Macbook Pro - Ajuda :)

Desculpem o OT mas não resisti! [:)]
Já li muita coisa e estes tópicos são sempre um fartote (com exageros de ambas as partes), mas essa está boa um mac é o computador para quem tem pouco dinheiro.
Acreditas mesmo nisso ou foi a justificação que encontraste para dar uma pipa de massa por um? É que existem boas razões para comprar um, mas essa não é uma delas.
Isso é o mesmo que dizeres que quem tem pouco dinheiro deve comprar um Mercedes E ou BMW 5 em vez de um segmento B/C generalista.
Se em vez de um Macbook por 2000 comprares ou um laptop windows por 1000 aposto que tens um bom portátil por uns 2 anos (à vontade) depois agarras nos outros 1000 e compras outro que, obviamente, vai superar o mac em desempenho. O mac com 2/3 anos vai continuar a mandar mais estilo é verdade.

A macã pode ter muitos argumentos mas não exagerem nem passem a ideia de que quem tem windows tem que andar constantemente a desfragmentar o disco ou com BSOD ou hard freezes porque é mentira. Os formats então.... poupem-me. É claro que com certo tipo de utilização isso pode acontecer mas a culpa será do utilizador.

digo isso com base na minha epxeri~encia pessoal. O meu primeiro portatil foi um sony vaio, durou 2 anos, o último só deu para fazer meia duzia de trabalhos e depressa ocupei o acer da minha mãe.
o vaio custou 1200€
agora é do meu pai, leva anos a fazer alguma coisa e o ecran está amarelo, e o software foi algo criado para a microsoft ganhar dinehiro.
o meu mac custou 900€ novo em folha, a trabalhar assim que saiu da caixa, nao precisei de gastar tempo em milhares de coisas inúteis, e tenho tudo o que tive no sony.

por isso acho que o mac é um xlente investimento, e o dinheiro que se gasta nele é de facto bem gasto.

pesei os pros e os contras, comparei vários computadores e decidi entrar para um mundo desconhecido, e digo-te que sempre que um portatil windows c aqueles trackpads já deviam ter sido actualizados... bem como tudo o resto... mexer num pc é andar 20 anos para trás.

Não queiras saber a resposta [:D][:D]

Eles podiam vender cócó de cão embrulhado em papel branco com maças desenhadas que iriam ter clientes !

Apple é efectivamente bom, mas trabalha os produtos a nivel de marketing de uma forma diferente e levada ao extremo ! O cliente Apple vai sempre comprar Apple e nao quer saber das outras marcas.

Agora um Apple desactualiza.se a nivel de hardware tão rapido como um PC com windows. ... simplesmente porque o Hardware é o mesmo (intel)

Se calhar há um motivo para não se voltar atrás... quando eu mexo no meu velho Sony Vaio... é horrivel... janelas que aparecem para actualizar coisas, janelas a pedir autorização para isto e para aquilo...

Mas francamente tudo se resume ao gosto de cada um, eu comprei um mac pq fiz uma lista de pros e contras e com aquilo que eu precisava num computador e o mac era o mais indicado.

Comprei um ipod nano, achei aquilo uma barbaridade... vendi-o e troquei por um creative zen.

iphones, bom, aprendi que ter telemoveis caros nao compensa, eles estragam-se da mesma maneira que os outros e n tenho uso para internet no telefone. gosto da minha vida simples lol por isso o meu proximo telemovel deve ser um nokia xpress music ou algo assim lol
barato e com bateria
e se houver uma ainda mais barato e c mt bateria, pode vir q eu n me importo.

Qual é o Vaio, Bluebelt?
Pergunto porque já vi Vaios antigos (mesmo os de gama S do tempo dos Centrinos e Pentium-M) a perderem contraste à volta do ecrã e ficarem só com o brilho residual à volta da lâmpada.

Também tenho um (um NS11Z/S, mas esse foi acessível) e ainda estou à espera que venha da garantia desde 30 de Janeiro por causa da porta VGA que não estava a funcionar.

Sem qualquer dúvida, não é a Apple que fabrica os LCD. Também não são os melhores do mundo, nem sequer são IPS. Agora acredita que a maioria dos portáteis midrange tem LCD's muito, mas muito inferiores.

22569.png

22570.png

22568.png

22571.png

22572.png

Bem que podiam ter metido aí ao barulho um dos melhores monitores da categoria, o belo do vaio display premium.

Malta, se entretanto quiserem esclarecer as minhas dúvidas e dar as opiniões pedidas, estão à vontade.... - . -' [8b][;)]

Acho que ao longo destas 5 pag. escrevi o suficiente sobre o que achava. Até perguntei para que se destinava a máquina, e não obtive resposta.
Volta ao principio e lê todo o que já foi escrito.
Se te restar alguma duvida pergunta que responderei com o maior prazer, aquilo que achar a proposito

Acho que ao longo destas 5 pag. escrevi o suficiente sobre o que achava. Até perguntei para que se destinava a máquina, e não obtive resposta.
Volta ao principio e lê todo o que já foi escrito.
Se te restar alguma duvida pergunta que responderei com o maior prazer, aquilo que achar a proposito

Já li e re-li variadas vezes, obrigado. E eu já disse também algumas vezes qual o destino que lhe iria ser atribuido: "Quero um Mac com o objectivo de me dar muito poucos problemas com AutoCads, Photoshops e etc, pois em windows está constantemente a dar erros, perdemos o trabalho todo, engasga-se, bla bla bla. Os que usam Macs.....mesmo muito raramente aquilo se engasga a trabalhar... Gosto obviamente de um jogo ou outro de vez em qd, pes, wrc, etc, e de um filmezinho, mas essencialmente trabalho :/ e vou começar a trabalhar em fotografia e video tb.." & "Eu trabalho com AutoCad, Photoshop, SketchUp, InDesign, Impression, por exemplo..." & "O mac serviria muito mais para trabalho mas tb para uso pessoal, claro." & "Quanto ao 15" ou 17", eu quero um portatil que va para todo o lado e mais algum comigo! e se puder juntar o util ao agradavel tendo um bom computador que me acompanha em tudo, com um bom ecrã sem necessitar de outro...fantastico! Queria era mesmo saber as opinioes de quem ja viu/trabalhou/mexeu num de 15 e de 17...quais as nitidas diferenças e se aconselham um ou outro, e porquê!" & "Expliquem-me uma coisa à qual não consigo obter muita informação...há assim tantas diferenças, e será que compensam, de 5400rpm para 7200rpm? ajudem por favor xD Mac OS X Lion só está previsto para o Verão...posso adquirir nessa altura e fazer a actualização sem problemas, certo? Ou há algo que falta? x)" & "já agora podem ajudar quanto à encomenda da máquina? MB Pro com estas caracteristicas so encontro na Apple Store...será possível encomendar para um loja e ir lá apanhar? ou não vêem problema em encomendar directamente para mim(do site), transferencia bancaria, etc?" & etc etc ...

Parece que não sou eu que necessito de ler tudo [:cool:], eu respondi ao que me perguntaram e pedi várias ajudas [:p] [;)] Desde já agradeço toda a ajuda, obviamente! :)

Já li e re-li variadas vezes, obrigado. E eu já disse também algumas vezes qual o destino que lhe iria ser atribuido: "Quero um Mac com o objectivo de me dar muito poucos problemas com AutoCads, Photoshops e etc, pois em windows está constantemente a dar erros, perdemos o trabalho todo, engasga-se, bla bla bla. Os que usam Macs.....mesmo muito raramente aquilo se engasga a trabalhar... Gosto obviamente de um jogo ou outro de vez em qd, pes, wrc, etc, e de um filmezinho, mas essencialmente trabalho :/ e vou começar a trabalhar em fotografia e video tb.." & "Eu trabalho com AutoCad, Photoshop, SketchUp, InDesign, Impression, por exemplo..." & "O mac serviria muito mais para trabalho mas tb para uso pessoal, claro." & "Quanto ao 15" ou 17", eu quero um portatil que va para todo o lado e mais algum comigo! e se puder juntar o util ao agradavel tendo um bom computador que me acompanha em tudo, com um bom ecrã sem necessitar de outro...fantastico! Queria era mesmo saber as opinioes de quem ja viu/trabalhou/mexeu num de 15 e de 17...quais as nitidas diferenças e se aconselham um ou outro, e porquê!" & "Expliquem-me uma coisa à qual não consigo obter muita informação...há assim tantas diferenças, e será que compensam, de 5400rpm para 7200rpm? ajudem por favor xD Mac OS X Lion só está previsto para o Verão...posso adquirir nessa altura e fazer a actualização sem problemas, certo? Ou há algo que falta? x)" & "já agora podem ajudar quanto à encomenda da máquina? MB Pro com estas caracteristicas so encontro na Apple Store...será possível encomendar para um loja e ir lá apanhar? ou não vêem problema em encomendar directamente para mim(do site), transferencia bancaria, etc?" & etc etc ...

Parece que não sou eu que necessito de ler tudo [:cool:], eu respondi ao que me perguntaram e pedi várias ajudas [:p] [;)] Desde já agradeço toda a ajuda, obviamente! :)

Eu sinceramente acho que já te responderam a quase tudo... com opiniões diferentes, na maior parte das vezes...

Vou voltar a dar-te a minha opinião, ponto por ponto:

- Não deves ter problemas em trabalhar em ACAD e Photoshop. O autocad ainda é recente, mas o photoshop desde há muito que tem o mac como plataforma de eleição. Por uma outra coisa que ainda não foi referida aqui: a calibração da cor entre as aplicações, monitor, impressora, é muito mehor gerida do que em windows.

- Pessoalmente gosto mais do OS X. Mas neste momento, por uma questão de me parecer mais produtivo trabalhar em OS X do que em windows. Os desktops virtuais, o exposé, a dock, o redimensionamento das janelas, o preview, a instalação de programas, tudo me parece mais fácil e intuitivo que no windows 7. Em termos de estabilidade, sinceramente, de momento parecem-me os 2 muito estáveis. Em última análise, o OS X tem sempre o benefício de não se ter que instalar uma dúzia de programas de antivirus, antimalware, firewall, backup e outros utilitários; muitas vezes são estes os culpados da instabilidade do windows.

- Jogos: já há o steam para mac, com alguns jogos disponíveis. Não penses é que tem o número e a variedade de jogos do windows. As gráficas (330M) também já não são nenhum topo de gama. A próxima geração, que deve estar mesmo aí provavelmente vai trazer gráficas mais potentes.

- Portabilidade: 15". O de 17" é demasiado grande para andar para todo o lado. Sem discussão.

- 5400 vs 7200: 7200, como é óbvio. Agora não mandes fazer o upgrade na apple store, fica-te mais barato comprar tu um disco de 7200 rpm e instalá-lo tu.

- Tenho a certeza que o hardware vai continuar a ser suportado pelas versões do OS X durante muitos anos. O snow leopard foi o primeiro OS X a retirar o suporte para os Mac powerpc, vê lá aos anos que isso já foi. O upgrade é muito fácil, ele faz tudo sozinho.

- Compra pela apple store, é muito difícil encontrar Macbook pros com opções nas lojas. Não te esqueça de comprar com o ecran de alta resolução no caso do 15".

- De qualquer das maneiras, não compres agora. ESPERA pelo refresh da gama que deve ocorrer em menos de um mês. Como normalmente os preços se mantêm, pelo mesmo valor já compras uma máquina melhor.

Já está decidido! Então estamos conversados.
Boa sorte, e muito bons trabalhos.

Malta, se entretanto quiserem esclarecer as minhas dúvidas e dar as opiniões pedidas, estão à vontade.... - . -' [8b][;)]

Como pareces ainda ser muito jovem, vou dar-te uma dica que pode ser importantíssima para o resto da tua vida, tudo depende se a vires pelo lado positivo ou negativo:

"o mundo não gira só à tua volta!!"

Eu sinceramente acho que já te responderam a quase tudo... com opiniões diferentes, na maior parte das vezes...

Vou voltar a dar-te a minha opinião, ponto por ponto:

- Não deves ter problemas em trabalhar em ACAD e Photoshop. O autocad ainda é recente, mas o photoshop desde há muito que tem o mac como plataforma de eleição. Por uma outra coisa que ainda não foi referida aqui: a calibração da cor entre as aplicações, monitor, impressora, é muito mehor gerida do que em windows.

- Pessoalmente gosto mais do OS X. Mas neste momento, por uma questão de me parecer mais produtivo trabalhar em OS X do que em windows. Os desktops virtuais, o exposé, a dock, o redimensionamento das janelas, o preview, a instalação de programas, tudo me parece mais fácil e intuitivo que no windows 7. Em termos de estabilidade, sinceramente, de momento parecem-me os 2 muito estáveis. Em última análise, o OS X tem sempre o benefício de não se ter que instalar uma dúzia de programas de antivirus, antimalware, firewall, backup e outros utilitários; muitas vezes são estes os culpados da instabilidade do windows.

- Jogos: já há o steam para mac, com alguns jogos disponíveis. Não penses é que tem o número e a variedade de jogos do windows. As gráficas (330M) também já não são nenhum topo de gama. A próxima geração, que deve estar mesmo aí provavelmente vai trazer gráficas mais potentes.

- Portabilidade: 15". O de 17" é demasiado grande para andar para todo o lado. Sem discussão.

- 5400 vs 7200: 7200, como é óbvio. Agora não mandes fazer o upgrade na apple store, fica-te mais barato comprar tu um disco de 7200 rpm e instalá-lo tu.

- Tenho a certeza que o hardware vai continuar a ser suportado pelas versões do OS X durante muitos anos. O snow leopard foi o primeiro OS X a retirar o suporte para os Mac powerpc, vê lá aos anos que isso já foi. O upgrade é muito fácil, ele faz tudo sozinho.

- Compra pela apple store, é muito difícil encontrar Macbook pros com opções nas lojas. Não te esqueça de comprar com o ecran de alta resolução no caso do 15".

- De qualquer das maneiras, não compres agora. ESPERA pelo refresh da gama que deve ocorrer em menos de um mês. Como normalmente os preços se mantêm, pelo mesmo valor já compras uma máquina melhor.

Obrigadíssimo, impecável ;) Vou esperar até Março, tenho esperança que saia logo cedo! :b o upgrade de 5400rpm para 7200rpm penso que sejam 40€, na apple store...não estou muito dentro dos preços... e sim o ecrã será sempre Hi Res Antiglare ;) Vou optar então pelo de 15" !

Como pareces ainda ser muito jovem, vou dar-te uma dica que pode ser importantíssima para o resto da tua vida, tudo depende se a vires pelo lado positivo ou negativo:

"o mundo não gira só à tua volta!!"

Aquela minha resposta foi apenas porque, tal como vários membros já o tinham referido, estava a tornar-se mais numa 'guerra' do que num esclarecimentos/ajudas/opiniões/etc... Nunca teve como objectivo ser ofensivo :) tal como sempre agradeci as vossas trocas de ideias, pois fiquei muito bem informado de muita coisa que nao sabia [:p] foi mesmo só por ter enviado uma ou duas msgs, antes de dizer isso, e ninguem lhes ter feito referencia... Peço imensa desculpa, e não desvalorizei qualquer informação que aqui foi dada ;)

Obrigado a todos mais uma vez! Vão dando notícias, eu farei o mesmo :b Grande abraço

Obrigadíssimo, impecável ;) Vou esperar até Março, tenho esperança que saia logo cedo! :b o upgrade de 5400rpm para 7200rpm penso que sejam 40€, na apple store...não estou muito dentro dos preços... e sim o ecrã será sempre Hi Res Antiglare ;) Vou optar então pelo de 15" !

No de 15" vejo lá 138€ de diferença de um 320 Gb 5400 para um de 500Gb de 7200... por metade do preço compras um disco 2,5" 500 Gb, ou por pouco menos compras um Seagate momentus XT que é um híbrido com 4Gb de SSD e nos 2 casos ficas com um disco de 320 gb de reserva ou para meter numa caixa externa. Eu troquei-o por outro de 320Gb (mas 7200 rpm) que tinha num media center.

Bem como a memória, e o disparate de pedirem 366€ para o upgrade de 4 para 8 Gb... neste momento 8 Gb para o MBP estão a 85€ na crucial (quando comprei o meu kit estava quase ao dobro[8b])...

Isto sim, são coisas que não vale a pena investir na apple; normalmente os modelos com melhor preço/equipamento são os base de cada gama.

Uma questão...

Para que queres um disco de 7200 rpms num portatil?

Na minha opinião não faz sentido, especialmente porque aumenta muito o consumo de energia. Para além disso, alterações a disco de fabrica na apple é algo que se paga bem, mais vale vir standard e depois alterar.

No de 15" vejo lá 138€ de diferença de um 320 Gb 5400 para um de 500Gb de 7200... por metade do preço compras um disco 2,5" 500 Gb, ou por pouco menos compras um Seagate momentus XT que é um híbrido com 4Gb de SSD e nos 2 casos ficas com um disco de 320 gb de reserva ou para meter numa caixa externa. Eu troquei-o por outro de 320Gb (mas 7200 rpm) que tinha num media center.

Bem como a memória, e o disparate de pedirem 366€ para o upgrade de 4 para 8 Gb... neste momento 8 Gb para o MBP estão a 85€ na crucial (quando comprei o meu kit estava quase ao dobro[8b])...

Isto sim, são coisas que não vale a pena investir na apple; normalmente os modelos com melhor preço/equipamento são os base de cada gama.

Onde viste esse preço? eu só encontro diferença de 500Gb 5400rpm para 500Gb 7200rpm = 41€ : 500GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm
500GB Serial ATA Drive @ 7200 rpm [Add 41,82 €]

o upgrade de 4 para 8gb, sim, 300 e tal €... :S onde posso arranjar 8gb e o que aconselham então? ;)

Uma questão...

Na minha opinião não faz sentido, especialmente porque aumenta muito o consumo de energia. Para além disso, alterações a disco de fabrica na apple é algo que se paga bem, mais vale vir standard e depois alterar.

Eu não sei bem a diferença de um para outro, daí ter perguntado... de 5400 para 7200 aumenta 41€ ... não vale a pena 7200 então?

Uma questão...

Nos discos mais recentes isso já não é nada assim. Troquei o Hitachi? de 5400 rpm por um WD scorpio black e não notei grande diferença na autonomia, sei lá, 10 minutos? Vale bem a diferença para a performance do 7200 rpm.

Pesquisa aí umas reviews dos scorpio black e vês que a diferença de consumos para um scorpio blue (5400 rpm) é negligenciável, para aí 0,1 ou 0,2W em full load, igual em idle...

Podes enviar-me o link disso pfv? é que as memórias de 8gb que encontro para mbp na crucial são 320$ ~ 240€ :S devo estar a ver no sitio errado xD

Onde viste esse preço? eu só encontro diferença de 500Gb 5400rpm para 500Gb 7200rpm = 41€ : 500GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm
500GB Serial ATA Drive @ 7200 rpm [Add 41,82 €]

o upgrade de 4 para 8gb, sim, 300 e tal €... :S onde posso arranjar 8gb e o que aconselham então? ;)

Eu não sei bem a diferença de um para outro, daí ter perguntado... de 5400 para 7200 aumenta 41€ ... não vale a pena 7200 então?

Já percebi, estava a ver o modelo base de 2,4Ghz que tem de série o disco de 320 Gb. Lá está, por menos 250€ tens menos 133Mz de processador (garanto que não notas a diferença) e menos 180 gb de disco, e pela diferença de preço metes um híbrido com SSD e 8Gb de RAM...

Memória, para mac, recomendo a 200% aqui: Computer memory upgrades for Apple MacBook Pro 2.4GHz Intel Core i5 (15-inch DDR3) MC371LL/A Laptop/Notebook from Crucial.com

Mas de qualquer das maneiras isso é irrelevante, aposto que o 15" modelo base daqui a 1 mês vai ser um sandy bridge a 2,66Ghz, 500Gb disco, 4 Gb Ram, ecran 1680x1050 glossy e uma Nvidia 4xxM com 512 Mb, pelos mesmos 1700€...

Última edição:
Voltar
Superior