Luz para cozinha

Essas servem mas 2x36 é pouco, com um cozinha de 20m2 tem de ser armaduras de 1,5m

Sobre o acrilico degradar-se neste tipo de aparelho é relativo, depende da qualidade do mesmo, as da casa do meu pai ainda nao se degradaram e estão lá na cozinha e wc ha 24anos.[;)]

Então 2x36W é pouco e mostras aí uma de 4x14W? Deve ser para mostrar apenas o modelo. Atenção que estas que o "Nep" mostra em cima ou seja a s que tenham difusores de lamelas quer seja em "V" ou parabólicos, direccionam a luz mais para baixo se tiveres algumas com difusores em policarbonato/metacrilato acabam por difundir mais a luz e embora possas ter médias menores tens muito mais uniformidade e menos sombras. Com essa área vais ter sempre o local debaixo muito ilumindao e a restante zona menos iluminada. Em termos de potências ia para 2x58W, 2x49W, 2x80W, 2x54W ou até 3x.., não vá para armaduras quadradas senão vais ter muita luz debaixo delas e pouca nas extremidades.

Então 2x36W é pouco e mostras aí uma de 4x14W? Deve ser para mostrar apenas o modelo. Atenção que estas que o "Nep" mostra em cima ou seja a s que tenham difusores de lamelas quer seja em "V" ou parabólicos, direccionam a luz mais para baixo se tiveres algumas com difusores em policarbonato/metacrilato acabam por difundir mais a luz e embora possas ter médias menores tens muito mais uniformidade e menos sombras. Com essa área vais ter sempre o local debaixo muito ilumindao e a restante zona menos iluminada. Em termos de potências ia para 2x58W, 2x49W, 2x80W, 2x54W ou até 3x.., não vá para armaduras quadradas senão vais ter muita luz debaixo delas e pouca nas extremidades.

Mostrei aquilo que se usa hoje em dia.[;)] depois cada espaço é um caso. Mas tens razao no que tas a dizer convem ser algumas que espalhem a luz e nao a direccionem para baixo. e só duvida que a potencia é que falas-te de 2x49w para cima.

Eu para uma cozinha já vi muita coisa ser aplicada mas na minha opinião pessoal eria uma de acrilico(ou vidro) toda fechada pois sao as mais eficazes a espalhar a luz e as mais faceis de limpar.

Last edited:
dsc06913.jpg

dsc06915w.jpg

Pé Leve isso é bom tambem mas sao armaduras IP66 para estarem á chuva, nao sao armaduras propriamente para o interior de uma cozinha num apartamento.

No anexo que fiz em madeira usei lá dentro 2 dessas armaduras de exterior.

Na minha opinião, esta primeira é o ideal

JPG_450215737b34f2b94d84a873a6e27b9e
JPG_979457696faa5d59c74c0e502e2cef32

AKI - Bricolage . Decoração . Jardim
AKI - Bricolage . Decoração . Jardim

No Aki, custa quase 57 euros, mas em casas de iluminação, deves conseguir mais barato, abaixo dos 50. Caso não pretendam gastar tanto, podem optar pela segunda.

Para além de diferenças estéticas, note-se que o difusor da primeira é de vidro, que tem as seguintes vantagens, face ao acrílico ou policarbonato:

- Maior rendimento: com 2x30 W (lâmpadas incluídas) ilumina mais que as 2x36 com difusor acrílico;

- Muito fácil limpar. É só desapertar dois parafusos, o vidro sai e depois é só passar limpa vidros;

- Com o passar do tempo, o acrílico tende a degradar-se (princilpalmente pelos ultra-violetas, mas também com a ajuda de vapores da cozinha e temperatura.

Podendo dispender os 50 euros, na minha opinião, a escolha está feita. Foi o que eu escolhi e estou muito satisfeito.

Edit: Já agora, as lâmpadas que tenho são philips com código de cor 54-765, com temperatura 6200 K, que é uma luz muito clara, como eu gosto.

Pois, eu vinha cá dizer isso que tu disseste, as que o PeLeve sugeriu também são boas, numa cozinha se usas uma só armadura não deves usar como algumas que viste em cima com reflector, porque se o tecto não for muito alto ficas com os espaços laterais sem luz, estas ultimas sugestões são muito boas, e como foi aqui dito luz o mais branca possivel, tipo DayLight pois outras cores mais amarelas mudam a cor dos alimentos e torna-se mau numa cozinha.Metes uma armadura 2x58 watts isto se quiseres mesmo ter luz de fartura e não te chateias mais hehe.

PS:AdolfoSDias não me digas que também és electricista... [;)]

Pé Leve isso é bom tambem mas sao armaduras IP66 para estarem á chuva, nao sao armaduras propriamente para o interior de uma cozinha num apartamento.

No anexo que fiz em madeira usei lá dentro 2 dessas armaduras de exterior.
Sim, mas pode ser usado quer em exteriores, quer em interiores, sendo que neste último caso os resultados na qualidade de iluminação são, no mínimo, excelentes! [;)]

São 200€ por cada tela, penso que cada uma chega para 20 m2.

Estou comprador de candeeiros para a casa toda, neste momento tenho estes em mente para a cozinha:

102404_1_2454_851162131s0.jpg

112055_1_5833_tramp_01.jpg

Além da tela de cima que já mostrei. Ainda não decidi.

Uma luminária com 2 lâmpadas de 49W é mais que suficiente para uma cozinha residencial, tem cerca de 1,50m de comprimento.

A temperatura de cor das lâmpadas é conforme o gosto de cada um... Eu pessoalmente prefiro os 3000ºK, que será o branco quente. Tens os 4000ºK que é um branco neutro e daí para cima será tudo branco frio.

Se optares pelas lâmpadas TL5, as luminárias já irão vir equipadas com balastro electrónico sendo que o consumo total do conjunto pode variar de marca para marca, mas andará à volta dos 108/110W.

Podes optar por luminárias com sistema óptico de lamelas ou difusor fechado. Estas últimas terão menor rendimento porque "cortam" mais a luz, mas também vão fazer maior dispersão.

Algo tipo isto para o primeiro caso:

Ou isto para o segundo (mas sem a suspensão):

Essas servem mas 2x36 é pouco, com um cozinha de 20m2 tem de ser armaduras de 1,5m

Sobre o acrilico degradar-se neste tipo de aparelho é relativo, depende da qualidade do mesmo, as da casa do meu pai ainda nao se degradaram e estão lá na cozinha e wc ha 24anos.[;)]

Esta custa-me um pouco a acreditar. Que se diga que ainda está aceitável é uma coisa, agora que não se degradam é outra. Se calhar não se nota muito, porque elas se degradam muito devagar. Não tenho dúvida nenhuma que se agora substituisse o difusor, iria achar uma grande diferença.

Quanto à potência das lâmpadas: no meu caso, a cozinha tem 15 m^2. e chega, mas as minhas paredes são brancas e os móveis são em carvalho branco, o que garante um bom nível de reflexão e consequente iluminação indirecta. Tanto que o balcão tem focos de iluminação que não costumo ligar, por não necessitar.

Se a cozinha do RedHeart é mais escura (móveis e paredes), pois então, será conveniente optar por lâmpadas de maior potência.

Sim, mas pode ser usado quer em exteriores, quer em interiores, sendo que neste último caso os resultados na qualidade de iluminação são, no mínimo, excelentes! [;)]

Sim é excelente, mas essa excelencia de luz tem a ver com a potencia e com o reflector, não tem a ver com o facto de ser estanque, ser IP66 ou IP20 nao influencia na qualidade da luz, mas sim na resistencia da caixa á agua.

São 200€ por cada tela, penso que cada uma chega para 20 m2.

Estou comprador de candeeiros para a casa toda, neste momento tenho estes em mente para a cozinha:

102404_1_2454_851162131s0.jpg

112055_1_5833_tramp_01.jpg

Além da tela de cima que já mostrei. Ainda não decidi.

Isso é insuficiente , teria que ser com mais potencia e de 2 lampadas.

Mas atenção que isso é outro campeonato, as que eu mostrei sao de grande qualidade industrial, mas se formos para exclusividades e entrarmos nos aluminio polido como as da fotos e variarmos as marcas os preços sobem e muito.

Se gostas de iluminação de grande qualidade e neste caso a qualidade só me refiro á estectica posso te mostrar marcas como por exemplo:

BEGA, ASTRATEC, CLIMAR, EXPORLUX e por aí fora, podes é escolher um modelo que gostes e custar 1000euros[:D] cada uma.

Alias em iluminação haja dinheiro

Nem mais! [:D]

Eu costumo orçamentar obras industriais ou de luxo, tenho aqui catalogos e amostras de sistemas de iluminação que é a loucura complectaapr:)apr:)

Mas claro ha coisas carissimas, ainda ha uns tempos tive numa obra que a rampa para a garagem era em luz no chão onde o carro passava por cima, era a piscina com luz no fundo...

Ha sistemas de iluminação que o comum dos mortais nem sonha...

Eu costumo orçamentar obras industriais ou de luxo, tenho aqui catalogos e amostras de sistemas de iluminação que é a loucura complectaapr:)apr:)

Mas claro ha coisas carissimas, ainda ha uns tempos tive numa obra que a rampa para a garagem era em luz no chão onde o carro passava por cima, era a piscina com luz no fundo...

Ha sistemas de iluminação que o comum dos mortais nem sonha...

Então agora com o mercado emergente dos LEDs... Vê-se com cada coisa. Mas das que puseste em cima, astratec e bega sim, são caras, mas a climar e a exporlux assim como a EEE até são relativamente acessíveis. Relativamente [:D]

Isso é insuficiente , teria que ser com mais potencia e de 2 lampadas.

Mas atenção que isso é outro campeonato, as que eu mostrei sao de grande qualidade industrial, mas se formos para exclusividades e entrarmos nos aluminio polido como as da fotos e variarmos as marcas os preços sobem e muito.

Se gostas de iluminação de grande qualidade e neste caso a qualidade só me refiro á estectica posso te mostrar marcas como por exemplo:

BEGA, ASTRATEC, CLIMAR, EXPORLUX e por aí fora, podes é escolher um modelo que gostes e custar 1000euros[:D] cada uma.

Alias em iluminação haja dinheiro

Estes que mostrei são na ordem dos 200€, parece-me suficiente. A Cozinha tem muita luz natural (é comprida e não quadrada), tem focos encastrados nos móveis e vai levar dois candeeiros, uma na parte da cozinha propriamente dita e outra na parte da lavandaria, que é ao fim da cozinha. Não sei se me estou a fazer entender. [:D]

Então agora com o mercado emergente dos LEDs... Vê-se com cada coisa. Mas das que puseste em cima, astratec e bega sim, são caras, mas a climar e a exporlux assim como a EEE até são relativamente acessíveis. Relativamente [:D]

Relativamente,,, pois tambem tem gamas exclusivas caras.

Muitas vezes os projectistas escolhem este material , este tipo de material e outros com os clientes, depois quando me chega as mãos e apresento custos aos clientes eles não tem dinheiro para pagar[:D] mas querem "aquilo" depois é comigo, solucionar como arranjar "aquilo" ao cliente dentro do dinheiro que ele tem.

Posso dizer que as vezes o cliente quer uma coisas de 1500euros e eu arranjo igual ou muito parecido de outra marca por 500... claro que isto em centenas de unidades, dá uma fortuna que se poupa.
Ou seja o meu trabalho é mesmo arranjar soluções construtivas e tecnicas para os clientes que normalmente querem tudo mas não tem dinheiro pagar[:cool:]

Estes que mostrei são na ordem dos 200€, parece-me suficiente. A Cozinha tem muita luz natural (é comprida e não quadrada), tem focos encastrados nos móveis e vai levar dois candeeiros, uma na parte da cozinha propriamente dita e outra na parte da lavandaria, que é ao fim da cozinha. Não sei se me estou a fazer entender. [:D]

Mas estas a falar da tua cozinha certo?

Sim tou a perceber... mas isso da cozinha ter luz natural nao é desculpa para nada pois se for noite a fazer o jantar isso nao serve de nada ter luz natural

Em certas cozinhas tem equipamento do tipo que mostraste mas depois na bancada tem iluminação flourescente oculta a iluminar a bancada de cozinha, assim fica muito bonito e resolve o caso da insuficiencia da lux de tecto se houver insuficiencia.

200euros já é uma armadura de um campeonato acima pois é diferente de uma de 60-100euros e atenção que o preços de tabela nao tem iva.

Mas dentro do aluminio polido, tem a EEE e a philips que podem ter boa soluções. Seja como for aluminio polido seja que marca for nunca custa menos de 100 e tal euros é sempre daí para cima.

Se gostare de alguma coisa e for cara e colocares aqui a foto posso ser que te indique outra solução estecticamente equivalente a melhor preço, as vezes basta mudar a marca o produto mantem-se igual e o preço pode descer bem sem se perder os padrões elevados de qualidade.[;)]

Esta conversa serve para tudo o que seja construção[;)]

Back