Macbook Pro - Ajuda :)

e é feio que dói!!! [:)][:)][:)]

Até tinha vergonha de ir para reuniões de clientes com aquele marmanjão (ainda por cima com bateria de longa duração que o fazia ficar ainda mais tosco) [:D][:D]!

Um Lenovo é pc de engenheiro, é para levar para a construção e cair cimento em cima e ninguém se preocupar! Um mac é para estar num secretária limpinha sem apanhar pó! [:p]

Eles podiam pensar que és um conhecedor [:D] !!

Já agora quanto custa cada um desses adaptadores?

29€ na loja, para aí 9€ no ebay.

Alguns modelos trazem os adaptadores de série, o meu air trazia um DVI e um VGA.

Mas isto é como discutir o sexo dos anjos, não se chega a conclusão nenhuma.

Gostam do pc de 700€? Serve para o que querem? Comprem.
Gostam dos Mac? Comprem.

"Whatever suits you, sir!"...

29€ na loja, para aí 9€ no ebD%.

Alguns modelos trazem os adaptadores de série, o meu air trazia um DVI e um VGA.

Mas isto é como discutir o sexo dos anjos, não se chega a conclusão nenhuma.

Gostam do pc de 700€? Serve para o que querem? Comprem.
Gostam dos Mac? Comprem.

"Whatever suits you, sir!"...

Ai eu estou plenamente de acordo!

Só que eu não aconselho ninguém a pagar 1500€, 2000€ ou 2500€ quando sei que há alternativas que não ficam a perder em nada a metade do preço

Ai eu estou plenamente de acordo!

Só que eu não aconselho ninguém a pagar 1500€, 2000€ ou 2500€ quando sei que há alternativas que não ficam a perder em nada a metade do preço

Mas é exactamente isso que estou a tentar desmistificar. Isso não é verdade. A não ser que se mantenha a perspectiva redutora de que um portátil é só CPU, gráfica e disco...

Mas é exactamente isso que estou a tentar desmistificar. Isso não é verdade. A não ser que se mantenha a perspectiva redutora de que um portátil é só CPU, gráfica e disco...

Não! Tem mais coisas dentro da caixa, mas tirando o involcro, todo o resto é igual vindo exatamente das mesmas fábricas. (Intel, Nvidea, TDK, Samsung, etc.) a única coisa que neste momento é feito pela Apple é o mother board, mas com compunentes intel, e por fim a assemblagem.

A metade do preço não, como é óbvio, mas se gastares os mesmos 2K num pc garanto-te que levas um ecrã tão bom ou melhor que o de um mac, um trackpad igualmente bom, qualidade de construção igualmente boa, etc etc. [;)]

A metade do preço não, como é óbvio, mas se gastares os mesmos 2K num pc garanto-te que levas um ecrã tão bom ou melhor que o de um mac, um trackpad igualmente bom, qualidade de construção igualmente boa, etc etc. [;)]

Então, mas é exactamente isso que estou a dizer! [;)] (excepto o trackpad, ainda ninguém conseguiu chegar aos dos macbook's, e não sou eu a dizê-lo, são as reviews [;)]) O resto é uma questão de preferência pessoal, eu prefiro OS X, por isso compro Mac, quem deteste e prefira Win7, compre um pc.

Agora não podemos é cair na falácia de dizer que há portáteis com hardware igual aos macbooks por metade do preço, porque não há. Então nos monitores, é muito difícil encontrar um LCD de qualidade; porque os consumidores olham é às polegadas, aos 1080p's, aos LED-ultrablack-XPTO dos portáteis de 700-1000€ (como o exemplo do Asus acima), e nem se apercebem que estão a levar um monitor com contraste e gama de cores medíocres.

E um Lenovo em fiabilidade e robustez é do melhor que há ! Numa liga superior.

Atenção que o tempo dos IBM Thinkpad já lá vai. Não quero com isto dizer que a Lenovo não tenha portáteis de topo com fiabilidade e sobretudo robustez a toda a prova. Porque tem. Mas a Lenovo segmentou muito mais o mercado do que a IBM fazia, ou seja, a Lenovo tem todo o tipo de portáteis, desde o mais virados para uso caseiro, que apostam muito em specs mas são de plastico como qualquer Acer, HP ou Asus, aos verdadeiramente profissionais.

Ora, o Thinkpad Edge não é nenhum exemplo da robustez histórica dos Thinkpad. É basicamente um portátil de gama média-alta. Para ter a verdadeira qualidade Thinkpad é preciso ir para a série T, que é o verdadeiro porta-estandarte dos Thinkpad, e é o que realmente se pode comparar à linha macbook pro da Apple. Isto porque só a série T tem a chamada roll-cage, que basicamente é uma estrutura em liga de magnésio que o torna verdadeiramente robusto. O seu equivalente nos Apple é a tecnologia unibody em alumínio.

Eu tenho usado Thinkpads desde o tempo dos Pentium 133mhz. Actualmente ainda tenho um Thinkpad com um Pentium M 1,4Ghz, em liga de magnésio, que já está encostado porque é muito lento para as necessidades de hoje em dia, mas ainda trabalha perfeitamente, o filho da mãe!

Última edição:
Para mim é óbvio que o preço de um Macbook incorpora uma componente intangível, que para uns é a marca, para outros é o design, e para outros ainda é simplesmente o estilo. Mas isso não tem nada de mal! É como comprar um BMW Série 3 em vez de um Renault Laguna. Há alguma coisa que o BMW faça que o laguna não faça? Não será até o laguna muito mais confortável e espaçoso?

Tudo se prende com o mercado, e no mercado há mercado para tudo (passe a redundância). É que se toda a gente fosse pensar em termos estritamente preço vs specs, então só havia marcas brancas! E não é assim que a coisas são na realidade!

Eu tenho um Asus de 14" recente com tudo o que é mais ou menos standard nos portáteis windows: Core i5 ; 4Gb ram; 320gb HDD; Wi-fi N; gigabit ethernet; 2 portas USB 2.0; 1 porta USB 3.0; ecran 1366x768; etc, etc etc. Custou cerca de 800 euros.
E cá em casa mora também um macbook pro 13" de 2009: Core2Duo 2,26Ghz; 2Gb ram 1066mhz; ecran 13"; 2 portas USB 2.0; disco 160gb; wi-fi N; gigabit ethernet; firewire; etc. Custou cerca de 1150 euros.

Ou seja, o Asus é genericamente superior em especificações ao mac. Em qual dos 2 prefiro trabalhar? De longe no mac! Mas porquê tal paradoxo?

Bem, por tudo o que não se lê numa spec sheet: extremamente silencioso comparado com a turbina do Asus; monitor a anos luz do Asus, quer em contraste, quer em cor, quer em definição; teclado que não chocalha nunca por muito furiosamente que martele nas teclas; pega-se nele por uma pontita e nem sequer verga; teclado retro-iluminado; alcance wi-fi muito maior; ethernet efectivamente mais rápida, apesar de serem ambas de 1000mbps no papel; não precisa de anti-virus nem nada disso; nunca foi preciso reinstalar o SO desde que foi comprado; quando instalo uma coisa nova na rede o mac é sempre o 1º a descobri-la e começar a operar com ela sem pedir drivers sem fazer perguntas parvas; acorda do modo sleep em 2 segundos contra uns 20 ou 30 do Asus; pode-se abrir e fechar a tampa do ecran sem ter cuidado nenhum (no asus convém usar as 2 mãos); o word e o excel para Mac OS abrem mais depressa que o Word e o Excel no Windows 7; um trackpad que faz esquecer o rato; requer talvez 30 minutos de manutenção por ano (basicamente correr o Onyx de 6 em 6 meses) contra horas e horas de tweakings e resolução de problemazinhos no Asus, etc, etc. Enfim, é um conjunto de pequenas grandes coisas.
Como é óbvio, o Asus é bastante mais rápido a codificar video, por exemplo. Mas quanto tempo passo eu a codificar vídeo, comparado com as tarefas mais mundanas tais como navegar na net, ler e responder a mails e usar o Office? 3% 4%, se tanto?...

Agora, claro que tudo se relaciona com o orçamento disponível de cada um. Eu comprei o Asus porque também achei que não valia a pena dar quase outro tanto por um macbook de 15". Se fosse hoje provavelmente teria perdido o amor a mais 600 euros e teria optado pelo macbook...

Lenovo ThinkPad Edge E13(NV12YPG)

ThinkPad Edge E13, Intel Core i3-380UM (4T/2C, 1.33GHz, 3M L3), 2x2GB, 500GB/5400rpm, Intel HD Graphics, 13.3 HD Glare - Matte Black, Gigabit, Intel 1000 BGN (1x2), Enabled, 6 cell, 5 in 1 Media Card reader, WIN 7 Pro 64, Camera, BT

€ 794,00

Só custa metade do mac mais parecido (para pior)

13 pol.: 2.66GHz
Intel Core 2 Duo
4 GB de Memória
Disco rígido de 320 GB1
SD card slot
Bateria de 10 horas incorporada2
Placa gráfica NVIDIA GeForce 320M
Disponibilidade: 1 dia útil
Expedição Gratuita
1.473,00 €

Tal como já disseram, o Thinkpad Edge não tem o mesmo material de resistência do Thinkpad T. O MBP tem carcaça em alumínio de peça única e protecção da tela em vidro.
Tens aqui uma review completa: Lenovo ThinkPad Edge 13 Review

Além disso a gráfica desse Lenovo é intel (o MBP tem uma geforce 330M), o teclado não é retroiluminado e a autonomia desse Lenovo é inferior à do MBP.

Para quem só vê portáteis como um desktop e não vê detalhes, tem tendência a pensar que um MBP é só maçã, design e mais nada.

Não sou fã de MAC mas também não sou hater.
Além disso, odeio essa "nerd-rage" clubística.
Já me bastou aturar pessoal na faculdade que não tinha mais nada para fazer senão andar com esse tipo de palermices de cabeça feita e não saber ver as coisas num panorama genérico.

Apesar de ter tido contacto com o OSX em algumas versões e ter gostado (embora não podia estar sem windows para certos vícios [:D]), escolheria um MBP mas mais pelos detalhes variados do hardware, do que pelo OSX.

O iMac é uma boa solução para desktop, mas pouco versátil no que toca a trocar de disco ou mesmo para limpar o pó. E abrir um iMac é algo lixado, e podem ver isso no ifixit. Já num MBP é possível retirar a tampa de baixo e trocar as memórias/disco e/ou limpar o pó.

Então, mas is9 exactamente isso que estou a dizer! [;)] (excepto o trackpad, ainda ninguém conseguiu chegar aos dos macbook's, e não sou eu a dizê-lo, são as reviews [;)]) O resto é uma questão de preferência pessoal, eu prefiro OS X, por isso compro Mac, quem deteste e prefira Win7, compre um pc.

Agora não podemos é cair na falácia de dizer que há portáteis com hardware igual aos macbooks por metade do preço, porque não há. Então nos monitores, é muito difícil encontrar um LCD de qualidade; porque os consumidores olham é às polegadas, aos 1080p's, aos LED-ultrablack-XPTO dos portáteis de 700-1000€ (como o exemplo do Asus acima), e nem se apercebem que estão a levar um monitor com contraste e gama de cores medíocres.

Só para constar o display do mac book pro 15" tem a referencia LP154WP2e é fabricado pela LG Philips e usado em muitos outros pc.

Apple Macbook Pro Screen LCD 15 inch

LG Philips LP154WP2 (TL)(A1) LCD Screens, $215 retail price.

Só para constar o display do mac book pro 15" tem a referencia LP154WP2e é fabricado pela LG Philips e usado em muitos outros pc.

Apple Macbook Pro Screen LCD 15 inch

LG Philips LP154WP2 (TL)(A1) LCD Screens, $215 retail price.

Sem qualquer dúvida, não é a Apple que fabrica os LCD. Também não são os melhores do mundo, nem sequer são IPS. Agora acredita que a maioria dos portáteis midrange tem LCD's muito, mas muito inferiores.

22569.png

22570.png

22568.png

22571.png

22572.png

Sem qualquer dúvida, não é a Apple que fabrica os LCD. Também não são os melhores do mundo, nem sequer são IPS. Agora acredita que a maioria dos portáteis midrange tem LCD's muito, mas muito inferiores.

22569.png

22570.png

22568.png

22571.png

22572.png

Estes gráficos são interessantes, vejo aí o meu portátil quase sempre bem cotado. [:cool:]

Mas esse tipo de coisas acho que toda a gente sabe, ninguém acredita que a Apple fabrique painéis LCD ou MB's. Eles fabricam a caixa, chassis e o software. Que eu saiba a Asus também não fabrica hardware, nem a Acer, nem a Toshiba, etc etc.

Eu até agora só disse que há outra máquinas com o mesmo hardware e que são mais baratas.

Voltar
Superior