Luz para cozinha

Mas estas a falar da tua cozinha certo?

Sim tou a perceber... mas isso da cozinha ter luz natural nao é desculpa para nada pois se for noite a fazer o jantar isso nao serve de nada ter luz natural

Em certas cozinhas tem equipamento do tipo que mostraste mas depois na bancada tem iluminação flourescente oculta a iluminar a bancada de cozinha, assim fica muito bonito e resolve o caso da insuficiencia da lux de tecto se houver insuficiencia.

200euros já é uma armadura de um campeonato acima pois é diferente de uma de 60-100euros e atenção que o preços de tabela nao tem iva.

Mas dentro do aluminio polido, tem a EEE e a philips que podem ter boa soluções. Seja como for aluminio polido seja que marca for nunca custa menos de 100 e tal euros é sempre daí para cima.

Se gostare de alguma coisa e for cara e colocares aqui a foto posso ser que te indique outra solução estecticamente equivalente a melhor preço, as vezes basta mudar a marca o produto mantem-se igual e o preço pode descer bem sem se perder os padrões elevados de qualidade.[;)]

Esta conversa serve para tudo o que seja construção[;)]

Sim, eu sei, mas obrigado pela dica!

A bancada tem precisamente esse tipo de iluminação encastrada, como a mobília é em tons de branco (lacado) aumenta a luminosidade. Com dois candeeiros de tecto acredito que chegue.

cozinhaq.jpg

A cozinha é esta, do outro lado que não se vê é uma lavandaria (em tons de branco e laranja na mesma) com uma grande janela. Tem também uma porta grande para a sala que está normalmente aberta (na foto só se vê um bocado do caixilho da porta.

EDIT: em nome da privacidade e tal, se já tiverem visto esta cozinha em algum site ou souberem onde isto fica por favor não digam nada! [;)]

Desculpem roubar a thread, mas como também estou comprador de candeeiros de cozinha e não percebo nada do assunto assim aprendemos todos!

Last edited:
Uma luminária com 2 lâmpadas de 49W é mais que suficiente para uma cozinha residencial, tem cerca de 1,50m de comprimento.

A temperatura de cor das lâmpadas é conforme o gosto de cada um... Eu pessoalmente prefiro os 3000ºK, que será o branco quente. Tens os 4000ºK que é um branco neutro e daí para cima será tudo branco frio.

Se optares pelas lâmpadas TL5, as luminárias já irão vir equipadas com balastro electrónico sendo que o consumo total do conjunto pode variar de marca para marca, mas andará à volta dos 108/110W.

Podes optar por luminárias com sistema óptico de lamelas ou difusor fechado. Estas últimas terão menor rendimento porque "cortam" mais a luz, mas também vão fazer maior dispersão.

Algo tipo isto para o primeiro caso:

Esse sistema tenho visto em algumas cozinhas, mas eu não o colocava pois tenho a ideia que isso se suja muito, preferia um sistema fechado, esse da foto é mais virado par escritórios.

Por outro lado há outra marcas com "isso" bem mais baratas que a philips de igual qualidade[;)]

podes usar fluorescentes circulares que também iluminam bem. se quiseres que te envie um catálogo para tirares umas ideias, envia-me o teu email por mensagem

Sim, eu sei, mas obrigado pela dica!

A bancada tem precisamente esse tipo de iluminação encastrada, como a mobília é em tons de branco (lacado) aumenta a luminosidade. Com dois candeeiros de tecto acredito que chegue.

Agora disseste uma coisa importante 2 candeeiros de tecto, é que um como essa da foto é insuficiente [;)]

A ver a bancada que tipo de iluminação tem? nao me parece flourescente mas sim lampadas incandescentes. Nas bancadas e de forma oculta por vezes leva uma regua flourescente que pode ser barata pois nao se ve mas cria um ambiente fantastico e muito eficaz de luz branca, nesse exemplo parece luz amarela e mal distribuida. Mas isso é o que parece.

cozinhaq.jpg

Desculpem roubar a thread, mas como também estou comprador de candeeiros de cozinha e não percebo nada do assunto assim aprendemos todos!

Na construção em geral e em equipamento, consoante a utilização e o grau de exigencia quer seja uma versao com qualidade económica quer seja um topo de alto luxo ao nivel do melhores hoteis, podes(tu ou quem quiser) perguntar o que quiseres , mesmo se for alguma area especifica da construção que nao teja totalmente por dentro pergunto, de resto tenho aqui catalogos e informação e até preços de tudo(tudo mesmo, nao tou a exagerar[:cool:]) o que existe de melhor nessa área.
Já agora em construção o preço nao é necessáriamente sinónimo de qualidade.

(já agora informo para não criar mal entendidos que não estou a falar nisto com o intuito de vender nada, alias eu não vendo nada! e muito menos aqui no forum que até é proibido....esta conversa é só e apenas no sentido de ajudar arranjar soluções e esclarecer duvidas a quem as tiver[;)])

podes usar fluorescentes circulares que também iluminam bem. se quiseres que te envie um catálogo para tirares umas ideias, envia-me o teu email por mensagem

É uma boa opção por exemplo para uma WC quadrada, ou um cozinha pequena quadrada, mas numa cozinha rectangular de 20m2 e tendo uma unica luz no tecto é má opção porque esses candeeiros circulares dao menos luz visto só terem 1 lampada.[;)]

Esse sistema tenho visto em algumas cozinhas, mas eu não o colocava pois tenho a ideia que isso se suja muito, preferia um sistema fechado, esse da foto é mais virado par escritórios.

Por outro lado há outra marcas com "isso" bem mais baratas que a philips de igual qualidade[;)]

Idem, mas cada cabeça sua sentença [;)] Há quem goste!

(...)

Pois, também tenho a ideia de que um sistema fechado será mais apropriado, não só por ser mais fácil de limpar mas também também porque a normal evaporação da cozinha não deve ser muito benéfica para as lâmpadas, pelo que será melhor que haja pelo menos alguma protecção.

Posto isto, dava jeito conhecer algumas boas opções de sistemas fechados, com ligeira preferência para vidro, embora isso não seja factor determinante.

Eu tenho uma destas

Na minha opinião, esta primeira é o ideal

JPG_450215737b34f2b94d84a873a6e27b9e

No Aki, custa quase 57 euros, mas em casas de iluminação, deves conseguir mais barato, abaixo dos 50. Caso não pretendam gastar tanto, podem optar pela segunda.

complementada com

Nephilim said:
depois na bancada tem iluminação fluorescente oculta a iluminar a bancada de cozinha

e julgo ser mais que suficiente. Ficou por menos de 100€

É uma boa opção por exemplo para uma WC quadrada, ou um cozinha pequena quadrada, mas numa cozinha rectangular de 20m2 e tendo uma unica luz no tecto é má opção porque esses candeeiros circulares dao menos luz visto só terem 1 lampada.[;)]

podem ter mais de que uma

Este género, não gostas?

image001.jpg

images

Não aconselho pois é aberta e na cozinha convém ser uma luminária com algum IP mais elevado ou pelo menos fechada (nem que tenha um IP20).
Passem por umas lojas de iluminação e tirem ideias das armaduras expostas.

Ps. tenho por aqui umas do Jean Nouvel ( o desenho apenas, o fabrico é de uma marca com 90 anos de História) por 2 000 Euritos...

Posto isto, dava jeito conhecer algumas boas opções de sistemas fechados, com ligeira preferência para vidro, embora isso não seja factor determinante.

A boa opção (e neste caso estou SÓ a falar da qualidade da luz) no teu caso pode ser uma coisa barata(sem ser em vidro) ou cara (em vidro e aluminio polido) é igual.

Portanto tu é que sabes quanto queres gastar, se queres gastar 40e ou 150 ou 200 ou 400 ou mais..

Dentro da qualidade e eficacia ha para todos os gostos e preços, muda é o material e a estectica.[;)]

Este género, não gostas?

image001.jpg
Aparentemente parece interessante mas esse sistema por vezes é uma grande porcaria, pois a minha irma teve algo parecido e aquilo numa noite de verao enchia-se de moscas[:D] as moscas morriam e ficavam ali a ver-se, parecia incrivel bastava entrar uma mosca pela janela ia logo morrer dentro do candeeiro[:cool:]

Aparentemente parece interessante mas esse sistema por vezes é uma grande porcaria, pois a minha irma teve algo parecido e aquilo numa noite de verao enchia-se de moscas[:D] as moscas morriam e ficavam ali a ver-se, parecia incrivel bastava entrar uma mosca pela janela ia logo morrer dentro do candeeiro[:cool:]

Tens um extra: mata moscas! [:p]

A temperatura de cor das lâmpadas é conforme o gosto de cada um... Eu pessoalmente prefiro os 3000ºK, que será o branco quente. Tens os 4000ºK que é um branco neutro e daí para cima será tudo branco frio.

Na minha cozinha tinha lâmpadas cor 4000º. Queixei-me do tom de luz a um amigo meu e ele recomendou-me que mudasse para lâmpadas 830 de 3000º.
Não é que resultou?!

Aproveito este tópico para colocar uma questão semelhante:

Preciso de trocar a iluminação de uma cozinha com 12 m2. Qual a opção mais adequada?

Aproveito este tópico para colocar uma questão semelhante:

Preciso de trocar a iluminação de uma cozinha com 12 m2. Qual a opção mais adequada?

Tenho na minha cozinha umas bem maiores fluorescentes, com circuito electrónico, sem arrancador ou balastro. Tudo circuitos integrados, quase sem tempos de arranque e com uma durabilidade muito maior, para além, naturalmente, de uma eficácia luminosa mais adequada!

As minhas, citadas nos posts anteriores, são ainda as mesmas e funcionam, após todos estes anos, com idêntica eficácia:

1454639_10203853685895882_7289428753390778372_n.jpg

10628547_10203853686095887_4880438747007689276_n.jpg

10562959_10203853685975884_8360837029401852166_n.jpg

A minha cozinha é pouco maior do que essas dimensões de que falas. [;)]

Back