luzes alternadas

portaromaniac

New member
Boas
quero fazer uma brincadeira aqui num carro velho e queria por os piscas pelo menos a bpiscarem alternadamente, alguem tem um esquema de como isso se possa fazer?

Explica lá melhor o que queres fazer, pois não se percebe...

Num certo sentido, os piscas já acendem alternadamente...

quero por os piscas a acenderem tipo quatro piscas mas desencontrados os da desquerda com os da direita quando os da esquerda estao acesos os da direita estao apagados e vice versa

Viva,
Acho que tens de encontrar um Relé que tenha contacto em repouso, isto é:

Um relé de piscas tem um contacto que aquece com a passagem da corrente, que o faz entortar (literalmente). Quando deforma desfaz o contacto; como deixa de passar corrente, arrefece (portanto a deformação é anulada), o que o faz voltar a fazer contacto e retomar ao início.
Este contacto é feito com duas ligas sobrepostas e com coeficientes de contracção/dilatação diferentes. Ao aquecer, há uma liga que dilata mais que a outra, portanto, entorta.

O que precisas é de um relé com dois contactos que funcionem em alternancia, nunca vi este tipo de relé em automóveis.
Acho mais prático fazeres isso com dois transistores ou com um circuito integrado (NE555, é velhinho mas funciona), se não estiveres por dentro de circuitos electrónicos o melhor é tentares encontrar um relé desses.

obrigado eu no outro dia vi um relé desses por aqui a rebolar mas nem me passou pela cabeça que pudesse ser assim

BEM VINDO AO FORUM

basicamente eu recomendaria fazer tudo com um interruptor, um par de relés e um automatico de piscas que se compram em qualquer oficina de eletricidade auto.

descrição das ligações do circuito:
- massa aos pinos 86 dos relés 1 e 2 e ao "-" do automático.
- 12V directos (através de fusível) ao interruptor e ao pino 30 do relé 1.
- o outro pino do interruptor ao 85 do relé 1.
- pino 87 do relé 1 ao "+" do automático e ao 30 do relé 2.
- pino de sinal do automático ao pino 85 do relé 2.
- pino 87a do relé 2 ao pisca de um lado.
- pino 87 do relé 2 ao pisca do outro lado.

Resumo:
O interruptor activa os "Piscas Carnaval";
O relé 1 é activado pelo interruptor e dá corrente ao automático e ao terminal do relé 2 que vai alimentar os piscas;
O automático vai fazer "piscar" o relé 2, que vai alternar entre os dois piscas a corrente que recebe do relé 1.

Conclusão:
Os piscas vão acender alternadamente ao ritmo que o automático piscar.

Resolução de problemas:
Problema: Alterna rápido demais.
Solução: Colocar uma lâmpada no pino 85 do relé 2 e á massa.

Precauções:
Proteger tudo com fusíveis...

Previsões:
O relé 2 vai avariar rapidamente...

@portaromaniac:

Maneira simples de fazer isso com apenas um comando:

- Arranja um comutador de 1 pólo por duas posições (1P2T). É um daqueles que tem três contactos, onde 1 se dá o nome de comum. Dependendo da posição do manípulo, esse comum ora está ligado a um dos outros terminais, ora ao outro.

- Levanta as linhas de massa (as que estão ligadas à chapa) dos piscas que queres inverter. Isto pode ser chato de conseguir dentro do farolim traseiro, onde muitas vezes os contactos são assegurados por umas chapinhas comuns a todas as lâmpadas.

- Essas duas linhas que ficaram soltas deverão ligar no tal terminal comum do comutador.

- Dos outros terminais do comutador: um deverá ir à massa e o outro deverá ir aos 12volt.

- Liga o botão dos 4 piscas. Conforme a posição do comutador, ora os piscas funcionam "normais" (comum ligado à massa) ora funcionam "laternados" (comum ligado c/ 12V).

Quando não estiveres a usar isto, deves mover o coomutador para a posição "comum ligado à massa" para não ficarem esses piscas ligados permanentemente.

De qualquer das formas, não vejo grande interesse nisto nem recomendo que se faça...

Back