a paciência...), uns toques de "Espanholês" também [:D], e apesar de tudo, já com a minha formação académica terminada, começo a cada vez mais considerar aprender mais 1 ou 2 línguas.

Há quem goste de viajar para visitar, eu gosto de viajar para ficar. Pelo menos um ano ou dois, com um trabalho digno. A língua acaba muitas vezes por ser uma barreira...

Se algum dia tiver putos, vão ter de comer com muitas escolas de línguas [:D].

Nos dias de hoje sabendo falar, francês, inglês, espanhol e se possível alemão, podes arranjar exelentes trabalhos pela Europa fora acredita, ter muitos estudos serve apenas para trabalhos muito qualificados, mas serás sempre obrigado na mesma a falar várias línguas.

também concordo cada vez que saber linguas é muito mais importante que cursos,claro que temos que ser qualificados, mas as linguas é muito importante.

Luxemburgo tem um problema que a Suiça não tem, como já foi dito, a Suiça tem a parte francesa, suíça e italiana, e basta saber a lingua da parte onde estás. Luxemburgo é uma mistura de linguas e qualquer nativo fala 2 ou 3 linguas, o que mete logo o emigrante portugues que provavelmente só fala frances e mal em segundo ou terceiro plano. É um dos motivos que o desemprego de tugas no luxemburgo está muito acima dos outros grupos.

Pelos relatos que tenho visto na primeira pessoa, o Luxenburgo está cheio de portugueses que só estão lá para chular a segurança social lá do sitio.

também concordo cada vez que saber linguas é muito mais importante que cursos,claro que temos que ser qualificados, mas as linguas é muito importante.

Luxemburgo tem um problema que a Suiça não tem, como já foi dito, a Suiça tem a parte francesa, suíça e italiana, e basta saber a lingua da parte onde estás. Luxemburgo é uma mistura de linguas e qualquer nativo fala 2 ou 3 linguas, o que mete logo o emigrante portugues que provavelmente só fala frances e mal em segundo ou terceiro plano. É um dos motivos que o desemprego de tugas no luxemburgo está muito acima dos outros grupos.

Pelos relatos que tenho visto na primeira pessoa, o Luxenburgo está cheio de portugueses que só estão lá para chular a segurança social lá do sitio.

Tens razão aquase em tudo excepto que os trabalhadores fronteiriços, franceses e belgas só falam francês e que os alemães só falam alemão e alguns inglês ou seja 180 mil trabalhadores diários, que aqui vem trabalhar todos os dias.
Os portugueses infelizmente só os que nasceram aqui e uns 30 por cento dos residentes falam francês ou pouco mais, por culpa deles porque não se querem integrar melhor vivendo só no seu próprio mundo ou seja, tem cafés portugueses onde vão festas onde andam e tudo o que seja português.
Em termos gerais somos muito bons trabalhadores e muito bem visto, mas existe uma parte que só vive aqui a mama do sistema, mas os luxembourgueses também começam pouco a pouco a procurar trabalho e nem sequer são aceites em certos ramos de actividade, e por incrível que pareça por vezes é por não falarem português; quem diria?
O portugues e francês são línguas cada vez mais forte no pais, e algumas empresas já pedem pessoas que falem português.

Sou Luxemburguês de gema, nascido lá mas a viver em Portugal. Os meus familiares que lá estão à mais de 20 anos confirmam isso mesmo. Que talvez 80% dos portugueses que para lá vão nestes últimos anos, o obejctivo deles é trabalhar apenas os 1º 6 meses e depois "meterem-se de pança pro ar".

Não podia concordar mais com a questão da língua.

Seja qual for o tipo de trabalho/qualificação, para se sair do país e ter sucesso a arma mais importante é dominar a lingua do país de destino.

Basta imaginar que tipo de vida consegue uma pessoa ter em portugal sem falar português. A maioria dos trabalhos está-lhe vedada na medida em que nem as funções/ordens consegue dominar. Nem instruções de segurança consegue ler.

Concordo com os que dizem que o dominio das linguas é muito importante para permitir expandir horizontes.

De facto, quem falar bem francês, inglês e alemão na Europa safa-se em diversos paises.

Eu sou fluente em inglês e francês, sei espanhol também mas não tão fluente. Alemão queria ver se começava a aprender qualquer coisa pela internet, mas não encontro grande coisa.

Outra lingua que é importante aprender é o mandarim, mas so no futuro a maioria das pessoas tera a noção disso.

Para aprender linguas europeias on-line, este é porreiro:

Babbel.com

O mandarim é complicado a diversos níveis mas já há concelhos a disponibilizar o seu ensino às crianças locais.

Actualmente os países ricos da Europa falam o inglês, alemão e francês, estas são sem dúvida as principais, pois não vejo o interesse em falar outra língua, como por exemplo o espanhol e ir para a espanha onde não tem trabalho, o importante é nós concentramos em países ricos e a língua que falam nela.

Back