Luz motor acesa.

luismig

New member
Bom Ano a todos. O meu parece não estar a começar bem.

Venho aqui pedir ajuda porque o carro em questão está na garantia, e queria ver se não vou ser enrolado porque curiosamente ela acaba no fim deste mês.

A minha maria possui um corsa E (2016) 1.2 gasolina (44 mil km) e reparou que ontem ao chegar a casa a ventoinha do radiador estava a funcionar quando isso nunca aconteceu nestas noites frias. Hoje durante o dia tambem notou a ventoinha a trabalhar quando parava no transito. O percurso diário dela é 90% nacional (56km) com CC nos 70/80 e o resto em cidade (8km).

Acontece que fomos jantar a casa dum familiar no carro dela e realmente reparei que a ventoinha estava a trabalhar. Quando saímos de regresso a casa, mal deu à chave a luz do motor ligou e nao apagou mais. O carro desenvolve normalmente como se a luz não estivesse ligada. No manual fala no catalisador e controlo de emissões.

Abri o capot e a ventoinha não pára, está sempre a trabalhar, meto a mão no ar que sai dela e sai ar frio, o radiador tem água no nivel que sempre esteve e a temperatura está normal (4 traços a meio do indicador). Não sei o que dizer disto. Obrigado desde já.

...pode ser alguma anomalia no termostato...

se fosse algo mais antigo diria para desligar o borno negativo da bateria e após uns minutos voltar a ligar...mas se deu luz motor, no mínimo tem de ir à maquina para extrair o diagnóstico...que pode ser algo simples tipo fusível ou mesmo termostato...ou algo mais manhoso.

...pode ser alguma anomalia no termostato...

se fosse algo mais antigo diria para desligar o borno negativo da bateria e após uns minutos voltar a ligar...mas se deu luz motor, no mínimo tem de ir à maquina para extrair o diagnóstico...que pode ser algo simples tipo fusível ou mesmo termostato...ou algo mais manhoso.

Ela quando o adquiriu essa luz também acendeu uns dias depois e o carro esteve uma semana na oficina. Tinha a ver com o catalisador. Será o mesmo problema?

Ela quando o adquiriu essa luz também acendeu uns dias depois e o carro esteve uma semana na oficina. Tinha a ver com o catalisador. Será o mesmo problema?

Bom pode ser algo relacionado com sonda lambda. catalisador não se degrada assim.

Mas ainda está na garantia, oficina com ele para diagnóstico senão passa o tempo e depois ai ai.

O eblase não é adivinho e não gosta de dar palpites...o conselho será obter diagnóstico na marca (até porque ainda está na garantia).

Mas eu não estava a criticar, fiquei surpreso por saber q o pedal do acelerador também indica avaria no painel:sh). Abençoados Carros dos anos 80 com espias...

Pedal do acelerador avariado.

Já foi agendada a visita à oficina.​ Mas a ser o pedal qual a razão da ventoinha estar sempre a funcionar? A temperatura mantém-se no nivel normal bem como o nivel do liquido refrigeraçao e a ventoinha só pára quando desligo o motor.

Já foi agendada a visita à oficina.​ Mas a ser o pedal qual a razão da ventoinha estar sempre a funcionar? A temperatura mantém-se no nivel normal bem como o nivel do liquido refrigeraçao e a ventoinha só pára quando desligo o motor.
Conforme o software, a ventoinha a trabalhar é quando entra em modo de segurança.

Mas com o diagnóstico electrónico é mais seguro do que estes palpites.

Ja foi feito o diagnostico e vai ser agendada a reparação - Descrição do serviço: FALANGE AGUA. Não sei o q será isso.

E isso motiva a luz do motor ligar? Noto que o ventilador na temperatura normal está sempre a funcionar.

E é algo de ser coberto pela garantia? Como não sei o que é essa peça tenho receio que me tentem enganar e digam que nao é coberta ao abrigo da mesma.

Last edited:
E isso motiva a luz do motor ligar? Noto que o ventilador na temperatura normal está sempre a funcionar.

E é algo de ser coberto pela garantia? Como não sei o que é essa peça tenho receio que me tentem enganar e digam que nao é coberta ao abrigo da mesma.

Se o carro tem garantia, tem de estar coberto pela mesma.

Foi hoje tratar desse assunto mas ligaram a dizer q a peça nova está defeituosa e vão pedir outra. Ficaram de ligar para agendar nova ida à oficina.
Epá não sei o que dizer, já começa a soar a novela.

Back